10/11/2014

Velhos Fantasmas, Novos Problemas

O favorecimento descarado ao SL Benfica é o pão-nosso-de-cada-dia, no futebol português, de há uns anos a esta parte. Não bastando, o prejuízo recorrente ao Sporting CP é o complemento perfeito. Ontem, de novo, fomos brindados por mais um daqueles lances que alguns irão dizer que "ainda bem que aconteceu, porque acaba por funcionar como pedagogia para o futuro".

Mas (...) pedagogia? Não deveriam os árbitros estar já ensinados? Para o futuro? E o presente? Já era, pois claro...

O que sei é que, de favorecimento em favorecimento, o SL Benfica já conta com 8 pontos de vantagem relativamente a nós e, desculpem-me os habituais defensores do "não devemos falar da arbitragem porque não jogámos bem, ou porque não fizemos o suficiente para ganhar". Mas fizemos: marcámos dois golos. Legais. E se isto fosse Desporto, quem marcasse mais golos legais ganharia o jogo! E tudo isto independentemente da exibição, porque, afinal, as regras deveriam ser iguais para toda a gente e, que se saiba, a faculdade de prejudicar quem joga mal (ou não suficientemente bem) não está incluída nas Leis de Jogo e, portanto, fora do âmbito de jurisprudência de qualquer árbitro. E quem paga é o Fredy Montero, e o Sporting Clube de Portugal, ainda a pagarem a factura dos golos em offside do colombiano a época passada. Com juros...

Obviamente que tudo isto não me impede de achar que podíamos e devíamos ter jogado melhor, até por sabermos à partida que os árbitros não nos são sequer isentos, quanto mais favoráveis. Estamos hoje a 8 pontos do líder e, infelizmente, a ideia da luta pelo 3º lugar - que defendi antes do início da época - começa cada vez mais a fazer sentido. Sem desistir de qualquer coisa mais que isso, claro!...

Permitam-me a indignação com o alheio, mais que connosco mesmos. Por hoje, é só isto que consigo sentir...
Partilhar:

24 comentários:

  1. Campeonato da batota, classificação mentirosa, competição viciada.

    Mas nada disto importa, porque vai ganhar o clube da maioria, e por isso está tudo perfeito.

    E depois admiram-se que não se acredite no desporto...

    SL

    ResponderEliminar
  2. Boa Mauro só não vê que o que descreves ou é cego ou burro com duas palas , a lei hoje instalada no nosso futebol é em caso de duvida se beneficia os lamps , depois há também um artigo na mesma lei que diz que se querermos ganhar temos de jogar o dobro dos adversários

    ResponderEliminar
  3. Não jogámos a ponta dum corno, temos jogadores que acham ( fomos nós que os convencemos) que são estrelas ( excepto Nani )...falta-lhe ser jogadores de futebol, por agora, só jogam à bola...
    P.S.- O fiscal de linha na 1ª parte deixou passar um fora de jogo de 3 ou 4 dos nossos jogadores...não foi por a arbitragem...senão...não gosto do Presidente, mas ele têm razão, falta exigência competitiva...exigência mental...exigência e exigência...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo,

    Primeiro e último aviso. tento na língua, que aqui não se pratica o mesmo desnível que outros blogs fomentam.

    Segundo, esse offside de que fala resultou da implementação da regra que a imagem do post esclarece, embora o árbitro assistente tenha estado mal em não assinalar o offside, como esteve na 2ª-parte quando, aí sim, o assinalou, mas igualemnete mal. Um erro não justifica outro.

    Terceiro, não foi por causa do árbito? Pelo menos meta aí um só pelo meio: não foi por causa do árbitro. Marcámos dois golos legais, que nos dariam a vitória por 2-1, e empatámos 1-1, logo, foi obviamente TAMBÉM por causa do árbitro que não saímos vitoriosos.

    Quarto, você dizer que gosto ou não do Presidente é-me indiferente. Ele não está lá para ser benquisto ou malquisto, está lá para fazer o que tem que fazer, que é governar o Clube da melhor forma possível.

    ResponderEliminar
  5. Exiga mais...exiga mais de si...está a exigir mais de mim, do que da equipa...eu não jogo...nem sou o Presidente.
    P.S.- Não gosto do estilo do Presidente a ser Presidente, peço desculpa, expliquei-me mal.

    ResponderEliminar
  6. Eu também não jogo, mas posso pelo menos controlar o nível da linguagem de quem aqui comenta. É tão simples quanto isto.

    Agora, imagine-se lá dentro a marcar dois golos legais como nós marcámos e a não ganhar o jogo. Pode ser que assim se aperceba que aqueles a quem toma, se calhar inconscientemente, por meros autómatos, também se sentem tão ou mais indignados que nós.

    Quanto ao estilo do Presidente, é daquelas discussões que se ganha é bom, se perde é mau. O estilo é com cada um, e cada um tem o seu.

    ResponderEliminar
  7. bem,a verdade é que mesmo jogando mal fomos roubados.quem foi ao estádio não conseguiu ver,mas na tv viu se bem a forma arrogante como o fiscal de linha careca,o que anulou o golo ao Montero,tratava o Marco Silva...a forma autoritária e arrogante como esse fiscal de linha ia tratando o Marco,diz bem das costas quentes que os lementos da arbitragem têm.eles estão á vontade para tratar mal o sporting.sabem que estão protegidos pelo vitor pereira e este sabe que está protegido pelo vieira.no final do jogo o Marco cumprimentou toda a gente menos esse fiscal de linha.eu tinha era enfiado umas murraças na equipa de arbitragem toda.ao menos libertava o stress.
    Anibal1906

    ResponderEliminar
  8. tenho ainda acrescentar que nos lances capitais o sporting é sistemáticamente prejudicado,enquanto os orcs de carnide no mesmo tipo de lances capitais são sempre benificiados.isto já é um padrão.gostava de ver um jornalista qualquer que se preze,colocar a questão ao jj e o vitor pereira...só pra ver o tipo de resposta.

    Anibal1906

    ResponderEliminar
  9. Excelente artigo, a demonstrar à evidência, com fotografias e esquemas da própria FIFA, a legalidade daquele que seria o golo da vitória do SCP.

    Golo bem anulado uma ova (e isto para não dizer "bem anulado um caralho", porque me prezo de saber conter a linguagem em espaço público), como têm vindo a defender uns e outros.

    E estou a borrifar-me para se jogámos bem ou mal - para não dizer "estou a cagar-me", ou, mais enfaticamente, "estou-me bem a cagar", porque me sei conter nestas ocasiões.

    Outros jogam mal e mesmo assim ganham os seus jogos.
    E não sou eu que o digo, são os seus próprios adeptos, nos seus orgãos oficiais: "Dia feliz não esconde deficiências. Equipa de Jesus tremeu no segundo tempo" - http://www.abola.pt/wseg/wfotosdia/pagina.html.
    Pois é: tremeu, mas estava lá alguém que resolveu o problema da tremideira.

    O SCP anda a ser roubado descaradamente há anos e anos seguidos (apetecia-me dizer "anda a ser fodido" ou "enrabado", mas não o vou fazer) e não vejo forma de mudar este estado de coisas.

    Jogar o dobro dos outros? "Não me fodam" era o que me apetecia escrever, e só não o faço por decoro.
    Aonde é que isso vem escrito nas Leis do Jogo, como bem se chama a atenção no post?

    Assim se vão cavando pontos de distância para os lugares da frente, e cabe-nos a nós, adeptos, mostrar a nossa indignação pelo diferente tratamento com que somos brindados.
    Como, aliás, fizémos em uníssono, a propósito do penaltie mal assinalado no primeiro jogo contra o Schalke 04.
    Gostava, por isso, de ver também uma monumental assobiadela dos adeptos do SCP no início dos próximos jogos do SCP, como forma de mostrar essa indignação.

    Jarvalho

    ResponderEliminar
  10. Compreendo mal que temos sofrido por causa dos árbitros mas a culpa e da equipa que deixa a certo ponto o arbitro influenciar o resultado do jogo! Dito isto reparo que mesmo assobiando o hino da Liga dos Campeões os nossos jogadores so jogam ao ritmo dessa musica! E triste ver uma exibicao de grande nivel frente ao Schalke e depois ver aquela miseria na 1 parte! Deixo uma perguntas aos demais bloguistas sera que o William merece continuar a ser chamado a titularidade? Da minha parte ficava no banco ou talvez na bancada prq e triste ver um jogador daquela qualidade a nao se mexer sinceramente nao compreendo! O meu iramo veio ao quarto a correr a culpar o N Sarr mas na verdade a culpa do golo e do William que simplesmente nao pressiona e acredito que se for ver a estatísticas ira se ver a quantidade de roubos de bola e de intercepcoes que o William fazia no passado nao sao as mesmas deste ano! E o pior e que continuam a retribuir o mau trabalho que ele esta a fazer no Sporting com chamadas a seleccao. E como ele existem muitos outros na equipa!

    ResponderEliminar
  11. Chateia um bocado, porque parece que nos estamos sempre a queixar... Eu também já estou farto da conversa dos árbtros, mas...
    Há bocado pus-me a pensar que se todos tivessem sido corretos, tínhamos acabado o jogo de ontem, a 4 pontos do rival da luz... assim estamos a 8. Parece que não mas faz uma grande diferença. Não podemos falhar tantos golos cantados...
    SL
    Basco "O Leão"

    ResponderEliminar
  12. O post é claro e conciso. O comentário do Jarvalho (já não é novidade) complementa o post. O Paços até podia ter jogado bem 89 minutos, defeco nisso. Ganha quem marca mais, Montero, um só jogador, merecia a vitória: teve mais chances e marcou mais golos que toda a equipa contrária - não chega? O Sporting de Leonardo Jardim era mais pragmático mas cada vez que foi prejudicado, perdeu pontos. Lembrem-se disso.

    ResponderEliminar
  13. Excelente análise. Os erros de arbitragem estão a corromper a verdade desportiva. Desses erros até agora há um claro beneficiado, o Benfica, e um claro prejudicado, o Sporting. Apesar dos erros da equipa, claros durante a primeira parte, fizemos o suficiente para ganhar. A apaf não deixou. O esquema que junta contraria a tese defendida ontem em todos os programas de debate ( se é que se pode chamar debate àquilo) que atribuia legitimidade ao árbitro com base na movimentação do Slimani.

    ResponderEliminar
  14. excelente post mauro, aliás como é apanágio... identifico me com muito do que aqui é dito sem dúvida... gostaria que no próximo jogo do sporting tivéssemos o estádio com tarjas alusivas à arbitragem, cabe a nos adeptos reverter esta situação e não a deixar passar em claro, revoltarmo-nos contra tudo e todos. vamos sporting

    ResponderEliminar
  15. Devíamos ter jogado melhor? Sim.
    Fomos prejudicados? Sim.

    A grande diferença é que nós jogamos mal e ainda somos prejudicados, enquanto o benfica joga mal e lá tem uma ajuda para arrecadar os 3 pontos.
    A questão é só mesmo esta. Podemos dizer que temos é de jogar e não falar dos árbitros mas isso é tapar o sol com uma peneira porque está à vista de todos o que andam a fazer do nosso campeonato.

    ResponderEliminar
  16. Mauro Batalha:

    Então "a culpa é da equipa que deixa a certo ponto o arbitro influenciar o resultado do jogo"?
    Eh pá, sabes o que me apetecia dizer-te mas não digo porque prezo a cortesia e o urbanismo? Não me fodas!

    Então o árbitro anula um golo limpo ao SCP e é a equipa que tem culpa disso?

    E se o SCP tivesse marcado mais dois golos limpos também anulados pelo árbitro a culpa era da equipa que deixa o árbitro influenciar o resultado?

    És daqueles que defende a máxima pintada em vários murais da capital e quiçá do País inteiro: "por cada golo anulado ao SCP outros dois se marcarão"?

    Não me vais ver a escrever aqui: "Com esta mentalidade, está tudo fodido!", mas palavra de honra que era o que me apetecia fazer. Só não o faço porque sei controlar-me.
    Caralhadas e asneiredo a saír da minha pena não vais tu ver.
    Nem tu nem mais ninguém, disso podem ter a certeza, mas que só nos fodem, isso é indesmentível,
    Tanto vale ser a Champions como a Liga.

    Era caso para dizer: "Puta que pariu esta merda."

    Mas não o digo.
    Por decoro, apenas.

    Jarvalho

    ResponderEliminar
  17. Acostista:

    "O Paços até podia ter jogado bem 89 minutos, defeco nisso. Ganha quem marca mais"

    Completamente de acordo.
    Claro e conciso, como sempre.
    Ou curto e grosso, se preferires.

    Jarvalho.

    ResponderEliminar
  18. Tenho 48 anos e nunca vi tanto colinho a um clube como nesta época, o benfica tem 25 pontos, e não fosse erros de arbitragem teria cerca de 8 pontos(vejam bem a diferença que é), é absurdo as ajudas que tem tido, antes eles ainda tentavam disfarçar, hoje em dia é tudo à descarada.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo das 15.48:

    Por que Capelas tens tu andado?
    Nunca foste parar ao Algarve julgando que te dirigias para o Estoril?
    Ou a Aveiro pensando que ias a Arouca?
    E nunca viste 3 penalties seguidos marcados em 15 minutos?
    E julgas que esta moda de marcar penalties por bolas na cabeça começou com os russos?
    E já não te lembras dos D' Artagnans que só na playstation é que podiam ser campões?

    Jarvalho

    ResponderEliminar
  20. Jarvalho refiro-me a tantos pontos dados não a um jogo especifico, ou já alguma vez aconteceu a uma décima jornada erros de arbitragem a dar 17 pontos a um clube? Se sim, diz-me lá em que época foi. E o antes tentavam disfarçar não me refiro aos últimos anos, mas sim ainda mais para trás. Às vezes mais vale perder algum tempo a tentar interpretar o que outra pessoa diz do que responder logo

    ResponderEliminar
  21. O Sporting está a transformar-se outra vez num clube de loucos. Se é verdade que o Presidente se prepara para instaurar processos a Nani, Jeferson e Patrício creio que está a trilhar um caminho completamente errado. Porque nada fará contra o balneário, e só lucrará se o tiver como aliado. Também já não se sabe o que se passa na sua relação com o treinador. Todos sabemos que já não falava com Leonardo Jardim nos últimos três meses da permanência deste em Alvalade, pelo que a pergunta é se com Marco Silva já acontece o mesmo. Parece bem que sim, a adivinhar pelas reações de ambos no banco, onde não se falam, não se cumprimentam, e não festejam juntos (quando é caso disso). Por este andar temos o SCP à voltar à antiga, uma autêntica babilónia. Bruno de Carvalho tem de rever os seus comportamentos. Urgentissimamente....

    ResponderEliminar
  22. Anónimo,

    Só esclaecê-lo que essa notícia já foi alvo de vários desmentidos por outros órgãos de comunicação social. É mais uma daquelas notícias plantadas, como os pionés, com um objectivo claro, que todos sabemos qual.

    Dito isto, o seu crivo jornalístico-informativo parece estar em falência técnica. Tanto que faz a mesma dedução parva de certos jornalistas (alguns até directores) de jornais, de que se não se cumprimentam é porque estão de costas voltas. Eu, por exemplo, trabalho a cerca de 15m de distância do meu patrão, e raramente o cumprimento. É a tal coisa da psicolofia à Dr. Phil, que tantos criticam mas praticam...

    ResponderEliminar
  23. Jarvalho

    O Sporting tem a tendencia de a muito anos entrar a dar a 1 parte de avanco ao adversario! Logo deixa nos numa posicao fragil que foi o que aconteceu no fds passado o abirtro ter influencia num lance crucial que nos podia ter dado a vitoria! Quando digo isto nao estou a tirar a culpa do erro do arbitro mas a dizer que muitas das vezes nos gostamos de nos por a jeito para estas situacoes e depois fazer papel de coitadinhos! Nos somos o Sporting Clube de Portugal e temos de comecar a demonstrar o prq de o nosso simbolo ser um :Leao e nao um Golfinho! Temos entrar sempre com atitude o que muita das vezes falta a equipa e atitude! Toda gente compreende o cansaco e as vezes um jogo mau mas atitude tem estar la e isso que nao vejo em certos jogadores do Sporting!

    ResponderEliminar
  24. Mais um excelente post, Mauro. O que é triste os anónimos dos dias 10 às17:55, 18:15 e dia 11 às 19.30 fazerem-se passar por sportinguistas ou verdadeiros sportinguistas, inventando casos, situações e atitudes não verificáveis com o intuito óbvio de desestabilizar o clube. Mas não conseguirão! SL

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!