Próximo Jogo

Próximo Jogo

03/01/2015

Assim se ganha ao Estoril: breves notas


No geral temos de avaliar como positiva a exibição do Sporting CP, ainda que nem sempre tenham feito o que podiam e deviam para construir/criar situações de golo. Na 1.ª-parte, principalmente, foi visível  uma distância demasiado grande entre sectores e entre jogadores do mesmo sector, o que foi prejudicial para construir com qualidade e segurança. Na 2.ª-parte, com mais apoios, com mais proximidade (mais na fase da criação do que na construção) o futebol praticado teve mais qualidade. 

Abaixo alguns imagens dos lances mais importantes (os disponíveis em vídeos)












Para finalizar, algumas notas:
  • João Mário tem de ser sempre titular neste Sporting CP. Seja pela qualidade que oferece em zonas mais recuadas ou pela criatividade que dá na fase de criação é fundamental para a qualidade do futebol leonino que o médio seja sempre titular;
  • Não pode haver tantos momentos em que o portador da bola não tem linhas de passe próximas nem apoios frontais;
  • Com William Carvalho, João Mário, Nani, Carlos Mané, André Carrillo e Fredy Montero o jogo interior tem forçosamente de se tornar constante ao longo dos 90 minutos;
  • Nani é um génio. Ponto;
  • O Jefferson parece o David Beckham a cruzar;
  • Este sim é o André Carrillo que todos ansiamos por ver de forma mais regular. Que renove o contrato o mais brevemente possível.
Fecho fazendo votos para que em Braga a equipa esteja pelo menos a este nível. Se assim fôr, vai ser difícil sermos batidos, muito difícil mesmo.

Saudações Leoninas 
Partilhar:

23 comentários:

  1. Anónimo4/1/15 00:34

    Para o Adrien, nem à merda o manda... o que tem o bloguista contra o maestro? Devo dizer que as suas imagens e vídeos não me dizem nada... só enxertos de maus lances contra centenas de bons lances. Diga-me mesmo o que tem contra o rapaz.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo,

    Modere a linguagem, ou alguém moderará por si...

    ResponderEliminar
  3. Maus lances? Em 11 imagens, 7 são a elogiar, neste post especifico.

    E o Adrien não me merece nenhum destaque porque além do golo não fez nada de digno de registo.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo4/1/15 01:35

    Antes do inicio da epoca escreveu se aqui neste blog que tinha sido um grande erro nao ter ido buscar o Anderson (estoril) e o Candeias (2a liga alema).

    Gostava de saber se o autor do texto - nao me lembro quem foi - mantém a opiniao.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo4 de janeiro de 2015 às 01:35

    Fui eu. Não diria propriamente um grande erro. Mas sim, mantenho que teriam sido duas excelentes aquisições e que nos poderiam dar muito jeito. Não é por estarem no estoril e no colónia que eu vou pensar de outra forma. Ainda no jogo de hoje vi qualidades óbvias no Anderson e tenho lido que o Candeias se tem portado muito bem na II bundesliga. Convém não esquecer que falamos, ou falávamos de dois jogadores a custo-zero e ainda jovens.

    Mas o SCP tomou outras opções, o que é natural. Posso dizer-lhe que preferia claramente ter o candeias no plantel em vez do Capel ou do Heldon. Quanto ao Anderson, prefiro o Rosell, mas se calhar já o prefiro ao Fokobo como 3ª opção para a posição 6.

    SL

    ResponderEliminar
  6. Anónimo4/1/15 03:54

    Mauro Silva: Moderar a minha linguagem ou alguém moderará por mim? Mas o post foi aceite! Está a prometer-me alguma coisa?

    Honoris: Os maus lances de que falava eram os de posts mais antigos onde sistematicamente bate no Adrien, não vendo a qualidade que ele traz ao nosso futebol. Eu é que não entendo como é que não entendeu logo. Depois, dizer que ele não fez mais nada digno de registo é branquear a actuação do Homem do Jogo.. No entanto, já entendi que tem um recalcamento qualquer com este jogador. Ou o conhece e não gosta dele ou foi overcharged no restaurante dele. De outra forma não entendo mesmo o que tem contra o rapaz. Para além disso... eu podia fazer o mesmo que o Honoris faz, mas com outros jogadores, que é basicamente o reverso do que fazem os vídeos do Youtube que nos mostram os melhores momentos de um jogador: seleccionar, única e exclusivamente, maus lances e sentenciá-lo como flop.. Por isso, a não ser que me dê uma justificação plausível para isso, não entenderei nunca por que o faz.

    ResponderEliminar
  7. Excelente análise, tanto nos elogíos como, principalmente, nos reparos (lá porque se ganhou não se quer dizer que foi perfeito).

    Foi uma vitória sólida e muito justa. O jogo mais tranquilo, esta época, em Alvalade.
    João Mário mudou o jogo para melhor.

    A 3ª nota diz-me muito pois concordo totalmente com ela, acrescentando aí um nome que tem sido muito esquecido mas que sabe muito de futebol, André Martins.

    Só mais uma última nota: esta análise permite que não tenha que gastar tempor a escrever uma análise ao jogo no meu blog; não iria acrescentar nada.

    abraço e continuação de um excelente trabalho.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo4/1/15 14:01

    Quando alguém se acha tão omnisciente que passa a decidir a forma adequada de fazer um passe ou um remate só podemos estar perante o Cristiano Ronaldo ou o Mourinho. Ou então não passa dum frustrado...

    ResponderEliminar
  9. Cantinho do Morais

    Foi mesmo esquecimento não estar lá o nome de André Martins dado que é um jogador que aprecio muito.

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Anónimo das 14.01

    Mas eu alguma fez disse qual a forma adequada de fazer um passe? Não meta palavras na minha boca. O que eu disse foi que há remate e passes que não são a melhor são a melhor decisão em função do contexto em que o jogador se encontra.

    Vou lhe explicar como se fosse uma criança de 10 anos:

    Se o portador da bola tiver 1 ou 2 colegas em melhor situação para finalizar e optar rematar, tal não pode ser considerada a decisão que aproxima mais a equipa do sucesso, ou seja, do golo. E vice versa. Não condenei o Carrillo por ter rematado, apenas disse que se tem colocado a bola em Slimani, este ficava isolado na cara do guarda-redes. Entendeu ou quer um desenho?

    ResponderEliminar
  11. Anónimo4/1/15 14:40

    O Adrien foi uma nódua... vi alguma imprensa a elogiar o jogador... mas sinceramente o que fez de mal foi muito e sem necessidade nenhuma, em muitos dos lances nem pressionado estava... concordo que para além dos golos jogou muito mail... e o Adrien, temos que admitir este ano está muito irregular, falha muitos remates junto à área adversária de forma inexplicável, muitos passes falhados de forma displicente, pouca prudência em alguns lances a meio campo, onde tenta driblar e falha compromentendo todo o processo defensivo do Sporting... não é nem de sombras o Adrien do ano anterior... para pena de todos nós Sportinguistas... uma pena!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo4/1/15 14:49

    Em termos gerais temos de admitir que o nosso meio campo está muitos furos abaixo do ano passado, william, adrien e andré martins estão muito piores e muito irregulares... só o João Mário tem apresentado um desempenho muito melhor. Isto também explica alguns dos pontos perdidos pelo Sporting e o seu menor desempenho este ano no campeonato.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo4/1/15 14:56

    Ponto 1. Dispenso paternalismos.

    Ponto 2. A forma exasperada como responde à crítica denota, precisamente, a frustração que grassa por aí. Andar zangado com um mundo que não entende a sua omnisciência é um problema que infelizmente não lhe posso resolver.

    Ponto 3. Reitero, mais uma vez, o ridículo que se torna esmiuçar jogadas de futebol de alta competição alardeando o que deveria ter sido feito. Essa nem a espuma do Rui Santos se atrevia.

    Anónimo das 14.01

    ResponderEliminar
  14. Anónimo4/1/15 14:58

    Boa tarde, o que acharam do William neste jogo?

    Rafa

    ResponderEliminar
  15. Anónimo, (4 de janeiro de 2015 às 03:54),

    O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

    Está aqui por cima da caixa de comentários, mas compreendo que não lhe tenha apetecido ler. O seu comentário foi aceite, e o aviso foi feito. Não deixa de ser curioso que fale em exaspero e depois responda você como o faz desde o 1.º comentário que fez... Não preciso de lhe prometer nada, só preciso que se modere. É assim tão complicado?

    ResponderEliminar
  16. O William fez o que sabe fazer bem. Grandes passes, algumas recuperações de bola e uardar a bola para lançar o contra-ataque (excepto uma perdida de bola escandalosa...). No entanto fez o jogo todo a ritmo de passe e afastou-se de muitas jogadas deixando um corredor aberto para os adversários até aos defesas centrais (todos os jogadores que passavam a mais de 5 metros dele nem se mexia). O ano passado com o Adrien a jogar ao lado dele não se notava tanto esta debilidade, mas o Sporting sofre muito a jogar com o William sozinho a médio defensivo. Devido às suas qualidades gostava de o ver evoluir para médio ofensivo,como fez o Yaya Touré.

    ResponderEliminar
  17. Ponto de ordem, não realizei o primeiro comentário a que se refere, Mauro Silva. Os meus coments são às 14.01 e 14.56. Nesses, não vejo qualquer falta de moderação, pelo menos não da dimensão de quem se me propõe dar explicações como "a uma criança de 10 anos".

    Com isto, termino os meus comentários. Já vi que há quem lide mal com a crítica (não é consigo, caro Mauro).

    cmps

    ResponderEliminar
  18. Tarot Scapini,

    Um à-parte: espero que tenha percebido, então, o porquê da necessidade de assinar os comentáros (e porque já assinou este último comentário, parece-me que já percebeu). É que às tantas assume-se erroneamente comentários de outrém como da mesma pessoa.

    Não é por acaso que também por cima da caixa de comentários se lê que: Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!

    SL

    ResponderEliminar
  19. Aprecio muito as suas analises ao jogos honoris, mas no toca arbitragem( e aqui já é pelo chat, nao os posts) diz se imparcial para de imparcial não tem nada. Defende tudo do benfas e ataca do Sporting, talvez por ser sportinguistas e querer ser imparcial ao máximo cai nesse erro, mas comece a ter atenção a isso também. Um exemplo foi que andou dias a tentar justificar que o Enzo não merecia ter sido expulso contra o Moreirense quando é expulsão clarissima, e ontem andou não sei quanto tempo a teimar que Mauricio tinha que ser expulso, ao tentar ser imparcial não o é, fica contra o Sporting e a favor do Benfica, como este exemplo há muitos.

    Quanto ao jogo, a 1º parte não foi grande coisa, mas também não jogamos mal e até acho que mereciamos ir para o intervalo a ganhar pelo menos por 2-0, na 2º parte com a equipa a jogar mais junta houve momentos de futebol espetaculo xD

    Melhor em campo para mim Carrillo, seguido por Jefferson e Nani.

    ResponderEliminar
  20. Filipe

    Em 1º lugar, nem me conhece para saber quando eu falo a sério ou não sobre o que quer q seja.

    Em 2º lugar, nunca fiz nenhum post sobre arbitragem por isso não sei porque "gasta" o seu comentário todo a falar de decisões de arbitragem.

    Por ultimo, folgo em saber que não considerou o Adrien um dos 3 melhores em campo. Nisso estamos de acordo

    ResponderEliminar
  21. Honoris

    1- Pode ter a certeza que sei na maior parte das vezes em que está a falar a sério e nas que está a brincar, obvio que não sei a 100%, mas na maior parte das vezes sei, pois já o acompanho neste chat à muito(o que por si so também não quer dizer nada), por exemplo até posso estar errado no exemplo que dei, mas como este há centenas, você ao tentar ser imparcial ao máximo, não o é, sendo contra o seu próprio clube(e como você há muitos, sendo verdade que também há o contrário)

    2- Não fez nenhum post sobre arbitragem e ainda bem, falei nisso bastante no meu comentário pois é talvez a única critica que tenho para lhe fazer, pois nas suas analises aos jogos(quer do Sporting, quer dos outros, por exemplo no seu próprio blog por exemplo) concordo consigo quase a 100%

    3- Há que saber ver além do óbvio que tal como você sei de todas as "falhas" que Adrien tem, ontem não foi dos seus piores jogos, mas também não fez nada de extraordinário além dos golos.

    ResponderEliminar
  22. Honoris,
    Excelente análise, como sempre. Apenas um reparo (mas teria que rever o video para ter a certeza): no 2º lance que apresenta, creio que o Carrillo no momento do remate, está já em desequilíbrio (com o corpo inclinado para a esquerda) e "apanha" a bola como pode. E não sei se imediatamente antes estaria em condições de fazer o passe. Mas concordo que o passe, a ser possível, teria sido uma melhor opção.
    SL

    ResponderEliminar
  23. Koba

    Confirmo que o Carrillo já está em desequilíbrio. Não era um passe fácil, assim como aquele do JM para o Nani também não o era mas são jogadores com muita qualidade e capazes de os fazer

    SL

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!