Próximo Jogo

Próximo Jogo

08/05/2015

Azar do Carrillo!

Na última AG do Sporting Clube de Portugal, eu próprio perguntei ao Presidente quais as perspectivas sobre a renovação contratual de André Carrillo, aspecto que considerava e considero importante no curto-prazo da gestão desportiva. A resposta de Bruno de Carvalho foi tudo menos animadora: "O Carrillo no fundo...é dum fundo". Fiquei triste, desapontado e frustrado.

Hoje, que um jornal desportivo anuncia a não-renovação deste jogador, vou tentar explicar porquê. Na minha opinião, o extremo peruano, rei das assistências na nossa liga, é o nosso grande desequilibrador (Nani não é nosso). É dos poucos jogadores que temos com capacidade para resolver partidas dum momento para o outro, com acções individuais tiradas da cartola. Somando a isto, entrou neste último ano numa consistência exibicional assinalável, o que o torna ainda mais precioso. Manter os jogadores de qualidade, durante mais tempo do que tem sido conseguido, é essencial para diminuir o fosso que ainda nos separa dos nossos rivais. Só que tudo indica que André Carrillo não vai mesmo renovar o seu contrato, que finda no Verão de 2016.

Como já tenho referido, para mim, este é um claro erro de gestão desportiva por parte do elenco liderado por Bruno de Carvalho. Quando esta Direcção foi eleita, André Carrillo estava a cerca de 39 meses do fim do seu contrato. Houve mais do que tempo para negociar uma renovação, e com pressupostos bem mais vantajosos para o Sporting CP durante algum tempo. Mas, ao que tudo indica (e posso estar errado nesta interpretação), o início do processo de renovação peca por tardio. Fica a ideia de que se foi adiando este assunto, como que achando que o jogador não iria passar do nível de promessa, e porque a sua renovação seria sempre mais cara que as dos nossos jovens da formação. Erro estratégico no planeamento desportivo, e quanto a mim grave. Que se aprenda com ele, para o futuro ser melhor.

Mas o que fazer agora? Nesta situação, Bruno de Carvalho tem duas alternativas:
  1. Transfere já o jogador e tenta rentabilizar este activo (temos 50% do passe), embora com pouco poder negocial, mas também evitando que se transfira para um dos nossos rivais, ou;
  2. Mantém André Carrillo no Sporting CP, beneficiando do seu contributo para a equipa durante mais um ano, mas perdendo a oportunidade de o rentabilizar financeiramente e correndo o já mencionado risco de reforçar um dos rivais.
A Comunicação Social teima em anunciar o óbvio, ou seja, que a opção tomada será a de transferir o jogador na próxima abertura de mercado. De facto, os contras da segunda possibilidades são demasiado fortes, no contexto do Sporting CP. Veremos qual o final desta história.

O que vos parece Sportinguistas: ainda acreditam num volte-face deste processo? Caso contrário, concordam com a opção de transferir já o jogador?

Um abraço e Saudações Leoninas

Post Scriptum: Os autênticos idiotas que passaram jogos atrás de jogos a assobiar André Carrillo (tal como o fazem a Nani), que ponham também a mão na consciência, e aprendam com as suas próprias borradas. Estou convicto que eles também contribuíram para o desfecho previsivelmente menos feliz deste processo.
Partilhar:

16 comentários:

  1. Concordo. Também acho um erro grave desta direcção. Decidiu não apostar no jogador quando devia e isso tem agora o seu preço.

    No entanto, ainda estou confiante que isto seja apenas especulação.

    Cumps

    ResponderEliminar
  2. não sabes se o presidente nao tentou renovar mais cedo, não sabemos tb se o que vem no jornal é verdade.

    para um contrato ser renovado é preciso ter o acordo de todas as partes e não só a nossa vontade.

    o que podemos ter como certo é que o Sporting quer renovar, já da parte do carrillo duvido que essa seja a vontade dele ou dos donos dele.

    para mim o que fazer agora:

    1 - renovar

    2 - nao renova, vender no fim da epoca

    3 - nao renova e nao quer ser vendido, passa o ultimo ano a pastar na academia

    quanto á parte final eu tb odeio os assobiadores de serviço mas já vi jogadores a sairem do clube sem serem assobiados e depois irem para os rivais, caso do simao que nunca foi maltratado para depois faltar ao respeito daquela maneira ao clube.

    ResponderEliminar
  3. Quanto ao ps - indeed. Gostava de perceber quem assobia nani, porque o faz? Deve preferir o capel a correr pela linha...

    Tb me parece um erro de gestão, é exactamente pelos mesmos motivos. Carriljo ainda tem de crescer - a sair, estou curioso para saber para que patamar vai - mas em Portugal é um jogador de top, difícil de arranjar melhor para o scp.

    ResponderEliminar
  4. O Cariillo é tão simples quanto isto.

    1- Renova
    2- Vendido
    3- Equipar no balneário dos árbitros e treinar com os infantis.

    Posto isto, gosto muito do Carrillo mas não acho que seja por ele que vamos fazer melhor ou poir, resumindo é só mais um, e sinceramente Mi gusta mucho o CM36

    ResponderEliminar
  5. Não sei se BdC tentou renovar ou não há mais tempo. Caso não tenha tentado antes deve-se ao facto de que Carrillo não era regular e não passava de uma promessa, na minha opinião.
    De qualquer forma cheira-me a pressão do empresário... só espero que não se dê mal

    ResponderEliminar
  6. Marad0na:

    Tens razão, não sei quando se iniciou o processo de renovação, e especulo que apenas tenha sido nos últimos 8 meses. Como leste, admito poder estar errado na minha interpretação. Mas tudo me indica o contrário.
    Porquê? porque no futebol estas coisas vão saindo cá para fora pela CS, como forma dos empresários pressionarem os Clubes a abrirem os cordões à bolsa. Se o processo renovação do Carrillo tivesse começado em 2013, tínhamos sbido.

    Quando ao encostá-lo durante um ano, sou frontalmente contra. Ter um jogador deste calibre nos quadros, pagar-lhe e deixá-lo a pastar na academia seria quanto a mim um erro, o que ganharíamos com isso? perdíamos tudo: dinheiro, performance desportiva e saída no fim para um rival.

    A conversa de dar o exemplo não se aplica a este caso, a mu ver. Isto não é um miúdo com 1 ano de sénior, estamos a falar dum jogador que cá está há 4 anos.

    SL

    ResponderEliminar
  7. o importante é o carrillo perceber que o Sporting foi fundamental para a sua projeção, e agora colaborar com o clube afim de ganhar o máximo de dinheiro com a sua transferência (tal como o Fernando com o porto)

    ResponderEliminar
  8. Diogre e nós que ganhávamos? ter um jogador com a cabeça em outro lugar, a tirar lugar a um jovem que queira realmente honrar a camisola do SCP? a dar-lhe minutos para depois ir para o Porco ou para o Slbosta? Para quem não quer há muito, sempre ouvi dizer, 1 ano na bancada e rapidamente Europa e meia se esqueciam de quem é o Carrillo...

    ResponderEliminar
  9. Para mim a questão está em saber se Carrillo:
    -Não quer continuar no Sporting; ou
    -Não quer negociar nas condições
    propostas pelo Sporting.

    No 1º caso é para vender já, ainda que em baixa (desvalorizado), no 2º caso, é para fechar o contrato antes de ir de férias.

    A notícia do rascord parece-me ter origem no empresário e duvido que o jogador se sinta confortável com a situação.
    Vamos aguardar, com calma, para sabermos como vai ser desatado o nó...

    ResponderEliminar
  10. Anónimo8/5/15 20:13

    esta situação da dificuldade de renovação do carrillo só espanta quem quer.já ninguem se lembra ou faz caso do sucedido com Bruma,Dier ou Illori.isto só para dar alguns exemplos.e qual é a origem sistemática destas dificuldades em renovar com jogadores cujo valor é inquestionável?mais uma vez já ninguem se lembra(o raio da memória dos sportinguistas é mesmo curta)mas os contratos dos jogadores que já referi incluindo o do carrillo,foram celebrados por direções anteriores a esta e de forma pouco benéfica para o sporting uma vez que são contratos que colocam o poder de decisão quase na totalidade nas mâos dos "honestissimos" empresários e respetivos fundos.Diogre,o BDC deu te a entender claramente que renegociar contratos com jogadores adquiridos pelas anteriores direções...é no minimo muito muito complicado...e o BDC já demosntrou claramente que não vai baixar as calças a empresário algum...muito menos ao zahavi.

    Anibal777

    ResponderEliminar
  11. Anónimo8/5/15 23:23

    A verdade é que nas 3 últimas épocas o Carrilho sempre foi um jogador muito inconsistente, tanto fazia uma jogada de craque como logo de seguida fazia a maior borrada. Quantas vezes não vos/nos tirou do sério? Com os vários treinadores alternou sempre banco com titularidade. Daí as assobiadelas, que eu detesto e nunca o fiz, pois só enerva o jogador e piora a situação. Só esta época é que se afirmou na equipa e com muita qualidade. Mas se vos perguntar se lhe renovavam contrato (com aumento de salário, e outra benesses) à 1 ou 2 anos atrás qual seria a vossa resposta? Provavelmente que seria não. Por outro lado não sei se BdC já tentou há muito ou pouco tempo renovar, e por outro lado não esquecer que 50% do passe é de um fundo, e isso não é responsabilidade desta direcção. Se não renovar (neste momento, agora) tenho muita pena. A solução É para mim a seguinte: 1) Renova - óptimo! 2) Não renova - É vendido - menos mal 3) Não é vendido nem renova - vai apanhar ar para a bancada, que é o que os outros fazem e com bons resultados (e até nós Boubacar e Matheus Pereira) A. Oliveira. SL

    ResponderEliminar
  12. Toca-se aqui num ponto importante e, quanto a mim, bastante pertinente.
    Não faz qualquer sentido, parafraseando o que o Vuk disse acima, por Carrillo a "Equipar no balneário dos árbitros e treinar com os infantis", caso não queira renovar.

    Pensemos:
    - Carrillo pertence maioritariamente a fundos
    - Os fundos irão querer transferí-lo para arrecadar a sua parte
    - Bruno de Carvalho não gosta de fundos

    As hipóteses que o Diogre nos põe são as únicas em cima da mesa. Não faltando ao respeito ao Clube ou ao Presidente, Carrillo nunca será colocado a treinar à parte por não querer renovar.

    Por mim, continuaremos a tentar a renovação. Se não o conseguirmos, será Carrillo e mais 10 durante mais uma época e, depois, a Culebra irá para onde bem entender mas, antes disso, levará ao peito a medalha de campeão nacional!

    ResponderEliminar
  13. Segundo ja li, uma renovacão de contrato implica a compra dos restantes 50% do passe (grande godinho). Ora nos nao sabemos quanto estão a pedir os fundos...mas podemos imaginar. Tendo em conta isto, n acredito que seja erro da direcçao.

    ResponderEliminar
  14. Belo discurso que fez na AG.

    Eu acredito que ele renova à última de hora.

    ResponderEliminar
  15. Boas, pelo que sei existe uma cláusula no contrato do Carrillo em caso de renovação termos de adquirir parte substancial da percentagem do seu passe, daí talvez a demora na sua renovação. Não estou com isto a desresponsabilizar esta direcção pois podia ter tido outro tipo de abordagem e acautelar a sua situação. Estou tranquilo pois olho para a B e vejo o Gelson com capacidades para o fazer esquecer facilmente. SL

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!