Próximo Jogo

Próximo Jogo

28/03/2015

Modalidades: Futsal leonino goleia Rio Ave e marca presença Na Final-Four da Taça de Portugal | Hóquei leonino empata ante Oliveirense e falha assalto ao 4.º lugar | Andebol leonino (impotente perante supremacia do ABC) falha a Final da Taça de Portugal | Leoas do Futsal Feminino vencem Ourentã e estão na Final-Four da Taça de Portugal

  • Futsal (Taça de Portugal)
O Sporting CP garantiu esta tarde de Sábado a presença na Final-Four da Taça de Portugal, ao ultrapassar o Rio Ave FC por 7-2, num jogo em que venceu e convenceu.

A partida começou com o expectável domínio leonino e a também não surpreendente atitude defensiva da equipa de Vila do Conde, que esteve quase sempre fechada no seu reduto, à espera de uma oportunidade para jogar em transição rápida. A estratégia forasteira não resultou e foi o Sporting CP quem abriu o marcador logo ao quarto minuto de jogo, por Diogo, a concluir na perfeição uma jogada ensaiada. Fábio Aguiar aumentou para 2-0 depois de uma excelente combinação com Cássio, João Matos também marcou, depois de assistência de Caio Japa pela direita, e Diogo ainda bisou a dois segundos do intervalo depois de um contra-ataque conduzido pelo camisola 9 dos leões. Do Rio Ave FC há poucos lances de perigo a registar, com excepção de uma transição rápida de Lincon para defesa de João Benedito, numa jogada que parece ter começado numa falta não assinalada sobre Caio Japa.

O segundo tempo começou com o Sporting CP a pressionar como se não tivesse a ganhar por quatro, evidenciando o seu ADN de equipa ganhadora, sempre à procura de mais. Foi assim que, aos 27’, chegou à mão cheia de golos. Miguel Ângelo fez o tento da tarde, ao enviar uma bomba ao ângulo da baliza do Rio Ave FC. Duas desconcentrações leoninas permitiram, no entanto, que a equipa visitante reduzisse, primeiro por Filipe Simas numa situação de 5x4 em que a defesa leonina abriu na zona central, e depois por Lincon na sequência de um passe errado de Fábio Lima quando João Benedito estava fora da baliza, preparado para dar apoio atacante à equipa. Ainda assim, o leão chegou à meia-dúzia, num hat-trick de Diogo, assistido ao segundo poste por Caio Japa numa transição rápida dos comandados de Nuno Dias e Pacheco, a poucos segundos do apito final, ainda teve tempo de fazer o gosto ao pé, selando o 7-2 final.

O próximo jogo, já relativo à Jornada 24 da Fase Regular da Liga Sport Zone Futsal, está agendado para as 16h do próximo dia 5 de Abril - Domingo, na deslocação dos leões ao reduto da formação do FC Unidos Pinheirense.

  • Hóquei em Patins (Campeonato Nacional - I Divisão)
Frente a um adversário directo na luta pelo acesso à Liga Europeia, o Sporting CP não foi além de um empate a quatro perante a UD Oliveirense, mantendo-se assim na sexta posição a três jornadas do final do Campeonato Nacional da I Divisão.

O início de jogo não poderia ter sido melhor, com uma vantagem de três tentos aos 17 minutos da primeira-parte. Marcou primeiro Tiago Losna num contra-ataque, dilatou Ricardo Figueira de grande penalidade e completou o 3-0 Poka, após recuperação de bola de João Pinto. A UD Oliveirense parecia não ter ideias para dar a volta ao texto mas a mudança dos quatro jogadores de campo que começaram a partida transfigurou os aveirenses, que começaram a criar perigo nos últimos minutos do primeiro tempo. Rúben Pereira marcou o primeiro logo no minuto seguinte ao tento de Poka, fechando o resultado ao intervalo.

Na etapa complementar, um hino ao hóquei em patins. Magnífica prestação dos dois conjuntos, com um misto de grande qualidade e impaciência que originou um jogo verdadeiramente explosivo, daqueles que tornaram esta modalidade tão querida entre os portugueses. A diferença esteve na concretização. O Sporting CP não aproveitou as oportunidades de que dispôs sentenciar o jogo, enquanto a UD Oliveirense foi-se aproximando da igualdade. Rúben Pereira voltou a marcar ao minuto seis e fazia antever um segundo tempo difícil para a formação leonina que ainda viu Martín Montivero falhar um livre directo. No seguimento do cartão azul mostrado a André Moreira, é o Sporting CP quem acaba por marcar, com João Pinto a finalizar no interior da área ao minuto 12. A UD Oliveirense não deitou a toalha ao chão e continuou a pressionar o Sporting CP que, continuando com muitas oportunidades, não as concretizou, nomeadamente um livre directo de Poka e uma grande penalidade de Ricardo Figueira. A pressão forasteira deu os seus resultados, proporcionando erros à equipa leonina em zonas de grande perigo. Diogo Silva reduziu ao minuto 14 e Albert Casanovas empatou a quatro minutos do final.

Divisão de pontos que não premeia quem dispôs de mais oportunidades e, por outro lado, castiga a desconcentração defensiva verde-e-branca desde os minutos finais do primeiro tempo. Com este desfecho e a três jornadas do final, o Sporting CP mantém-se na sexta posição, a um ponto de UD Oliveirense e OC Barcelos, que perdeu com o FC Porto por 7-5. O AD Valongo venceu a AD Sanjoanense em casa por 10-4 e aumentou a vantagem para os seus adversários directos, estando com mais seis pontos que os leões.

A próxima jornada está agendada para as 18h do próximo dia 18 de Abril - um Sábado, na deslocação dos leões ao reduto do CH Carvalhos. Antes, pelas 15h do próximo dia 11 de Abril - Sábado, os leões recebem a formação do AD Valongo, em partida relativa aos Quartos-de-Final da Taça de Portugal.

  • Andebol (Taça de Portugal - Final-Four)
O Sporting CP perdeu com o ABC por 33-30 na Meia-Final da Final-Four da Taça de Portugal, que se realizou esta tarde de Sábado no Pavilhão Municipal de Loulé.

Com este desaire, os leões perderam a hipótese de ganhar o troféu pelo quarto ano consecutivo.

Os leões entraram mal no encontro, apesar de nunca haver uma diferença superior a dois/três golos a favor dos bracarenses. Numa primeira-parte onde os ataques ganharam claramente às defesas, o ABC saiu para o descanso com uma vantagem de 20-18.

No segundo tempo, e quando a defesa leonina parecia dar alguns sinais de melhoria a nível de intensidade e agressividade apesar de manter o esquema 6:0 (a certa altura houve variações para um 5:1), João Antunes foi desqualificado por terceira exclusão. Foi um momento-chave: os leões podiam ter empatado o encontro a 21, desperdiçaram essa oportunidade e não mais o ABC deixou de comandar com algum conforto no marcador. Nos últimos 15 minutos, uma série de remates falhados e falhas técnicas dizimaram por completo as hipóteses verde-e-brancas, com o conjunto bracarense a aproveitar esses erros para dilatar a vantagem e assegurar a passagem ao encontro decisivo da prova.

O próximo jogo, já relativo às Meias-Finais do Play-Off do Campeonato Fidelidade Andebol 1, está agendado para as 17h do próximo dia 4 de Abril, Sábado, na recepção à mesma formação do ABC.

  • Futsal Feminino (Taça de Portugal)
A equipa feminina de Futsal do Sporting CP continua a fazer história na presente temporada, conseguindo agora uma inédita presença na Final-Four da Taça de Portugal após vencer o CD Ourentã por 2-1... no penúltimo segundo do encontro.

Naquela que foi uma grande jornada de campanha ao Futsal Feminino, não só pela transmissão em directo do jogo na Sporting TV mas também pela agradável moldura que preencheu as bancadas do Multiusos de Odivelas, as leoas entraram de forma destemida frente a um adversário que ocupa o primeiro escalão da modalidade e, apesar de algumas oportunidades do CD Ourentã no primeiro tempo, conseguiram adiantar-se no marcador com um golo de Nádia Rafaela, uma das melhores em campo.

Após o intervalo, as comandadas de Filipe Carneiro foram controlando as incidências do jogo de forma muito madura e pragmática até ao último minuto do encontro, altura em que o CD Ourentã aproveitou o facto de estar a jogar com guarda-redes avançado para desequilibrar e chegar ao empate numa altura em que a formação verde-e-branca já estava com cinco faltas cometidas. Ainda assim, e num verdadeiro golpe de teatro quando todos esperavam o prolongamento, Catarina aproveitou um livre directo ainda longe da baliza do CD Ourentã para rematar forte e recolocar o Sporting CP em vantagem a dois segundos do fim, voltando a superar mais um adversário do Campeonato Nacional.

Fim de festa em êxtase num dia em que o Sporting CP, considerado o sexto melhor Clube do Mundo de Futsal, conseguiu ser o único a colocar as equipas masculina e feminina na Final-Four da Taça de Portugal. E que, no caso das raparigas, mantém uma saga fabulosa na presente temporada, em que as leoas já conquistaram o Campeonato Distrital, seguem na Taça e continuam sem perder (tiveram apenas dois empates).

O próximo jogo, já relativo à Jornada 3 da Série G da Taça Nacional, as leoas deslocam-se ao reduto da formação açoriana do CDCC Posto Santo, agendado para as 17h do próximo dia 5 de Abril, Domingo.

Partilhar:

0 comentários:

Enviar um comentário

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!