15/03/2015

Modalidades: Andebol leonino marca passagem à Final-Four do Campeonato após 2 prolongamentos ante Sporting da Horta | Hóquei leonino carimba passagem aos "Quartos" da Taça de Portugal, após vencer Juv. Viana nas grandes penalidades| Rugby leonino volta a perder | Basket Feminino soma e segue

  • Andebol (Campeonato Nacional - Play-Off)
O Sporting CP garantiu hoje o apuramento para as Meias-Finais do Campeonato Fidelidade Andebol 1 ao vencer o SC Horta, após dois prolongamentos, por 39-34.

Um triunfo que acabou por carimbar o principal objectivo mas onde o resultado acabou por ser bem melhor do que a exibição produzida ao longo dos 80 minutos de jogo, que nada teve a ver com a primeira partida na Horta (23-31).

O Sporting CP não entrou bem no encontro, com alguns remates falhados em termos ofensivos e uma defesa menos sólida do que é normal. Por isso, e até meio da primeira-parte, o SC Horta, a jogar sem pressão e de forma desinibida, conseguiu sempre equilibrar a partida, sem que nenhuma das equipas 'cavasse' uma vantagem superior a dois golos no encontro. A meio desse período, um golo de Sérgio Barros – apontou seis nos primeiros 30 minutos em que foi o melhor marcador da partida – fez o 9-6 e lançou o encontro para uma fase distinta em que os açorianos somaram mais falhas técnicas e remates falhados no ataque. Ainda assim, os leões não conseguiram deslocar em definitivo e chegaram ao intervalo a ganhar por três golos de vantagem (15-12).

No segundo tempo, o Sporting CP pareceu apostado em conseguir a vantagem suficiente para depois gerir as incidências do encontro até final mas, entre o demérito da defesa e a ineficácia do ataque, o máximo que o conjunto verde-e-branco conseguiu foi mesmo manter os três golos à maior até pouco depois de meio da etapa complementar, altura em que o total eclipse dos leões permitiu que os açorianos passassem mesmo para a frente do marcador (25-26). Frederico Santos pediu um desconto de tempo, a equipa conseguiu acalmar mas, ainda assim, continuou a conceder demasiadas facilidades ao SC Horta no ataque (entretanto Frankis Carol já tinha sido desqualificado após três exclusões por dois minutos) e o máximo que os leões conseguiram, num epílogo impróprio para cardíacos, foi mesmo levar a partida para prolongamento, após o empate a 28 golos no final dos 60 minutos.

No prolongamento, o Sporting CP voltou a entrar mal e demasiado desconcentrado nas acções ofensivas. Os açorianos conseguiram de novo adiantar-se no marcador mas, a meio, a formação verde-e-branca já estava outra vez na frente (30-29). Apesar do evidente desgaste físico e da tarde menos inspirada, tudo apontava para um triunfo leonino quando, em vantagem e com posse de bola, Pedro Spínola perdeu a bola no ataque. Em contra-ataque, o SC Horta conseguiu marcar e forçar um segundo prolongamento, adensando as dúvidas em relação ao desfecho do encontro (32-32).

  • Hóquei em Patins (Taça de Portugal) 
Jogo de loucos no Livramento quando nada o fazia prever. O Sporting CP acabou por vencer por 6-5 nas grandes penalidades, depois de um empate a quatro verificado no final dos 50 minutos regulamentares e depois de os leões terem estado na frente do marcador por 3-0, ante a Assoc. Juventude Viana

A partida não podia começar da melhor maneira. André Moreira, aproveitando o balanço que levou da boa prestação frente ao CD Paço de Arcos a meio da semana, faz os dois primeiros tentos ao passo que Poka, de meia-distância coloca o resultado em 3-0, a seis minutos do intervalo. No entanto, no mesmo minuto em que o Sporting CP marcou o terceiro, André Centeno reduziu e demonstrou que a Assoc. Juventude de Viana não se deixava levar pela desvantagem que tinha no primeiro tempo.

Na etapa complementar os minhotos foram paulatinamente recuperando até ao empate, com golos de Luís Viana de grande penalidade e Nuno Félix na conversão de um livre indirecto. O Sporting CP voltou a colocar-se em vantagem com um golo de insistência de João Pinto mas, a quatro minutos do final, Gustavo Lima restabelecia o empate que levava o jogo para prolongamento.

Fora do tempo regulamentar, pouco há a acrescentar dado que nem a Assoc. Juventude de Viana nem Sporting CP arriscaram, dado o ponto de situação das faltas de equipa (14 para os nortenhos e 9 para os leões).

Chegadas as grandes penalidades, surgiu o herói improvável. Carlitos que nem é um habitual marcador de bolas paradas dos verde-e-brancos, concretizou duas grandes penalidades, enquanto Francisco Silva, também com duas tentativas, fez apenas um golo.

Resultado justo para o Clube de Alvalade, se tivermos em conta que o equilíbrio verificado durante todo o encontro nunca poderia ser espelhado no marcador do mesmo, devido ao formato da competição. Com o 6-5 final, o Sporting CP segue para os Quartos-de-Final da Taça de Portugal.

O próximo jogo, já referente à 2.ª-Mão da CERS Cup, está agendado para o próximo dia 21, Sábado, na deslocação ao reduto da UD Oliveirense.

Calendário & resultados aqui.
  • Rugby (Campeonato Nacional - Primeirona - Fase de Apuramento)
O Sporting CP não conseguiu confirmar desde já o apuramento para o top-6 da Fase Final, após perder com o RC Loulé, no Algarve, por 23-21, em jogo a contar para a 17.ª e penúltima jornada da Fase de Apuramento do Campeonato Nacional da I Divisão.

Apesar de terem estado quase sempre na frente, os leões perderam fulgor na parte final do encontro, saindo derrotados na ‘bola de jogo’ frente a uma equipa que, apesar de já estar matematicamente despromovida, nunca virou a cara à luta.

Com este resultado, e depois do desfecho dos jogos de Caldas RC (derrota por 20-17 frente ao RC Santarém, que confirmou o quarto lugar) e Rugby Vila da Moita (perdeu frente ao líder RC Lousã por 62-21), o Sporting CP mantém o quinto lugar com 34 pontos, mais dois do que os adversários directos pelas duas vagas em aberto para o Play-Off final.

Na próxima jornada, a última da Fase de Apuramento, uma vitória fora frente ao SL Benfica (que ocupa a terceira posição) garante desde logo a qualificação do conjunto leonino para a próxima fase. Caso contrário, está dependente dos resultados do Caldas RC (joga fora com o Vitória FC) e do Rugby Vila da Moita, que recebe o RC Loulé.

Classificação & resultados aqui.
  • Basquetebol Feminino (Campeonato Nacional - I Divisão - Fase Regular)
A equipa feminina de Basquetebol do Sporting CP conseguiu uma excelente vitória esta tarde no Pavilhão Municipal de Coimbrões, frente à formação local, por 63-67, numa partida a contar para a Jornada 19 da Fase Regular do Campeonato Nacional da I Divisão.

Em paralelo, a equipa verde-e-branca mantém a liderança da prova.

As leoas até começaram muito mal o encontro, saindo com uma grande desvantagem no final do primeiro período (28-10). Ainda assim, e ao intervalo, as comandadas de Luís Abreu já só perdiam por dez pontos (42-32), o que abria margem para a reviravolta.

Numa espectacular segunda-parte, o Sporting CP conseguiu reduzir para apenas quatro pontos de desvantagem no final do terceiro período (51-47) e chegou à vantagem nos últimos 20 segundos da partida, onde garantiu uma preciosa vitória na Fase Regular.

Com este resultado, as leoas mantêm o primeiro lugar da classificação geral com 33 pontos, mais um do que o SC Coimbrões e mais dois (à condição) do que a Ovarense.

Na próxima jornada, agendada para as 17h30 do próximo dia 22, Domingo, na recepção das leoas à formação do CBES Amadora.

Partilhar:

0 comentários:

Enviar um comentário

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!