Próximo Jogo

Próximo Jogo

24/02/2015

Sporting vs Wolfsburgo: Remontada ou o fim anunciado?

Quinta-Feira voltam as noites europeias a Alvalade. A eliminação é o cenário mais provável mas no futebol tudo pode acontecer, e em Alvalade já se assistiram a verdadeiros milagres em situações do género. Mais interessante do que abordar o que será o Sporting CP colectivamente falando, parece-me ser a escolha do 11 inicial - isto porque em pouco dias não se pode esperar um Sporting CP muito diferente do ponto de vista colectivo, mas a inclusão de um ou mais jogadores em detrimento de outros pode provocar alterações significativas. 

Posto isto, lanço neste post uma discussão sobre qual o 11 inicial que deverá ser opção para a 2.ª-Mão dos 16-avos-de-Final da UEFA Europa League. Tendo em conta que Rui Patrício, Paulo Oliveira, Tobias Figueiredo, Jefferson, William Carvalho, João Mário e Nani são praticamente certezas no 11, quais serão os restantes? 

  • As opções

    • CédricSoares/Miguel Lopes
      Não morro de amores por nenhum dos 2, principalmente pelo que (não) oferecem à equipa em organização ofensiva. Para este jogo, escolheria Miguel Lopes por ser mais forte que Cédric Soares nos lances de bola parada e por, de vez em quando, procurar outras soluções que não sejam o cruzamento sem critério.

    • André Martins/AdrienSilva/RyanGauld
      Relativamente ao ultimo elemento do trio do meio-campo, a minha escolhia recairia em Ryan Gauld. É preciso critério com bola, é preciso qualidade técnica e inteligência para criar situações de finalização, por isso nada melhor do que o criativo escocês. Caso jogue André Martins também me parece ser uma boa opção. Adrien Silva nem pensar.

    • Carlos Mané/André Carrillo
      Jogadores diferentes que oferecem coisas diferentes. Com André Carrillo na ala garantimos mais verticalidade e imprevisibilidade no processo ofensivo. Se jogar Carlos Mané certamente que o espaço entre-linhas no corredor central será melhor ocupado. A minha escolhia seria Carlos Mané pelo já referido.

    • Junya Tanaka/Fredy Montero                                                                                     Sem dúvida, Fredy Montero. Não me parece que o japonês seja melhor que Fredy Montero em algum momento do jogo pelo que a minha escolha seria o colombiano. Caso a escolha fosse entre Fredy Montero e Islam Slimani, talvez ficasse na dúvida, dado o contexto actual, ou seja, o  futebol praticado pelo Sporting CP...
E para vocês sportinguistas, qual seria o melhor 11 inicial e a respectiva justificação?
Partilhar:

8 comentários:

  1. Acostista24/2/15 21:58

    É esse o 11 preferido.
    Mas vai jogar o Adrien, o Cedric e o Carrillo.
    Temos 10% de hipóteses,com um jogo de grande nível, teremos 50%.
    SL

    ResponderEliminar
  2. Apenas discordo da escolha do Montero, não por motivos tácticos, mas sobretudo porque considero esta eliminatória praticamente perdida, e tratando-se dum jogador algo frágil fisicamente, penso que deveria ser poupado para o clássico de Domingo.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Tentava poupar ao máximo jogadores para o Dragão.
    O 11 seria:
    Patrício
    Lopes; Tobias; Oliveira; Jonathan
    Rossel
    Gauld; Martins
    Mané; Nani
    Tanaka

    Poupar: Cédric, Jefferson, Carrillo, Adrien (acho que vai dar jeito do Dragão), William e Montero;

    Motivar: Nani e trio do meio-campo

    Rotinas e tempo de jogo: aos centrais e Jonathan

    Só para perceber que não joga mesmo nada: Miguel Lopes

    ResponderEliminar
  4. Rui Patrício
    Cédric
    Paulo Oliveira
    Tobias
    Jonathan
    William
    João Mário
    Ryan Gauld
    Carrillo
    Mané
    Tanaka

    ResponderEliminar
  5. Discordo do uso de Mane em detrimento de Carrillo pois falta fome de bola ao miúdo, esconde se do jogo durante alguns periodos (excepção para cruzamentos a area), consequência também da atitude pouco defensiva de descer com o lateral opositor a imagem de Nani. Ao longo do jogo torna se previsível, pois quase sempre quando recebe e faz logo passe rápido ao colega mais próximo, e quando decide ir ao drible é quase sempre para o meio e raríssimas na vertical, nao sendo má opção é preciso ler antes o posicionamento dos colegas junto com o espaço vazio deixado pelo adversário para ser efectivo. Nestes capítulos o Carrillo esta mais avançado pecando ainda na precisão do passe curto.

    Para recuperar de um 2 0 dos alemães é necessário um risco na abordagem ofensiva. Devido até ao mau desempenho contra os alemães tiraria o Adrien e punha o Gauld a 10 pela capacidade que este tem de romper com a bola verticalmente (pois deu para reparar que eles jogaram com 2 trincos em linha) e pedir lhe uma abordagem defensiva como a do jogo da taça contra o Guimarães.

    SL

    ResponderEliminar
  6. Infelizmente temos mais um caso a portas de 2 dos jogos mais importantes desta época. O Jefferson não joga!

    Sendo assim o meu 11 seria:

    GR- Rui Patrício
    LD- Cédric
    LE- Jonathan Silva
    DC- P.Oliveira
    DC- Tobias Figueiredo
    MC- W. Carvalho
    MC Adrien Silva
    MC- J. Mário
    ME- Nani
    MD- Carillo
    Av- Montero

    No banco: Boeck, M. Lopes, Sarr, Ryan Gauld, Mané, Tanaka e Slimani para o que der e vier.

    Temos de ter os jogadores fundamentais em forma: Patrício, W. Carvalho, Nani, Carillo e Montero

    Eu acredito!

    Jackson

    ResponderEliminar
  7. Dado os novos desenvolvimentos alterava unicamente o jefferson pelos motivos óbvios, agora vejo aqui muitos a colocarem em causa Adrien , na minha opinião sem qualquer sentido, e carrillo , julgo serm de longe as melhores opções para este jogo, termino com o ficar decepcionado com sportinguistas que julgam a eliminatória perdida , enfim, Sporting sempre

    ResponderEliminar
  8. Eu também prefiro no momento Miguel Lopes a Cedric e acho que Adrien devia ir para o banco uns tempos.
    Penso também que Montero devia descansar para o embate no Dragão.
    E gostava muito de ver Gauld de início.
    Optava por Mané, que me parece agora mais forte, que mais não fora para Carrillo descansar.
    Quem não joga mesmo é o Jefferson e, segundo li agora em rodapé na SIC N, Slimani foi convocado.
    E sim, a eliminatória está mais que perdida.

    Jarvalho.

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!