02/07/2015

Dia J: o bom Jesus, o Octávio malvado... e o Manel

Ontem, dia de arranque oficial da época desportiva de 2015/16, foi também dia de arranque dos trabalhos do Sporting Clube de Portugal para a nova época. Novo ano, novo Treinador: tem sido assim ao longo dos últimos largos anos, e este não será excepção!

Eram sensivelmente 18h30 de ontem, Quarta-feira, e Jorge Jesus subia ao relvado do Estádio José Alvalade, pela primeira vez como técnico do Sporting CP, para ser saudado por uma plateia de mais de 5000 adeptos. Uma apresentação, emocional, como não me lembro (sim, eu sei que sou ainda muito novo).

Bem-vindo, Jorge Jesus!
Bem-vindo de volta ao Clube do teu coração, Jorge Jesus!#BemVindoJesus Welcome back to your Club, Jorge Jesus!
Posted by Sporting Clube de Portugal on Quarta-feira, 1 de Julho de 2015

O técnico, ex-SL Benfica, quase não conseguiu conter as lágrimas, no seu regresso àquela que sempre foi e será a sua casa.

Com Jorge Jesus, veio também uma mudança de paradigma, virando 180º, desde o presidencialismo exacerbado de Bruno de Carvalho para a delegacia. Para a concretização dessa mudança, Octávio Machado e Manuel Fernandes foram chamados de volta ao Clube.

Bem sei: ainda no ano passado houve um mal-entendido entre Manuel Fernandes e Bruno de Carvalho (consultar aqui) - entretanto sanado, e que Octávio Machado era, até há dias atrás, um crítico mais ou menos acérrimo da Presidência de Bruno de Carvalho. Deste ponto de vista, consigo compreender quem agora diz que a convivência destas quatro personalidades é um barril de pólvora à espera de explodir. Assim, considero até que a "estrutura" (*) ficou tanto mais forte quanto mais vulnerável, o que acontece sempre neste tipo de circunstâncias...

* Não gosto de utilizar esta nomenclatura, pois a "estrutura" não passa de um modelo organizativo que, como qualquer outro, será mais ou menos forte conforme a competência das pessoas mediante as suas funções dentro da mesma.

Octávio e Manel terão sido, ambos, pedidos expressos de Jesus. Ao que se diz, o primeiro será director-geral para o Futebol e o segundo será director do departamento de Scouting para o Futebol Profissional.

Queira-se ou não, goste-se ou não do estilo, Octávio Machado, apesar de há muitos anos fora da esfera futebolística, conhece os meandros do Futebol como poucos e, julgo eu, terá sido por isso também que terá sido convidado a regressar a um Clube de onde saiu há 17 anos, de forma inglória e inexplicável até. Creio, Octávio servirá como um escudo protector da equipa e plantel principal, bem como reflector da figura que até agora o Presidente Bruno de Carvalho encarnava, ou seja, denunciando e criticando o que se entender criticável ao longo da época. No fundo - e desculpem a analogia - creio que Octávio Machado constituirá uma espécie de escape, para que a equipa e o seu Treinador possam trabalhar descansados, sem ruídos desnecessários, e para que o Presidente possa direccionar o seu foco para aquilo que foi eleito, a Presidência do Clube que, como todos bem sabemos, merece muita dedicação, devoção e... trabalho!

Já de Manuel Fernandes, não descurando a mística que carrega consigo e que será sempre muito útil, não lhe reconheço (por desconhecimento, confesso) quaisquer valências para qualquer outro cargo que não algo de ordem técnica. Li algures que o Manel trabalhará também de perto com a Equipa B. Oxalá se confirme... É, sobretudo, mais um regresso de alguém que deveria ter contrato vitalício com o Sporting Clube de Portugal, assim fosse possível! E é também o abandono do painel de um programa televisivo (Playoff, da SIC Notícias) onde servia de saco de pancada de dois verdadeiros canalhas, Rodolfo Reis e António Simões.

Sejam, ambos, Manel e Octávio, bem-vindos, e que com eles tragam o sucesso que obtiveram em tempos idos!

Com toda esta reorganização, que já levou à realocação de Augusto Inácio (chamem-lhe "prateleira dourada", se quiserem), o afastamento de Bruno de Carvalho do centro nevrálgico do Futebol parece claro. Se é bom ou mau? Mais que bom ou mau, a mim parece-me necessário, face a Jorge Jesus que, com certeza, não admitirá imiscuições no seu trabalho a quem não reconhece competências para tal.

"Vocês três, façam um quadrado", terá dito Jorge Jesus a Octávio Machado, Manuel Fernandes e Bruno de Carvalho. Num meio de triangulações várias, cá estaremos para aferir se a quadratura deste círculo funcionará na perfeição...

Nota: Ontem foi anunciado o ingresso de Martunis na Academia do Sporting Clube de Portugal. Quem comigo priva sabe de antemão que, aquando da história do pedido e envio de uma camisola do Sporting Clube de Portugal ao rapaz, sugeri trazê-lo para a Academia. Não esperava que tal sugestão se viesse a concretizar, mas... por vezes os sonhos realizam-se!

Importa sublinhar que, mais que uma aquisição desportiva, Martunis chega numa lógica de ajuda social, projectando o seu desenvolvimento humano, mais que o desportivo. Treinará na Academia, realizando o seu sonho, mas trabalhará também nos serviços do Clube. E ainda terá que estudar.

Parece-me, honestamente e fora de considerações parvas (que já as li), uma boa medida, onde todas as partes terão algo a ganhar!...

P.S.: Esta época não vamos perder semanas em discussões infantis acerca dos calções. Ou vamos?...
Partilhar:

10 comentários:

  1. MS,

    Bom apanhado do nosso trio maravilha (estrutura é coisa de esquemas piramidais e afins).

    MF,OM e JJ com BdC focado no que deve ser no clube.

    SL,

    ResponderEliminar
  2. setaverde2/7/15 21:41

    Concordo com tudo o que o Mauro escreveu e reforço a sua ideia de ver no Octávio um guarda-chuva de todo o grupo de trabalho que compõe o plantel principal, incluindo o nosso presidente Bruno de Carvalho, ao qual, faço votos para que se mantenha mais na sombra em relação à protecção do grupo na comunicação social, dividindo essa função com o Octávio Machado e até com o Manuel Fernandes, apesar de, no caso deste último, essa participação ser mais pontual. Quanto aos calções, temos as três cores, brancos no equipamento principal, pretos no alternativo e pretos e verdes no equipamento stromp. Por isso, as combinações são várias.

    Over and out!

    ResponderEliminar
  3. Boa análise Mauro

    E mediante a entrevista dada pelo BdC há uns minutos na TVI, ficam os primeiros indicadores que a tua ideia, com a qual aliás sempre alinhei e concordei , se vai verificar. Falo duma putativa mudança de postura de BdC, deixando de ser tão agressivo/interventivo como até agora, e delegando essas "funções" para a estrutura que começou ontem a tomar forma, nomeadamente para o "soldado" Octávio Machado.

    Sabendo que no futebol os resultados ditam grande parte do sucesso ou insucesso dos projectos, este não escapará à regra. Mas que BdC se resguardará muito mais ele próprio com este organigrama, não tenho grandes dúvidas. Se e quando a equipa de futebol estiver minimamente competitiva, caso contrário, é claro que será tudo posto em causa, como sempre.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Anónimo2/7/15 22:22

    Octávio Machado será o homem para dar o corpo as balas. Ficará assim Bruno de Carvalho mais resguardado.

    O grande Manel tem sempre lugar cativo no Sporting. Ponto.

    Foram dois pedidos de Jorge Jesus e acho que a direção foi inteligente em acolhe-los.

    Só falta a bola rolar agora pq a grande contratação do ano já foi feita.

    AC1906

    ResponderEliminar
  5. Anónimo2/7/15 22:28

    Por lapso ou talvez não :) não mencionei que elaboraste mais um excelente post.

    Já agora excelente gesto que o nosso Sporting fez com o "menino" Martunis.

    Sim! Isto é o Sporting!

    AC1906

    ResponderEliminar
  6. Acostista2/7/15 23:52

    Grande post que resume e analisa um dia de aniversário em grande do nosso Sporting.
    Toda a envolvência no estádio e na Gala são a prova de que os sportinguistas são verdeiramente apaixonados. O clube merece ser presenteado com um aniversário grandioso e inesquecível. De quantos aniversários nos lembramos até hoje?
    O Octávio e o Manel são figuras do futebol sérias e com conhecimentos que serão muito úteis. Fico contente com os seus regressos.
    Bruno de Carvalho, mais uma vez, merece elogios pois, além de pequenos e grandes milagres que já fez até agora, parece estar no caminho certo para uma postura que o afaste de todos os ataques de adversários, croquetes, dirigentes, treinadores, árbitros, jornalistas, comentadores, políticos, etc - gostei da entrevista feita na TVI. Oxalá o projecto tenha sucessos porque muito mais do que presidentes, diretores, treinadores ou jogadores, o Sporting Clube de Portugal somos NÓS e NÓS merecemos! VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!!!!

    ResponderEliminar
  7. herrflick3/7/15 00:48

    Obrigado pelo post (outra boa síntese de mais um dia intenso no clube).

    Fico sempre satisfeito quando o Manuel Fernandes regressa a Alvalade. O Sporting e o MF têm tido desencontros, é verdade, mas são como arrufos entre pais e filhos que só recuperam a paz quando se entendem. É sempre bem-vindo e espero que, agora, seja de vez. Quanto ao Octávio, fará de "Manolo Vidal" que também era director mais de balneário que de gabinete. Doravante, nenhum jogador do Sporting tomará um copo em vésperas de treinos sem a sensação de estar sob observação eheh

    Abraços!

    ResponderEliminar
  8. Muito bom! Desconheço o trabalho de Macbado devido a tenra idade de 25 anos, ja que ele saiu do futebol ha 17.., Não acho que uma ex gloria deva ter lugar no clube so por ser ex gloria! Ou é competente e está la, ou não é competente e nao esta lá. Ex glorias correm o risco caso n serem competentes de ficar com a imagem manchada! Em relação ao JJ parece-me muito, mas muito mais entusiasmado que MS na mesma altura do ano. Se eu disse que MS parecia triste por estar no sporting, digo agora que JJ está radiante!

    Que o sucesso seja o de nos todos, ou seja, o Sucesso de Sporting Clube de Portugal.

    SL

    ResponderEliminar
  9. Jarvalho3/7/15 11:56

    Mais um excelente post, a fazer o ponto da situação quanto à nova estrutura do futebol leonino.
    Concordo inteiramente com as ideias expressas.
    Saliento apenas que me pareceu estarem bem mais do que 5000 adeptos nas bancadas na apresentação de Jesus, o que BdC ontem confirmou na excelente entrevista que deu a Judite de Sousa ao falar em 10 mil sportinguistas presentes.

    ResponderEliminar
  10. A melhor coisa destes 2 "reforços" é o facto do "Manel" assim estar mais longe da imprensa para dizer porcaria, como havia feito do seu dia-a-dia- desde que foi despedido.

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!