Próximo Jogo

Próximo Jogo

02/03/2015

E é isto...


Ao fim de 7 meses de trabalho, a organização defensiva do Sporting CP praticamente não existe e a organização ofensiva voltou a resumir-se a cruzamentos sem qualquer critério. Ontem, no Estádio do Dragão, mais uma demonstração do péssimo futebol (?) que o Sporting CP pratica neste momento. 

Verdade seja dita - e concordando com Marco Silva neste aspecto - os primeiros 30 minutos não faziam antever um jogo tão mau por parte do Sporting CP. Foi um período em que até conseguimos construir mas, infelizmente, tivemos jogadores (principalmente Adrien Silva) que nunca conseguiram dar seguimento às jogadas. Como esta, por exemplo: 


Após esses 30 minutos iniciais, rapidamente nos fomos apercebendo o que o jogo ia ser, e na 2.ª-parte tivemos a confirmação. Os erros sucediam-se, uns atrás dos outros. A incapacidade para criar qualquer situação de finalização era visível, e defensivamente os erros eram de equipa amadora, tanto os individuais como os colectivos (?). Alguns exemplos: 


É incrível como é que ao fim de 7 meses de trabalho, a linha defensiva não consegue apresentar nenhum comportamento de qualidade. Não conseguem controlar a profundidade, não conseguem controlar a largura, não conseguem manter as distância entre si. Mais exemplos: 




E é isto... Marco Silva, que no início da época e nos primeiros meses mereceu os meus elogios, não na parte defensiva mas nas ideias ofensivas que tentava impôr, neste momento não merece mais do que duras críticas ao péssimo trabalho que está a desenvolver. Desde erros na escolha do 11 e/ou de suplentes até aos comportamentos colectivos, o trabalho de Marco Silva tem vindo a piorar de jogo para jogo. Parece de facto haver uma regressão qualitativa dos comportamentos colectivos.

O que vos parece, Sportinguistas

Um abraço e Saudações Leoninas
Partilhar:

32 comentários:

  1. Anónimo2/3/15 15:52

    O treinador é fraco. E se não é fraco gosta de ser teimoso.

    Quem disse ao Cedric que ele é jogador de futebol enganou-o bem coitado.

    Se queremos um ponta de lança de jeito esses são caros. Jackson é de nível mundial, por exemplo. Pode ser que ainda neste século saia um bom da academia.

    AC1906

    ResponderEliminar
  2. Anónimo2/3/15 15:54

    Eu acho que estamos a criticar demais o Marco Silva.
    Aliás, este sempre foi o nosso problema como clube, queremos sempre ganhar a tudo e todos e nunca olhamos para a realidade.
    O Sporting não tem "cultura vencedora", não ganha um titulo em muito tempo e isso sente-se na "alma".
    É preciso dar tempo ao tempo e não esqueçer que apenas há dois anos atrás, tivemos o pior ano de sempre.
    O Sporting é uma equipa em evolução e a evolução demora tempo.
    Sou fraco quando digo que só acredito que o Sporting possa ser objectivamente, candidato ao titulo no ultimo ano de mandato do BdC.
    Até lá é evoluir...

    O Marco Silva fez um trabalho fantastico no Estoril, e mesmo no Sporting, fez grandes e bons jogos.
    Continuo a dizer que o Marco tem um grande futuro como treinador.
    Agora, a verdade seja dita, o Sporting tem um plantel curto e tem não tem os "pesos pesados" do Porto ou mesmo Benfica, por melhor que os jogadores sejam.
    Neste momento só o William e o Joao Mario estão em grande forma.

    Sobre o jogo de ontem, o Porto foi muito superior, é um facto, tem muito melhor equipa, isso é outro facto, mas é de salientar que o Sporting teve um jogo muito complicado e de grande desgaste na ultima quinta, desgaste esse tanto a nivel fisico como a nivel mental, e isso viu-se bem no inumero passes falhados.
    Não vamos esquecer que, sem cansaço, ganhamos por 1-3 no Dragão e os eliminamos da Taça de Portugal.
    O jogo de ontem não espelhou a verdadeira qualidade do Sporting.

    Mas pronto, agora é lutar pelo 3º lugar e nao esqueçer que a pressão do Braga a apenas 1 ponto pode facilmente ser retificada, pois o Braga tem joga contra o Porto e Benfica nas proximas duas jornadas.
    Pode ficar a 7 pontos novamente.

    O mais importante é a Taça de Portugal, esse sim é de extrema importância pois é um titulo numa caminhada de evolução.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo2/3/15 16:08

    Estas análises depois de um jogo como o de ontem que falam dos últimos 7 meses esquecem o que de bom por exemplo havia sido conseguido 2 dias antes não me merecem grande consideração.

    ResponderEliminar
  4. Uncle P.2/3/15 16:15

    Anónimo acima, isso é porque você confunde a regra da excepção. Felizmente o Sporting Clube de Portugal não é o braguinha, para que se festejem excepções à regra...

    ResponderEliminar
  5. Eu continuo a dizer que MS merece fazer uma 2ª época no SCP, nem que seja para tirar as duvidas se ele consegue melhor ou não.

    De resto concordo contigo na analise.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo2/3/15 16:30

    Agradeçam ao Bruno de Carvalho deu o castigo ao homem que jogava na posição por onde passaram todos os golos. Fez melhor trabalho que qualquer adversário. Com uma gestão deste nivel, que não tem qualquer problema de colocar os seus interesses pessoais à frente da gestão desportiva, não porecisamos de inimigos. Nem de proposito...

    ResponderEliminar
  7. Uncle P.2/3/15 16:34

    Anónimo de cima, pois. Porque o Jefferson não erra nada. Nadinha! E o Ms é um Santo, e o Tobias não faz asneiras. Enfim...

    ResponderEliminar
  8. Uncle P.,

    Por acaso em relação ao castigo do Jefferson, eu sempre defendi algo diferente. Castigos a jogadores devem ser multas em dinheiro, que é onde lhes doi mais. Ser afastado da equipa apenas prejudica a equipa e não faz nada ao jogador, pois ele continua a receber o dele ao fim do mês e não se chateia muito.

    ResponderEliminar
  9. Uncle P.2/3/15 16:39

    Mike, por causa de ideologias como essa é que aqui há uns anos tiveste 3 jogadores curiosamente todos brasileiros a mandarem o treinador "tomar no cu".

    Há limites para tudo. E o todo temq ue estar sempre acima das partes, sejam as partes o que quer que sejam no Clube e seja qual fôr a importância que tenham...

    ResponderEliminar
  10. Anónimo2/3/15 16:48

    Um absurdo! Este post é um absurdo! Eu até comentava mas isto não tem ponta por onde se lhe pegue!

    SL

    ResponderEliminar
  11. Anónimo das 16:48,

    Ainda bem que conseguiu elevar o absurdo à exponência. Eu até lhe respondia mas isot não tem p.... nah, simplesmente não me apetece! ;)

    ResponderEliminar
  12. Anónimo2/3/15 16:52

    Uncle P, eu quando marchava na tropa de passo trocado diziam-me: "só tu é que estás bem!". Assim vejo estas guerras protagonizadas pelo Presidente.

    ResponderEliminar
  13. Uncle P.2/3/15 16:57

    Anónimo de cima, quem era o capitão do regimento? Não me diga que era aquele que disse que "venho para elevar o futebol" depois de um certo presidente de orelhas grandes o chamar de aldrabão pela segunda vez...

    O presidente comete erros, pois comete, mas este (do Jeff) não é um deles. Tente agigantar-se ao seu patrão e depois diga-me que consequências tirou dessa ousadia...

    ResponderEliminar
  14. Anónimo2/3/15 17:09

    Uncle P, continuando numa toada "melitarista" o general atirou no seu soldado quando o regimento se encontrava cercado e em minoria. Como alguém já disse bastava lhe retirarem o pré. E se Jefferson comete erros? Comete, mas não comete 3 iguais num jogo e pelo menos atacava não deixava montarem acampamento no seu chão.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo2/3/15 17:14

    Ninguém parece focar-se na ideia final do post:

    "Desde erros na escolha do 11 e/ou de suplentes até aos comportamentos colectivos, o trabalho de Marco Silva tem vindo a piorar de jogo para jogo. Parece de facto haver uma regressão qualitativa dos comportamentos colectivos."

    O facto de termos regredido é prova da incompetência do treinador. Vejam os jogos do Benfica e do Porto no início e tirem as vossas conclusões. Enquanto que os rivais evoluiram, o Sporting desaprendeu simplesmente. E enquanto se continuar a achar que a culpa é de um determinado jogador ou outro não vamos lá.

    Cumps,
    RMSCP

    ResponderEliminar
  16. Anónimo2/3/15 17:15

    "militarista", desculpem o erro.

    ResponderEliminar
  17. Uncle P.2/3/15 17:17

    Ia jurar que o Jefferson tinha sido crucificado em Wolfsburg. Mas se calhar não...

    Ahh, e não quantifique maiorias ou minorias, que pelo seu tipo de conversa há aí algum caso latente de megalomania mal resolvida. Consulte Paulo pereira Cristóvão, talvez ele lhe trate disso...

    Você faz-me lembrar o Ian McFly, mas num regresso ao passado. Ou o Duque de Aveiro noutra Era...

    ResponderEliminar
  18. Uma equipa que não evolui nada em 7 meses de trabalho só pode ter um culpado que é o treinador.

    Muitos adeptos queixam-se da qualidade do plantel mas na realidade este não é tão mau como querem fazer parecer. Além disso, para ganhar a equipas como Belenenses, Paços de Ferreira, Moreirense, etc. não são necessários Messis e Cristianos Ronaldos.

    Infelizmente o treinador não consegue (ou será que não quer?) fazer uma rotação minima na equipa e anda a espremer o mesmo 11 sem sucesso nenhum.
    De certeza que esta teimosia lhe vai sair cara.

    Tendo em conta que gosto de treinadores que metem as suas equipas a jogar um futebol positivo, como fazia o Marco Silva nas épocas anteriores, espero que isto não seja demonstração que realmente não tem mãos para pegar em equipas melhores que qualquer Estoril (com todo o respeito que o Estoril merece).

    ResponderEliminar
  19. Anónimo2/3/15 17:36

    Uncle P., não lhe chame regresso ao passado quando nada mudou. Apenas o discurso mas esse não ganha titulos. Alguma maturidade precisa-se, caso contrário é mais do mesmo. Sai treinador, renovam-se as esperanças mas o verdadeiro problema continua a residir na cobertura com vista para o mar das tormentas.

    ResponderEliminar
  20. Uncle P.2/3/15 17:51

    A lata destes gajos que dizem que nada mudou quando temos tido resultados desportivos positivos (tendo em conta o contexto, claro), para além dos óbvios bons resultados financeiros!

    As saudades que eles têm de fazer sétimos lugares e de lhes prometerem 100M € para de seguida conseguir apresentar gastos de mais de 150M € em dois anos apra um 4.º e um 7.º lugares.

    I weep for you, guys.

    Obs.: Mauro, prometo que é o último comentário em off-topic que aqui faço. Quanto ao post, se lhe pudesse retirar uma vírgula... não retirava! Pelo menos deste blog (em que quase nunca comento.... my bad) posso contar sempre com honestidade, em contraponto com o situacionismo de outros blogs e, aparentemente, até de alguns ilustres anónimos comentadores...

    Grande abraço para vocês...

    ResponderEliminar
  21. Para todos - os que comentaram até agora e os que pretendem fazê-lo - qualquer tentativa de perpetuar o off-topic será barrada.

    Comentem o post!

    ResponderEliminar
  22. De facto e algo repetitivo esta hesitação dos centrais quando o trinco esta batido, não percebo porque um dos 2 não cai logo em cima, tendo em conta que sempre mais próximo ao ponta fixo adversário!
    Infelizmente para nos os 2 laterais esquerdos sofrem do mesmo mal - posicionamento, sempre algo subidos na marcação a sua zona ou ao seu homem quando a bola esta na zona central ou na outra ala, e quando de repente há um lançamento longo para essa zona sempre desguardada por isso apetecível para os criativos, os laterais nunca chegam a tempo.
    No entanto são situações que apesar de ter haver com alguma incapacidade técnica pessoal como o tempo que Adrien leva a distribuir, o Marco Silva deve ser persistente com os erros destes durante os treinos de modo a mudar a tomada rápida de decisão nestes 'apagoes' repetitivos.

    SL

    ResponderEliminar
  23. Eu tentei controlar-me e tentar estar calado perante estas desculpas estapafurdias e culpabilizações dos gerais, no entanto a raiva da vergonha que se passou ontem a juntar a outras que se tem passado fazem me falar.

    Desde já aos que tentam inventar essa desculpa de que a culpa é dos jogadores eu pergunto só:

    Quem os mete a jogar, sou eu ?
    Quem ignora constantemente Esgaio,Gauld ou Wallyson que teriam lugar de caras na equipa também sou eu ?
    Quem deixa os jogadores acumularem má forma e arrastarem-se em camp sou eu ?
    Se a culpa é dos jogadores, serão estes inferiores aos do Belenenes,Guimaraes, Academica ou outras equipas com quem perdemos pontos ?


    Agora Marco deixo-te uns conselhos a ti e aos teus defensores:

    - Podes fazer substituiçoes antes dos 60 minutos, não sei se sabes que não nenhuma regra que impeça mas fica a dica.

    - Uma equipa grande pressiona alto, ou pelo menos tenta condicionar a saída de bola do adversário.
    Ah e não sei se sabes mas o Porto foca-se muito na 1ª fase de construção e para alem disso tem 2 centrais pessimos na saida de bola com 2 tijolos.

    - O objetivo do futebol não é cruzar mais inconsequentemente.

    - O Montero não têm 1,90 e o João Mário não tem presença constante na área que o permita ser como um 2º avançado.

    -Durante o jogo podes exprimir emoções e tentar corrigir posicionamentos ou ajustar a equipa, isso que eu saiba não dá direito a expulsão.

    - Já que falamos nos posicionamentos, apesar do teu processo defensivo ser ridiculo e vergonhoso, podes tentar incutir informação e comportamentos defensivos a jogadores jovens como o Cedric ou o Jonathan, já que parecem 2 calhaus com olhos no que toca a isso.

    - Ninguem defende em hxh na Europa, a não ser o Wenger ou o Zé Mota. Fui explicito não ?

    - Tu treinas uma equipa não 3, por isso em campo tenta aproximar os teus jogadores.
    Joga com um bloco próximo, isso ajuda-te quer ofensivamente na construção pois tens sempre linhas de passe, quer defensivamente pois facilita a superioridade numérica e assim aproxima-te do sucesso.

    - Se achas que tens a equipa cansada ou se o adversário tem melhor qualidade individual, como é o caso do Porquinho, porque que jogaste com os jogadores a kilometros uns dos outros ? Para forçar o 1vs1 propositadamente ou obrigares a equipa a desgastar-se mais ?

    Bem por hoje já chega porque ainda alguém vem dizer que eu tenho uma agenda contra ti e eu faço de tudo para tentar não prejudicar as pessoas ligadas ao meu clube, ja tu ...

    ResponderEliminar
  24. Ir jogar de peito feito ao Dragão, com as linhas subidas e longe umas das outras, com uma equipa cansada fisica e psicologicamente depois do desgastante jornada europeia foi incompreensivel.
    Jesus com uma equipa em alta foi jogar ao Dragão em bloco baixo e o SCP vai jogar assim todo aberto?

    É ridiculo que o MS tenha posto em campo praticamente o mesmo onze que tinha jogado contra o Wolfsburgo há menos de 72 horas,

    O jogo de Adrien foi patético.

    André Martins ou Gauld podiam bem ter entrado para o 11, Mané para uma das faixas, e até Miguel Lopes estaria mais fresco que Cedric e dava mais soluções de jogo interior.

    Deixar Mané fora do banco foi uma decisão que não se percebe.

    Notou-se que a equipa começou a falhar a partir dos 20/25 minutos mas só depois do 2-0 e aos 61 minutos é que foram feitas substituições (e que duas, com Capel sem ritmo de jogo e Slimani sem condição fisica).

    E a postura do MS no banco irrita.
    Ali em pé, com aquele ar de desgraçado, de impotente, sem dar indicações aos jogadores...
    Que se passa, porra?

    Jarvalho

    ResponderEliminar
  25. Só se esqueceu aí de falar de Montero , sendo este considerado o jogador que foge da area e explora entre linha e dá soluções de tabelas e etc , onde estava ele nos combates a meio campo onde o Sporting esteve sempre em inferioridade númerica com o Jackson a acrescentar poderio físico nos combates.

    A verdade é que jogador é absolutamente inutil , pois apesar da sua técnica fantasista , não tem nervo para jogar futebol ao mais alto nível. Por isso não cabe a 10 , não sabe a segundo avançado , não cabe a ponta de lança não cabe em lado nenhum. A forma como se deixou rodear pelos jogadores do Moreirense em Alvalad então foi demasiado engraçada.

    Espero que pela seu profissionalismo não apareça mais na convocatória do SCP , e suba-se Rubio , e no final da época venha um verdadeiro ponta de lança com a sua venda e de Slimani.

    Nem quero ir muito ao jogo , o Adrien joga porque os treinadores gostam do que faz sem bola , todos sabemos que é muito limitado com bola a todos os níveis , mas nem isso , porque estoirou , não temn qualidade para ser titular do SCP , se a questão é a não agressividade de João Mário , então tal como disse aqui no inicio da época , numa conversa nós e Mauro Silva , o jogador tem de ser Mallmann, e tanto este como Gauld já deviam ter sido lançados para que nesta fase pudessem ser aletrnativas.

    Ao jogo , não tinhamos pernas (já disse acima porque) , não tivemos meio campo defensivo , e os menores culpados são os 4 elementos de trás , porque o Porto apareceu sem ter um médio rompedor a jogar entrelinha tikitakeando o Adrien e o William , e dali é só meter passes , e os putos pela juventude e etc , jamais poderiam estar a levar com jogadores de frente , sinceramente não os responsabilizo.

    ResponderEliminar
  26. Enquanto tivermos um venfiquista a orientar a equipa esqueçam. O Manel Fernandes é que devia treinar a equipa.

    ResponderEliminar
  27. Boa noite...

    é engraçado o presidente por aqui não tem culpa nenhuma!!!

    Pois bem Srs o treinador serve para treinar o Presidente e extrutura servem para contratar e para organizar correcto?

    Pois a minha empresa é muito boa porque eu tenho o melhores a trabalhar lá!

    Nós não temos 2 Centrais! temos 1 razoável ( Paulo Oliveira ) temos outro que daqui a 2 Anos vai ser bom Central e 1 que jogou sete sábado pelos bês que vai ser a nossa safa para o Ano! se ficar???

    Depois não temos lateral direito! e temos de castigo o melhor esquerdo! isto porque o Presidente adora protagonismo!!!

    Temos um grande nº 6 e temos 1 nº 8 que deve ser do pior que vi passar por Alvalade! mas que joga sempre!

    Só temos 2 Extremos e 1 diz sempre que lhe dói alguma coisa ( Nani ) o outro está melhor mas não faz 1 centro de jeito e não sabe rematar ( Carrilho )

    Temos 1 Ponta de lança os outros não se sabe o que são e mesmo o que temos está desejoso de terminar a época!

    E pronto o Presidente acha que devíamos ter sido Campeões, que devíamos ter passado a Liga dos Campeões e que vamos ganhar a Taça de Portugal!!!

    A minha empresa é Fantástica! mas eu sei quem lá meto e onde podemos chegar!!!

    Sl

    ResponderEliminar
  28. Bruno,

    É óbvio que a estrutura toda tem responsabilidade. O que se diz é que os jogadores não são tão maus quanto os pintam e que o trabalho tatico do treinador já deveria evidênciar melhorias nesta fase da época, pois todas as outras equipas as mostram (até o fraquinho Lopetegui).

    ResponderEliminar
  29. Anónimo3/3/15 13:41

    Mais um péssimo jogo de Adrien como tem vindo a ser hábito esta epoca(e mesmo na 2º volta da epoca passada).
    Até janeiro fui defendido o Marco Silva, pois apesar de alguns erros, mostrava boas ideias de futebol ofensivo, de jogar à grande, mas isso desapareceu, e neste momento é so mesmo erros que lhe tenho apontar.

    Honoris, achas que com um futebol adqueado às caracterias do Montero, este seria capaz de marcar 20/25 golos, epoca?

    ResponderEliminar
  30. Acho que, por algum motivo, e de forma repentina toda a gente se esqueceu o bom trabalho tem vindo a ser feito por uma equipa técnica que tem soluções a anos luz dos rivais.

    Estamos no lugar "natural" de um clube que tem as nossas limitações (quando comparada com os rivais). Há erros? Pois há. Mas felizmente há muitas mais decisões positivas.

    Falar agora e sem conhecer o que se passa lá decerto é tão fácil, não é?

    ResponderEliminar
  31. Anónimo3/3/15 21:44

    O Treinador tem de ter mais fibra. O Nani cada vez que bate uma bola parada já se adivinha que não resultara, o MS não pode ficar apático a este tipo de situações.

    ResponderEliminar
  32. Marco Silveira3/3/15 23:04

    Nao sei se o Sporting e mais isto ou o que vimos na 5a feira, que foi completamente diferente inclusive nos comportamentos defensivos. Acho que contra o Porto vimos essencialmente uma equipa cansada.
    Nao se esquecam que o Tobias nao tem assim tanto tempo de trabalho com o Marco, e o Paulo Oliveira melhorou muito desde o inicio da epoca. Esperemos que o Tobias siga a mesma trajetoria.
    Preocupa-me mais o ataque. Carillo e Nani longe do que ja fizeram esta epoca, Montero apatico (aquele lance a abrir o jogo diz tudo). Acima de tudo o Adrien, que nao oferece nada ofensivamente.

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!