Próximo Jogo

Próximo Jogo

03/08/2014

Sporting vs Lazio: notas tácticas


Mais um jogo de pré-época que, no geral, foi positivo, apesar do empate verificado no final dos 90 minutos. Mais importante que o resultado são os comportamentos defensivos e ofensivos que a equipa demonstra em campo, ou seja, o modelo de jogo idealizado pelo treinador e posto em prática pelos jogadores. 

Como assisti ao jogo em Alvalade, tive uma percepção mais ampla daquilo que se passava em campo, em comparação aos jogos que se assiste pela televisão, podendo ver o campo todo e as movimentações dos jogadores, mesmo quando a bola não está na sua zona. Confesso que fiquei bastante agradado com o que vi. Dá gosto ver uma equipa organizada em todos os momentos do jogo, com jogadores que sabem o que devem fazer em cada um desses momentos. 

Não vou aprofundar muito os aspectos positivos que o modelo de jogo apresenta, dado que já o fiz nos últimos posts que publiquei, mas não posso deixar de referir alguns que me deixaram bastante contente, tais como:
  • Sectores muito próximos, quer a defender que a atacar;
  • Qualidade na 1ª fase de construção (com excepção a alguns "chutões" dos centrais);
  • Apoios frontais e entre linhas;
  • Combinações laterais;
  • Procura do corredor central na fase de criação.
Como seria de esperar nesta fase, ainda há movimentos que necessitam de ser trabalhados e jogadores à procura da sua melhor forma. Começando pelo colectivo, e apesar de considerar que a equipa do Sporting CP esteve bem defensivamente, há movimentos que ainda precisam de muito trabalho como, por exemplo, o controlo da profundidade


Não foi a dupla de centrais a estar em acção neste lance, pelo que é incorrecto dizer que se fossem eles o resultado seria o mesmo. No entanto, se em organização ofensiva vamos ter a participação de mais jogadores, temos de estar preparados para defender este tipo de situações de igualdade ou inferioridade numérica. Com o portador da bola em progressão, a defesa tem de baixar e controlar a profundidade. Se o portador da bola tiver pressionado ou de costas, a defesa deve subir e encurtar o espaço. 

Colectivamente, não há muito mais de negativo a apontar. Fomos sempre uma equipa que respeitou os princípios defensivos, como por exemplo a concentração (muitos jogadores na zona da bola) e o equilíbrio (correcta ocupação do espaço). Ofensivamente, destaco as coberturas ofensivas e a mobilidade

Passando para os destaques individuais:

André Martins: Com liberdade para oferecer linhas de passe próximas, seja nos corredores laterais ou no central, parece outro jogador. Obrigado Marco Silva por seres diferente do teu antecessor neste aspecto;
Carlos Mané: Péssimas decisões, péssima forma, péssima atitude. Infelizmente não foi só ontem que o jovem extremo se apresentou assim;
André Carrillo: Parece-me mesmo um jogador diferente. Do ponto de vista defensivo cumpriu sempre com o que lhe era pedido, pressionando ou acompanhando o lateral. Ofensivamente, e apesar de não ter feito um jogo deslumbrante, esteve irrepreensível  ao nível das decisões (não só ontem como durante toda a pré-época já disputada), e muito bem procurando sempre oferecer uma linha de passe aos seus colegas;
Simeon Slavchev: Começa a mostrar, aos poucos, o que pode dar a este Sporting CP. Muito rápido na ocupação dos espaços, muito forte nos duelos e com maior acerto no passe;
Jefferson-  Mais um jogo negativo do lateral brasileiro. A maneira como é batido no lance do 2º golo reflecte na perfeição o que tem sido sua a pré-época. 

Em suma, mais uma etapa cumprida, quanto a mim com sucesso, na construção duma equipa que queremos e ambicionamos que seja muito competitiva. Faço votos que o trabalho que está a ser desenvolvido pela equipa técnica liderada por Marco Silva continue com esta competência e exigência, porque assim estaremos sempre mais próximos do sucesso. 
Partilhar:

8 comentários:

  1. Rise2Glory3/8/14 00:34

    Boas,

    Nos jogadores que mencionaste gostaria apenas de apresentar 3 casos.

    Jefferson - Na minha opinião Jefferson fez um bom jogo razoável, teve 1 erro gravíssimo no final da partida mas essa não pode ser a imagem que se tem por ter sido no final, mas mais uma para um todo que foram os 90' minutos.

    Rojo - Na minha opinião Rojo esteve em jogo contrariado, pelo que vi do jogador em campo, em muitos casos parecia mesmo que não tinha vontade nenhuma de estar ali.

    Maurício - Nada melhor do que um jogo muito bem conseguido para "apagar" o erro imprudente cometido feito ao Twente, bem como para calar todos aqueles que nunca acreditaram naquele que na minha opinião é O Melhor Central do SCP actualmente.

    Bom post.

    ResponderEliminar
  2. Rise

    O Jefferson até pode não ter cometido erros graves durante o jogo mas não pode nunca ser batido naquele lance. É verdade que é só 1 lance, mas esse "só" eram 2 pontos se o jogo fosse para o campeonato. E mesmo durante o jogo teve lances defensivos que mostram a péssima pré-época que está a realizar.

    Não reparei nisso do Rojo. Quanto ao Mauricio, concordo contigo quando dizes que fez um jogo muito bem conseguido. Quanto ao ser o melhor central actualmente, não concordo nem discordo xD

    ResponderEliminar
  3. Rise2Glory3/8/14 00:41

    Sim eu sei da importância do erro do Jefferson, mas ele até tem estado a evoluir, teve foi aquela paragem cerebral, mas enfim, que levante a cabeça e continue :D

    ResponderEliminar
  4. Boa analise honoris, parabens!

    ResponderEliminar
  5. Também o Patrício esteve muito melhor com os pés que o normal, será treino específico?

    ResponderEliminar
  6. Nuno José

    Não acredito que seja resultado de treino específico embora ache que ele o faz. Não era em uma semana de treino que ele ia melhorar algo.

    ResponderEliminar
  7. Mais um excelente post que torna assim dificil acrescentar muito Honoris.
    Apenas quero salientar o que mais me agrada ver neste novo Sporting é os jogadores sempre dinâmicos a mexerem se e a procurarem dar linhas de passe viáveis para os seus colegas o que facilita o momento da decisão e a velocidade da mesma, são segundos que sendo aproveitados podem ser fulcrais em qualquer detalhe que pode influenciar o jogo.
    A pressão alta em losango também tem melhorado ainda que tenha duvidas que seja "demasiado individual" e não sei se sem o esforço inigualável do André Martins funcione.

    Acho que faltou aí referir o Mauricio que teve um jogo a roçar a perfeição sem qualquer erro e a aparecer constantemente a dobrar o Rojo que acusou a normal falta de Rotina.
    O Mané continua em muita má forma, e parece me que anda egoísta e com tiques de vedeta, secalhar uma troca com Iuri nao faria mal mas ainda é precoce avaliar isso.
    Slavchev muito bom no preenchimento dos espaços e por vezes dá a ideia de estar em todo o lado !

    ResponderEliminar
  8. KingLeao4/8/14 04:12

    Concordo com 99% do post esta top, menos com a exibicao do jefferson acho que fez uma boa exibicao, apesar de ter culpas no golo disse sempre presente a defender um jefferson parecido a 1a metade do campeonato do ano passado, e atacar esteve muito bem com concrusamentos de top precisa de um extremo urgengentemente naquela ala esquerda o Mane em pessima forma nao me parece um extremo mas sim um medio ofensivo ou 2ndo avancado e rapido, tem muita tecnica, qualidade de passe e faro para o golo nao acho que esteja verde porque teve bem na sua 1a epoca de senior.

    SL

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!