Próximo Jogo

Próximo Jogo

30/12/2014

Discernimento, Choque e Esperança

Nos dias que correm, a triagem de informação é essencial para a análise de assuntos complexos e mediáticos. É complicado ter a dose certa de discernimento em relação à crise entre o Presidente e o Treinador do Sporting Clube de Portugal, essa infeliz novela. Tentarei então que este texto traduza uma opinião com essa qualidade.

Desportivamente, é para mim claro que as responsabilidades pelos insucessos desta época - nomeadamente o falhanço na luta pelo título - deverão ser repartidas entre "estrutura" e treinador. Ninguém está isento de responsabilidades. Por um lado, Bruno de Carvalho falhou na construção de um plantel que permitisse realmente lutar para ser primeiro, como ele próprio anunciou que faria mas, por outro lado, parece-me justo verificar que Marco Silva também foi a espaços pouco competente, nomeadamente ao permitir (com opções discutíveis) que a equipa cedesse pontos (sobretudo em casa), com adversários perfeitamente acessíveis.

Em relação às performances extra-desportivas de ambos, também me parece que ninguém esteve particularmente bem. O Presidente foi demasiado impulsivo, extemporâneo e até desastrado ao nível da comunicação - acho que é difícil negar esta evidência. Espero sobretudo que aprenda com estes erros de palmatória, não os voltando a cometer. Mas, e o que dizer do treinador? As respostas nas duas últimas flash-interviews de Marco Silva foram tudo menos inocentes, fomentando e tornando quase irreversível a ruptura com o Presidente. Não é certamente respondendo com juízos de valor implícitos ao seu superior hierárquico e apelos ao seu "trunfo" (o apoio dado por muitos Sportinguistas) que se resolve esta querela. Em resumo, estiveram ambos francamente mal neste processo, sendo que realço dois aspectos quanto a mim particularmente chocantes:
  • As vergonhosas declarações de José Eduardo e o silêncio de Bruno de Carvalho sobre as mesmas não são minimamente aceitáveis no Sporting Clube de Portugal, ponto final parágrafo. É fundamental e urgente que o Presidente se pronuncie sobre esta matéria, sobretudo depois de ter "validado" José Eduardo enquanto comentador afecto ao Clube. Este tipo de acções mancha o nome do Clube e tem de ser evitado a todo o custo. Cabe a Bruno de Carvalho resolver esta questão, esclarecendo se se revê e/ou subscreve estas declarações. Urgentemente!
  • A onda de solidariedade do universo leonino em torno de Marco Silva, diabolizando Bruno de Carvalho não faz quanto a mim sentido algum, demonstrando isso sim o quanto o Sporting CP ainda está dividido. O Presidente fez muita coisa mal neste processo, sobretudo ao nível da comunicação, é certo. Contudo, é perfeitamente inaceitável a "onda" que se está a gerar (apoiada vivamente pelos media): i) por um lado fazer de Marco Silva uma verdadeira vítima indefesa, num processo de quase beatificação e, ii) por outro, esquecer todo o fantástico trabalho que esta Direcção realizou até ao momento. Temos de ser mais inteligentes que isso, caros amigos.
Concluindo, deixo uma mensagem de esperança. É curioso que eu, mesmo sendo um profundo pessimista, ainda acho possível que Bruno de Carvalho e Marco Silva mantenham a relação profissional, pelo menos até ao final da época. Por quê? Simplesmente porque é do interesse de ambos, e consequentemente da instituição para a qual trabalham. Mais, não esqueçamos que Bruno de Carvalho nem dois anos de experiência tem como dirigente desportivo, e pouco mais tem Marco Silva enquanto treinador. O erro é fundamental no processo de aprendizagem, por isso acho que as coisas vão melhorar, se e quando se assumirem os excessos de cada uma das partes. Espero portanto que os dois principais intervenientes neste infeliz episódio sejam capazes de estreitar posições, a bem do Sporting Clube de Portugal. Veremos se este desejo será possível de concretizar. 

Um abraço e Saudações Leoninas
Partilhar:

23 comentários:

  1. Concordo com o post a 100%. Agora só falta meter isto na cabeça dos "anti-brunos" e "anti-marcos". Nenhum dos dois é diabo nem santinho. Ambos cometeram erros.

    PS: Eu também estou optimista que as coisas entre os dois se resolvam.

    Cumps,
    RMSCP

    ResponderEliminar
  2. "A onda de solidariedade do universo leonino em torno de Marco Silva, diabolizando Bruno de Carvalho "

    Onde é que é essa onda que não vi ? Nos jornais sim, mas dos Sportinguistas não me parece

    Vendo por exemplo o FB, o Sportinguistas estão mais ou menos divididos e mesmo querendo a maioria a manutenção de MS,não pedem a cabeça de BC - apenas mesmo as nadegas levantadas do banco e assentadas na bancada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falou bem. Os meus parabéns.

      Eliminar
  3. Jorge Alemão

    Se for às redes sociais, grupos de adeptos e se atentar às declarações dos "notáveis sportinguistas", decerto notará que esta "onda" não é um mero produto da minha imaginação, sendo bem real. E sim, há muitos que pedem a cabeça do presidente por causa disto, beatificando o treinador.

    sl

    ResponderEliminar
  4. Artigo pleno de oportunidade e de bom senso, que, espero, deverá contribuir para pôr alguma água na fervura.

    Confesso que me espantou bastante esta divisão que se instalou entre os adeptos do SCP que passaram a apoiar Marco Silva e aqueles que se mantiveram do lado do presidente em toda esta polémica.

    Mas já devia estar mais que habituado. Se há coisa que um "bom" sportinguista aprecia, é de tomar partido num conflto com os seus pares: ou se é lambuças ou bruneco, pró ou contra Patricio, a favor de Slimani ou de Montero, etc. etc.

    Se é certo que a forma de agir do Presidente BdC, em certos momentos, não tem sido a mais adequada, o trabalho de Marco Silva também não está isento de criticas.

    Quantos não questionámos já o porquê da insistência em Adrien, Mauricio ou Sarr, Capel, M. Lopes, e outros?
    E o porquê deste quase nulo aproveitamento dos jovens da B e dos reforços contratados para este ano?
    E quantos não ficámos profundamente desiludidos com os resultados negativos do SCP em casa frente a equipas manifestamente inferiores?

    E, como se diz no post, a postura e intervenções do treinador também não têm sido inocentes.

    Por isso me pareceu também exagerada esta reacção dos sportinguistas a este conflito, e mais ainda o número dos que, colocando-se ostensivamente do lado de Marco Silva, transformaram esta contenda num "ou és contra ou a favor de BdC".

    O que se quer, pois, é a pacificação deste conflito, que ambas as partes corrijam os seus comportamentos e que os sportinguistas adoptem uma atitude mais serena, sem reacções histéricas de ruptura a novelas criadas pela imprensa.

    Votos de um Bom Ano para todos os sportinguistas.

    Jarvalho

    ResponderEliminar
  5. Como escreveu e muito bem a única hipotese de o Sporting manter o treinador e o presidente a cumprirem as sua funções com competência é necessário que o presidente repudie rapidamente as declarações/artigo do José Eduardo. Por muito coisa positiva que tenha feito e fez a favor do Sporting nos 2 anos de mandato não quero um presidente sem caracter, sem principios e sem dignidade. Neste momento é disto que se trata.

    ResponderEliminar
  6. Diogre,

    Não sei porquê, mas não dá para responder directamente ao teu comentario

    Só vi mesmo no FB do Sporting e há comentarios em ambos os sentidos e respostas diversas também a esses comentarios - e para além disso não sabemos quantos comentarios são mesmo de Sportinguistas

    è claro que BC só tem perdido popularidade, mas para já pelo menos, não me parece que os danos sejam assim tão grandes

    No entanto esta novela, ainda está longe de terminar e BC ainda tem de despedir MS

    Creio que a estrategia será desgastar o treinador e obriga-lo a pedir a demissão ou pelo menos estar mais acessivel a uma saida a bem

    Vamos ver como corre daqui para a frente - como sai MS, quem o vai substituir e como serão os resultados deste

    ResponderEliminar
  7. Concordo 100% com o post....
    O que me deixou seriamente revoltado neste últimos tempos, foi a forma como o nosso presidente foi achincalhado por toda a comunicação social e como muitos Sportinguistas foram no engodo, tal como o referido no post, o presidente cometeu erros concordo...mas ter sido diabolizado por tantos foi excessivo, muitos sportinguistas têm a memória curta, mas essa vai ser sempre a sina do Sporting....Quando algo não corre pelo melhor põe-se tudo em causa....Também concordo que quando se ganha todos ganham quando se perde todos perdem...Viva o Sporting Clube de Portugal...

    ResponderEliminar
  8. Não concordo quando dizes que não temos plantel para lutar pelo titulo, aliás quem está em 1º é o benfica e até acho o nosso plantel ligeiramente superior, agora claro que é bem inferior ao do porto.

    Quanto ao outro assunto, não sei o que se passa lá dentro(pode haver algo grave que não sabemos) mas BdC esteve muito mal em tornar isto tudo publico.

    ResponderEliminar
  9. Filipe

    Lá está, isso já é uma questão de opinião. Eu mesmo assim acho que o Sporting tem um plantel inferior aos rivais, mesmo o benfica, e claro que ao porto nem se fala. Quando eu refiro plantel, possivelmente deveria referir "condições para lutar pelo 1º lugar", que não se restringem à mera soma das qualidades individuais dos jogadores. O benfica tem o mesmo treinador há 6 anos, tem os media e os árbitros do lado deles, o que torna a equipa deles sempre mais próxima de ganhar os jogos que a nossa. Somando a isto a qualidade dos nossos defesas e do nosso processo defensivo...

    SL

    ResponderEliminar
  10. Boas tardes, amigo Diogo, concordo quase a 100% com o teor do teu post. Apenas noto a tal onda de apoio a MS, não como um arregimentar de vontades em redor do treinador, mas uma constatação, a meu ver madura e responsável, dos sportinguistas em torno dum projeto desportivo coerente e vencedor. Tomar esse posição como um agravo ao presidente é uma rematada estupidez e apenas interessa aos que querem o Sporting de antigamente.

    cmps

    ResponderEliminar
  11. Concordo com o texto. É bem escrito e as ideias estão bem definidas.
    Não concordo com uma coisa... a questão da comunicação. Acho que tentam colar isso ao Bruno de Carvalho (não em particular o Diogre). Na minha modesta opinião ele é assim, como está escrito, por vezes impulsivo, por vezes extemporâneo... mas é o que é. Goste-se ou não. A opinião que estou a dar é pessoal, por isso conta 1 em 3 milhões... para mim o comunicado no FB depois de Guimarães foi uma coisa bem feita.
    Prefiro ter um presidente que se assuma assim (quiçá doente pelo Sporting) do que um presidente que ao nível da comunicação seja brilhante e que se venha a saber depois ser um valente filho da puta... (Zeinal Bava?). Mas como disse, eu sou eu e gosto assim. Com a agravante do presidente ter falado nos jogadores da equipa A e B, mas ter terminado o comunicado a dizer "não estivemos bem"...
    Algumas vezes acho que os sportinguistas (onde me incluo com todo o gosto e reconheço os tiques que aponto) somos demasiado picuinhas, implicativos e opiniosos... para dar um exemplo disto, há dias estava a ver um jogo, penso que da equipa B e reparei que o comentador não era o Carlos Dolbeth... pensei para os meus botões "Lá está... não era politicamente correto, foi afastado. Anda tudo a apregoar sportinguismo dos sete costados, mas este homem não é menos que nenhum outro". Em relação ao Carlos Dolbeth cheguei a ouvir coisas como, ele não ser digno de estar numa televisão como é a do Sporting... voltamos ao mesmo. Mais vale parecer que ser... Um sportinguista que ama o clube como o é esse homem é afastado porque é pouco polido... agora pergunto: SÓ HÁ UMA MANEIRA DE SER SPORTINGUISTA? É PRECISO SER SEMPRE POLIDO E CONTIDO, PARA APARENTAR BOM SENSO E PONDERAÇÃO? NÃO HAVERÁ GENTE DESCOMPENSADA NO SPORTING? HÁ SÓ UMA MANEIRA DE COMUNICAR? COM A CS QUE TEMOS HOJE EM DIA, SERÁ QUE HÁ COMUNICAÇÃO, OU PEGA-SE EM TUDO, SEJA DE QUE MANEIRA SEJA DITO?
    Em relação ao último comunicado, dou o braço a torcer, porque o presidente podia ter sido mais específico. Para mim ele não estava a falar para o treinador (mais uma vez opinião pessoal) porque disse "é preciso deixar as desculpas filosóficas e românticas e começar a ganhar". Ora bem, depois do jogo do Moreirense, o treinador diz "não vale a pena chorar, é ganhar com o Vizela". Onde há filosofia e romance nestas palavras?
    "Eu assumo as minhas responsabilidades mas os outros também têm de assumir as deles". Isto é para o treinador? A administração da SAD não tem mais pessoas? A estrutura do futebol não tem mais pessoas? O departamento de futebol não inclue jogadores? Porquê ser o comunicado só para o treinador?
    Diogre obrigado pela reflexão.
    SL
    Basco "O Leão"

    ResponderEliminar
  12. Excelente poste é triste é ver adeptos tomarem partido de um funcionario do clube em detrimento do presidente que salvou o clube de desaparecer do mapa , mas isso já nao se lembram com todo o bom português tem tendência em se esquecer tudo o que de bom se faz . Muito se tem falado (criticado) o malfadado comunicado mas se o presidente o fez por algum motivo o deve ter feito que se desconhece mas que o tiro lhe saiu pela culatra e esta a ser aproveitado para lhe denegrir a imagem que vinha tendo junto dos adeptos isso é inoquivoco , mas que o Marco nesta história toda nao é um santo tambem nao é ainda ontem se viu o que disse no final do jogo aquelas afirmaçoes nao foram por acaso e de meter agua na fervura .

    ResponderEliminar
  13. Sobre a parte extra desportiva concordo com o que foi escrito neste post, BdC esteve muito mal na comunicação, tem cometido alguns erros, mas todos os cometem, espero é que aprenda com eles e vá melhorando no futuro, mas Marco Silva não é nenhuma vitima e também tem errado, e espero que vá aprendendo também, é ainda um treinador jovem.

    Achei curioso(ou então não) também o Sporting não se ter pronunciado sobre as declarações vergonhosas de José Eduardo.

    Quanto às questões do plantel, concordo em certas parte com ambos(Filipe e Diogo), acho o nosso plantel se não for superior ao do Benfica, pelo menos é equiparável no entanto como o Diogo diz e bem, eles tem um treinador já à 6 anos(e um treinador top que para mim é o 3º melhor português atrás de Mourinho e Vitor Pereira) e ainda as arbitragens que já lhes ofereceram uns 12 pontos esta época.

    Espero que tanto Bruno de Carvalho como Marco Silva se portem como dois homens que são e tenham uma relação profissional séria pelo menos até final da época, para bem do Sporting, pois acima de tudo o bem estar do Sporting é o mais importante. Infelizmente não me acredito que depois do final da época Marco Silva continue.

    ResponderEliminar
  14. Jorge Alemao, a partir do momento em que os adeptos no facebook escolhem na pagina do Sporting, a contrataçao de Marco Silva como o melhor momento do ano está tudo dito...

    ResponderEliminar
  15. Subscrevo inteiramente o artigo. Contudo ainda falta, em desagravo do presidente, as declarações absolutamente "pacificadoras" do empresário do Querido Marco... O mesmo que lamenta o que se está a fazer passar os adeptos e clube. Enfim...

    Ruivox
    SL

    ResponderEliminar
  16. a minha opinião é a seguinte:
    -o BDC queria tudo menos ter ou criar algum conflito com o treinador.digo isto com a certeza absoluta de que o presidente do sporting gostaria imenso de poder dedicar mais tempo a outros assuntos da vida do sporting.
    -não posso concordar que o plantel tenha sido mal "escolhido".digo isto porque como todos sabemos que a "falta" de dinheiro no sporting para jogadores feitos de classe comprovada,ainda é uma realidade com a qual temos e teremos de viver.mas passa pela cabeça de alguem que a atual estrutura diretiva do sporting se pudesse não teria comprado 2 ou 3 jogadores que fizessem de facto a diferença?tomara o sporting ter essas condições e o 1º a trazer esses jogadores era mesmo o BDC.ele quer que o sporting ganhe titulos....tanto ou mais que qualquer 1 de nós.
    -seguindo o raciocinio anterior,mesmo não havendo o tal dinheiro para comprar os tais jogadores que sejam mais valias comprovadas,ficou ontem bem provado que o atual plantel do sporting vale muito mais do que aquilo que tem demonstrado.o presidente do sporting é que não culpa de certeza que o atual treinador do sporting não saiba ou não queira utilizar os recursos que tem á disposição,mesmo que para isso tenha de se socorrer dos jovens da B qua ainda ontem provaram(tobias,podence,gauld,esgaio,dramé etc) que são jovens é verdade mas de grande qualidade.por isso o treinador do sporting é o unico responsavel por não saber ou não querer usufruir dos recursos que tem é disposição...tomaram muitos.
    -em relação a "problemas" de comunicação que possam existir por parte do presidente do sporting,eles até podem existir...mas o fundamental é o que disse ontem o ex treinador do sporting Leonardo Jardim:o projeto que existe no sporting neste momento,é para ser levado á risca por todos...incluindo o treinador",pois se assim não for é bem provavel que apareçam "as tais dificuldades" de comunicação de que tanto acusam o presidente do sporting.
    Termino dizendo o seguinte,por algum motivo ou facto que desconhecemos,o presidente do sporting em reunião recente com o Marco Silva,mais não quis que saber ou perceber cara a cara,se o atual treinador do sporting se sente com capacidade para treinar um clube com a dimensão do sporting,e sobretudo se o atual treinador do sporting está de facto comprometido com o projeto do sporting,ou se terá de facto...outras intenções.qualquer presidente de um clube tenta saber isso quando sente que algo...não bate certo.

    Anibal1906

    ResponderEliminar
  17. 100% de acordo com a análise. As questões colocadas pelo Basco "O Leão", são as mesmas que me ocorreram durante este processo: fomos quase todos envenenados pelo poder da comunicação, comentadores e paineleiros mediáticos. No peso que nos toca a nível nacional, nem 10% defende o nosso presidente. É fácil perceber que os outros 90% são a soma dos adeptos rivais e sportinguistas envenenados - a onda de solidariedade com o treinador é, para os sportinguistas, a esperança de boas exibições e mais vitórias e é, para os rivais, a esperança de desentendimentos, queda do presidente em assembleia, humilhação do "presidente-sem-medo" e consequente relegação do "zebording" (é assim que nos tratam) ao lugarzinho de há 2 épocas e, como é óbvio, o treinador segue a sua vida noutro projecto. Se este obstáculo for ultrapassado com dignidade e bom senso, será mais uma vitória, não do presidente ou treinador, mas do Sporting Clube de Portugal!!! Feliz ano novo Sportinguistas!

    ResponderEliminar
  18. nada melhor para caracterizar o Sporting do que a musica do António Variações
    "SÓ ESTÁ BEM ONDE NÃO ESTÁ"

    ResponderEliminar
  19. José Eduardo e Eduardo Barroso são os eduardos mãos de tesoura do clube. Fazem pior do que os verdadeiros rivais.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo das 22.46, desde que pra si "estar bem" seja sinónimo de estar em 7º lugar ,endividado até pra lá do cabelo e com sentença de morte anunciada, acredito que sim caracteriza bem.

    ResponderEliminar
  21. Diogre

    Acreditas que Marco Silva tem condições para ficar no SCP a longo prazo?

    ResponderEliminar
  22. LR

    É óbvio que há um mal estar entre os dois, e que provavelmente nunca irão gostar um do outro ao nível pessoal. Esse é o primeiro ponto. Não sei se essa é efectivamente uma condição necessária para uma boa relação profissional nesta actividade, não tenho o mínimo de experiência no ramo. Tem de haver respeito isso sim, e neste momento nem isso parece haver. E fundamental também é haver o mínimo de solidariedade profissional, que também esta destruída neste ponto.

    Por isso o cenário não é famoso, não. Mas acredito que se ambos engolirem grandes sapos, conseguirão tolerar-se até ao final da época. Não considero isso impossível, neste momento. Depois, como sempre em futebol, tudo dependerá dos resultados. Se forem muito bons, as coisas podem-se resolver com a permanência ou uma saída airosa (tipo LJ), se forem maus é impossível que continue. Veremos o que acontece.

    SL

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!