20/08/2015

Aquilani: O arquiteto de Alvalade

Quando Alberto Aquilani foi anunciado como jogador do Sporting Clube de Portugal , muitos adeptos torceram o nariz , e gerou-se alguma desconfiança e um negativismo exacerbado sobre esta contratação , ainda para mais quando no dia anterior o Sporting tinha abortado Kevin-Prince Boateng, e sendo o ganês um nome superior ao Aquilani , os adeptos passaram rapidamente para um estado de desilusão com a contratação do playmaker italiano.


Nos dias a seguir a contratação , Aquilani tem uma lesão , provavelmente pelas elevadas cargas físicas de Jorge Jesus nos treinos , para um jogador que tinha estado 2 meses sem competição , este foi mais um fator que aumentou a desconfiança e os anti-corpos dos adeptos em relação à contratação, e pior quando se confirmou a saída de um dos meninos-maravilha dos sportinguistas : Wallyson Mallmann , também ele que lutava por um lugar no sobre-lotado meio campo do Sporting CP


30 minutos para conquistar a plateia




Aos 65 minutos no jogo com CSKA Moscovo , Aquilani estreia-se em Alvalade , substituindo outro jogador que já encanta Alvalade , Bryan Ruiz. Não demorou muito para o internacional italiano impressionar os exigentes adeptos leoninos , assim que a bola chegou aos seus pés , foi a rendição imediata do público , que apreciava o perfume do médio , a sua classe e visão de jogo. Aquilani entrou para impor o seu ritmo num jogo que estava a ficar partido e muito perigoso para o Sporting CP devido à velocidade dos russos. Passe curto , passe longo , o critério do número 6 foi de  régua e esquadro fazendo parecer que os pés dos seus colegas tinham código postal . Tanto foi assim que acabou mesmo por participar no lance do 2.º golo dos leões.

O meio campo do Sporting tem opções como : William , Paulista , André Martins , Adrien , João Mário , Aquilani. Tal como no jogo das cadeiras , o que era para 3 ficou para 2 pela entrada de Jesus e mudança de 1433 para 1442. Quem acha que deve ser titular ? 
Partilhar:

10 comentários:

  1. Fraco texto. Apenas para encher.
    O mesmo artigo em dominiotactico.blogspot.com do mestre honoris bem melhor

    ResponderEliminar
  2. o Aquilani joga 30 minutos e vejo elogios em demasia..
    É verdade que mostrou qualidade, mas gato escaldado de água fria tem medo e só daqui a um par de meses e que veremos se a sua aquisição é, ou não, ou real mais valia.

    ResponderEliminar
  3. Aquilani para o campeonato português é muito bom, foi das boas aquisições que o Sporting contratou, tem uma visão de jogo fantástica e mesmo não sendo muito rápido, le muito bem o jogo e posiciona-se muito bem em campo.
    Pessoalmente também estava com algum receio, pois lembrei me de "Ângulo".
    Em relação a constituição do onze acredito que em jogos mais cumplicados ,o próximo na Rússia, JJ poderá mudar a equipa ligeiramente, colocando Aquilani, Adrien e JMario,este ultimo a fazer de Téo.
    João mario ,carrillo, Bryan no apoio ao PL slimani, mas com a polivalência do João ajudara a defender e equilibra a equipa, pois na Rússia sera necessário muito equilíbrio entre setores.
    Concluindo, fiquei satisfeito com Aquilani mas também não entro em eufóricas, esperarei por outros jogos.
    Mas fico com a ideia que com a qualidade passe e visão de jogo do Aquilani, juntando o William também com a suas qualidades já mais que referidas, poderemos ter um meio campo de sonho.

    ResponderEliminar
  4. Primeiro chegou um peso-pesado: Ciani,

    Mais tarde um veterano: Aquilani.

    Estreou-se contra o CSKA Moscovo

    Deslumbrou quem se queixou que já não era novo!



    Quanto a mim, que pouco percebo disto,

    Confesso que gosto de ver o João Mário.

    Bom, e se mais não houver imprevisto

    Penso que o William ao lado, é o necessário!



    cmota3

    ResponderEliminar
  5. Ui o q o diogre disse no chat e outros tambem sobre a vinda dele... percebem tanto d futebol como de lagares de azeite

    ResponderEliminar
  6. Boa noite,

    No meu ponto de vista o Sporting tem hoje um meio-campo fortíssimo. Já o tinha na época transacta e com estes acertos, julgo que está ainda melhor.

    Em relação ao Bruno Paulista, confesso que desde o anúncio da sua contratação que sou da opinião que será emprestado ou ainda durante o mês de Agosto ou na reabertura de Janeiro.

    Julgo também que o André Martins terá imensas dificuldade em entrar no onze, talvez tenha sorte e o treinador conte com ele para jogar um pouco mais à frente mas estou convencido que perdeu terreno.

    Posto isto, penso que a corrida será entre Adrien Silva, João Mário, Aquilani e daqui a uns tempos William Carvalho. São quatro jogadores para duas posições, o que conta dois jogadores por posição. Contudo, sabemos que por vezes o mister muda ali as coisas e joga com três médios (será assim na Rússia face à rapidez dos extremos adversários?), o que me leva a crer que haverá ainda espaço para uma contratação caso o mercado isso propicie e, principalmente, se o objectivo Champions League for atingido.

    Parabéns pelo texto,
    Cumprimentos do Zeze77.

    ResponderEliminar
  7. Tanta treta por 30 minutos, se fosse um miudo português, o que se diria. Passes de esquadro, como aquele para o joao pereira a solicitar junto da linha para fora, enfim.

    ResponderEliminar
  8. Relva eu olhei para os seus pés não para a sua nacionalidade , descrevi os seus 30min , e não escrevi que não falhou passes , até porque quem joga de frente para o jogo como ele é sempre mais complicado não falhar passes e mostrou grande critério e qualidade na tomada de decisão.

    ZeZe77 , penso que Bruno Paulista pela sua dimensão física deve ser o substituto de William , por enquanto vai aprendendo posicionamentos e comportamentos de zona que ainda não tem , mas tem o treinador perfeito para ser um bom número 6 , visto que pelo que já pude ver em vídeo , técnica é o que não lhe falta. Parece-me que é uma questão de ser limado apenas.

    Nuno Santos concordo plenamente que temos opções a meio campo que nos permitem ter qualidade de jogo em qualquer sistema , e disso que os treinadores precisam: soluções.

    ResponderEliminar
  9. O Jesus no campeonato nacional vai continuar a jogar 4x4x2 a maior parte dos jogos e aí só jogam 2 (William Carvalho e outro, gosto do J.Mário, saindo o William se for mesmo para meter a carne toda no assador). Na Europa.."Champignons", o Jesus que é rapaz inteligente, vai jogar 4x3x3 e aí é que não sei como vai ser, será William Carvalho, Aquillani e João Mário/adrien ou...Brian Ruiz!!

    ResponderEliminar
  10. O Aquilani será sempre o nosso jogador que vai organizar e dar maturidade ao nosso jogo, mas não acredito que o Arquitecto aguente 90 minutos de jogos, e nem jogos seguidos de 3 em 3 dia. Mas será sempre crucial tê-lo. Adrien é bom para jogos físicos e o Mário cerebral. Hehe uma boa dor de cabeça, até mesmo quando o William regressar para além de quem vai acompanha lo, fica o prejuízo de haver um no banco e outro fora dos convocados, porque ou a solidariedade ou o profissionalismo, pois a última lista de suplentes foi a mais abrangente em termos de alternativas à quaisquer contrariedades ao onze inicial, pois ainda lembro de um jogo em Rossell jogou a lateral.
    SL

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!