Próximo Jogo

Próximo Jogo

09/04/2015

Nani's versão 2015-2016


Aproxima-se o final da época e, com normalidade, começam as indefinições em relação ao plantel para a próxima temporada de 2015/2016. Segundo Bruno de Carvalho, a única certeza é que Nani não vai fazer parte do próximo plantel. Já era mais ou menos expectável a sua não-continuidade, por razões financeiras e/ou pela própria vontade do jogador em experimentar outros campeonatos. Por isso, acredito que os responsáveis já tenham acautelado a saída do internacional português e obviamente referenciado alguns possíveis substitutos.

Com a saída de Nani, volta a questão do extremo acima da média, que seja capaz de marcar golos, desequilibrar ou, como se diz na gíria, “carregar a equipa às costas”. Verdade seja dita, por muito que procuremos, não conseguiremos encontrar um jogador que neste momento seja capaz de oferecer o que Nani oferece. Falo, por exemplo, da capacidade de guardar a bola, temporizar e assim fixar o maior número de adversários para depois soltar para um colega, geralmente privilegiando a melhor decisão, dando continuidade à superioridade numérica.

Julgo, portanto, que o Clube vai apostar todas as fichas do mercado nesta posição (talvez a par da posição de ponta-de-lança), pelo que podemos esperar por um extremo com capacidade de render no imediato e já com algumas credenciais no futebol.

Como já é frequente, tentei apresentar jogadores que considero que podem ser mais-valias e atenuar a saída de Nani. Ao contrário do que é habitual, não segui um padrão especial, obviamente procurei apenas alvos realistas para os nossos “cofres”. Só tive em conta um factor, a qualidade…

Christian Atsu: Depois de uma boa época de empréstimo no SBV Vitesse, onde se destacou na Eredivisie, o Chelsea FC decidiu emprestá-lo ao Everton FC tendo considerado que já tinha subido a etapa elementar dos seus jogadores emprestados. No clube de Liverpool, nunca conseguiu ultrapassar na hierarquia jogadores como Kevin Mirallas, Aiden McGeady ou Steven Naismith e, como se não bastasse, a chegada de Aaron Lennon aniquilou qualquer possibilidade de ascender à titularidade nos Toffees.

Como conhecemos dos tempos da nossa 1ª Liga, Christian Atsu é sobretudo um jogador enérgico, faz do ritmo e da velocidade as suas grandes armas que, impulsionadas pelo seu excelente pé esquerdo, podem tornar-se o maior pesadelo para qualquer defesa adversário.



Apesar da opinião generalizada - que o jogador africano por norma decide mais em seu proveito do que pelo sentido colectivo - pelo menos no caso de Atsu isto não acontece, porventura pela boa “escola europeia” que já leva na sua tenra idade. Relembro, por exemplo, a percentagem de eficiência de passe de 88% contra a Alemanha no último Mundial, (ver aqui) ou de 96% contra o FC Utrecht na época anterior. (ver aqui). Convém dizer que, apesar do ocaso desta época, Atsu não se deixou afectar pela falta de minutos das pernas e produziu uma excelente CAN, tendo sido mesmo eleito o melhor jogador da competição e tendo ganho também o prémio de melhor golo. (ver aqui).

Quantos aos termos de negócio, apostaria num empréstimo com opção de compra por um valor que interessasse ao Sporting CP, ou um envolvimento num eventual com William Carvalho. Acredito também que a vontade do jogador em regressar a Portugal, para um Campeonato que lhe dê maior estabilidade, pesaria no negócio.

Takashi Usami: Tenho de admitir, conhecia este japonês apenas da sua passagem repentina pelo futebol alemão, onde acumulou discretos empréstimos a FC Bayern München e TSG 1899 Hoffenheim, e que apesar de tudo tinha demonstrado pormenores interessantes misturados com alguma imaturidade, própria dos seus 19/20 anos.

Depois disso regressou ao seu país natal, e aí perdi o seu rasto, até que por sugestão do forista Vedrix voltei a seguir com mais atenção os passos que vai dando na J-League.

No Gamba Osaka, as suas acções contribuíram e muito para no espaço de 2 anos ter conquistado 5 troféus. Jogador que vale essencialmente pela técnica, de remate fácil e que tradicionalmente até joga como 2.º avançado, como acontecia por exemplo com Kakitani. No entanto é a extremo que pode potenciar todas as suas qualidades, nomeadamente a visão de jogo ou a capacidade de construção.



Por exemplo, é normal ver Usami baixar para perto de zonas entre-linhas - para vir buscar jogo - para depois servir os colegas ou partir mesmo ele para os lances individuais. Encostado à ala esquerda, funcionando como um falso ala com liberdade de movimentos, acredito que se daria muito bem no modelo de Marco Silva. Não esquecer a sua faceta goleadora, já que marcou 42 golos em 62 jogos desde que regressou ao Japão.

Sporting CP está atento ao mercado asiático, prova disso foi a contratação de Junya Tanaka, e acredito que tenhamos condições para atacar no próximo mercado Usami por um valor a rondar os 3M €. (conhecer melhor Usami aqui)

Nolito: O Sporting CP não se pode dar ao luxo de gastar fundos num jogador caro ? É verdade. Nem sempre o preço é sinónimo de qualidade? Também é verdade. Mas, na minha opinião, o jogador caro é aquele que não demonstra no campo o rendimento exibicional esperado aquando do acto da compra.

Podemos tomar o exemplo do outro lado da 2.ª-circular, já que Fernando Marçal se encontra aparentemente a caminho desse Clube: não teria sido mais rentável investir alguns milhões num lateral de qualidade do que contratar sistematicamente jogadores para aquela posição?

Mais, por vezes as apostas de futuro falham. Apesar da qualidade do jogador em si, há sempre variáveis imprevisíveis - como a adaptação a outro contexto futebolístico ou o enquadramento psicológico.

Posto isto, não descartaria em nada um bom investimento - que sem entrar em loucuras - permitisse a contratação de um desequilibrador. Manuel Agudo Durán, mais conhecido como Nolito, dispensa qualquer tipo de apresentações. Sabemos perfeitamente que é muito mais jogador que Ola John, e que enquanto esteve no SL Benfica foi mais uma vítima das "pancas" de Jorge Jesus. Não se deixou afectar pela dispensa, tendo realizado desde aí 3 excelentes épocas, carregando às costas o seu RC Celta de Vigo na última época. Mas o que mudou Nolito ?



Nada. Continua o mesmo jogador de equipa, que serve os colegas com a sua excelente qualidade de passe, intimamente associada à sua maior e mais importante qualidade, a capacidade de definição. Seja a finalizar, seja a temporizar, a ler o jogo a movimentar-se entre os centrais e os laterais, Nolito fá-lo bem. Executa na perfeição os ensinamentos recebidos em La Masia, com a convivência natural no tiki-taka de Guardiola.

Um extremo livre, dotado de uma variedade de movimentos com e sem bola que lhe conferem a imprevisibilidade que acaba sempre por beneficiar o jogo da sua equipa. Um jogador que em tudo é inteligência, combinada com a indispensável habilidade.


Gostaria sinceramente que os responsáveis do Sporting CP "olhassem" para o caso de Nolito. Se precisam de um extremo capaz de segurar a bola e acalmar o jogo, para que não aconteça o que aconteceu em Paços de Ferreira, se querem um jogador capaz de conseguir reproduzir parte das acções colectivas ou de criar com/sem bola o que Nani cria, sugiro o jogador espanhol que, apesar de ser obviamente inferior ao internacional português, seria uma clara mais valia no elenco leonino.

E vocês, que acham destas sugestões? Que jogadores têm em mente para substituir Nani? Existem soluções internas capazes de o fazer ?
Partilhar:

16 comentários:

  1. Excelente post!

    Estava a ler o post e comecei a lembrar-me do Nolito. Estava naquela onda "vou sugerir que se adicione o Nolito à lista".
    E não é que ele está lá?

    Seria excelente...

    ResponderEliminar
  2. Gonçalo Mano9/4/15 14:29


    Se houvesse carcanhol, entre Atsu e Nolito, de caras apostava no Espanhol, muito mais jogador que Atsu.

    Agora não sei se o salário é compatível...

    Bom artigo Rúben.

    ResponderEliminar
  3. Antes de mais Rúben Ribeiro devo dizer-lhe que aprecio bastante a sua opinião e tenho pena que não comente mais vezes.

    A contratação de Ewerton pode ter sido a saída da loja dos 300 em Alvalade e uma consciência diretiva que algo não corria bem , apesar de o termos conseguido por estar numa situação complicada espero que o Sporting se mantenha nesta bitola.

    O que acha de Ben Arfa (para o meio) , Afellay , jogadores que nunca explodiram de facto todo o seu talento , e acredito que Marco fosse capaz de os rentabilizar , teem idade e alguma experiência que poderiam emprestar a equipa. O primeiro não tem contrato e o segundo tem mais 1 ano com o Barça e está emprestado ao Olympiacos.

    A acautelar a saída de Jefferson , porque não o regresso do Ismaily (de-me a sua opinião) que era um jogador que em termos ofensivos eu apreciava bastante , pois era mais que um lateral flanqueador , tinha remate , e cruzava -não apenas ao alto- muito bem , está no banco no Shaktar. Com a imperativa necessidade de um ponta de lança superior , certamente não teremos Slimani e Jefferson poderá perder a sua maior utilidade , até porque esse jogo de equipa pequena tem de acabar no SCP.

    Sou um grande fã de William , quando li a noticia do Valencia 25M+Rodrigo fiquei chateado.

    Mas a ver o jogo com o Paços começo a achar que William é um entrave para o que o Marco Silva pretende do Sporting , e basta vermos o seu Estoril. Rodrigo também será o estilo de avançado que MS gosta. No fundo acho que Marco não deve ter o poder de escolher os jogadores e mandar na SAD mas devia perfilar o que pretende.

    ResponderEliminar
  4. O ordenado de Capel, Shikabala, Sarr, Geraldes, Cissé, Sacko, Slavchev, Miguel Lopes, Heldon, Salomão, Enoh, "Gazela" e Rabia deve cobrir os ordenados de Nolito.

    ResponderEliminar
  5. Para substituir Nani, dos que disseste eu prefiro.......Mané :)

    ResponderEliminar
  6. Papas Arrugadas9/4/15 16:31

    Eu tenho um nome que considero melhor que esses referidos.
    E ganha menos ainda por cima...não convém é espalhar muito por aí senão vão logo contratá-lo...

    Iuri Medeiros!!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo9/4/15 16:37

    O Atsu não me parece que venha acrescentar algo ao que já temos (assumindo que Carrillo renova). O japonês não conheço. Nolito seria excelente para substituir Nani. Sempre gostei muito dele apesar de jogar no Benfica. Nunca compreendi como Jorge Jesus não o aproveitou melhor. Mas, como já foi dito, o salário dele deve ser alto e acho que seria muito difícil conseguir chegar a acordo com ele.

    Cumps,
    RMSCP

    ResponderEliminar
  8. Nolito era grande grande compra. Se bem que o tribunal de alvalade iria assobia lo passados 10seg.."oh nani passa a bola ***" Para quem? "Nao interessa passa a bola!!"

    De resto, curioso para ver o iuri onde deve estar, entre os melhores!

    SL e bom trabalho

    ResponderEliminar
  9. Questão para todos,

    Em relação ao Iuri: em que posição é que ele deve jogar?

    Assumindo que William e Adrien saem, fariam um meio-campo com J.Mário, A.Martins, Iuri e nas alas Carrillo e Mané? Então e Wallyson e Gauld?

    ResponderEliminar
  10. Interessante.
    Gosto do Nolito e acho que com a saída de Nani e, previsivelmente, Carrillo e Capel seria importante ter um extremo experiente de qualidade.
    Nolito tem qualidade e acho que podia disputar um lugar com os nossos jovens (Labyad, Iuri, Mané...)
    SL

    ResponderEliminar
  11. De entre todos os nomes que citaste, eu escolho o.... Iuri Medeiros.
    De longe, de muuuuuito longe.

    Jarvalho

    ResponderEliminar
  12. Para mim iuri no meio. A jogar numa ala sempre na direita

    ResponderEliminar
  13. Desde já obrigado a todos os users pelo comment.

    Gonçalo Mano, tudo dependendo da vontade do jogador e um contrato por objetivos não seria de descartar. Não posso entrar nesses campos porque desconheço os moldes dos contratos que BDC oferece, mas também a situação em Espanha para os jogadores (impostos elevados) não tá muito boa.

    M9150, devo dizer-te que o tempo não é muito, mas tento estar atento sempre ao que se passa no nosso grande clube e costumo comentar noutros sitíos já conhecendo de outras paragens.
    Por exemplo os invisuais do mercado, onde gabo te a paciência para comentares na máquina de censura e propaganda lampiã.
    Quanto aos reforços que indicou,a não ser que Labyad fique, seriam sem dúvida jogadores a ter em conta.
    São habilidosos e tal como Nani podem ver o nosso clube como uma montra para relançar a carreira.
    O Ismaily, é um jogador tremendamente interessante tendo mesmo já o apresentado aqui num post do verão.
    Numa transferência nos moldes semelhantes aos do Ewerton seria excelente.

    Esse tal propalado negócio do William para o Valencia, acho que não satisfaria nem o clube nem o jogador portanto acho dificil. William deverá ir para Inglaterra e aí podemos lucrar ainda mais.
    Marco pode não ter tido aval em algumas das contratações, mas tem um elenco com qualidade e algumas das suas opções são questionáveis, na minha opinião claro.

    Mike, tenho algumas dúvidas mas é certo que só apostando com regularidade no Mané, é que ele pode deixar esta irregularidade exibicional e explodir de vez no clube.
    É uma opção a ter em conta seguramente. Relativamente à posição do Iuri, eu pessoalmente preferia ver o rapaz numa das alas.
    E explico pelo simples facto, de assim talvez libertar Gauld para a sua posição natural, mas também pelo facto de não me parecer que o açoriano seja jogador de vir cá atrás ajudar defensivamente. Mas isso podia ser "fintado", isto é, se Marco Silva promovesse um modelo com as linhas mais próximas, provavelmente nas acções defensivas e nos movimentos para procurar bola, Iuri desgastaria-se muito menos. Assim poderia normalmente baixar para perto dos outros 2 médios.


    Novamente sobre Iuri, parece-me que podemos estar a entrar na onda do Sebastianismo, que já vimos por exemplo com Wilson Eduardo no Olhanense ou Adrien na Académica.
    Não pondo a qualidade/potencial do Iuri, acho que é perigoso entrar nesses caminhos dum miúdo de 21 anos.
    Emocionalmente podem colocá-lo sob uma pressão enorme, dadas as expectativas imediatas que têm sobre ele.
    Por mim faria a pré-época normalmente como os outros e aí se veria se tem condições para ser titular já.

    JVB, nada mais correto, acho honestamente que é uma coisa idiota que criticar constantemente os próprios jogadores durante um jogo.
    Pior do que isso é criticar sem fundamentos, se nem todos nem capacidade para perceber que "o tempo que Nani perde com a bola" é para o bem do coletivo, para procurar atrair o maior número de jogadores e soltar para privilegiar a superioridade numérica, então podem estar bem calados.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo9/4/15 22:52

    Boas!

    Antes de mais é claro que o sporting precisa de um extremo acima da media para a próxim época mas quanto a mim o mais importante era manter o melhor que já tem CARRILLO!

    As sugestoes que deixo seria de 1 extremo (Sadio Mané) incluindo jogadores no negocio de troca e 1 extremo/avançado (Sebá) que traria uma coisa que por muitas vezes falta aos nossos jogadores que é potencia!

    Quanto a lateral esquerdo vi que referiam em cima Ismaily eu do que já li neste blog houve um jogador que me perece mais adequado ao Sporting e até mais no estilo de Jeffersen que é o Ali Adnan (poderia vir sem muitos custos).

    Penso que o próximo mercado de transferencias tera muita movimentaçao em Alvadade, para mim seria tempo de reduzir o efectivo "fazer uma limpeza" e trazer valores mais seguros...por exemplo:

    Gr: Matheus (braga)/ Eldersen (Rio ave) é tempo de vender Patricio e marcelo

    DD: Šime Vrsaljko (sassulo) e apostar no Esgaio

    DE: Ali Adnan (rizespor) e manter jeffersen

    DC_: Paulo Oliveira / Tobias / Ewerton(acionar opcao de compra)

    MDC: Virgil van Dijk (celtic / é central de base mas tem muita tecnica daria um monstro de 6) e manter William uma ultima temporada pelo menos

    MC: J. Mario / Wallyson

    MAC: R.Gauld e Edwin Cardona (monterrey)

    ED: Labyad e Carrillo

    EE: Sadio Mané (Southampton) e Iuri Medeiros

    PL: Hassan (Rio Ave) e Gudetti(Livre) Sebá (Estoril)

    Com as vendas de todos que não referi mais os emprestados que tinhamos e uma limpeza na equipa B penso que é um plantel acessivel para o Sporting. Menos quantidade o que permite um pouco mais de investimento na qualidade.

    Claude Lopes


    ResponderEliminar
  15. Acho o Takashi uma aposta muito ideal. E bastante efectivo na extrema esquerda onde so Nani tem melhor rendimento. E preciso nos cruzamentos ate rasteiros. Entra muito bem pelo meio, mesmo com uma ninhada de jogadores pois tem um excelente controle, o qual so Nani e Gauld apresentam (desculpe mas o Labyad e só corridas e remate) soltando muito bem a bola onde o excelente jogo com os 2 pés facilita imenso.
    E fundamentalmente acredito que a nível de compra de passe e salário esteja ao nosso alcance.Seria um excelente incremento com Gauld, Wallison e Iuri/Esgaio.

    SL

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!