Próximo Jogo

Próximo Jogo

16/02/2015

Sem título?


Devo confessar que, até mais que o empate em Alvalade frente ao SL Benfica, o empate deste fim-de-semana no Restelo me deixou animicamente de rastos. Depois de todos os acontecimentos da semana que antecedeu o jogo, só seria admissível a vitória, desse por onde desse...

É verdade que o Sporting Clube de Portugal não perde há 12 jogos consecutivos para a Liga NOS, mas também é verdade que em 21 jogos contamos 8 empates e 1 derrota; sãoo demasiados pontos perdidos, 19. Até agora, amiúde, as críticas que tenho feito a Marco Silva sustentavam-se essencialmente nos processos e dinâmicas defensivas - o que foi melhorando à medida que a época ia decorrendo, para que muito contribuiu a progressiva subida de forma de William Carvalho e a entrada de Tobias Figueiredo para o eixo da defesa. Só um critério completamente desadequado poderia consagrar que Maurício e Naby Sarr - os titulares no início da época - poderiam ser melhores ou estar melhor preparados que a actual dupla de centrais, mas o treinador assim o decidiu (e, recorde-se, só foi mudando quase por obrigação face aos constantes erros de Naby Sarr e à recente saída de Maurício).

Por estes dias insiste-se no jogo exterior. Posso compreender até que, contra equipas demasiado fechadas, aquele tipo de jogo seja o mais fácil. Mas é tão fácil optar por fazê-lo como se torna previsível para os adversários e, por consequência, mais fácil de anular. Se levarmos em conta que, jogando Fredy Montero, se faz precisamente o mesmo como se estivesse Islam Slimani em campo facilmente se percebe a incoerência no nosso futebol. O futebol exterior é necessário, q.b., mas deve ser uma de várias soluções e não a única. Não é este tipo de jogo que distingue a qualidade das equipas...

À medida que o Sporting CP foi melhorando defensivamente ia piorando ofensivamente. Mesmo estando há 22 jogos consecutivos a marcar pelo menos 1 golo por jogo - não se confunda eficácia com eficiência - é claro e notório que a equipa procura, hoje, menos soluções que num passado relativamente recente, e está perigosamente mais perto daquele "futebolzinho" de fim da época transacta, sob a orientação de Leonardo Jardim. Não consigo entender nem aceitar isto. Uma equipa que conta com Jefferson, Cédric Soares, William Carvalho, João Mário, Adrien Silva, Nani, André Carrillo e Fredy Montero (já nem falo em eventuais opções de escolha individual) tem qualidade para mais que isto e deve fazer mais que o que tem feito. E não estou a falar de resultados, positivos ou negativos; falo da qualidade do futebol praticado!

Marco Silva não tem culpa que Fredy Montero falhe golos isolado ou que Rui Patrício desate a chutar contra os próprios colegas, mas tem culpa da (não) produção da equipa, quer em quantidade quer em qualidade. Justificar isto com erros individuais é estar na horta e não ver as  couves, passe a expressão... Lembram-se de quantas reais oportunidades tivemos em Belém? Duas: o remate de Fredy Montero, isolado, e um cabeceamento de William Carvalho após cruzamento de Jefferson. Ambas na 1.ª-parte em que o treinador refere termos entrado mal. Teremos entrado melhor na 2.º-parte, já sem João Mário e Fredy Montero, porventura?

Marco Silva sabe bem mais que isto. Que o demonstre, e se deixe de desculpabilizações bacocas. E que os adeptos ultrapassem a defesa intransigente de um treinador carismático e abandonem o acriticismo conveniente. Marco Silva tem que entender onde está, tem jogadores e equipa para fazer mais e melhor (sim, mesmo que não tenha tido influência na construção do plantel). Não se trata de condenar o treinador, trata-se de perceber que Marco Silva é mais que isto, e daí a desilusão crescente.

Quinta-feira e Domingo temos dois jogos importantíssimos para o que resta da época. Oxalá saiamos por cima deste desafio e que possamos ainda lutar pelo 2.º lugar. E a Taça de Portugal é para ganhar. Temos equipa para isso!
Partilhar:

7 comentários:

  1. já se sabe que os resultados escondem muitas vezes a realidade.se tivessemos ganho ao benfas e ao belém,e se o benfas não tivesse tido até agora 12 pontos oferecidos pela arbitragem que insiste em levar ao colo esta equipa,tenho quase a certeza que não estariamos agora a passar novamente um periodo cheio de descrença e sobretudo com muitas duvidas acerca do futebol da nossa equipa principal.contudo e apesar de ser verdade tudo aquilo que disse,sobretudo o facto de o benfas ter 12 pontos a mais do que deveria ter,o que nos colocaria pontualmente acima deste clube ou pelo menos com os mesmos pontos,não posso deixar de pensar que em vários jogos,o nosso treinador insiste sistemáticamente nos mesmos equivocos e que estão a custar caro ao sporting.insistir em jogar com Montero a pl,é queimar o Montero.nunca na vida dele Montero foi ou será um PL tipico muito menos para o tipo de futebol que praticamos.está também a queimar o joão mario na minha opinião.mas desde quando é que o joão mário tem caracteristicas de 2ºpl???e que dizer do facto de jogarmos sempre com o jogador em pior forma no sporting,o Adrien...pk motivo tem de jogar sempre?pk motivo jogar sistemáticamente num 4-3-3 que qualquer equipa que nos defronte nos "elimina" a cagar???será que o Marco não sabe para mais????deixo a questão.

    Anibal1906

    ResponderEliminar
  2. Eu continuo a acreditar que Marco Silva tem qualidade como treinador, o que me deixa mais estupefacto perante tanto disparate que tem feito e em face do cada vez mais pobre futebol que a equipa exibe cada jogo que passa.

    Andará a fazer de propósito, como disse J. Eduardo?

    Foi a escolha dos centrais (a insistência no Sarr então foi ridicula), é o Adrien (é sempre titular e penso que foi substituido apenas uma vez), é a resistência em chamar Gauld à equipa, foi esta dupla substituição ridicula ao intervalo do jogo com o Belenenses, foi a forma como geriu as substituições após o 1-0 no jogo com o Benfica,
    é este futebol horroroso que a equipa apresenta, é a quantidade enorme de jogos em que perdemos pontos depois dos 90 minutos, são as dezenas de cruzamentos para a área, são as dezenas de cantos de que beneficiamos sem criarmos sequer perigo...

    Por outro lado, e se nos mantemos no terceiro lugar, tal deve-se a um sem número de jogos também em que conseguimos ganhar ou empatar depois dos 90 minutos ou muito perto disso. Ou seja, com muita sorte.
    Arouca, Moreirense, Braga, Belenenses são alguns dos que me lembro.

    Eu sei que foi mera coincidência, mas mal ouvi BdC na TV a anunciar o fim do black-out, tive logo o "feeling" de que as coisas iam descambar...

    No próximo jogo, com o Wolfsburg, só peço que o SCP não se deixe humilhar, mas sei que só por milagre não seremos goleados.

    Digo sinceramente que não estava nada à espera de ver este filme este ano

    Jarvalho

    ResponderEliminar
  3. Acho incrivel como é que se pode pensar sequer na historia do ms querer enterrar o scp. Se a bola do jardel fosse ao poste ja nao queria nao?

    Concordo inteiramente com a preocupação já aqui demonstrada do jogo do scp estar a cair a olhos vistos, mas como tb já disse (e acho que voces tambem) o ms parece-me a tentar arriscar menos (com o rio ave ganhamos, até procuramos jogo interior etc mas o jogo esteve dividido até aos 90). Quanto a belem vou acreditar que foi um resquicio da ultima jornada, nao devia ter acontecido.

    a questão do plantel do scp tb me parece pesar, temos ja mais jogos que na epoca passada toda, isso e fundamental. e opções? Cedric (que nem adoro) nao tem concorrente, os centrais e o que se sabe, na esquerda tudo certo. William sem concorrencia, joao mario a fazer 1a epoca a este nível, carrilho e nani (e mane va...) a leguas do resto (capel, heldon...) e na frente estamos longe de ter um jackson ou um jonas.

    Posto isto, acredito no MS e na sua competencia. A epoca para mim está a ser melhor que a epoca passada e num contexto muito mais exigente. Esperemos que para o ano a coisa embale de inicio (andamos a jogar sem centrais e sem william durante sei la quanto tempo, o jefferson demorou a atingir o melhor nível...)

    SL

    ResponderEliminar
  4. Mais um excelente post para não variar deste blogue.

    MS é inexperiente e teimoso ao mesmo tempo.

    Neste momento não temos jogo interior nenhum , e este choro pelo Slimani é mesmo o assumir que não sabemos jogar pelo corredor central , e esta forma mais fácil(flanqueamentos+Slimani) dá-nos jeito porque não jogamos nada.

    Num simples exercício podemos dizer que o meio campo do Sporting não dá profundidade e o avançado com quem jogamos também não , logo somos facilmente anuláveis até com marcações individuais visto que o meio campo do SCP não tem mudança de velocidade , verticalidade , criatividade(a que devia ter).

    A nível de opções técnicas , existem 3 jogadores que teem de entrar : Gauld , Rabia , Mallmann.

    O Adrien joga pela rotação e agressividade na reação embora eu ache que não é assim tão efetivo , MS tem medo de colocar o JM que não é um médio com esse nervo de jogo , mas também tem um problema de não dar profundidade e explosão pelo centro pelas suas caracteristicas naturais , é um jogador de grande qualidade mas pouco nervoso , e talvez no futuro próximo tenha de regressar à origem como número 6, se não conseguir ser o numero 8 que precisamos.

    Adrien é um jogador tecnicamente banal (quem o viu e quem o ve), que pouco acrescenta a nível ofensivo a equipa.

    Na taça da liga no Restelo tecnicamente fizemos os melhores 30min esta época , com Gauld e Mallmann a meio campo.

    Este emperro é o mesmo que aconteceu com Tobias , vai ter de acontecer um terramoto para estes terem o seu espaço , mesmo sendo óbvio.Nunca o banco do Sporting seria assim tão pobre, se tivesse lá estas 3 opções , que emperram o crescimento de jogadores como Geraldes e Palhinha.

    Repito nem os adeptos do Sporting nem o mister podem ter a tentação de avaliar negativamente estes jogadores pelo rendimento que apresentam na B.

    Espero que o Sporting contrate na próxima época um lateral direito e um ponta de lança matador e deixe-se de comprar avançados às peças , vendendo Slimani temos condições para isso.

    ResponderEliminar
  5. Que imprudência? Para o jogo com o Wolfsburgo vamos apenas com um 6 o titular Oriol, podia ser incluído o Rabia ao invés do André Geraldes, que pode até ser lateral alternativo mas efectivamente o 6 trinco em caso de vermelho do titular ou reforço defensivo em vantagem.

    SL

    ResponderEliminar
  6. Como é que o Benfica tem mais 12 pontos?

    ResponderEliminar
  7. Mais 12 pontos dos que deveria ter por influência das arbitragens...
    SL

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!