01/07/2015

O Sporting de Jorge Jesus


Mais candidato que nos últimos anos. É esta a premissa com que o Sporting CP irá enfrentar a época que se aproxima. É mais candidato porque, em comparação com os últimos anos, tem um treinador muitíssimo competente nos vários momentos do jogo. Ao contrário do que muitos adeptos pensam/dizem, a chegada de Jorge Jesus ao Sporting CP não é sinonimo de títulos- porque isso ninguém pode garantir, por mais competente que seja. O que Jorge Jesus pode garantir com toda a certeza é que, nos comportamentos colectivos, este novo Sporting CP será uma equipa muito mais forte que nos últimos anos. 

Ao nível da organização defensiva, com o devido tempo, a diferença entre a época passada e a próxima será enorme em vários comportamentos como por exemplo:
  • Controlo da profundidade: Um dos grandes problemas da linha defensiva do Sporting CP de Marco Silva. Com Jorge Jesus iremos observar uma linha defensiva capaz de reagir aos estímulos, ou seja, uma linha defensiva com capacidade de perceber quando deve recuar uns metros controlando assim o espaço nas suas costa.
  • Transição defensiva: Maior número de jogadores na zona da bola e maior agressividade na recuperação da mesma.
  • Referências apenas zonais da dupla de centrais.
  • Controlo da largura: Pouco espaço, em largura, entre os elementos da linha defensiva.
  • Bloco compacto: Pouco espaço entre sectores. 

  • Qualidade nos ajustes defensivos.
  • Pressão agressiva e organizada.

Do ponto de vista ofensivo, são também esperadas várias alterações como por exemplo:
  • Aproveitamento do corredor central: Com a chegada de Jorge Jesus, a qualidade do jogo interior irá aumentar significativamente. Menos cruzamentos e mais combinações no corredor central. 
  • Mais jogadores no espaço entre-linhas dos adversários.
  • Mais proximidade entre sectores na fase de construção.
  • Maior dinâmica e mobilidade ofensiva.
Estes são apenas alguns exemplos do que irá mudar (para melhor) com a chegada de Jorge Jesus ao Sporting CP. Num futuro post serão abordados mais ao pormenor cada um destes aspectos para melhore compreensão.
Partilhar:

8 comentários:

  1. Anónimo1/7/15 21:45

    este post, como sempre brilhante vindo de quem vem, contudo ao nivel de uma carta aberta do diogre ou de posts do mesmo honoris que li aqui o ano passado... parece que será só maravilhas, mas se a epoca correr mal, o treinador é para sair, não vale nada, bla bla bla...

    Enfim, espero ganhar isso sim, agora vamos acabar com os fanatismos...

    Maradona

    ResponderEliminar
  2. Não vejo mal nenhum em elogiares-se num momento e criticar-se noutro, caso haja razão para tal. No meu caso, elogiei o Marco num momento em que o Sporting praticava um futebol positivo. Critiquei quando o futebol começou a ser rudimentar e os processos coletivos desapareceram.

    Pior é criticar mas nem um argumento saber dar :)

    ResponderEliminar
  3. Essa não percebi, Maradona, acho que tanto neste post como na minha carta aberta ao MS há um ano, apenas exprimimos as expectativas em relação à época que aí vem, bem como ao possível e desejável contributo do novo treinador.

    Parece-me que tanto num como noutro caso, essas expectativas foram baseadas no trabalho anterior dos profissionais em questão. Agora, se essas expectativas se vão realizar ou não, isso é outra conversa.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Será optimo ver este scp, veremos quem chega para certas posições. Tb anseio
    Por atacarmos com mais homens, ao contrário do SLIMANI na área a espera de uma bola.
    Sl

    ResponderEliminar
  5. Anónimo2/7/15 15:12

    O JJ não faz milagres, mesmo tendo o nome JESUS.
    Por mais bons jogadores que o Sporting tenha, não tem equipa para ganhar o campeonato...e acontinua sem entrar ninguêm, e isso começa a deixar muito gente apreensivo.

    O JJ disse que ao Sporting apenas falta maturidade e experiencia....e não entra ninguêm para culmatar essas lacunas.

    Enquanto os rivais estão eufóricos com as contratações, o Sporting apenas vê a possibilidade de saida do Mané...William...Adrien...Carrillo...agora até já se ouvi e lê que o Brian Riz pode não vir e que o Cervi é pretendido pelo o Benfica...e não esquecer que o Danilo, tudo indica que já ardeu.

    Mas uma coisa é certa, se este ano correr mal.....é a cabeça do BdC que vai rolar....este é o ano mais importante para o presidente.

    Peço desculpa estar a ser tão negativo, mas alguêm tem de ser realista, pôr os pés no chão e olhar para a realidade

    ResponderEliminar
  6. Anónimo

    O post não se refere a jogadores nem a títulos, apenas aos comportamentos que são responsabilidade do treinador, e que, independentemente, do plantel, vão ser visíveis na próxima época.

    ResponderEliminar
  7. A chegada de Jorge Jesus a Alvalade traz uma expetativa enorme para todos os adeptos. Para mim, representa finalmente o regresso a uma noção de futebol ofensivo que se foi afastando do Sporting.

    Com o mandato de Paulo Bento, aceitou-se que o futebol leonino regredisse para uma certa contrição tática que "produziu" três segundos lugares consecutivos (bem ao gosto dos rogeralves desta vida). Daí por diante, foi o que se viu, de hecatombe em hecatombe, cada vez mais longe dos rivais.

    Mesmo nestes dois últimos anos (em que beneficiámos de bons treinadores), posso defender que o Sporting perde o contacto com a liderança do campeonato mercê de diversos empates contra equipas bem mais fracas, persistindo num modelo de jogo demasiado conservador e previsível.

    Jesus não é milagreiro. Mas Jesus é trabalhador e espero que não assista impavidamente a jogadores que teimam em, ano após ano, acumular os mesmos erros, as mesmas incongruências. Acredito que vá ser um ano difícil para alguns meninos bonitos. Mas acredito, também, que o Sporting perdeu o medo de vencer.

    Se isso é suficiente para ser campeão? Certamente que não. Mas sem essa vontade, será mesmo possível vencer????


    ResponderEliminar
  8. Acostista3/7/15 00:37

    O comentário do Endho reflete por inteiro a minha opinião.
    Assim sendo, escuso de ser redundante e resta-me esperar por melhor futebol.
    SL

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!