Próximo Jogo

Próximo Jogo

10/03/2015

João Mário e o lance do 2.º golo

É neste tipo de detalhes que se vêem os grandes jogadores. Detalhes, que passam despercebidos à maioria dos espectadores mas que são decisivos no sucesso ou não de um lance ofensivo. São estes pormenores que mostram se um jogador, antes de executar, pensa no que vai fazer e porque o vai fazer. A intencionalidade da ação torna-se fundamental para percebermos se estamos perante um jogador inteligente ou um jogador que apenas executa, sem sequer pensar qual o tipo de decisão que aproxima mais a equipa do sucesso. 

O lance, como o título indica, é o 2.º golo do Sporting CP.  Um lance que aparentemente não tem nada de especial nem digno de registo mas no qual, se observamos com atenção, podemos ver o tal detalhe que separa os grandes jogadores, dos jogadores que apesar de bons tecnicamente não passam de jogadores banais. 




Partilhar:

11 comentários:

  1. Um passe para o Adrien não seria teoricamente melhor? Eu sei que é o Adrien mas ele ali está em boa posição e tem algum espaço e se Slimani aproveitasse para se desmarcar, estava criada uma oportunidade flagrante. Claro que depende de muitos "ses" mas parece-me que seria a melhor opção.

    Cumps,
    RMSCP

    ResponderEliminar
  2. El pipi Romagnoli10/3/15 15:06

    Mas o adrien não tem qualidade, isso já não é noticia. Eu defendi muito o adrien, mas com o passar do tempo fui percebendo que ele não passa de um jogador banal, para jogar num clube com a história do Sporting só a garra e a vontade não chegam. Agora falando do lance, acho que o João Mário fez bem em seguir com a bola e depois soltá-la no momento certo, colocando o Jefferson à vontade para executar o cruzamento. Concordo consigo quando diz que o Sporting devia jogar mais pela zona central, mas quando se tem Cédric na equipa o resultado só pode ser cruzamento sem critério para a área. SL

    ResponderEliminar
  3. O scp so Tera a ganhar com a entrada (e rotina) de jogares como esgaio e wallyson entre outros! João Mário tem tudo para ser tremendo!!

    ResponderEliminar
  4. RM,

    Só podia ter passado para o Adrien se este tivesse corrido um pouco para ser opção de passe. Assim o jogador do Penafiel ta a cortar a linha de passe interior

    ResponderEliminar
  5. Impressionante, sempre a criticar o nosso melhor médio, ainda contra o Nacional teve excelente e não vi elogios, faz uma má exibição lá vem criticar, mesmo que tenha sido indiretamente desta vez.

    Quanto ao Joao Mário, na madeira teve péssimo, hoje até à expulsão estava muito bem, mas após isso a fazer uma exibição muito má, mas esteve bem neste lance sim.

    ResponderEliminar
  6. Sempre a criticar o nosso melhor médio? Nem do William falei quanto mais criticar.

    ResponderEliminar
  7. É de facto um bom lance mas não tem nenhuma relação com "fixar o defesa". Esscreveste uma mentira , não ocorrendo aquilo que tentas fazer transparecer a partir de 2 frames soltos. O João tem a bola e quando um adversário vem para cima dele ele desvia-se para o lado esquerdo soltando a bola demasiado para a frente. O defesa mede mal a distância tenta ir fazer o corte mas o joao chega mais cedo e bate muito bem para o jeff.
    O jogador não faz uma tentativa de posse continua até obrigar o defesa a escolher o homem vs o espaço.
    Devemos elogiar e criticar outro com base em factos. Não em fantasias.

    ResponderEliminar
  8. "...continua até obrigar o defesa a escolher o homem vs o espaço."

    A isto se chama fixar, caro Anónimo das 17h40.

    ResponderEliminar
  9. Exactamente Mike. Daí ter escrito " O jogador NÃO faz...."

    O que o jogador fez foi sim no momento de largar o primeiro oponente dar um toque com demasiada força que leva a bola a rolar para longe. O resto é azelhice do defesa do penafiel.

    Saudações Leoninas !

    ResponderEliminar
  10. O JM, por ter dado mal o toque na bola, por exagero, não quer dizer que não quisesse continuar em posse. Simplesmente tocou a bola com demasiada força.

    Se dissesse que foi isso que o obrigou a libertar a bola, ainda era capaz de concordar parcialmente, mas no primeiro momento, ele quer claramente seguir com a bola...

    ResponderEliminar
  11. Anónimo,

    Nem lhe devia responder mas enfim. O JM conduz a bola em direção aos 2 defesas, para fixar ambos e soltar para o Jefferson. O que ocorreu foi apenas um adiantamento da bola que em nada muda a intenção do JM que foi conduzir a bola para obrigar o lateral a fechar e deixar o Jefferson sozinho.

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!