Próximo Jogo

Próximo Jogo

04/02/2015

Razia!


Por problemas decorrentes da falta de planeamento no início da época, relativamente à constituição dos plantéis profissionais do Sporting Clube de Portugal, foram colocados vários jogadores neste Mercado de Transferências de Inverno. Dos empréstimos oficializados no início da época, o médio Zezinho e o avançado Diego Rubio retornaram para integrar a Equipa B leonina, de onde agora saíram Fabrice Fokobo, Filipe Chaby, Iuri Medeiros, Jorge Santos "Gazela", Lewis Enoh, Mama Baldé, Ricardo Esgaio, Rúben Ribeiro e Salim Cissé.

Wilson Manafá (cedido a título definitivo ao SC Beira-Mar) e Yan Zihao (rescisão por mútuo acordo) aumentam as contas para 11 jogadores saídos dos quadros da Equipa B - 12, se nos lembrarmos de Kikas, cedido no início da temporada.

A formação secundária dos leões iniciou a época em clara sobrelotação e, por isso, é apenas normal que agora se tenha decidido ajustar o número de jogadores daquele plantel para níveis mais razoáveis.
  • Bons ou maus empréstimos?
Nos casos de Zezinho e Wilson Eduardo, cedidos para o Chipre e Croácia, respectivamente, no início da temporada, o inêxito torna-se claro. O médio acabou por regressar à casa-mãe - após renegociar em baixa os seus honorários - e o avançado foi reemprestado, desta feita para a Holanda, ainda em busca de afirmação em território estrangeiro. Quem teve algum (relativo) sucesso foi o chileno Diego Rubio, quer na Roménia quer na Noruega (apesar da falta de qualidade genérica daqueles campeonatos), que agora regressa também à Equipa B do Sporting CP - onde já assinou 2 golos. Se olharmos aos restantes jogadores cedidos no defeso de Verão, rapidamente se constatará que, por vários motivos - lesões inclusive, apenas Zakaria Labyad estará a conseguir rentabilizar-se, no Campeonato de onde saiu para Portugal.

Das cedências de Janeiro, e no meu entender, apenas Ricardo Esgaio, Filipe Chaby, Iuri Medeiros e, eventualmente, Simeon Slavchev poderão acalentar algumas esperanças leoninas quanto ao futuro. Não esquecendo todos os restantes supracitados, dá-me a sensação que foram emprestados mais numa lógica de emagrecimento que propriamente para poderem evoluir, competitiva e qualitativamente.

Contas feitas, a única e verdadeira alteração foi a saída de Maurício e a entrada de Ewerton.

Mas, ainda assim, repare-se que se emprestou/vendeu um central titular (esforçado, aguerrido, mas fraco, admita-se) para se contratar um outro central que só estará apto lá para inícios/meados de Março. Nos entretantos, há Paulo Oliveira e Tobias Figueiredo - naturais titulares - e Naby Sarr, cuja hipótese de saída, também por empréstimo, não se confirmou. Não parece demasiado curto (ainda que haja Nuno Reis para qualquer eventualidade)?

Post Scriptum: Acabei por me esquecer de Ramy Rabia, jogador que pode actuar a central ou a trinco. De qualquer forma, não me parece que Marco Silva conte com este jogador, pelo menos no imedeiato.
  • Nota: Paulo Leitão regressou ao Sporting Clube de Portugal, para as funções de coordenador técnico da formação leonina. Depois de João Couto, este é o 2.º regresso ao Clube, depois de terem sido enviados numa aventura arábica. Trazem com eles a qualidade e o currículos que se lhes conhece e que, esperamos, possa ser bem empregue na melhoria dos corpos técnicos da Academia leonina. Pouco a pouco, voltaremos ao caminho que é nosso...
Partilhar:

3 comentários:

  1. O emprestimo do Willian Carvalho quando foi feito também ninguém dava nada por ele e depois.... Pode ser que para o ano existam mais surpresas dessas :D

    ResponderEliminar
  2. Anónimo5/2/15 20:09

    Agora que o Yan Zihao se foi embora , vão se acabar o charters da china
    obrigado post bastante informativo. Era importante dar rumo a alguns miúdos ,mais tarde voltarão mais fortes e com mais experiência e tenho a certeza que ainda darão muito ao Sporting
    Rui Migs

    ResponderEliminar
  3. Boas notícias essas últimas. Aproveito para vos questionar sobre joao de Deus, eu acho uma escolha miseravel (sim e o termo), o que vi do Gil Vicente é horrível demais para merecer Formar jovens jogadores.

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!