Próximo Jogo

Próximo Jogo

12/08/2015

Faleceu Jorge Gonçalves

Jorge Gonçalves antigo Presidente do Sporting Clube de Portugal foi encontrado morto ontem num Hotel em Angola nos arredores de Luanda.

Jorge Gonçalves foi Presidente  entre 1988 e 1989 , sendo que ganhou as eleições mais concorridas de sempre da história do Sporting que levaram mais de 17 mil sócios às urnas , e elegeram-no contra António Simões e António Figueiredo.

Ficou conhecido por "Bigodes" e também pelas "unhas de leão" numa alusão ao que pretendia que o Sporting voltasse a ser com os craques que iria contratar.

Há relatos noticiosos que afirmam que Jorge Gonçalves terá cometido suicídio , pela situação financeira em Angola ( país onde residia e onde nasceu , sendo uma das  figuras da alta sociedade) que afetaram gravemente os seus negócios e inundaram-no em dívidas.

Neste momento de dor , o SVPN quer enviar as suas condolências para a família enlutada, e desejar paz à  alma deste grande leão , e conforto ao lado dos Deuses.
Partilhar:

3 comentários:

  1. Ainda era uma criança que pouco ou nada ligava futebol quando este senhor foi presidente do SCP. Sei por isso muito pouco acerca da sua curta presidência, altos e baixos.

    Que este leão descanse em paz,é o que desejo.

    SL

    ResponderEliminar
  2. eu como o diogre tambem nao me lembro dele enquanto presidente,mas deixa me muito triste esta sua partida tao cedo.infelizmente aconteceu logo agora que temos uma equipa para poder dar alegrias aos adeptos do nosso grande sporting que descanse em paz e muito obrigado pelo tempo que dedicou a causa sporting.

    ResponderEliminar
  3. Estávamos em 1988, Jorge Gonçalves despachante alfandegário de profissão, popularmente conhecido como o “bigodes”, surgiu como uma lufada de ar fresco numa altura em que o Clube parecia adormecido.

    Apresenta uma super equipa, jogadores como Silas e Douglas e Luisinho da selecção brasileira, que assinam um vinculo com o Sporting, e onde conmeça a despontar um jovem de seu n ome Luis Figo. Mas o presidente, ainda tinha mais uma “unha de leão” como gostava de dizer, e era a cereja no topo do bolo e um dia desembarca no Aeroporto da Portela em Lisboa, com um dos maiores jogadores da época, Frank Rijkaard, que mais tarde por não ter conseguido a sua inscrição a tempo na Federação Portuguesa de Futebo, então liderada por outro grande sportinguista o Dr. Silva Resende, acabou por o emprestar ao Saragoça, porque as inscrições em Espanha, fechavam mais tarde, e posteriormente no ano seguinte, vendê-lo ao Milan por 155 mil contos, perante o desagrado total de Jorge Gonçalves, pois ele queria que este jogador ficasse noclube do seu coração.

    Ainda hoje são reclamados por Jorge Gonçalves, créditos deste negócio, que já foram reconhecidos, mas o “Bigodes” nunca os reclamou de uma forma oficial.

    A sua presidência ficou marcada por fortes polémicas e a 8 de Maio de 1989 a Direcção do Sporting foi demitida pelo presidente da Assembleia-Geral, devido a falta de quórum

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!