Próximo Jogo

Próximo Jogo

20/12/2014

William Carvalho e o passe

Muito se tem criticado o nível exibicional de William Carvalho na presente época, quer no que diz respeito à sua influência no processo defensivo quer no que se refere ao impacto que tem em organização ofensiva, nomeadamente no capítulo do passe. Embora concorde com algumas críticas, considero que muitas delas são infundadas.

Tenho lido em muitos sítios que William Carvalho está muito pior no capítulo do passe quando comparado com a época anterior, que perde um maior número de bolas. 

Não sei ao certo quanto foi a percentagem de acerto no passe de William Carvalho na época passada, no entanto não me parece que os números abaixo apresentados sejam de um jogador que erre muitos passes, mesmo em jogos onde a equipa não está ao seu melhor nível, colectivamente, ou em jogos de uma maior exigência. 

Moreirense FC (c) -  89%
Chelsea FC (f) -  91%
FC Paços de Ferreira (c) -  88%
FC Porto (f) -  82%
Chelsea FC (c) - 93%
FC Porto (c) - 83%
SL Benfica (f) - 73%

Com excepção ao jogo na Luz, a percentagem de acerto no passe por parte de William Carvalho não pode ser considerado má, isto tendo em conta a capacidade pressionante do adversário à construção de jogo dos seus adversários. 

Mais importante que o número de passes errados ou acertados, parece-me ser o contexto em que sucedem. Posto isto, fui analisar os 8/9 passes que William Carvalho errou contra o Moreirense FC, dado que a seguir a esse mesmo jogo li várias críticas ao mesmo.  









Cada um que retire as suas conclusões.
Partilhar:

5 comentários:

  1. Foi o melhor médio do jogo passado , e eu estava lá , e só via gente a insultar o William e etc. Já entraram no estádio prontos para qualquer erro carregar sobre ele , enquanto o Adrien fazia uma exibição horrenda , mas também ouviu , no fundo toda a equipa foi desestabilizada com a presença do William. Nunca devia ter ido a jogo , mas isto era se tivéssemos treinador.

    ResponderEliminar
  2. quando a equipa no seu todo revela alguma falta de capacidade e qualidade nas desmarcações,a dificuldade que o william possa estar a revelar na percentagem e sobretudo na qualidade do passe tambem aumenta.basta que a equipa se tranquilize e que os processos de jogo sejam assumidos de forma natural e permanente para que o william passe a dar novamente á equipa a qualidade de passe que já demonstrou...e que voltará a demonstrar.

    Anibal1906

    ResponderEliminar
  3. Afrikaaner20/12/14 23:48

    Parece-me que o principal problema de William não tem sido o desacerto no passe. Esse desacerto existe, porém, e se fizerem a análise ao jogo no Bessa facilmente encontram problemas bem mais graves que estes do jogo contra o Moreirense.

    Mas o que preocupa mais é que parece que o William perdeu 2 velocidades e faz tudo de modo muito mais lento e agora, fruto dessa lentidão, quando complica já não tem a mesma capacidade de sair da "aflição" e quando antes era um farol de segurança, à frente da defesa, agora também contribui com uma boa dose de erros não forçados.

    Seja por motivos de ordem táctica (novo modelo, novas funções), seja por motivos de ordem física (chegou tarde e com claro excesso de peso, ao ponto de se notar ainda mais a lentidão que, de certo modo, lhe é intrínseca), arrisco dizer que o William já esteve presente em mais lances de risco defensivo, originados por erros seus, nestes primeiros meses de 2014/15 do que em toda a época anterior, mesmo que apenas analisemos os jogos do campeonato.

    SL

    ResponderEliminar
  4. E a maior parte dos que não falha, não será a atrasar para os centrais, passar para os laterais e Adrien, ou seja, passes faceis?

    ResponderEliminar
  5. Bom trabalho!
    Há malta que gosta de avaliar conforme a impressão que tem durante o jogo... isso é bom, mas é para as fotocopiadoras!
    Por mim falo, quero é mais posts assim, para abrir mais os olhos e ver as coisas de perspectivas a que não estou habituado. Os julgamentos que faça ficam mais enriquecidos.
    SL
    Basco "O leão"

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!