Próximo Jogo

Próximo Jogo

14/08/2015

Wallyson parte II: O incompreensível.

Com a entrada de Jorge Jesus e a lesão de William Carvalho, Wallyson parecia, por todas as qualidades descrevi, um dos mais prováveis candidatos a ganhar o lugar. Mas decidiu-se apostar em Bruno Paulista da Série B, um jogador com algumas semelhanças a Mallman.
Quanto à posição "8" contratou-se Aquilani e rejeitaram-se propostas elevadas por Adrien Silva.

O jogador italiano, apesar de ter produzido boas épocas na ACF Fiorentina tem-se visto a braços com alguns problemas físicos e mais do que isso foge ao perfil físico que JJ tanto exige, principalmente na linha média do terreno.
Quanto a Adrien Silva, na minha opinião não é superior ao jovem médio em momento do jogo algum, apesar de algumas qualidades técnicas tem graves dificuldades em perceber o mesmo.
Para além disso, o recém internacional português encontra-se no ponto máximo da sua valorização e aufere um salário elevado.
No entanto, compreendo perfeitamente a opção de JJ em manter um jogador com estatuto dentro do clube/balneário e experiente ao mais alto nível.
Relativamente a Aquilani, já não percebi a necessidade em contratar o italiano, quando o médio brasileiro é igualmente bom com bola, fisicamente não é incógnita e que muito possivelmente será mais barato em termos de ordenado.

E não sendo prioridade para o treinador, que de apostar em jovens oriundos da formação gosta pouco, Wallyson Mallman foi -sem surpresa- emprestado ao OGC Nice.
Para além discordar de um empréstimo, surpreendeu-me a opção do clube em questão e ainda mais a opção de compra, cifrada em 15 milhões de euros.

O campeonato português, sendo genericamente fraco, apresenta características que o tornam num óptimo campo de experiências, que permitem aos jogadores evoluírem
É muito mais fácil do ponto de vista de assegurar a titularidade e jogar, porque é isso que verdadeiramente interessa, mas também no que diz respeito à adaptação e ao contexto estimulante do jovem jogador. Muitas das vezes, ir para o estrangeiro, implica um ano de adaptação seja ao nível de língua, modelos de jogo, etc... Ou seja, a probabilidade de um empréstimo de um jovem jogador falhar, é mais elevada em um campeonato estrangeiro do que num nacional.

Percebo que colocá-lo numa equipa competitiva seja o ideal, e francamente não existem muitas equipas em Portugal capazes de bater os Aiglons. No entanto, do que vi do clube orientado por Claude Puel não praticam um futebol de qualidade, jogando muito para o pontinho e com futebol directo.

Um clube como o Vitória Sport Clube (Guimarães), ainda indefinida na constituição do duplo-pivot e que revela qualidade com bola, não teria sido um destino mais proveituoso ?

Se a opção foi simplesmente "mandar" para fora para tirar da zona de conforto, parece-me também errada. Wallyson, já dono de uma família estável, não me parece acomodado em Lisboa e muito menos servido de tudo o que a cidade tem de mau para oferecer a um jogador profissional.
Se tivermos em conta este "peso" familiar este empréstimo ao clube francês não terá muita lógica.
Não entendo onde será favorável, um jovem acabado de ser pai pela 2ª vez sair para longe da família e além disso "enfiar-se" num clube em que a cultura portuguesa/brasileira pouco está presente.
Arrisco-me a dizer que a motivação de qualquer jogador num contexto semelhante ao que o médio vai encontrar, não poderá andar em níveis muito elevados.


Por fim, a tão discutida opção de compra, de 15 milhões de euros.
Acredito que tenha sido imposta pelo OCG Nice, de forma a viabilizar o negócio.
Apesar do contexto de afirmação do médio, como já disse, não ser de todo favorável, a verdade é que se Wallyson conseguir demonstrar a qualidade que tem, estes 15 milhões podem se ter tornado num risco. 
O clube francês até pode não ser propriamente rico, mas se tiver em perspectiva lucrar alguns milhões com o médio certamente irá avançar com a opção de compra e vende-lo de seguida por um valor mais elevado. Um pouco como o que aconteceu com Juan Manuel Iturbe no Hellas Verona FC.
Também é preciso perceber quem será o grupo de empresários que detém os 30% de Mallman.
Perto da cidade de Nice encontra-se um clube muito ligado a um empresário em concreto e que parece ter uma tara por 15M.
Porém, duvido dessas teorias.

Se concordo que um possível encaixe de 10,5 milhões de euros (70% de 15M) com o médio seria excelente ? 
Claro que sim, mas na minha opinião devemos olhar para o que Wallyson Mallman pode valer não agora num futuro próximo mas sim daqui a uns anos, porque a qualidade - como já referi na parte I- é muita...







Partilhar:

8 comentários:

  1. Só digo,que quem coloca em causa JJ e BDC merecia que tivesse neste momento no Sporting Domingos e GLopes.
    Pois colocam em causa opção de JJ o emprestar,mas wallyson ia jogar os jogar da taça da liga? 2 ou 3 jogos do campeonato? Ia tirar lugar ao Adrien,JM,Aquilani,William? Claro que não por muito bom que ele seja.
    Com esta experiencia num campeonato frances ,wallyson poderá mostrar todo o seu potencial e pro ano se impor no meio campo do Sporting.
    Emprestar ao Guimarães? Jamais porque esse clube nunca nos favoreceram em nada.
    Clausula de opção de compra, e supondo que o Nice o compre, não seria uma boa quantia? Quantos negócios o SCP fez por valores superiores? E sera que BDC não colocou uma cláusula anti rivais? O homem tem defeitos mas tem mostrado serviço,merece um pouco mais de credito.
    Num dia destes o BDC tem de mostrar todas as clausulas dos contratos celebrados, para tranquilizar os sportinguistas e dar amens ao jornaleiros e panaleiros para gozar com o nosso clube.

    Ns

    ResponderEliminar
  2. Nuno Santos, esse argumento do merecia levar com GL é simplesmente patético.
    Óbvio que JJ e Bdc são excelentes, aliás sempre fui fã do primeiro ao contrário de 90% dos sportinguistas que só agora é que o consideram bom.
    BDC, sempre o defendi também quando achava que o devia fazer, especialmente na guerra contra o macaco marco.
    Agora quando acho que erram em determinada atitude, apontarei o erro sempre, porque como sócio tenho esse direito.
    O Sporting não é BDC nem JJ, e esses como qq pessoa, tambem tem defeitos.

    Se ta a querer dizer que por o JJ contratar ou apostar é sinonimo de competencia do jogador, se quiser fico aqui um dia a enunciar flops do brasil que foi buscar ou outros cepos que com ele jogaram muito tempo a titulares.

    Emprestimos com clausulas anti rivais ? BDC assinou um contrato, nao 2.
    Se o Nice quiser comprar, paga os 15M (que sao 10,5 pra nos) e pronto.
    Duvido que o vendam ao Porto depois do caso Carlos Eduardo.
    Como já disse nao seria um mau negocio, mas podia render muito mais futuramente.
    Se o Sporting precisa de dinheiro porque recusou 15M por Adrien que recebe uma batelada de dinheiro e nao vale 15M nem na china ?

    Quanto ao nao emprestar ao Guimaraes porque nunca nos fizeram favores...
    Parece-me uma atitude condizente com a trafulhice dos nossos rivais.
    Mas mais curioso é que temos feito negocios com equipas que nos prejudicaram e submissas aos rivais, Belenenses por exemplo ou Rio Ave (Hassan) ou Moreirense (Ghilas) ou agora Arouca (Aroucagate), se o Iuri for mesmo pra lá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Ruben o qualifica de patético é a minha opinião e fiz tendo em conta muitos comentários de sportinguistas em varias blogs do clube,não só por causa deste negocio mas em relação a vários outros negócios e ou contratações.
      Respeito a sua opinião e ate o comentario .
      Sobre se futuramente poderá render mais ou não ,não sei , neste momento espero que o Wallyson cresca ainda mais como jogador e que para o próximo ano nos possa ajudar com toda a experiencia adquirida.
      Como indiretamente refere JJ,do qual sou seguidor assíduo desde do belenenses pois vim ali algo de especial, sim também comete erros como qualquer outro treinador.
      Em relação ao clubes de empréstimo dou lhe alguma razão,mas Guimarães é mesmo um Ódio" pessoal por tal clube,como pelo Marítimo,Nacional,Braga...Nunca nos favorecem em nenhum negocio.

      Eliminar
    2. Amigo qualifiquei o seu argumento de patetico, nao a sua opiniao que concordo em partes.
      Nao ha verdade absoluta no futebol obviamente, cada um tem a sua opiniao.
      Mas defenda a opiniao com argumentos, nao venha com godinhices porque se formos a pensar assim o nivel de exigencia é 0.

      Eliminar
  3. Concordo com o empréstimo a um clube estrangeiro.
    Ficar na B ou encostado na A não é boa solução para ninguém.
    Ir para um clube português? William também foi para o estrangeiro e ninguém se queixou. Ah, espera, este Wallyson é pseudo-futuro-craque. Pois, o William não o era e já é valor seguro.
    Se foi o Nice é porque ofereceu as melhores condições, tanto para o jogador como ao SCP.
    Quanto ao facto de existir cláusula, foi certamente exigência do Nice. 15M parece-me valor bem razoável por um jogador que tem a árdua tarefa de demonstrar, em meses, toda a atenção e crença que recai sobre si.
    Desejo boa sorte ao jogador porque se o clube francês pagar 15M é sinal que o Wallyson partiu a louça toda e o SCP recebe uma bela pipa de massa por um jogador que ainda está em formação (tendo em conta as receitas das vendas do SCP dos últimos anos).
    Caso regresse no próximo ano ao SCP, esperemos que seja mais jogador, com mais cabeça, e desta forma um excelente reforço.
    Já agora, o facto do jogador estar supostamente "afastado da família" - mas o SCP obrigou-o a emigrar? Ele não tem que concordar com este empréstimo? Pena tenho eu dos portugueses que emigram porque são forçados a isso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente o William é o que é devido a um emprestimo no estrangeiro, mas nao jogava por exemplo metade que o Renato Neto no emprestimo.
      Mas que argumentos é que tem mais a favor que esse ?
      Para refutar esse caso ha 250 violas/heldons/salomãos para 1 william.

      O sporting obrigou a emigrar ? Nao deve ter lido as declarações.
      "Fiquei surpreso porque pensava continuar mas se o clube queria entao fui".

      Eliminar
  4. A hipocrisia é uma coisa fantástica. Há uns meses, criticava-se o JJ por tudo e por nada, não se lhe dava valor em nada. Só ganhava pelos árbitros, não apostava nos da formação porque só queria brasileiros e bla bla. Agora, essas mesmas pessoas, criticam os sportinguistas que apontam os defeitos que o JJ tem. Sim malta, o JJ trouxe com ele as qualidade que sempre teve mas também trouxe os defeitos.

    ResponderEliminar
  5. Sim , penso mesmo que Braga seria um excelente destino para o jovem.

    Pois vão inclusivamente jogar num modelo semelhante ao nosso , a pressão existe , à sua dimensão mas existe , teria a visibilidade não apenas do técnico como dos adeptos. E mesmo o Vitória de Guimarães poderia ser solução.

    A opção de compra é o que mais choca aqui :

    Se impõe a sua qualidade pode ser alvo de outra equipas além do Nice , que pode fazer a revenda.

    Se não impõe a sua qualidade no Nice não o fará no Sporting.

    Não quero dramatizar mas penso que não volta ao Sporting.

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!