Próximo Jogo

Próximo Jogo

07/07/2015

«Comigo William vai jogar mais» - Jorge Jesus


É mais que reconhecida a capacidade de Jorge Jesus em potenciar vários dos jogadores que tem ao seu dispor, e no Sporting CP certamente que não será diferente. Quase tudo o que o Treinador influencia diz respeito aos comportamentos sem bola dos seus jogadores (não confundir sem bola com comportamentos defensivos, dado que uma cobertura ofensiva, por exemplo, é um movimento sem bola que faz parte do processo ofensivo), pelo que será de esperar que seja nesse aspecto que a evolução de vários jogadores do Sporting CP mais se notará. 

Um dos jogadores que, na minha opinião, mais evoluirá no trabalho sem bola será William Carvalho. Apesar da sua já reconhecida qualidade, o médio-defensivo leonino tem ainda muito que evoluir no seu trabalho sem bola. Seja em organização defensiva seja ofensiva, William ainda demonstra várias lacunas que certamente serão alvo de maior atenção por parte de Jorge Jesus. Não tenho dúvidas que, após um ano de treinos com Jorge Jesus, William Carvalho será um médio-defensivo muito mais agressivo. 

Ao contrário do que muita gente pensa, William Carvalho não irá melhorar fisicamente e, por isso, chegar mais rápido a todo o lado. O que irá acontecer com o médio-defensivo leonino será, sem bola, adoptar mais rapidamente o posicionamento correcto, em função da zona da bola e dos colegas. Chegará mais rápido à zona onde deve estar, não por se ter tornado um jogador mais rápido, do ponto de vista do deslocamento, mas por ter sido capaz de melhorar a sua capacidade de percepção/leitura de jogo. No fundo, e de uma maneira mais simples de entender, William Carvalho irá pensar mais rápido. Novamente, não se entenda este trabalho sem bola apenas como defensivo, porque, como disse anteriormente, uma cobertura ofensiva é trabalho sem bola e não diz respeito ao processo defensivo; portanto, William Carvalho, ao melhorar os seus comportamentos sem bola, irá ser um jogador mais competente quando tiver que oferecer coberturas, tanto defensivas como ofensivas. No que diz respeito à contenção, William tornar-se-á também um jogador mais agressivo, dado que irá aumentar a rapidez com que se coloca entre a bola e a baliza.

Obviamente que não será uma transformação imediata; não basta o Treinador chegar e dizer ao jogador o que tem que fazer. Antes desta transformação de William, para que se torne um jogador mais competente no trabalho sem bola, estarão várias horas de treino, vários jogos, vários estímulos, várias correcções e feedbacks. Tudo isto, junto, resultará numa maior capacidade do jogador em perceber, melhor e em menos tempo, o que tem que fazer em função do contexto que o rodeia. 

Em suma, e tendo por base o trabalho desenvolvido por Jorge Jesus nos últimos anos, espera-se que William Carvalho se torne um jogador mais competente sem bola. Ganha o Sporting Clube de Portugal e o seu Treinador, ganha o jogador e ganham os adeptos. 
Partilhar:

11 comentários:

  1. Ora aí está! Subscrevo tudo.

    Não tenho mesmo nada a apontar.

    Tenho tido discussões com amigos, que dizem que William já não vai evoluir e bem tento explicar isto.

    WC é o jogador que mais me fascina no actual plantel, tendo muito por evoluir ainda. Infelizmente, ainda não estou convencido de que vá ficar no plantel..

    ResponderEliminar
  2. Bernd Schneider7/7/15 15:25

    Melhor jogador da Liga PT 2015/16?

    ResponderEliminar
  3. Muito bem, assino por baixo. So deixo uma pergunta, remates de longe, achas q vai ser trabalhado?

    ResponderEliminar
  4. Pode ser trabalhado mas não vai evoluir nada de significativo nisso

    ResponderEliminar
  5. Anónimo7/7/15 17:59

    honoris, bom tema para debater antes de mais.

    falas em coberturas tanto defensivas como ofensivas.

    Contudo, quando JJ afirma q o william ia jogar muito mais, nao achas que ele pensa colocar o william com propensão mais ofensiva? mais remates/golos? ofensivamente acho que podia dar muito mais...

    q achas?
    SL

    scpalways

    ResponderEliminar
  6. Quero aqui deixar bem claro que apesar da fama de Jorge Jesus ser de alguém que potencia jogadores e que qualquer jogador com ele joga mais, peço aos adeptos do Sporting para tirarem o filtro verde dos olhos.

    Senão vejamos : E como este post é sobre um médio defensivo, quero começar por dar o exemplo de Aírton que vinha com boas referências do Brasil e que não teve sucesso com Jorge Jesus.
    Continuo com outro exemplo:Roderick Miranda que era defesa e médio defensivo e que Jorge Jesus também não potenciou.
    Há muitos outros jogadores que passaram no Benfica nestes últimos 6 anos que não tiveram nenhum sucesso, desde guarda redes a avançados.

    É evidente que William Carvalho dá a sensação que pode dar (ainda) mais, mas tal desígnio também depende do jogador e da dinâmica da equipa em seu redor.
    Aliás, essa dinâmica que existiu no Benfica de Jorge Jesus nestes 6 anos ajudou a criar alguns mitos de jogadores potenciados pelo Jorge Jesus.

    Se eu estiver enganado espero ver Jorge Jesus a ensinar Capel que futebol não é só correr e centros para a área. Esperemos também que ele ensine o que é a prática do futebol ao Esgaio. E que ele troque os pés ao João Mário porque não sabe finalizar nem rematar, e não obstante os golos que marcou na época anterior, o facto de ser um jogador fraquíssimo ao nível do remate e finalização fez o Sporting passar alguns dissabores o que redundou mesmo em pontos perdidos.

    Eu estou esperançado que alguns jogadores joguem mais, mas acima de tudo que o Sporting jogue mais e com isso alguns jogadores irão se destacar.

    Cumprimentos Sportinguistas.

    ResponderEliminar
  7. André Pinheiro,

    Já deixavas era de ser parvo. Comparar William Carvalho com Roderick Miranda e Airton? Valha-te Deus... O faceglória anda a fazer-te mal.

    Há uma vertente que tem de ser tida em compra sempre: a qualidade dos jogadores. Obviamente, Jorge Jesus potencia a qualidade que tem ao dispôr; se não tiver qualidade, também não faz milagres. Nem ele nem ninguém.

    Toma duas hóstias depois do almoço que isso passa-te.

    ResponderEliminar
  8. André

    O treinador controla o trabalho sem bola, é muito dificil melhorar a tomada de decisão e a relação com a bola dos jogadores na idade de sénior. Por isso com o JJ não vão aprender a chutar melhor nem a fintar melhor.

    ResponderEliminar
  9. Em momento algum comparei o William ao Aírton e Roderick. Apenas dei dois exemplos de jogadores que, na mesma posição do William, um era uma promessa da formação do Benfica que tinha deixado boas impressões nos escalões jovens, e o outro vinha com óptimas referências do Brasil.
    Sei muito bem que William é bem superior que os dois jogadores que citei, e acredito que William pode ganhar intensidade ao seu futebol com este novo treinador, factor que a dinâmica da equipa (se for maior que estes dois últimos anos) pode impulsionar essa intensidade.
    Creio que não fui indelicado com ninguém, apenas tentei opinar no sitio próprio,e mais uma vez mostrar o meu ponto de vista, da forma independente que todos aqui sabem.
    Também sei que não é o treinador quem melhora aspectos como a finalização e remate. Porém, pode aconselhar e definir treinos específicos que podem refinar alguns jogadores.
    Que fique claro que estou entusiasmado com este treinador e com a actual política de transferências. Acredito que alguns jogadores irão se destacar e no fim da época os cofres do clube irão ganhar com isso. Jorge Jesus tem ao seu dispor um elenco de Jovens jogadores com muita qualidade que poucos clubes na Europa se podem orgulhar disso.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo7/7/15 22:03

    concordo com algumas coisas andré.

    O airton finha como referencia do brasil e agora verificamos que o W. Carvalho é de longe superiorissimo (se existe a expressao). mas como soubemos isso? vendo os 2 jogar no campeonato portugues. por isso agora se pode comparar os mesmos. Na verdade nao rendeu o esperado porque? demerito do JJ ou dele?

    scpalways

    ResponderEliminar
  11. Nesse caso penso que a culpa é do jogador que jogando na sua posição, não apresentou qualidade, apenas mostrou que era um caceteiro (actualmente continua igual) que passou sem glória no futebol português.

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!