Próximo Jogo

Próximo Jogo

27/04/2015

Com Montero e Martins fica mais complicado não jogar futebol

Pois é, Marco. Com a simples inclusão de  André Martins e Fredy Montero no 11 inicial, o futebol do nosso Sporting CP ganhou outro perfume. Chega a ser ridículo tentar compreender como é que estes dois jogadores passam vários jogos no banco de suplentes, a ver jogar outros claramente inferiores (e sim, estou a falar do super intenso Adrien Silva e do super goleador aka salvador Islam Slimani). 

O pequeno médio voltou a dar mais uma lição de como defender. Perfeito na ocupação do espaço e na leitura de jogo, André Martins voltou a mostrar que quando actua na SUA posição, tem muito para oferecer a este Sporting CP.  Chegou a ser enervante vê-lo sempre a fechar as linhas de passes mais prioritárias, e com isso a recuperar várias vezes a bola. Comparar a qualidade e inteligência com que André Martins defende à de Adrien Silva, chega a ser tão estúpido como comparar a recepção de bola de Andrés Iniesta à de Yannick Djaló. Para que se entenda ainda melhor a diferença de qualidade defensiva entre ambos, dizer que Adrien defende melhor que o André, é tão absurdo como afirmar que o Jorge Jesus sabe falar correctamente o português.

Já o avançado colombiano, demonstrou mais uma vez que é de longe o melhor avançado do Sporting CP, e um dos melhores a actuar em Portugal. Foi o jogo perfeito para provar o quão falsas são as teorias de que Fredy Montero não faz mossa na defesa contrária, que não garante golos como Islam Slimani, etc. Não vou falar ao pormenor dos golos nem das assistências porque sempre defendi que a titularidade de Fredy Montero não dependia de nenhum destes dois factores. Vou apenas fazer referência ao início do lance que terminou com o golo de Junya Tanaka, porque é neste tipo de situações que Fredy Montero demonstra que está num patamar muito mais elevado que a concorrência. Apesar de ser avançado é fundamental no inicio das transições ofensivas, pela sua capacidade de temporizar. Neste lance particular, segurou, temporizou, e soltou no tempo certo, aproximando a equipa do sucesso, ao deixar Nani em condições favoráveis para dar seguimento ao lance. Alguém tem dúvidas de que com Islam Slimani no lugar do colombiano, este golo não aconteceria? Infelizmente temos um treinador que não consegue tirar partido da qualidade que este avançado tem para oferecer. 

Peço desculpa por toda a arrogância demonstrada ao longo do post, porque no fundo, sei que todos queremos o melhor para o Sporting CP. Infelizmente nem todos percebemos que o melhor para o nosso clube é que os melhores joguem.




Partilhar:

27 comentários:

  1. Honoris,

    Que diferenças e semelhanças encontras entre Jonas e Montero? É que não percebo como o primeiro é tão aclamado e o segundo tão desvalorizado quando são, a meu ver, bastante parecidos.

    Cumps,
    RMSCP

    ResponderEliminar
  2. Bom jogo do sporting.hoje marcamos golos com bastante facilidade.a equipa pareceu solta e desinibida.a jogar sem medo marcamos golos com facilidade.ficou provado que nos bastam 2 médios centro e que com 2 atacantes,as oportunidades de Montero fazer golos aumentam,o que não acontece quando Montero joga sózinho na frente...pergunto por isso porque raio não se colocou desde sempre,Montero a jogar com Slimani ao mesmo tempo?muita garra de Montero durante este jogo,coisa que não se viu contudo em muitos outros jogos do colombiano,o que me leva a questionar qual o motivo que levará este excelente jogador a ter uma determinada atitude nuns jogos e outra noutros?estou convencido que só agora o Montero estará a perceber que em alta competição na europa,a atitude em todos os jogos tem de ser a mesma que o grande slimani demonstra.hoje jogamos com 2 atacantes,tanaka e Montero ao mesmo tempo e ambos benificiaram disso.estará marco silva a testar desde já um modelo de jogo assente na utilização de 2 atacantes a pensar na próxima época?estou convencido que sim..ou melhor,espero bem que sim.jeff continua a ser melhor a atacar que a defender apesar de hoje nem os cruzamentos lhe sairem bem.martins lá jogou certinho tipo oliver no porto.contudo naquela posição,joão mário dá 15 a 0 ao martins.será sempre um bom suplente,não mais que isso.grande jogo de william carvalho,jogador cada vez mais completo e cada vez mais sábio na arte de saber defender.vai ser um jogador monumental e um dos melhores 6 do mundo.

    ResponderEliminar
  3. "Que diferenças e semelhanças encontras entre Jonas e Montero? É que não percebo como o primeiro é tão aclamado e o segundo tão desvalorizado quando são, a meu ver, bastante parecidos."

    Também os acho muito parecidos. A grande diferença é que um está inserido num modelo de jogo que o favorece, e outro não. Se Montero tivesse no Benfica, certamente que seria mais aclamado do que é no Sporting.

    ResponderEliminar
  4. bem,eu comparei há pouco o martins ao oliver mas não por uma questão de qualidade.ou melhor,tecnicamente claro que são bons jogadores,e quando jogam contra equipas tipo a do moreirense por exemplo,chegam até a parecer "grandes" jogadores...mas isso é contra equipas de baixo nivel como a do moreirense.ficaram bem patentes os handicaps do oliver quando joga contra equipas de outro nivel.foi 0 contra o bayern e foi 0 contra o benfas.o martins é mais ou menos do mesmo género.

    Anibal1906

    ResponderEliminar
  5. Oh não! O Martins voltou a mostrar o caminho!

    ResponderEliminar
  6. Caro Honoris, eu compreendo a defesa que faz de AM. É inteligente a jogar, sublime no posicionamento e não é capaz de maltratar a bola. Mas... apenas dura 45 minutos, na minha modesta opinião. Será o seu talento suficiente, face a tão terrível "handicap"?! E terá solução através do treino? Ou acabará num futuro mais ou menos próximo por ser descartado?!

    ResponderEliminar
  7. Gonçalo "Ehr"28/4/15 06:08

    A questão do durar 45 minutos para mim é um bom exemplo de como se consegue passar ideias erradas da televisão (comentadores) para os sofás das pessoas.

    O rendimento do André nos primeiros 15'/20' da segunda parte, por exemplo, foi igual ou melhor ao que teve na primeira. O comentador ia dizendo que se notava o desgaste, ao mesmo tempo que o Martins em campo ia sprintando para recuperar posição e cobrir colegas, ia pressionando e ia saindo com qualidade com bola (o lance em que sofre falta "lá à frente" não é na segunda parte?).

    Pode é ter tido uma dor, muscular ou não, imediatamente antes de sair. Porque antes disso revelava exactamente a mesma predisposição física.

    (Isto sem prejuízo de que pode ter ainda mais intensidade, como qualquer jogador que já não faz uma sucessão de jogos a titular há vários meses).

    ResponderEliminar
  8. Grande jogo de André e de Montero,

    Quando se colocam jogadores de futebol em campo, arriscamos-nos a ver futebol.

    Quando à história do André durar 45m, acho que nem vale a pena comentar! Bastando apenas recordar que aos 60/70m ainda estava a conquistar bolas e a fazer a equipa estar perto do golo como aqui: http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/videos/30aj-moreirense-sporting-14-15/?id=wCgRNuGoAnA0Ta4j9DY1v

    SL

    ResponderEliminar
  9. Álamo,

    O André Martins, esta época, tem quantos jogos a titular? Qual a sequência de jogos a titular que fez?

    A existir um desgaste mais precoce de Martins no jogo, ocorre essencialmente por não ter ritmo deste. Jogou em Paços (quase há 1 mês - curiosamente o último "bom jogo" que o Sporting fez, antes de ontem - coincidências...) e não voltou a jogar. Ninguém adquire ritmo e bons índices físicos jogando de mês a mês.
    Esperemos que, no sábado, jogue no lugar de William.

    Quanto ao post, nada a acrescentar.
    O ponto é mesmo este:
    "Chega a ser ridículo tentar compreender como é que estes dois jogadores passam vários jogos no banco de suplentes, a ver jogar outros claramente inferiores".

    um abraço a todos

    ResponderEliminar
  10. Bernd Schneider28/4/15 10:11

    Montero "temporizou" no golo de Tanaka? Era capaz de jurar que foi uma recepção imperfeita que acabou nos pés de Tanaka... se fosse o Adrian, era uma má recepção, mas como é o Montero a receber uma bola como se tivesse os pés do Slimani, aí é um lance de génio com direito a temporização e tudo... tá certo.

    ResponderEliminar
  11. Bernd Schneider28/4/15 10:12

    http://videos.sapo.pt/MgU6Z4tr9fwUf4Zc28jw

    ResponderEliminar
  12. Bernd Schneider28/4/15 10:16

    Gostava de pedir desculpa ao blogger e pedir aos administradores para apagarem os meus últimos comentários pois estava a falar dum momento diferente daquele que o Hororis referiu. Erro meu. Podem apagar.

    ResponderEliminar
  13. Gosto muito de Montero mas jogar em 4-3-3 não lhe favorece e sim em 4-4-2, por isso Jonas no Benfica produz o que está a vista de todos.

    ResponderEliminar
  14. o sllimani tem vindo a ser dos melhores do sporting ao longo da temporada, de forma regular.

    penso que o grande equívoco do post é uma tendência para procurar defeitos num e virtudes em montero (e andré martins), por motivos que me parecem de convicção pessoal. Isso depois leva a comentários mais desesperados, como foi o caso do "Foi o jogo perfeito para provar".
    Um jogo não prova nada. Este jogo tem o mesmo valor que, por exemplo, o jogo contra a académica na 1ª jornada em que ambos actuaram de início.

    Quanto aos jogadores em si, concordo com algumas considerações feitas, e estou farto das oscilações de opiniões dos adeptos (há cerca de um ano, o André Martins era 'a nova jóia da academia', e uns meses depois passou a ser 'o pior jogador do mundo'.) André Martins tem provado ser um jogador útil ao plantel do Sporting.
    Já quanto a montero, tenho dúvidas acerca da sua consistência, e da sua abordagem ao jogo como avançado.

    E, para acrescentar, uma coisa que este jogo ajuda a comprovar: mané e tanaka, por muito que se possa apontar, parecem ter uma apetência para marcar golo. A ver se se mantém.

    ResponderEliminar
  15. Grande jogo de 2 elementos cujo talento e utilidade é desvalorizado pela maioria.

    Tinha curiosidade em ver o número de recuperações de bola que o Martins fez neste jogo.

    ResponderEliminar
  16. uma coisa que nao disseste é que o montero tb jogou bem porque jogou num sistema com 2 avançados e isso ajudou e de que maneira a que ele fizesse um jogo bom. num sistema de 2 avançados o montero tem tudo para ser titularissimo.

    ResponderEliminar
  17. Marad0na

    A ti também de faltou comentares o André Martins
    ;)

    abraço e SL

    ResponderEliminar
  18. eu concordei com o que ele escreveu faltou so dizer aquilo em relação ao montero ;)

    ResponderEliminar
  19. O André Martins jogou a época passada toda, e toda a gente ou 99% dos adeptos queriam outro lá. Faz um jogo bom já é o novo Maradona.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo, 28 de Abril, 11h51,

    penso que o grande equívoco do post é uma tendência para procurar defeitos num e virtudes em montero (e andré martins), por motivos que me parecem de convicção pessoal. Isso depois leva a comentários mais desesperados, como foi o caso do "Foi o jogo perfeito para provar".

    Tem noção de que o mesmo poderia ser dito em relação aos que têm a opinião contrária à do autor, não tem? Se não tem, devia...

    Eu como já muito li e ouvi gente a chamar quantos nomes há ao André Martins, a semi-endeusar o Slimani ou a assobiar o Nani, por exemplo, da minha parte já tenho todos os comprovativos em como os adeptos de Alvalade se preocupam bastante (só que não) a entender o jogo e todas as suas vertentes...

    ResponderEliminar
  21. Leão das Avenidas28/4/15 15:15

    A diferença entre Jonas e Montero é clara - basta ver o número de golos. E há, para mim, uma diferença mais vincada - Jonas é Ponta de Lança e Montero não.

    Montero ontem rendeu naquela que terá de ser a sua posição caso se mantenha no Sporting - uma espécie de º10, a jogar nas costas do avançado. Montero não tem os argumentos físicos para ser a referência no ataque (franzino, baixo) mas tem classe nos pés e desmonta as defesas com as suas movimentações.

    Em relação a André Martins, cumpriu. Confesso que não percebo o hino que este blog lhe faz, mas tem estado bem quando chamado.

    Cédric é que continua miserável.

    ResponderEliminar
  22. "O André Martins jogou a época passada toda, e toda a gente ou 99% dos adeptos queriam outro lá. Faz um jogo bom já é o novo Maradona"

    Em 1º lugar, o André Martins não jogou nem um jogo na posição dele durante a época passada TODA.

    Em 2º lugar, "fez um jogo bom e já é o novo Maradona" é o típico comentário de quem não nem inteligência para sustentar uma opinião com argumentos

    ResponderEliminar
  23. Sinceramente não percebi se no fim quando diz que jogam inferiores a eles... Afirmou que André Martins é melhor que Adrien? Isso não tem qq cabimento...

    ResponderEliminar
  24. "Sinceramente não percebi se no fim quando diz que jogam inferiores a eles... Afirmou que André Martins é melhor que Adrien? Isso não tem qq cabimento..."

    Não tem cabimento para si. Eu não tenho qualquer dúvida de que o André Martins é muito superior ao Adrien

    ResponderEliminar
  25. A diferenca entre Adrien e Martins é que o Martins não corre que nem um doido para onde nao precisa de ir. Chama se inteligencia, ou dominio dos momentos de jogo.
    Mas lá està...aos olhos do adepto comum o Adrien è intenso porque corre muito. Tipo Herrera.

    ResponderEliminar
  26. Voltamos ao mesmo de sempre. O adrien beixa o símbolo, corre que se farta, queima linhas...nao entrega uma bola jogavel, em transporte atrapalha-se, faz do correr atras da bola modo de vida mas que importa?

    Já o Andre, faz o oposto, preenche os espaços, antecipa-os, temporiza, entrega simples etc mas "e baixo, um gajo com um encosto...falta-lhe encher...".

    A ideia que me dá no scp e que se tivessemos iniesta xavi e messi íamos assobiá-los por qualquer motivo.

    ResponderEliminar
  27. É inquestionável que André Martins e Montero fizeram ontem bons jogos. Que André Martins defende muito melhor que Adrien e que Montero é o nosso avançado mais dotado. A primeira questão é se pudemos jogar muitas vezes neste sistema. Que André Martins tem cultura táctica para ocupar outras posições com um rendimento positivo, o mesmo em minha opinião não se passa com Montero. Slimani é um ponta de lança com capacidade para pressionar alto, defesas e guarda redes e muito útil nos esquemas tácticos defensivos e ofensivos. Montero é um jogador muito passivo que se limita a ocupar os espaços, pouco intenso na pressão sobre os adversário. No fundo as críticas que fazem a Adrien quando comparado com André Martins. Ontem depois do Moreirense se ter ajustado à forma de jogar do Sporting sentimos muitas dificuldades no nosso meio campo defensivo. Para além de Montero, também Mané revela dificuldades em termos defensivos e se juntarmos ainda Nani, percebe-se o ascendente do Moreirense após o 3º golo. Na 2ª parte em que perigosamente permitimos um jogo de transições, só tivemos o controlo do jogo quando João Mário entrou. Em muitos momentos estivemos em 4:2:4 com inferioridade no centro do terreno e em parte valeu-nos que também William, voltou às boas atuações. Desde o princípio da época sinto que o maior problema do meio campo é jogares William e Adrien. William é um jogador de equilíbrios e de posse. Estava mais confortável no futebol de Jardim com um bloco mais baixo e menos agressivo na conquista da bola. No modelo de jogo deste ano que exige maiores deslocamentos, mais espaço de cobertura e uma atitude mais agressiva sobre o portador da bola William tem dificuldade. Dificuldade essa mais acentuada quando joga com Adrien que padece dos mesmos defeitos. Boa leitura de jogo, capacidade técnica com a bola nos pés e na cobertura com bola, mas muita lentidão de deslocamento sem bola, aliando a isso, pouca capacidade de recuperação e deficiências de cobertura defensiva.

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!