Próximo Jogo

Próximo Jogo

13/01/2015

De Virgílio Lopes a João Couto

O mister João Couto está de regresso aos Juvenis (Juniores B) do Sporting Clube de Portugal, onde se sagrou Bicampeão do escalão (além de um outro título já ao serviço dos rivais SL Benfica), em substituição de Telmo Costa.

Recorde-se que, apesar dos 82 golos marcados e dos 7 golos sofridos (melhor ataque e melhor defesa de toda a prova), a equipa leonina ficou a 3 pontos do líder SL Benfica e a 1 ponto do 2.º classificado (Real SC) terminando assim oficialmente a época. 

José Lima (afastado do cargo de Treinador dos Juniores) e Telmo Costa (afastado do cargo de Treinador dos Juvenis) rumarão a Angola, para o CD 1.º de Agosto, incluídos no projecto da Academia Sporting de Viana, onde se juntarão a Bento Valente. Deste modo, os leões reforçam o seu contingente naquele País da diáspora portuguesa onde - recorde-se - o SL Benfica tem grande presença.

João Couto é indiscutivelmente uma excelente opção, embora o meu desacordo pela saída de Telmo Costa - como aliás por José Lima também -, treinadores com provas dadas na formação. Porventura, seria mais indicado substituir Pedro Venâncio por Telmo Costa no escalão de Iniciados. e, como referi antes, manter ou readmitir José Lima no escalão de Juniores - não descurando eventuais qualidades de Luís Boa Morte (que honestamente não consigo vislumbrar).

Como já referido antes, talvez não bastas vezes, a Formação leonina tem sido descurada de há sensivelmente uma década a esta parte - não financeiramente, mas a nível técnico e logístico - na profunda e cega crença que o investimento financeiro (a face tangível do planeamento formativo) era suficiente, per se, para manter sã aquela árvore. Pois eis que, e por a Formação ser sempre um projecto de médio/longo-prazo, só é hoje clara, notória e inequívoca a degradação dos tais moldes de uma Academia que ainda ontem viu um seu formando ganhar a 3.ª FIFA Ballon D'or. Bruno de Carvalho herdou uma bomba à espera de explodir...

Porém, a "contenção de estragos" e a nova política para a Formação (se é que existe, pois não é entendível) está longe de ser ideal, começando desde logo com a indigitação de Virgílio Lopes para a Direcção Geral da Formação, sem quaisquer pergaminhos, inatos ou empíricos, para guiar uma área para nós tão sensível como esta, e passando por um número inacreditável de contratações - mormente estrangeiros - para os vários escalões sem que se vislumbre um mínimo de qualidade condizente com a grandeza do Sporting Clube de Portugal.

Falta de organização, falta de desígnios, falta de objectivos, falta de competência em funções-chave; são estas, afinal, as maiores pechas de uma Academia que, pressinto, irá levar longos e penosos anos a reerguer-se - e oxalá me engane!

Este é um dos temas que gostaria de ver discutido na próxima Assembleia Geral, quanto mais exaustivamente melhor. Esclarecedoramente, e não assente nos subterfúgios que Bruno de Carvalho empregou da última vez que foi interpelado sobre este tema.

Post Scriptum: Para quem quiser ler mais sobre o assunto, recomendo o Artista do Dia (consultar aqui) e o A Norte de Alvalade (consultar aqui).
Partilhar:

5 comentários:

  1. Temos que ser verdadeiros e o Sporting apesar de não ter feito um apuramento excelente no que respeita aos Juniores B foi altamente prejudicado em várias arbitragens nomeadamente contra o Benfica e contra o Sacavenense o que bastava para ser apurado à vontade.

    ResponderEliminar
  2. Três (com o Norte e Artista) muito bons artigos para reflexão. Sem dúvida um dos temas que deve ser analisado mais seriamente no seio da família Sportinguista.

    ResponderEliminar
  3. Caro Mauro

    Escreve que Telmo Costa e José Lima irão para O 1º Agosto inseridos no projecto Academia Sporting de Viana. Não vi isso escrito em lado nenhum. A ideia que tenho é que vão para Angola trabalhar para o 1º de Agosto, mas sem qualquer vínculo com o Sporting Clube de Portugal. Não vão ser pagos pelo Sporting e não têm nada a ver com o Sporting. Aliás ouvi e vi uma entrevista a Virgílio Lopes na Sporting TV em que este afirma que Telmo Costa sempre foi competente e leal ao Sporting e como tal não lhe podia "cortar as pernas" tendo em conta o que iria ganhar em Angola. Tendo sublinhado que por ventura no futuro teria uma posta aberta no Sporting. Isto é diferente se tudo o que tem sido dito de irem ao serviço do Sporting. SL

    ResponderEliminar
  4. Anónimo,

    Como deve ter percebido, eu também não afirmei em parte alguma que Telmo Costa e José Lima iriam para Angola sob vínculo do Sporting CP (aliás, nem tal coisa fazia sentido). Porventura ter-me-ei equivocado entre a Academia Sporting de Viana e o CD 1.º de Agosto, só isso. De resto, também não é esse o ponto cental do post e, na minha perspectiva, não é assim tão relevante, sequer...

    Telmo Costa e José Lima (como também Bento Valente) com certeza terão relação estreita com o Sporting CP, no sentido de sinalizar Alvalade para o caso de um ou outro jogador acima da média que por lá detectem.

    Reafirmo e sublinho: em parte alguma afirmo que vão ao serviço do Sporting CP, salvo o equívoco acima referido...

    ResponderEliminar
  5. Mauro, obrigado pelo esclarecimento. SL

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!