15/02/2015

Paciência esgotada

Custa-me dizer isto, mas começa a ser difícil imaginar o futuro do Sporting CP com Marco Silva no comando técnico, e a culpa é maioritariamente do próprio. Todos sabemos da dificuldade que era "pegar" neste Sporting CP, mas isso não justifica nem metade do que se está a passar. 

Os sinais de evolução que a equipa apresentava esfumaram-se por completo, e neste momento estamos bem perto do futebol (já lá chegámos?) mais pobre, praticado na época passada com Leonardo Jardim

A nível ofensivo, o que o Sporting CP tem feito nos últimos jogo chega a ser constrangedor de ver. Disse isto no último post, e continuo a dizê-lo: 
É-me de difícil compreensão perceber como é que um treinador que tem ao seu dispôr jogadores como William Carvalho, André Martins, João Mário, Nani, Fredy Montero, André Carrillo ou Wallyson Mallmann e Ryan Gauld consegue apresentar um futebol ofensivo sem praticamente nenhum jogo interior.
Hoje foram apenas mais 90 minutos em que foi possível comprovar na perfeição a mediocridade que é o futebol do Sporting CP.  

Não há ideias para atacar com qualidade. Não há dinâmica, não há mobilidade nem paciência para obrigar o adversário a desorganizar-se. A organização ofensiva deste Sporting CP resume-se a cruzar o maior numero de vezes que for possível, mas nem isso fazem bem, dado que na maior parte das situações estão em inferioridade numérica na área e os médios mal posicionados para as segundas bolas.

A equipa até entrou relativamente bem, a tentar controlar o jogo e a mostrar alguma facilidade em chegar com a bola controlada até perto da área adversária, mas rapidamente voltámos aos sucessivos cruzamentos sem qualquer nexo, e no que a isso diz respeito, a 2.ª-parte foi sem dúvida deplorável.

No entanto, e para meu grande espanto, Marco Silva considerou que o início de jogo foi o pior momento do Sporting CP no jogo. Bem, talvez assim (e só assim) se entenda porque é que tirou Montero e João Mário ao intervalo... 

Eu sinceramente não consigo entender como é que um treinador consegue tirar Fredy Montero ao intervalo, sabendo que é dos poucos jogadores que consegue fazer o Sporting CP jogar por dentro, sabendo que é dos poucos que ocupa com qualidade o espaço entre linhas. 

Para terminar, Ryan Gauld. O médio mais criativo, o que melhor pode jogar dentro do bloco adversário (e com isso aumentar a qualidade do jogo interior), continua na Equipa B. A pergunta que faço é a seguinte: Marco Silva é apenas teimoso ou é cego? 

A menos que muita coisa mude rapidamente, o Sporting CP irá terminar a época, não a lutar pelo 1.º ou 2.º lugar mas sim pelo 3.º. 

Suadações Leoninas
Partilhar:

17 comentários:

  1. Concordo com tudo.

    O MS é melhor que acorde de vez e que comece a pensar um raciocinar como deve ser. Se continuar assim até ao final da época, por mim é rua com ele.

    Cumps,
    RMSCP

    ResponderEliminar
  2. Treinas onde?

    ResponderEliminar
  3. Anónimo

    Sou apanha bolas apenas. Não treino

    ResponderEliminar
  4. Concordo em total .Marco silva ė muito teimoso .Nao se percebe este futebol que neste momento estamos a jogar.

    Nuno rocha

    ResponderEliminar
  5. Para o anonimo ė o Jorge ....acham mesmo que o jogo de ontem que jogadomos Alguma coisa??ja pensaram que Aquele tipo de futebol que nao passa do mesmo Centrar constantemente para a area nao da em nada??sporting nao ė isto ....MS com o tempo que tem ja podia ter Feito algo mais .SL

    NUNO ROCHA

    ResponderEliminar
  6. e seria pior se nas ultimas 9 jornadas os nossos "amigos" de preto não nos tivessem ajudado

    ResponderEliminar
  7. O Sporting joga como se o Slimani estivesse em campo. Isso, por si só, é um grande erro, visto que ele não está lá.

    Mas, pior que isso é sabermos que o Sporting/Marco Silva acredita (e utilizará) que a solução jogar para o Slimani (quando ele voltar), será sempre a melhor de todas.

    Serão precisos quantos anos para o Sporting voltar a ter, na mesma época, jogadores (todos juntos) com a qualidade de William, J. Mário, Nani, Gauld, Martins e Montero?

    Que desperdício... (cá estaremos para as consequências)

    ResponderEliminar
  8. fafense7615/2/15 15:34

    Concordo 100% com o que está escrito....

    ResponderEliminar
  9. Como disse ontem JJ falar é facil, treinar e estar lá dento é que custa...

    Franky Vercauteren.... volta Godinho estas perdoado

    ResponderEliminar
  10. Pedro Sarmento,

    Já acabou o reportório de lugares-comuns, ou ainda tem mais?

    ResponderEliminar
  11. É incrível a quantidade de treinadores que por aqui passam, mas será que se estão a candidatar a um lugar?Não será este o treinador que aqui à um ou dois meses atrás 85% a 90% dos adeptos o defendiam com unhas e dentes pondo em causa o próprio presidente? Jogos maus todas as equipas têm, mas o que realmente fez falta ao Sporting ontem foi um jogador como o Slimani, que joga dentro da área.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo,

    É incrível a quantidade de comentadores que por aqui passam sem ter as mínimas noções daquilo que escrevem. Não se trata de condenar Marco Silva, que é um bom treinador. E é precisamente por ser um bom treinador que se lhe reconhece capacidade para mais que "isto".

    Não se trata de defender alguém contra alguém - isso, é um nexo que só lhe cabe na cabeça a si.

    A desculpabilização que se faz: "falta o Slimani", "que culpa tem ele do Patrício", "e o Montero que não marca?", é fugir à questão. Um treinador nunca pode estar refém de um só modelo de jogo, nem de um quelaquer jogador, seja ele Slimani ou Cristiano Ronaldo.

    Faça um esforço por entender...

    ResponderEliminar
  13. Pedro Pinto15/2/15 17:47

    Esta análise devia centrar-se apenas no jogo de ontem, ao invés de começar a divagar sobre a pobreza do futebol do Sporting.

    Sim, a exibição foi péssima, típica de uma equipa que há uma semana, em 2 minutos se viu, se viu tanto tão próxima como tão longe do título. Reagiram mal, e jogaram mal contra o Belém (que, convenhamos, jogou para o empate).

    Marco Silva é um bom treinador, e de certeza que não pediu para o Rui Patrício rematar contra o Oliveira e dar assim um golo de bandeja. Há erros que ultrapassam o treinador, e este foi um deles. Tal como não pede para o Cédric cruzar para as bancadas, ou ao Nani para rematar em direcção à Casa Pia.

    Vamos ver a reacção em casa, e torcer para que se alcance o melhor lugar possível.

    ResponderEliminar
  14. Enquanto acharmos que temos mesmo boa equipa e plantel para lutar o elo título, nenhum treinador servirá! Do meio-campo para a frente só William era titular de caras no SLB e FCP. Não refiro Nani porque o Nani pós - lesão é muito curto. Continuo a achar uma aberração contratar um treinador por 4 anos e ele não ter palavra na construção do plantel. Os negócios com o Nelson Almeida continuam...

    ResponderEliminar
  15. A análise não se centra apenas no jogo de ontem porque o Sporting já joga assim há vários jogos. O texto não se centra nos resultados mas sim nos processos. Contra a Academica por exemplo, ganhamos mas o futebol praticado foi de uma pobreza enorme.

    Eu fui um dos que sempre defendi o Marco, das criticas que na minha opinião eram injustas. E como digo no texto, a equipa parecia evoluir no bom caminho, por isso merecia os meus elogios.

    Por ultimo, para julgar o trabalho de um treinador tenho de ser treinador é? Para julgarmos o trabalho do governo temos de ser políticos? Para avaliarmos se um professor é competente no que faz temos de ser nós também professores? Por amor de Deus. Se não concordam com algo, argumentem. Dizer que não se pode criticar este ou aquele só porque sim, é ridículo.

    ResponderEliminar
  16. Eu nao estou por dentro como a maioria mais se em alguns casos concordo com o post, noutros ja nao.
    Nao acho que um plantel deva ser feito pelo presidente e pelo director tecnico, mais sim pelo treinador e a sua staff, e aprovado pela direcção, que sabemos que nao foi bem assim.
    Ja do futebol estamos mesmo a jogar mal e nao se nota mais nada a nao ser ceuzamentos mal feitos e sem ideias.
    Nao acho que deva sair o treinador, mais que tem que mudar isso tem, e acho que jogadores com Gauld e Wallyson ja deveriam estar mesmo na A. E se nao estao acho que a culpa é so de MS.

    ResponderEliminar
  17. Como tenho dito, isto com um pl completo poderia ser outra coisa.
    Agora andar a insistir num modelo com varios cruzamentos quando montero raramente está na area, ou insistir num modelo de posse e jogo interior com Slimani não terá muito a sua logica.

    Andar a jogar com o afilhado Adrien 90 sob 90 minutos também nao tem grande logica.

    Eu gostava que se o Cedric lê o blog, de lhe perguntar se ele vê mesmo os seus jogos ou anda a pedir salários acima do teto só porque sim ?

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!