29/06/2015

Futsal: Rodolfo Fortino é o 2.º reforço leonino

Rodolfo Fortino, pivot canhoto de 32 anos que se sagrou Campeão Europeu de Selecções em 2014, pela Itália, e actuou na última temporada no ASD Asti, é o segundo reforço da equipa de Futsal do Sporting CP, juntando-se ao já anunciado Alex Merlim.

Nascido no Brasil mas com nacionalidade italiana, Fortino soma 57 internacionalizações e 32 golos pelo conjunto transalpino, tendo sido o segundo melhor marcador no último Campeonato do Mundo realizado na Tailândia, onde a Itália ganhou o bronze.

Curiosamente, o pivot acaba por ser bem conhecido da Selecção Nacional... pelas piores razões: no Mundial de 2012, Fortino apontou o golo que levou o encontro dos Quartos-de-Final para prolongamento no último minuto (os transalpinos venceriam por 4-3) e marcou também o último tento dos italianos no triunfo por 4-3 frente à equipas das 'quinas' nas Meias-Finais do Campeonato da Europa de 214.

Conhecido como um jogador que segura bem a bola de costas para a baliza e permite esticar o jogo para um modelo de 3x1, o internacional tem finalização fácil e é considerado uma das principais referências mundiais na posição, até pela vasta experiência.

Em Itália, Fortino esteve quatro anos no ASDMC Augusta, passando depois pelo Luparense Calcio e pelo ASD Asti. Além de ter sido o melhor marcador do Campeonato em 2011, sagrou-se Campeão Nacional em 2012 e somou mais três títulos nas últimas duas temporadas (1 Taça de Itália e 2 Winter Cup). Na Selecção, venceu o Campeonato da Europa de 2014 e foi medalha de bronze no Mundial de 2012.

“Chego com a ambição de conquistar títulos importantes, dando o meu melhor para ajudar a equipa a voltar a disputar a UEFA Futsal Cup. Estou ansioso para conhecer os meus novos companheiros e o Clube, que sem dúvida me dará todo o suporte necessário para que possa render o máximo. O Sporting é hoje a terceira melhor equipa da Europa, formada por jogadores de alto nível e o melhor Clube português de Futsal. Foi isso que me levou a aceitar o convite do Clube”, destacou o pivot ao Jornal Sporting.
Partilhar:

0 comentários:

Enviar um comentário

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!