Próximo Jogo

Próximo Jogo

31/05/2015

Modalidades: Futsal leonino volta a vencer Braga e marca encontro com Benfica, na Final do Campeonato | Futebol de Praia leonino goleia GRAP | Leoas do Basket sagram-se Campeãs Nacionais da I Divisão | Futsal Feminino a 1 ponto da subida de Divisão

  • Futsal (Liga Sport Zone Futsal - Play-Off)
O Bicampeão Nacional assegurou já este Sábado a passagem à Final do Play-Off da Liga Sport Zone Futsal, ao vencer o SC Braga no seu reduto, por 0-1, num jogo em que muito teve de suar para trazer a vitória para casa.

As duas equipas começaram o jogo muito encaixadas e sem arriscar demasiado, o que se traduziu num número reduzido de oportunidades de golo. Ainda assim, o Sporting CP esteve por cima, pressionou mais e assumiu as despesas da partida, estando por três vezes muito perto de se adiantar no marcador. Aos 9’ André Coelho falhou a marcação, Alex fugiu nas costas e já estava posicionado ao segundo poste para finalizar, mas o guardião Vítor Hugo tirou a bola providencialmente. Cinco minutos depois, mais duas oportunidades soberanas: Marcelinho ganhou a ala esquerda e assistiu Caio Japa, que falhou o alvo no corredor central; na jogada seguinte, Fábio Lima não conseguiu desviar de calcanhar ao segundo poste, quando Vítor Hugo já estava batido. O SC Braga cometia vários erros defensivos, mas o Sporting CP, que realizava um jogo paciente, não conseguia finalizar – o que voltou a acontecer na sequência de um lance estudado, em que Diogo e Caio Japa prenderam a marcação e Pedro Cary recebeu de Alex, permitindo mais uma defesa do guardião arsenalista. A melhor ocasião para os da casa aconteceu num remate de André Coelho, no 1x1 com o guardião homónimo, André Sousa, que fez uma defesa enorme.

O segundo tempo começou de feição para o Sporting CP. Aos dois minutos, uma excelente movimentação colectiva dos leões culmina com o golo de Marcelinho, a rematar de bom efeito ao segundo poste e a inaugurar o marcador. O golo fez com que os arsenalistas procurassem assumir o jogo, subindo as linhas, a intensidade e a pressão, obrigando o Sporting CP a suar muito para garantir o passaporte para a final. Aos 26’, Paulinho atirou a primeira bola dos bracarenses ao poste (haveria mais duas) e André Sousa brilhou, defendendo a recarga de Miguel Almeida, que seguia para a baliza. Logo depois, seria André Coelho a acertar em cheio nos ferros. O SC Braga estava no seu melhor momento do jogo, forte nas transições e a causar muitas dores de cabeça no último terço do terreno. Cássio podia ter facilitado as contas para os leões mas, no 1x1 com Vítor Hugo, falhou o alvo. A três minutos do final, os minhotos tentaram o tudo por tudo, lançando André Coelho como guarda-redes avançado, e a verdade é que cheirou a golo por, pelo menos, duas ocasiões – num remate de meia distância, precisamente, de André Coelho e num cabeceamento à barra de Fábio Cecílio. O Sporting CP soube sofrer e abdicou de jogar bem para defender o objectivo – que, apesar dos sustos, ficou garantido logo no segundo jogo das Meias-Finais.

O Bicampeão Nacional vai defrontar, na Final do Play-Off, o SL Benfica, que venceu este Sábado o AD Fundão por 4-0. A derradeira fase arranca já no próximo Sábado, no Pavilhão da Luz.

  • Futebol de Praia (Campeonato Nacional - Divisão de Elite)
A equipa de Futebol de Praia do Sporting CP defrontou, esta tarde de Sábado, o GR Amigos da Paz em jogo a contar para a terceira jornada da Divisão de Elite do Campeonato Nacional. Os leões arrecadaram uma vitória por 2-6.

A equipa leonina entrou a vencer, inaugurando o marcador por intermédio de Belchior. No entanto, o GR Amigos da Paz deu a volta ao resultado e fixou o resultado no 2-1 no fim do primeiro tempo.

Os leões arriscaram mais no segundo tempo e a aposta ofensiva trouxe frutos: Jordan fez o 2-2 e o capitão Madjer voltou a colocar a equipa de Alvalade na frente. A formação verde-e-branca não só respondeu, como passou para o controlo da partida.

No terceiro tempo, os comandados de Mário Miguel dilataram ainda mais a vantagem: Duarte apontou o quarto golo leonino e Marinho o quinto. Para fechar, Madjer bisou e fixou o marcador em 2-6.

Com este resultado, o Sporting CP lidera a Divisão de Elite do Campeonato Nacional de Futebol de Praia com três vitórias nas três primeiras jornadas.

Na próxima jornada, agendada para o próximo dia 7 de Junho, Domingo, os leões defrontam a formação do SC Leixões.

  • Basquetebol Feminino (Campeonato Nacional - I Divisão - Play-Off)
Numa final imprópria para cardíacos, as jogadoras da equipa feminina de Basquetebol do Sporting CP foram autênticas leoas no Pavilhão dos Desportos de Vila Real e conseguiram vencer a Final do Play-Off do Campeonato Nacional da I Divisão frente à AD Ovarense por 60-66 após três prolongamentos.

Um prémio justo para uma temporada excepcional de um conjunto que venceu 17 dos últimos 20 encontros oficiais disputados.

Luís Abreu iniciou o encontro com Inês Faustino, Ana Cunha, Maria João Bettencourt, Andrea Alonso e Helga Gonçalves. Ou seja, o ‘cinco’ que tem começado os últimos encontros do Play-Off. No entanto, e tratando-se de uma Final, os nervos andaram sempre à flor da pele nos dois conjuntos, com as defesas a ganharem claramente aos ataques e as percentagens de lançamento a deixarem muito a desejar. Ainda assim, e depois de um bom início da AD Ovarense (4-0), as leoas conseguiram ir reagindo e chegaram ao 4-8. No final do primeiro período, e depois de alguns lances livres falhados por parte das duas formações, a vantagem era verde-e-branca por 6-9. No reatamento, a equipa vareira voltou a estar melhor e virou a partida para 14-9 a seu favor antes de nova reacção do Sporting CP, que voltou a passar para a frente por 15-16 com Ana Cunha em destaque no capítulo da finalização. Nas últimas posses, a AD Ovarense voltou a ser superior e chegou ao intervalo com três pontos de vantagem (19-16), num encontro marcado pelas percentagens de lançamento entre os 20% e os 25%.

Na segunda-parte, foi a AD Ovarense que voltou a entrar melhor e chegou mesmo ao 25-17, antes de nova boa resposta das comandadas de Luís Abreu que conseguiram empatar de novo o encontro a 27 pontos. No entanto, beneficiando do acumular de faltas da equipa verde-e-branca, as vareiras foram aproveitando da linha de lance livre e conseguiram nova diferença de cinco pontos no final do período (34-29). Quase sempre atrás do resultado, o Sporting CP lançou-se num último ataque à vitória, melhorou em termos defensivos mas voltou a pecar no capítulo do lançamento, até na linha de lance livre. Num final dramático, Inês Faustino (dois pontos) e Maria João Bettencourt (um lance livre) ainda colocaram as leoas na frente por 41-42 mas a AD Ovarense voltou a passar para a frente. A formação verde-e-branca pediu um desconto de tempo e Maria João, da linha de lance livre, fez o empate que deu o prolongamento.

Aí, o encontro não acabou nem à primeira nem à segunda mas... à terceira foi de vez: após novos empates por 50-50 (com Andrea a fazer dois lançamentos livres no final do primeiro prolongamento) e 54-54, o Sporting CP fez das fraquezas forças e, mesmo após um parcial de 4-0 no início do terceiro prolongamento, conseguiu manter-se sempre ligado ao resultado e terminou a Final com um fantástico 60-66 que premeia a raça, a entrega e a crença das jogadoras verde-e-brancas após uma partida de grande desgaste.

Recorde-se que, ainda antes desta Final, Sporting CP e AD Ovarense já tinham conquistado a subida à Liga feminina, após eliminarem CBES Amadora e Marítimo CAB, respectivamente.

  • Futsal Feminino (Taça Nacional - 2.ª-Fase - Série C)
A equipa feminina de Futsal do Sporting CP deslocou-se ao reduto do GDC Machados, este Domingo, em partida relativa à Jornada 4 da Série C da 2.ª-Fase da Taça Nacional da modalidade, vencendo o desafio por 1-2.

(Em actualização)

Na próxima jornada, agendada par as 18h do próximo dia 7 de Junho, Domingo, as leoas recebem a formação do AD Serpinense, em jogo onde poderão confirmar a presença na Final-Four da Taça Nacional.

Partilhar:

3 comentários:

  1. apesar de todo o mediatismo, o sporting não é só futebol...

    ... alias, o sporting é o que é muito à custa das modalidades.

    PARABENS AOS ATLETAS DO SPORTING
    PARABENS AO BASKET FEMININO!!!!

    scpalways

    ResponderEliminar
  2. Parabéns ao Futsal e essencialmente ao Basquetebol Feminino. Parabéns Campeãs! Em relação ao Futsal o que aconteceu hoje foi uma questão de intensidade. A equipa tem muita qualidade (se bem que dos reforços, só 2 tenham provado ter valor para se manterem na equipa - Diogo e GR Sousa) os problemas têm estado: 1) Falta de garra, e de espirito de sacrifício, e dar tudo em campo, no máximo de intensidade possível. Hoje tiveram tudo e mais ainda grande intensidade. 2) Muitas falhas na concretização. Hoje falharam menos. Ainda assim não conseguiram "matar o jogo". Parabéns pelo jogo de hoje e agora é manter a Garra Sportinguista. Quanto às Campeãs é reforçar a equipa para fazerem uma boa prova na próxima época. SL

    ResponderEliminar
  3. Finda esta "batalha" com o braga,vamos agora disputar a batalha final contra os orcs de carnide...talvez estejamos com um plantel menos forte que o ano passado e a ausência por lesão do Paulinho ainda agrava mais o panorama.ma...eu sei que temos equipa para ganhar aos orcs.vai ser dificil,sobretudo num ano em que em qualquer modalidade,o terreno paraece inclinado sempre para o lado dos orcs de carnide.mas...mas mesmo assim,somos grandes e temos uma secção que é futsal,desde os dirigentes até ao nosso treinador,temos o fundamental que é a competência e a honra de servir o sporting.por isso aconteça o que acontecer,é um orgulho enorme para todos os sportinguistas esta secção que é o Futsal.além disso....temos o Marcelinho recuperado e ...com o pé quente.

    Anibal777

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!