25/08/2015

Faleceu Mascarenhas - velha glória!

Hoje partiu uma velha glória do Sporting Clube de Portugal - Domingos António da Silva , mais conhecido por Mascarenhas. O avançado nascido em Angola que ficou na história do Sporting CP e das competições europeias como o melhor marcador num único jogo em provas europeias , os 6 golos na Taça das Taças ( que o Sporting CP viria a vencer e Mascarenhas com 11 golos o melhor marcador) que marcou ao Apoel de Nicósia  na maior goleada de sempre (16-1 nas 2 mãos) a este nível ainda hoje são recorde por bater . Mascarenhas chegou à Alvalade em 1962/1963 vindo do FC Barreirense , sempre mostrou uma capacidade invulgar para os golos embora não tenha ganho logo a titularidade nos campeões nacionais ( na altura) , fez uma prova brilhante na Taça de Portugal onde foi o melhor marcador com 17 golos. Nos 3 anos de Sporting CP mesmo enfrentando a concorrência de "monstros" como Figueiredo Lourenço , fez 80 golos em 107 jogos com a verde-e-branca.

O SVPN envia as condolências à família de Mascarenhas , um verdadeiro leão.

Deixo aqui , os golos de Mascarenhas na goleada ao Apoel de Nicósia:

Partilhar:

4 comentários:

  1. Honra e respeito para a vida e a fase posterior de Mascarenhas.
    Mais um leão a reinar no céu!

    ResponderEliminar
  2. Descnanca em paz esperamos que venham mais Mascarenhas

    ResponderEliminar
  3. Acostista26/8/15 01:53

    Como a maior parte das pessoas esquece que as substituições em jogos de futebol só começaram a vigorar em finais dos anos 60, convém lembrar o seguinte: No ano em que ganhámos a Taça de Portugal (1963) que nos qualificou para a Taça Europeia que haveríamos de ganhar, Mascarenhas tinha forte concorrência e apenas disputou 4 jogos no campeonato, marcando 2 golos.
    No entanto, teve a oportunidade de jogar nos 11 jogos da taça de Portugal e marcou 17 golos!!!
    O registo dele, na nossa epopeia que inclui, provavelmente, a mais célebre vitória num jogo de futebol (5-0 sobre o poderoso Manchester United), foi aquilo que sabemos: 11 golos em 11 jogos e um grande troféu internacional! Mascarenhas praticamente só jogou nessas 2 épocas e fê-lo em grande. Não é preciso muitos anos no clube para deixar marcas e tal como o meu Acosta, o Mascarenhas fez história no Sporting em pouco mais de 2 épocas.
    Fica aqui a minha homenagem e reitero o meu agradecimento ao autor do texto que tem feito um trabalho excepcional. Saudações Leoninas do fundo do coração.

    ResponderEliminar
  4. Descansa em paz Mascarenhas! SL

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!