Próximo Jogo

Próximo Jogo

23/03/2015

Iuri Medeiros e os empréstimos

Para começar, gostava de esclarecer que não sou contra os empréstimos - muito pelo contrário. Considero e sempre considerei, que em certas situações um empréstimo é o mais benéfico para o jogador, bem como para o Clube que o cede. Dar oportunidade ao jogador de ter minutos num contexto mais competitivo, sujeito a estímulos de maior complexidade é fundamental na evolução de um jovem atleta. Até aqui penso que estamos todos de acordo, 

No entanto, há uma premissa que, na minha opinião, deve ser sempre seguida quando se pensa em emprestar um atleta: o jogador em questão tem ou não tem mais qualidade que o(s) jogador(es) que disputam o lugar com ele no Clube de origem? É neste ponto que baseio a minha análise a todos os empréstimos que o Sporting CP faz. Não é a idade, nem a altura, nem os jogos que já fez como sénior que me fazem considerar um empréstimo uma boa ou má solução, é a qualidade que o jogador tem. Qualidade essa que não se "mede" em anos, metros ou jogos, mas na relação que o jogador tem com a bola, na sua inteligência, na sua criatividade, na sua tomada de decisão, entre vários outros factores. 

Posto isto, o empréstimo de Iuri Medeiros, foi a melhor decisão? Na minha opinião, não. Não é que o empréstimo não lhe faça bem, porque o faz. Tem minutos numa equipa que actua na I Liga estando por isso sujeito a estímulos de maior complexidade, factor esse que contribui para a sua evolução. O que eu questiono é: mas por que é que essa equipa não poderia ser o Sporting CP

Olhando para o actual plantel e para o 11 inicial, nenhum jogador (principalmente os que jogam no corredor central) se aproxima do perfil de Iuri Medeiros. A qualidade técnica com que conduz a bola, a inteligência e a criatividade com que descobre linhas de passe fazem dele um jogador acima da média. Ao contrário do que muita gente pensa, o Iuri é um jogador bastante inteligente na maneira como se relaciona com os colegas dentro de campo. Não foram precisos muitos minutos pelo FC Arouca para termos a confirmação do talento que é o jovem açoriano. E não, não foi na equipa comandada por Pedro Emanuel que aprendeu algo enquanto jogador; simplesmente tem tido algo que no Sporting CP não tinha: minutos de jogo na I Liga. Minutos num contexto de jogo motivante, estimulante e desafiante para as suas capacidades. 

Como é que num Clube que quer praticar bom futebol se emprestam jogadores como o Iuri Medeiros, e jogadores como Adrien Silva, Héldon e/ou Diego Capel têm minutos? Como é que num Clube que tem que assumir a maior parte dos jogos, que tem que desorganizar equipas com 11 jogadores atrás da linha da bola, se emprestam os jogadores com mais visão de jogo e com mais criatividade? Honestamente, não consigo compreender. Os melhores devem jogar, ponto. Independentemente da idade, da experiência, etc., quem tem mais qualidade deve ser opção. Sendo o Sporting CP um Clube mais limitado em recursos financeiros que os rivais, só tirando o melhor rendimento dos recursos humanos que tem ao seu dispôr (jogadores) é que poderá competir com eles. 

É preciso deixar de lado os preconceitos relacionados com os jogadores mais jovens e passar-se a olhar para o que realmente importa, a qualidade. E Iuri Medeiros é sinonimo de qualidade. Deliciem-se com a criatividade exposta nestas duas assistências da nossa jovem promessa, nesta última jornada do campeonato. Fantástico!



Partilhar:

21 comentários:

  1. exactamente. Sem tirar nem pôr, é isto. Iuri já há muito devia ter minutos na equipa A. Um craque, dos pés à cabeça.

    ResponderEliminar
  2. O Iuri devia estar na A em vez do Capel. Futebolisticamente (e mesmo financeiramente) não há comparação possível.

    Para mim há 3 nomes incontornáveis para a proxima época: Wallyson, Iuri e Gauld. O MS tem de olhar seriamente para estes 3 talentos!!

    ResponderEliminar
  3. Já nos últimos jogos que fez na equipa B, jogou mais no meio e fez exactamente isto. Espalhou qualidade e criatividade por onde quis.
    É mais um que vai ser assobiado por não correr muito, por temporizar uma ou outra jogada, por jogar de cabeça levantada.

    ResponderEliminar
  4. Apesar de concordar contigo o problema que eu vejo é que ele na nossa equipa A não iria jogar, porque estaria "tapado" por Nani, Carrillo, Mané, J.Mário e Adrien. Por isso não acho mal que se tenha emprestado o jogador, pois assim na próxima pré-época já terá tido rotação de Iª liga nas pernas em vez de rotação de aquecimento de banco.

    ResponderEliminar
  5. Lá está Mike. Estaria tapado pelo Adrien porque quem decide liga mais ao estatuto, à experiência, etc, do que ao que realmente importa, que é a qualidade. E o Iuri, tem muito mais qualidade que o Adrien, muito mais mesmo.

    ResponderEliminar
  6. Não se iluda , o Sporting vai acabar com a carreira deste miúdo , lamento o contrato que fez com o SCP devia ter saído daqui. Principalmente porque neste clube percebe-se pouco de futebol , dos adeptos até ao treinador e dirigentes, sempre foi assim.

    Digo isto com muita desilusão , mas não há nenhum clube em que se perceba tão pouco de futebol , não estamos vocacionados para isto.

    No jogo a seguir ao Sporting Chaves no ano passado , era detetar ali talento invulgar e tinha de ser IMEDIATAMENTE titular do Sporting, mas não , acaba o ano na equipa B e ainda começa este , e agora é emprestado a um Arouca , onde apesar de evoluir nunca vai evoluir como evoluiria no Sporting.

    https://www.youtube.com/watch?v=NrvZrB_oRA0

    O golo e a assistencia para o segundo golo , é de um jogador capaz de jogar em qualquer equipa do mundo , menos no Sporting.

    ResponderEliminar
  7. Há comentários difíceis de entender (partindo do pressuposto de que, quem comenta, conhece os jogadores de quem fala). Assim:
    - Como é possível comparar Adrien com Iuri, se jogam em posições distintas e com funções completamente diferentes?
    - Vi vários jogos da equipa B e nunca, repito, NUNCA!, vi Iuri assumir o processo defensivo. Nada tem a ver com Adrien, quando defende, do mesmo modo que Adrien nada tem a ver com Iuri jogando a extremo ou a "10"
    - Uma andorinha não faz a Primavera.
    O William, à chegada ao Cercle ou o João Mário à chegada ao Setúbal, pouco têm a ver (em qualidade de jogo) quando saíram desses clubes
    - Adrien e Cedric, nos primeiros jogos na Académica, eram muito menos competentes do que quando regressaram ao Sporting, concordam?
    - Tobias não teve que ser "expatriado" para um modestíssimo Reus, vindo de lá um jogador mais maduro e de cabeça "desanubiada"?
    - Wallison, Gauld, Iuri...mais Podence, talvez Chaby, Francisco Geraldes... Epá, só o Ajax (e nem todos os jogadores eram da sua formação) conseguiu resultados mágicos a nível europeu. Porquê? Porque encontrou, numa mesma década, vários jogadores de excepção!
    O Sporting não tem, actualmente, esse tipo de jogadores. Tem jogadores bons, um ou outro virá a ser muito bom, mas não são de excepção.
    E, gostem ou não, mesmo num campeonato como o português, uma equipa "de formação" provavelmente não consegue melhor que um 5º ou 6º lugar.

    Deixem que Iuri siga o seu caminho, deixem que ganhe alguma experiência e que, depois, se apresente numa pré-época a mostrar a sua competência, as suas valências e a disputar um lugar com colegas seus.
    E, sabem, entendo que Iuri é um "10"...tal como Gauld!!!

    ResponderEliminar
  8. Só uma nota , eu consigo ler o chat , não sei é como é que faço para participar , não sou melodramático , já vi foi o Sporting a fazer muitos e muitos disparates.

    Costuma dizer-se que o fogo só queima a quem mete lá o rabo.

    Posso dizer que estava ontem em Alvalade e o Nani estava a ser assobiado , a CS apenas notou no seu grande golo há pouco tempo , mas é assobiado todos os jogos , inclusive o seu golo contra o Maribor foi debaixo de assobios , e por aí fora.

    Quando o Carrillo saiu , houve uma pequena revolta por não ter saído o Nani que "não joga nada" , mas é neste estádio que o Capel é aplaudido , o Adrien porque marcou penalty também saiu debaixo de aplausos.

    Eu podia estar a dar exemplos e não acabava hoje , mas desejo que cheguem a minha idade mais positivos que eu.

    E só uma coisa , eu incluo-me nos adeptos do Sporting.

    ResponderEliminar
  9. J Carvalho23/3/15 16:25

    Ira' sempre haver alguem para criticar destrutivamente o nosso emblema. E' incrivel!

    Sera' melhor regozijarmo-nos com estas pequenas maravilhas que o Iuri tem feito ao servico do Arouca e imaginarmo-lo no proximo ano com a camisola do maior clube do mundo ou (caso ele nao fosse emprestado este ano) ve-lo a fazer os mesmos ou ate' menos minutos que o Capel?

    Nao sera' melhor congratula-lo e - novamente - esperar que faca o mesmo no proximo ano ao servico do Sporting do que assobia-lo ao primeiro erro que cometesse?

    Adoro ver estes pseudo treinadores de bancada (nem treinadores de bancada sao!!) a criticarem o trabalho de profissionais que ja deram provas de que estao a fazer um bom trabalho 'a frente do SCP!

    "Sempre foi assim" e sempre ha-de ser! Os adeptos do Sporting nunca estarao satisfeitos, coitados daqueles que estao em campo e ao minimo erro ouvem uma assobiadela em vez de ouvirem uma palavra de motivacao/apoio!

    Crescam e olhem para o exemplo de outros clubes como o Dortmund, equipa ha cerca de 2 meses nos lugares de desclassificao e mesmo assim os adeptos a aplaudirem depois de derrotas!

    Nos somos a maior forca futebolistica em Portugal e umas das maiores da Europa, mas infelizmente a nivel de adeptos deixamos a desejar quando os momentos importantes aparecem!

    Abracos leoninos.

    ResponderEliminar
  10. Discordo. Está a seguir o mesmo caminho que o João Mário óptimo empréstimo para o ano está na A.

    ResponderEliminar
  11. m1950,

    1) Eu não disse que és melodramático, disse que o teu comentário o é. Parecem coisas iguais, mas não são! E mantenho, esse ponto de vista - para mais, quando o post se trata unicamente de técnica e táctica - ao enveredar pelo ponto de vista do adepto é, no mínimo, falacioso. Um Clube não se deve reger de fora para dentro, e um plantel muito menos ainda.

    Estando de acordo, no geral, com o post, também lhe posso confirmar que a "regra" do adepto quanto ao crescimento acelerado, mal vêem uma fintinha mais bem feita, têm o seu downside também. E há mais que muitos exemplos disso... A qualidade deve ser o afctor-chave, mas o Desporto não é uma ciência exacta. Nem sempre quem tem mais qualidade singra mais depressa o consegue fazer melhor!

    2) Para se registar no chat deve registar-se, visto que o acesso a anónimos/guests está fechado. Pra isso, clique em Set your name (canto inferior direito), depois em Sign Up na caixa branca que abre e, seguidamente, preencha os campos necessários.

    Liondamaia,

    Falar de cor costuma dar m*** (perdão pelo termo). È que o autor do post é treinador de Futebol. Quanto ao resto das suas considerações (para quem diz que os outros nem treinadores de bancada são, você parece estar convicto de que está absolutamente correcto sobre tudo) deixo-as para o autor do post, quando ele puder responder.

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  13. Mauro Silva , eu gostava que me dissesse como descrever a atitude dos adeptos do Sporting sem os termos que utilizei , nem falei quando tirou a bola ao Adrien , com direito a "vai falhar".

    Será que o virtuosismo demonstrado não merecia outra atenção por parte do treinador na altura , como aconteceu com Mané , que também já foi violentamente assobiado em Alvalade , e antes do golo contra o Arouca(no minuto derradeoro) ele falha um golo , até insultos racistas se ouvia , tal como ao Dinis numa meia final da taça das taças há uns 40 anos.

    Até aquele que é considerado o melhor Presidente do SCP de sempre (hoje ,porque eu assisti a cenas que é melhor não contar para não o envergonhar enquanto sportinguista) fazia uns disparates em relação aos treinadores que era de deixar qualquer um boquiaberto.

    Será que depois de Iuri ter sido o melhor jogador da equipa B no ano passado , não só não sobe como começa como suplente na equipa B , porque alguém tinha de joagr ??

    Será que deu conta que havia adeptos do Sporting a torcer contra o SCP no clássico com o FCP ?? De facto , aceite que é de meter qualquer um melodramático.

    O pensamento era o Benfica não ser campeão.E chega ao ponto de chegarem a torcer contra a sua própria equipa , só pode ter este tipo de atitude quem não tem cultura de futebol.

    Mas talvez eu esteja a ser melodramático. Vou tentar encarar isto com mais positivismo , só não sei como , mas vou.

    ResponderEliminar
  14. (último comentário corrigido)

    Esta malta que vem para aqui comentar ouviu falar recentemente da formação...e falam sem qualquer conhecimento.

    Para eles o João Mário é um grande jogador porque esteve 6 meses em Setubal e Iuri é bom porque está marcar uns golos em Arouca.

    O que esta gente não percebe é que João Mário já na época passada era mil vezes melhor que Vitor ou o Magrão e que já devia estar na A há 1 ano atrás e também não percebem que Iuri tem muito mais potencial que Capel.

    O argumento de quem lá está é quem sabe também é muito bom. Agora querem ver que os profissionais que lá andam não se enganam?! O Shikabala, o Enoh, o Cissé, o Magrão ou Sakho riram-se...

    ResponderEliminar
  15. m1950,

    Não sei se te apercebes, mas está completamente em off-topic - que tu próprio criaste, já agora. Essa é uma discussão legítima, mas é um tema paralela à questão de base. E deve ser sempre paralela. Reafirmo: um Clube e, muito menos, um plantel, não se devem nunca reger de fora para dentro, conforme as críticas ou elogios. Esse será sempre o primeiro passo para uma hecatombe de proporções épicas (e temos exemplos disso num passado não muito distante).

    Se queres que te diga, se era essa a resposta que procuravas, estou completamente ao teu lado na censura ao "tribunal" de Alvalade. Ontem, por exemplo, os olés - mais uma vez - meteram-me nojo. Continuamos a não aprender com os erros...

    ResponderEliminar
  16. Meu caro Mauro Silva, não sou, nunca fui, nem tenho pretensões a ser treinador de futebol.
    E isto afirmado, só posso dizer-lhe mais que estou pronto a mudar de opinião, logo que me demonstrem onde errei nas opiniões que emiti.
    E nem precisa ser um treinador " a sério" a fazê-lo.
    Mas, até lá...
    SL

    ResponderEliminar
  17. Caro m1950

    Uma pergunta: Na sua opinião alguma vez houve alguma coisa bem feita no Sporting desde a sua fundação? É que só o leio a criticar tudo e todos!PS - O que o Sporting precisa é de mais sócios...SL

    ResponderEliminar
  18. Gonçalo Mano24/3/15 09:39

    O HOnoris está careca de razão.

    Chateia-me que os melhores não joguem.

    É óbvio que o Iuri já devia estar na A à imenso tempo.

    Estagnou na B e agora tem reencontrado o seu lugar.

    Está a fazer um bom trabalho em Arouca, agora imaginem que ele tinha um treinador de jeito por lá!

    ResponderEliminar
  19. Pensei exactamente o mesmo quando o Iuri foi para Arouca: "o que é que o gajo vai fazer para as maos do pedro emanuel". Inclusivamente pensei que nem jogar fosse. Pelo menos aqui enganei-me e ainda bem. O mesmo com o chaby, nas maos do oliveira. Mas para quem tem o joao de deus na B...o melhor e emprestar o plantel todo :)

    ResponderEliminar
  20. DRodrigues4/4/15 17:53

    Mauro Silva, antes de mais parabéns pelo blog, que a meu ver é um dos mais "competentes" no nosso extenso mundo leonino. tenho gostado das análises aos jogos, às tácticas, à modalidades e mesmo na maior parte das vezes sobre a política de contratações.

    Relativamente ao post em questão, penso que é um ponto pertinente já que muitas vezes fala-se num "empréstimo obrigatório" para jovens jogadores, no intuito de ganhar experiência. Nada mais errado, na minha opinião, já que do ponto de vista futebolístico custa-me ver jogadores talhados para um grande (isto é, para jogo em posse e apoiado) a jogar em equipas fechadas a jogar em contra-ataque onde muitas vezes passam ao lado do jogo.
    A única vantagem que vejo é o desenvolvimento a nível psicológico quando esses jovens são confrontados com outras realidades (condições de treino inferiores para dar valor ao que a Academia oferece de bom) como foram o caso de João Mário e este ano Iuri e Chaby. No entanto empréstimos a equipas de escalões secundários de países muito limitados de ponto de vista de competição (Chipres, Grécias,Roménias, etc) não me parece a opção acertada. Concordo quando perguntam se efectivamente o João Mário é o jogador que é hoje por causa dos seis meses no Setúbal.

    Relativamente ao actual plantel custa-me ver que no ano passado jogadores como Iuri, João Mário, Chaby, Esgaio e mesmo Rubio não tivessem lugar no plantel quando tínhamos jogadores muito "limitados" como me parecem ser Cissé, Gerson Magrão, Vítor, etc. (acrescentando ao caso Shikabala que me pareceu mais um caso de marketing)

    Mesmo analisando as contratações feitas para a equipa b, não me parece que Enoh, Sacko, Dramé, Gazela, Seijou ?? King, etc, acrescentem muito quando temos jovens como o Podence, Ponde, Gelson, Wallyson e nos Juniores o Barbosa, Elói, Matheus etc. Pode-se utilizar o argumento de rentabilizar um baixo investimento como foram os casos de Dramé, Enoh etc mas atendendo à qualidade dos mesmos não me parece que se venha tirar muito lucro.

    Quando olho para a equipa b fico satisfeito com a qualidade disponível parecendo-me viável a promoção de Wallyson, Iuri, Gauld e Rubio no próximo ano. Os mesmos oferecem qualidade faltando integrá-los numa equipa que terá que ter necessariamente maior qualidade anível de processos. Quanto às saídas, na minha opinião, poderia-se vender Capel por causa da relação preço/qualidade, Slimani e Jefferson que apesar da qualidade foram adquiridos por cerca de 350 mil e poderia vender-se por muito mais, tendo jogadores úteis para essas mesmas posições. Obviamente ter atenção aos casos de Cédric e Carrillo.

    ResponderEliminar
  21. DRodrigues4/4/15 17:59

    Mauro,

    já agora uma "provocação"... ao analisar os últimos jogos da equipa b não te parece que o Francisco Geraldes andava algo tapado pela grande quantidade de talentos no meio (Iuri, Gauld, Chaby e Wallyson) demonstrando agora ser um jogador muito esclarecido?

    Ao ver estes jovens todos só peço que tenham juízo e que sejam bem orientados por alguém na Academia (tipo outro pessoa sem ser João de Deus? ) para depois serem aproveitados por um treinador competente na A.

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!