12/12/2014

Adrien Silva: As coberturas que nunca te darei

Muito se tem falado da fraca organização defensiva no Sporting CP, principalmente da prestação colectiva da linha defensiva. Concordo com a maioria das críticas feitas. O controlo da profundidade bem como o encurtamento dos espaços deixam muito a desejar nesta fase, embora tenha noção de que são comportamentos colectivos difíceis de trabalhar, principalmente quando se conta com jogadores como Maurício, entre outros.

Ora, se os comportamentos acima referidos são difíceis de trabalhar, o mesmo não se pode dizer das coberturas defensivas mais básicas. Dando o exemplo do duplo-pivot, com o qual o Sporting CP defende: Se William Carvalho sai na bola, Adrien Silva deve baixar e realizar a cobertura próximo dele, e vice-versa se invertermos os papéis.

Deste modo, o espaço entre-linhas no corredor central estará mais protegido.
O 1º exemplo é facilmente observável nos jogos do Sporting CP, já o 2º, infelizmente, nem por isso. Na grande maioria das vezes, Adrien Silva demonstra uma incapacidade assustadora de perceber onde deve estar posicionado, de modo a garantir o equilíbrio defensivo da sua equipa. Quando o adversário consegue aproveitar esta lacuna defensiva de Adrien, os lances de perigo acontecem, como foi o caso do 2º golo do Chelsea FC

Abaixo, algumas imagens que comprovam o que acabei de dizer. Caso algum leitor considere que as imagens são poucas para se tirar alguma ilação conclusiva sobre o posicionamento defensivo do jogador, basta referir isso na caixa de comentários e eu irei colocar mais imagens, seja do jogo de ontem seja de qualquer jogo desta época. 





Outra das coisas que me causa bastante confusão é comparem Adrien Silva a João Mário e André Martins e dizerem frases como:
  • O André Martins não tem corpo para defender;
  • O João Mário é lento a recuperar;
  • O Adrien Silva é o que equilibra mais a equipa defensivamente.
Vejamos as seguintes imagens:

correção: que nesta altura já jogava mais recuado







Não só não defende melhor que João Mário como nem sequer é mais rápido que ele a recuperar defensivamte. A passividade de Adrien Silva nas transições ataque/defesa é gritante, e não foi só visível neste jogo com o Chelsea FC. Em todos os jogos, na maioria das vezes que é batido nos duelos defensivos, a sua recuperação é tudo menos agressiva. 

Em suma, Adrien Silva pode ser bom em muitas coisas, mas certamente que defender não é uma delas. É agressivo nos duelos sim, mas isso é apenas uma pequeníssima parte dos comportamentos defensivos que um médio deve ter, principalmente se a sua equipa defender com duplo-pivot
Partilhar:

27 comentários:

  1. Grande análise. Já não é a 1ª que fazes e cada vez (agora com mais jogos jogados) se comprova o que tinhas falado das outras vezes.

    ResponderEliminar
  2. Também tenho reparado nisso. Há uma jogada em Londres em que se vê o Esgaio fazer um sprint enorme para recuperar e o Adrien ao seu lado a passo. E mesmo nos duelos acaba por ser demasiado agressivo sobre a bola em situações em que devia jogar em contenção. Lembro-me por exemplo do jogo da Luz para o campeonato do ano passado onde em todos os duelos com Enzo tentou o desarme e acabou por ser batido em todos.

    ResponderEliminar
  3. Gonçalo Mano12/12/14 14:57

    Honoris,

    Estava a ver esse debate no LE e realmente não consigo entender o porquê de o Adrien se comportar desta maneira.

    E continuo a dizer que grande parte das dificuldades do William este ano provém do sucessivos erros do Adrien.

    Bom post

    ResponderEliminar
  4. Desde já acho que o os médios tem jogado muito afastados uns dos outros, mas isso até advém da própria linha defensiva e nisso o Adrien não tem culpa nenhuma.
    Tanto Adrien como o William são sujeitos a percorrer bastantes kms por jogo, veja se o top da UEFA, e é normal, que o Adrien não recupere tão bem, se o fizesse podia ir dar um jeitinho nos jogos olimpicos como maratonista.
    Apesar de todos os defeitos, com Leonardo Jardim as linhas defensiva e intermédia jogavam mais próximas e isso tanto beneficiava o Adrien como o próprio William, por isso não podemos culpar o Adrien pela época mediocre que o William tem feito, nem que não seja porque o Rosell jogando com as mesmas condicionantes joga melhor.
    Se o Adrien é assim tão fraco e o William tão bom, não percebo a relação entre o baixo desenvolvimento de um com o outro.


    Nalitzis e eu lembro me do duelo que ele teve contra o mesmo clube para a Taça de Portugal em que também tentou o desarme e ganhou todos os lances ao Enzo.

    ResponderEliminar
  5. Ruben, estive na Luz a ver os dois jogos. Lembro-me que para a Taça o Benfica lutava por encontrar a melhor forma, não fosse a maluquice que Cardozo tinha contra o Sporting e o Benfica teria sido eliminado. Enzo não perdeu todos os duelos nesse jogo, perdeu alguns, mas nem é esse o ponto.

    Adrien vai-se safando com esse tipo de jogo na Liga Portuguesa, os adversários são fracos e Adrien é melhor que a grande maioria. Quando o nível sobe, já é mais complicado.

    Já agora permite-me contrariar a tua opinião na questão da recuperação. Não é preciso ser um maratonista não, é preciso perceber o que fazer em cada momento do jogo. Acho que o João Mário e o William ainda não garantiram os mínimos para o Rio.

    ResponderEliminar
  6. Os médios jogarem afastados uns dos outros não é culpa da linha defensiva. Quando o Adrien sai na bola, o William aproxima dele e baixa. O Adrien não fazer o mesmo não tem nada a ver com a linha defensiva.

    ResponderEliminar
  7. kkkkkkkkkkkk és um mau para o Adrien

    ResponderEliminar
  8. Bom post Honoris, mas nada de novo...

    Uma pergunta: o que é que Marco Silva tinha na cabeça quando decidiu jogar com o Capel (?!) e o Slimani titulares?

    Cumps,
    RMSCP

    ResponderEliminar
  9. Era preciso que o sporting joga-se com duplo pivô. Adrien nunca foi rápido, nem pode jogar na cobertura. Com a bola nos pés no passe é do melhor. Por alguma razão na académica jogou a 10. Está na época de dar o salto, assim espero.

    ResponderEliminar
  10. Relva

    1º O Sporting defende com duplo pivot sim. Se acha que não, muito provavelmente é por culpa do Adrien que não está onde deve.

    2º Ser lento não tem nada a ver com saber fazer coberturas. Ou então, o Bolt era o melhor a realizar coberturas e jogadores como o Xavi não as conseguiam fazer.

    3º O Adrien,sendo bom tecnicamente, neste caso no passe, com bola acrescta muito pouco devido às más decisões que toma

    ResponderEliminar
  11. Honoris não faças disto, não vez que o Adrien é o ídolo dos adeptos, ninguém pode dizer mal dele, pois ele é perfeito em tudo no seu jogo...

    Agora falando mais a sério, tal como no outro post que fizeste sobre o Adrien estás cheio de razão no que dizes e só um cego pode dizer que Adrien é excelente defensivamente(como tenho vindo a ler em vários sites/blogs, sim nem dizem que é bom, dizem excelente). Chega a ser assustador a forma como ele defende. E depois tal como referes criticam João Mário e principalmente o André Martins quando Adrien faz isto em todos os jogos, mas pronto, quem ainda à bem pouco tempo defendia Capel de todas as maneiras e feitios (e alguns ainda o fazem)...

    ResponderEliminar
  12. O chat fechou devido a este post? houve assim tantas criticas ao honoris por dizer verdade sobre o menino querido de alvalade? ou foi por outra razão?

    ResponderEliminar
  13. São problemas do Chatango, Nada relacionado com o post :)

    ResponderEliminar
  14. Honório
    Deixo aqui uma pergunta:
    O maior erro no golo do schurrle é do william na contenção ou do adrien na cobertura? Porquê?

    Obrigado e SL

    ResponderEliminar
  15. É do Adrien na cobertura porque o William está a fazer o que deve. Saiu na bola e não deixou o jogador do Chelsea enquadrar, obrigando o a jogar para trás. Matic depois "ataca" o espaço entre o William e Adrien, porque Adrien não estava a dar cobertura nenhuma ao William

    ResponderEliminar
  16. Acho isto hilariante...

    Fazer analises a posteriori dos jogos tentando corrigir o posicionamentos dos jogadores sugerindo que se o posicionamento fosse X não teria acontecido a jogada de forma tal... é no mínimo estúpido ( e estou a ser simpático)

    Porque a verdade é que os jogadores do Chelsea não são atrasados mentais, se o Adrien eventualmente tivesse numa posição que sugere o guru que escreveu este artigo, é garantido que a jogada não se irá desenrolar da forma...

    O futebol é um jogo feito de imprevisibilidade e dinamismo, o Adrien é um médio de transição, aquilo que lhe é pedido é que faça cobertura a meio campo até uma determinada zona, mas a principal função do Adrien é tornar o Sporting mais compacto, isto é: minimizar a distância entre a linha defensiva e o ataque...

    ora se exactamente na primeira imagem o autor do artigo sugere que o Adrien deferia estar a cobrir o avançado que está por sua vez a 1 metro e meio de ambos os centrais, então significa que se abriria um buraco de 40 metros entre a posição do Adrien e o Slimani...

    E claro... os jogadores do Chelsea são estúpidos porque nem iriam aproveitar-se de tal situação, principalmente o Fabregas, que é um tipo burro...

    E digo também autor do artigo o seguinte, se a intenção disto é mostrar aos outros que percebes muito de futebol, estas redondamente enganado, isto pode parecer um artigo muito engraçado para leigos, mas garanto-te que qualquer pessoa que faça da sua vida praticante ou treinador se vai rir a fartazana disto...

    O futebol faz-se de antecipação das coisas em tempo-real, não é a posteriori... isso de criar esquemas para anular jogadas depois de elas acontecerem é como acertar no euro-milhões à segunda feira...

    O Adrien treina todos os dias, e todos os dias o seu treinador lhe dá indicações, quer-me parecer a mim que sou leigo, que se o Adrien não fizesse aquilo que o treinador lhe pede, seja a nível de movimentos ou posicionamento não seria titular no Sporting.

    SL

    ResponderEliminar
  17. A culpa no golo é do Adrien mas também ir a passo atrás do Schurle é no minimo ridiculo ...

    ResponderEliminar
  18. RR

    Você é assim tão estupido como o seu comentário sugere?

    "Porque a verdade é que os jogadores do Chelsea não são atrasados mentais, se o Adrien eventualmente tivesse numa posição que sugere o guru que escreveu este artigo, é garantido que a jogada não se irá desenrolar da forma..."

    Pois, se o Adrien tivesse onde devia a maior parte das vezes, seguramente que o lance do 2º golo tinha sido evitado.

    "O futebol é um jogo feito de imprevisibilidade e dinamismo, o Adrien é um médio de transição, aquilo que lhe é pedido é que faça cobertura a meio campo até uma determinada zona, mas a principal função do Adrien é tornar o Sporting mais compacto, isto é: minimizar a distância entre a linha defensiva e o ataque...
    "

    Então o Adrien, defendendo ao lado do William quando estamos sem bola, não tem funções de cobertura?! Mas qual até determinada zona? Ele tem de fazer cobertura na zona onde o lance decorre e ponto final.

    "ora se exactamente na primeira imagem o autor do artigo sugere que o Adrien deferia estar a cobrir o avançado que está por sua vez a 1 metro e meio de ambos os centrais, então significa que se abriria um buraco de 40 metros entre a posição do Adrien e o Slimani.."

    E porque não o Slimani baixar tornando a equipa mais compacta e reduzindo o espaço para o adversário jogar? O Adrien tem de baixar sim porque tem de dar cobertura ao William e proteger o corredor central. Se não entende isso paciência.

    "E claro... os jogadores do Chelsea são estúpidos porque nem iriam aproveitar-se de tal situação, principalmente o Fabregas, que é um tipo burro.."

    O Fabregas tem espaço para jogar entre linhas porque não há coberturas.

    "E digo também autor do artigo o seguinte, se a intenção disto é mostrar aos outros que percebes muito de futebol, estas redondamente enganado, isto pode parecer um artigo muito engraçado para leigos, mas garanto-te que qualquer pessoa que faça da sua vida praticante ou treinador se vai rir a fartazana disto...

    O futebol faz-se de antecipação das coisas em tempo-real, não é a posteriori... isso de criar esquemas para anular jogadas depois de elas acontecerem é como acertar no euro-milhões à segunda feira... "

    Acho que isto responde à minha pergunta inicial na qual lhe perguntei se é estupido ou só parece. O futebol faz-se treinando, e é no treino que o Adrien tem de aprender a fazer coberturas para ajudar realmente alguma coisa a defender.

    Santa ignorancia


    ResponderEliminar
  19. Olá Honoris,

    Excelente análise! Era mesmo disto que precisava para aprender e mostrar a quem endeusa este jogador.

    Queria apenas sugerir que mostres (se tiveres paciência) imagens da situação 1 (Adrien a pressionar e William na contenção), para ajudar a perceber o que deveria fazer o Adrien quando é ao contrário, e para desmistificar um pouco a "má-forma" do William.

    Abraço e que continuem os posts de Adrienilização! :D

    ResponderEliminar
  20. Ter sido aceite o comentario do Sr. RR foi uma autoflagelaçao humilhante - e estou a ser simpatico. Quanto ao resto, são demasiadas provas que devemos encarar com o intuito de melhorar. Ame-se ou odeie-se um jogador, todo o sportinguista tem o direito à critica construtiva. Infelizmente, é mais facil apontar o dedo ao treinador por usar este e não outro jogador. Estreou-se, com justiça, na seleçao mas desengane-se quem o imagina a titular algum dia. SL

    ResponderEliminar
  21. Que estupidez este post: que falta de visao e desconhecimento do futebol! Concordo inteiramente com o RR e desafio o autor a mostras as suas credenciais para falar de um assunto como este.

    Entao vamos brincar aos snapshots ao acaso (sei que nao foram, mas vale exatamente o mesmo como se fosse ao acaso porque o critério de escolha é mais estreito que a visao de um burro com palas no olhos!) e por umas setinhas a apontar para os espacos vazios...

    O que gritantemente falta nestes raciocínios é que o futebol é um jogo dinamico e que se joga a toda a largura do campo. Quero com isto dizer que o posicionamento dos jogadores em cada instante depende do momento da jogada e da distribuicao da equipa adversária.
    Um erro de análise que é cometido várias vezes é pretender que o Adrien cubra a zona do William.

    Este ano sofremos mais golos porque somos mais ofensivos. Isto é claro como água. O Adrien tem ordem para subir e, quando defende, tem ordem para cobrir o extremo, o lateral e ambos os médios. Quem cobre os centrais é o William. Se o Adrien for cobrir o espaco a frente dos centrais abre um buraco para o trinco e o ala adversário. Isto é o be-á-bá do futebol.

    Vamos ver se publica este comentário....

    ResponderEliminar
  22. Anónimo, você incorre no erro de achar que há "zonas do William" e "zonas do Adrien". Se o William sai na contenção, o jogador mais próximo, que é quase sempre o Adrien, tem de ir para a cobertura. Sempre. Seja onde for. Porque os jogadores têm de se reajustar consoante o seu posicionamento no terreno, o avançado pode momentâneamente ser lateral direito, e o lateral esquerdo pode ter de ocupar momentâneamente a posição de médio ofensivo. Basta imaginar uma situação em que o lateral sobre, vai para dentro mas é desarmado. Numa boa defesa zonal, alguém o compensará. E ele ocupará a posição de quem o compensou.

    De resto, não me parece que os credenciais do Honoris interessem para algo. Muita importância se dá ao mensageiro, o que importa aqui é o conteúdo do post, que deve ser criticado de forma sustentada por quem discorda do post e quer expressar essa mesma discordância.

    ResponderEliminar
  23. O Adrien tem sido de longe o nosso melhor médio e um dos melhores do campeonato, e não é por meia duzia de erros de longe a longe que isso vai mudar. Se eu quiser tiro prints de algumas más decisoes do messi e digo que ele é banal

    ResponderEliminar
  24. "Concordo inteiramente com o RR e desafio o autor a mostras as suas credenciais para falar de um assunto como este."

    E eu desafio o RR e o anónimo a mostrarem as vossas credenciais para falarem sobre o lance.

    ResponderEliminar
  25. Honoris já é conhecida a tua posição em relação ao Adrien, sendo que compartilho contigo alguns pontos de vista. Mas devemos ser pragmático, qual a solução para o lugar:
    J. Mário como disse no primeiro treino em Alvalade seria a mais valia da nova época, MS demorou a perceber isso e a substituir AM na equipa com os custos que se conhecem. Sendo JM muito evoluído taticamente estaria tb na frente de Adrien como opção a 8 apesar da menor experiência e aparente menor combatividade no duelo pela disputa de bola. É superior no posicionamento, na leitura de jogo e certeza de passe. Apesar de tudo tem feito mais falta como falso 10 sendo que pelo menos em jogos caseiros como defendo Montero tem ganho o seu espaço. AM está fora desta luta, apesar de ser aguerrido é frágil nos duelos e é um jogador intuitivo de passe curto não sendo de todo um lançador. Surge então á falta de Slavchev o melhor jogador Wallysson, garantindo agressividade defensiva e atacante, maturidade e classe e 1,85 sempre importantes nesta zona de terreno. Á e tal porque é jovem e precisa de rodar...esquece a qualidade e maturidade está lá, é por a jogar talvez na taça da liga seja o sítio certo para o lançamento.
    SL
    Miguelito75

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!