07/08/2015

Não há que enganar: é muito mais que um jogo!

A Supertaça Cândido de Oliveira, a disputar no próximo Domingo, dia 9, é provavelmente o jogo mais importante de sempre desta competição, o que faz com que este seja mais que um mero jogo de pré-época (na visão dos adeptos) e ganhe um tom e importância especiais, como provavelmente  a Supertaça nunca teve. Não apenas por ser um Sporting CP vs. SL Benfica - o derby eterno, o derby de Portugal, mas também pelos acontecimentos num dos mais épicos defesos da História do Futebol português.

O Sporting Clube de Portugal fez uma das maiores demonstrações de força desde a sua existência, contratando o treinador Bi-Campeão pelo rival Sport Lisboa Benfica. A saída de Jorge Jesus marca o fim da uma Era de 6 anos de sucesso na História do eterno rival , tendo saído do Clube encarnado como o treinador com mais jogos e troféus.

O Sport Lisboa e Benfica entendeu que tinha de encerrar um ciclo com a saída de Jorge Jesus e, com a ajuda do empresário Jorge Mendes, procurou uma colocação para que este continuasse a sua carreira fora de Portugal. Sabendo que o FC Porto havia garantido a continuidade de Julen Lopetegui, o SL Benfica não acreditou que o Sporting CP conseguisse apresentar projecto desportivo aliciante o suficiente para que Jesus ingressasse pelos leões (além das condições financeiras, obviamente), e foi apanhado desprevenido com a contratação do seu ex-Treinador, por parte do Sporting Clube de Portugal.

Jesus  regressa à Alvalade quase 40 anos depois de ter saído, enquanto jogador. Mas, agora volta como Treinador, deixando a promessa que a bipolarização na candidatura ao título (SL Benfica e FC Porto) tinha acabado e que, com ele, o Sporting CP "iria disputar todos os títulos em Portugal". Rapidamente se sentiu o impacto no universo leonino, com a venda de gameboxes a disparar, acompanhando o entusiasmo e esperança dos verde-e-brancos em conquistar o tão ambicionado título nacional. O Clube de Alvalade ganhou instantaneamente credibilidade perante os seus rivais, perante o mercado financeiro (vale mais em bolsa actualmente que FC Porto e SL Benfica juntos), e perante o País desportivo, que deixaram de olhar para o Sporting CP como o parente pobre dos grandes, que fala mais do que joga.

Depois de pré-épocas contrastantes entre as duas equipas, que elevaram as expectativas dos adeptos dos leões - especialmente após o jogo com a AS Roma - e que congelaram um pouco a expectativas do rival (chegando até a semear a dúvida sobre as capacidades do seu timoneiro, Rui Vitória, sucessor de Jorge Jesus com uma pesada herança nas mãos, pois o SL Benfica sagrou-se Bi-Campeão 30 anos depois e quebrou o ciclo hegemónico do FC Porto), o escaldante jogo está apenas a dois dias de se realizar.

O Sport Lisboa e Benfica contratou Kostantinos Mitroglou, ponta-de-lança grego, ex-Fulham FC, que andava há um mês a ser negociado pelo Sporting CP - a creditar as declarações de Jorge Jesus, o jogador era mais desejado pelos adeptos do que propriamente pela equipa técnica. Mas nem isso deixou de reabilitar a confiança dos benfiquistas, que precisavam de dar uma bicada ao Sporting CP, o que antes do derby lhes soube ainda melhor. Obviamente, Mitroglou é um excelente avançado - e o seu valor não está em causa, mas digamos que a parangona do desviado do Sporting" o abrilhantou ainda mais para os adeptos do Sport Lisboa e Benfica, marcando também uma reacção ao mercado que estava a assustar, pela inoperância dos Bi-Campeões nacionais, em contraste com os seus dois arqui-rivais.

Este jogo tem uma atmosfera especial já pelo jogo que é, mas este terá ainda mais em jogo. Apesar da forma responsável como têm lidado com as palavras, para não acicatar os ânimos depois de um quente defeso, os dirigentes sabem que para eles o jogo é crucial e de importância máxima: Bruno de Carvalho pela aposta ousada (em contraste com austeridade imposta em Alvalade desde que chegou e também pelo despedimento de Marco Silva - arma de arremesso da oposição interna); Luís Filipe Vieira pela sede em demonstrar que consegue ganhar sem Jesus e que, a sairs deixará o legado da Era de Vieira e não a Era de Jesus, no SL Benfica. São dois dirigentes que precisam ganhar o primeiro jogo desta disputa de honra entre Sporting CP e SL Benfica, que se medirá por todo este ano.

Do lado dos treinadores temos Rui Vitória e Jorge Jesus. O primeiro com um discurso cauteloso e até pouco apelativo (para Treinador de um Clube coma dimensão do Sport Lisboa e Benfica) mas não esconde a ambição de ganhar, mesmo que o seu nome tenha sido pouco entusiasmante para os benfiquistas - que desejavam Marco Silva para responder ao "ataque" do Sporting CP. A sua margem é curta, pois a herança é pesada, e porque, em cima de tudo isto, não ganhou ainda nenhum jogo - em tempo regulamentar - pelo Sport Lisboa e Benfica . Já Jorge Jesus, na Conferência de Imprensa após o jogo com a AS Roma, afirmou que o SL Benfica é favorito, por ter uma equipa trabalhada há já 6 anos - iniciando assim os mind-games para tentar condicionar o Treinador rival, sendo que ontem foi ainda mais longe, em entrevista à RTP, ao dizer que foi ele quem fez todo o trabalho no Sport Lisboa e Benfica e que nada o seu sucessor mudou até agora.


Não há que enganar: para Jesus isto é muito mais que um jogo. Quem fala assim não é gago (esperemos que não se engasgue), tudo fará para ganhar, talvez mais ainda por ser ante o seu anterior Clube. Para nós, Sportinguistas, interessa apenas ganhar, apesar do jogo do Play-Off de acesso à Fase de Grupos da UEFA Champions League, contra o PFC CSKA, ser porventura a maior preocupação.

Certamente que o País vai parar, no próximo Domingo. É o derby eterno, mais eterno que nunca, e o resultado deste jogo poderá ter consequências para ambos os Clubes, a todos os níveis.
Partilhar:

9 comentários:

  1. Jarvalho7/8/15 21:04

    Espero que o SCP consiga ganhar este troféu, pelo simbolismo que o mesmo representa em face de tudo o que sucedeu nesta pré-época.
    Era um sinal de que o SCP está no bom caminho, para além da dose de confiança que incutia em todos, adeptos e jogadores.

    O SCP, das 8 finais da Supertaça em que participou, apenas perdeu uma, a primeira, em 1980, e desde então tem ganho todas as outras finais em que participou - uma com o Braga, outra com o Benfica (em 1987, de que me recordo bem), uma terceira com o Leixões e as outras quatro com o Porto.
    Sete troféus, portanto.

    O Benfica, por sua vez, ganhou por 5 vezes a Supertaça, e foi 11 vezes derrotado como finalista.

    Veremos, pois, se o SCP consegue conquistar a sua 8ª Supertaça em outras tantas finais seguidas em que participou, e que, no Domingo, possamos todos festejar o segundo troféu da era Bruno de Carvalho.




    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário Jarvalho.

    Deixe-me apenas acrescentar que esta supertaça , poderá ser um catalisador ainda maior para a venda de gameboxes em Alvalade , pois sabemos sempre que este jogo tem impacto na nossa massa crítica. Quem ganhar , vai dar confiança aos seus adeptos , e o jogo envolve também muito dinheiro à mistura.

    Para o Sporting seria o 2º troféu consecutivo e marcaria o fim da hegemonia ( não quer dizer que o Sporting passe a ser hegemónico) , por marcar 2 títulos de interrupção numa sequência de títulos ganhos pelo Benfica nos últimos 2 anos.

    Historicamente , por sermos "especialistas" da supertaça diria que a história pode nos favorecer , mas estes jogos são sempre jogos à parte.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo7/8/15 21:22

    Grande texto q poderia estar publicado em vários jornais!
    Temos d ganhar domingo.
    SL scpalways

    ResponderEliminar
  4. Anónimo7/8/15 22:46

    Claro que não é apenas + 1 jogo.mas tal se deve ao facto de ser contra o benfas...na minha opinião claro.e claro que nunca seria apenas + 1 Sporting v benfas devido a tudo o que aconteceu até agora neste defeso.

    De qualquer forma o + mais importante é que é um troféu que está em causa,e um troféu tem sempre que ser disputado para ganhar.

    Não vai ser fácil porque nunca é fácil e prognósticos num Sporting v benfas não vale a pena fazer.sempre foi e será um confronto de resultado imprevisivel.

    Peço apenas que os jogadores do Sporting,aconteça o que acontecer,façam tudo o que estiver ao alcance deles para ganharem o jogo.Honrar a camisola do Sporting é sempre um dever,uma obrigação de qualquer jogador do sporting.

    Que ganhe o melhor e que o melhor seja o Sporting.

    Anibal777

    ResponderEliminar
  5. MM

    Como diria o nosso Jesus "mas cá ganda post".

    Que esta supertaça seja o começo de uma grande época.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Anónimo8/8/15 14:32

    Amanhã é mais que um simples derby, é mais que uma “simples” disputa da Supertaça Cândido de Oliveira, amanhã é o dia em que o Sporting tem de ver o seu nome elevado o mais alto que alguma vez nos últimos anos foi elevado!
    Amanhã são mais 90 minutos de um simples jogo de futebol mas não se trata de apenas um simples de futebol mas sim de 90 minutos que podem ser o inicio da viragem que há muito a família leonina espera, não se trata apenas de mais uma vitória frente ao Carnide mas sim do orgulho de ser Sporting, de sentir o símbolo ao peito.
    Amanhã não pode existir cansaço, não podem existir momentos de virar a cara à luta, amanhã é preciso deixar sangue, suor e se preciso for até lágrimas terão de deixar em campo, o Sporting e toda a família sportinguista merece que amanhã tenhamos onze bravos leões orgulhosos e motivados por ostentarem a mítica verde e branca!

    VAMOS SPORTING

    m1950 de longe o melhor escritor do svpn

    RRPCD

    ResponderEliminar
  7. pichichiAlentejo8/8/15 16:38

    Escolha assertiva de palavras que resultou num excelente artigo de opinião :)

    Mentalidade ultra (mas só a boa parte!!) quando acabar o jogo no domingo, independentemente do resultado, de volta a caminho de lisboa já vou estar a pensar é no Tondela e nos Russos e nessa medida para mim é só mais um jogo..... obrigado pelo artigo. SPORTING até morrer.

    ResponderEliminar
  8. Ora meus caros , muito obrigado a todos pelos vossos comentários , vamos lá ver se amanhã conseguimos levar de vencida o eterno rival.7

    RRPCD , envaideceu o meu dia , fico satisfeito que aprecie os meus artigos , mas devo dizer que o Mauro Silva participa sem excepção em todos. Todos os editores teem muita qualidade na minha opinião , e o trabalho que fazemos é para vocês concordem ou não com o que escrevemos.

    Gostaria também de o ver comentar mais vezes , um abraço :D

    SL

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!