Próximo Jogo

Próximo Jogo

06/09/2015

A minha visão sobre o Sporting de Jesus

O Sporting Clube de Portugal é hoje uma equipa que apresenta uma solidez de processos impressionante para quem apenas tem 8 semanas de trabalho e teve de alterar o sistema de jogo , para jogar com 2 avançados declarados , embora na minha opinião em termos de dinâmica , o Sporting CP nos últimos 2 anos esteve sempre muito perto do 1442 com André Martins e no ano passado João Mário , logo penso que não foi por aqui que a equipa mudou.

O Sporting CP é hoje uma equipa com as linhas mais compactas e os jogadores entre os setores muito próximos  , ganhando assim maior capacidade para controlar a profundidade e a largura , e também maior eficácia na reação à perda de bola.

A nível defensivo , estamos a mostrar muita qualidade nos processos , pese embora seja a componente que precisa de maior trabalho , mesmo assim a verdade é que o Sporting CP a nível nacional ainda não sofreu nenhum golo legal. É preciso melhorar ainda as bolas paradas e a coordenação da linha defensiva , notou-se algum desnorte neste questão na segunda parte no jogo contra o CSKA Moscovo. A lateral direita tem sido também um problema , visto que João Pereira não é muito forte no 1x1 que tem sido bastante procurado pelos adversários , e Carrillo apesar da disponibilidade não sabe ainda fechar o seu flanco tão bem como Bryan Ruiz. Acredito que a equipa vai melhorar com a entrada de William e Ewerton.

 A nível ofensivo que é face mais visível de Jorge Jesus , a equipa apresenta hoje maior variedade do que o mero jogo de cruzamentos quando os adversários se adensam no corredor central excepção feita à segunda parte com o CD Tondela , que trouxe algumas memórias de "outros tempos". A equipa procura quase sempre jogar por dentro entregando a largura de jogo aos laterais com Jefferson a ser o mais solicitado ; procura também atacar sempre de forma pensada como vimos neste golo:



André Carrillo  é o dínamo deste Sporting CP é o elemento mais preponderante no ataque , tem hoje um papel muito diferente do que aconteceu em épocas anteriores, hoje Carrillo recebe e procura  sempre jogo no centro do terreno e procura através da sua inteligência e criatividade - e sim , Carrillo é um jogador inteligente.
Bryan Ruiz que é o homem do outro lado , tem um papel semelhante e tem impressionado pela sua classe , qualidade técnica e visão de jogo, isto pese embora nós últimos jogos esteja a acusar o desgaste de não parar há 2 anos.

João Mário , o organizador de jogo do Sporting CP , é dos jogadores cujo a evolução salta mais à vista , o médio que desaparecia do jogo está a acabar , vai a caminho de ser um médio de alta rotação com grande qualidade de transporte de bola e vai ganhar cada vez mais agressividade defensiva. João Mário como disse hoje  Jesus em entrevista ao jornal Record : aparece como 6 , como médio direito , médio esquerdo , como segundo avançado , há mais João Mário em todo o campo o futebol agradece.

O maior problema se é que assim o podemos chamar tem sido a falta de golos deste Sporting CP , para mim a questão está na qualidade da finalização e também no momento da ligação com os avançados , tem falhado seja pelo último passe seja porque a bola não volta redonda dos apoios e mesmo por algum desconhecimento entre Teo Gutiérrez e Slimani.

Teo Gutiérrez é o jogador mais caro do defeso , é naturalmente o jogador em quem os adeptos mais depositam expetativas , o internacional cafetero , é o melhor marcador do Sporting CP com 3 golos em 5 jogos , mas ainda não convenceu grande parte dos adeptos. Penso que tem mostrado estar ainda longe da melhor forma física , o que se reflete na falta de explosão do jogador , e apesar das movimentações interessantes , nesta altura acredito que há quem possa render mais nessa posição , pois tal como Jesus começo a vê-lo mais como o homem da frente de ataque , e acho que é o melhor finalizador do SCP e deveria ser o titular como 1.º avançado ao contrário do que pensa o nosso timoneiro.

Slimani é o panzer do Sporting CP  , um jogador que tem oferecido mais à equipa a defender do que a atacar , com a sua força , capacidade de pressão , capacidade de dar profundidade à equipa caso esta precise de baixar , mas as suas capacidades técnicas dificultam em demasia a dinâmica ofensiva principalmente quando baixa para servir de pivôt. Jesus afirmou que estão a ser trabalhadas as dificuldades técnicas do argelino , e de facto Slimani é um jogador que imaginamos todos o que poderia ser caso tivesse técnica. O problema é que condiciona a equipa a desenhar para o seu momento ofensivo que é o jogo aéreo , e sendo assim vejo-o com muitas dificuldades para fazer mais que um golo por jogo. Para o treinador dos leões , Slimani é o número um , foi claro na sua entrevista , vê Teo Gutiérrez como 1.º avançado mas tem Slimani , e esperamos todos para ver os resultados do trabalho individual que Jorge Jesus tem para o avançado argelino.

Sobre os reforços:
  • Teo Gutiérrez - Gostava de o ver na frente de ataque.
  • Bryan Ruiz - Gostava de o ver nas costas do avançado.
  • Aquilani - É o médio mais criativo do Sporting e o que tem maior capacidade para controlar os tempos de jogo , classe tremenda , é pena durar pouco , mas já disse aqui tudo o que penso sobre ele.
  • João Pereira - Esteve 1 ano sem jogar mas tem muito que melhorar , muito mesmo , até agora é a desilusão.
  • Naldo - Jogador interessante que cumpre mas ainda tem de aprender a posicionar-se na linha defensiva e evitar "ir à todas".
  • Gelson - Evoluiu imenso no último ano o seu perfil de decisão , pois deixou de acabar os dribbles com a cabeça no chão que para mim era o seu problema a decidir , a sua ginga, velocidade e disponibilidade para o jogo impressionaram Jesus ao ponto de dizer que era o "menino" ( nome de JJ para miúdos da formação) com maior qualidade que treinou tanto no Sporting CP como no SL Benfica

  1. - Acredita que temos plantel para ser campeões ?
  2. - Onde pensa que podemos melhorar ?
  3. - Qual é a sua opinião sobre os reforços ?



Partilhar:

6 comentários:

  1. Na minha opinião temos plantel,mais com o LD não tenho confiança.
    Dos reforços tenho muita fé em Teo e Ruiz, onde me preocupo mais e mesmo a defesa, mais penso que, com o William e Ewerton elevaremos muito na qualidade da equipa.
    Quem eu desejo e acredito que vai dar cartas esse ano sera mesmo Gelson, pois ja o vejo como o 3 extremo na hierarquia, muito a frente de Mane

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde sportinguistas!

    Passem pelo meu blogue e leiam o meu artigo onde me debruço sobre o mandato Godinho Lopes ao nível do futebol, com o título 'E se as bolas de Llorente e Marinho não tivessem entrado?'

    http://davidjosepereira.blogspot.pt/2015/09/e-se-as-bolas-de-llorente-e-marinho-nao.html

    Depois deixam o vosso comentário, dizendo o que concordam e o que discordam.


    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Celso Araujo Martucho,

    Concordo e também partilho da sua preocupação com a lateral direita , embora ache que Esgaio tem uma palavra a dizer e o próprio João Pereira irá subir de nível. E sim com William e Ewerton acho que vamos defender melhor , e também teremos mais qualidade na saída de bola.

    Em relação ao Gelson e ao Mané , como vimos no último jogo Mané respondeu e bem , acho que não são nem 3º nem 4º extremo , Gelson é para a direita e Mané para esquerda , acho que é assim que Jesus os vê.

    Mas também tenho muita fé no Gelson , está a crescer e limar os defeitos de ano para ano , na equipa B a evolução foi gigante.

    ResponderEliminar
  4. Dei por mim hoje a pensar numa falha do plantel, nao havendo JMário, nao ha ng que faça a sua funçao (AM nao conta, ao que parece).

    Concordo com a análise, os golos devem-se a lacunas na finalização/qualidade técnica (slimani tem os defeitos que sabemos e a restante equipa tem falhado golos cantados).

    Esperamos todos que a defesa evolua, como será expectavel assim como o Teo e, ja agora, que o trabalho com slimani resulte numa melhoria das suas fraquezas.

    Parece-me que o campeonato será a dois - com o porto - sendo que nao podemos deixá-los descolar, já que é até o William regressar em pleno que tenho os meus receios.

    SL

    ResponderEliminar
  5. JVB amigo , deixe-me dar-lhe um conselho , nunca se subestima Benfica ou FCPorto.

    Eu compreendo que a desconfiança em cima de Rui Vitória , mas estamos a falar de um bi-campeão nacional , não sabemos o que vai acontecer lá para a frente , se vai conseguir ou não operacionalizar as suas ideias , mas o que posso dizer é nunca saiu ao Sporting a sorte quando teve uma postura de sobranceria ou olhar por cima do ombro aos adversários. O Benfica pela sua dimensão é sempre candidato ao título , eu entendo que o desrespeito pelo nosso clube nos últimos anos nos levem hoje a ter uma postura de troco , mas não é a mais correta , temos de ser cerebrais e respeitar os adversários.

    Depois concordo com a sua análise , e digo mais faltou um Wallyson em Moscovo quando o meio campo ficou sem pernas , aquele era um jogo onde nunca poderíamos deixar os médios deles jogarem , e não tínhamos médios no banco ( segundo JJ que considera Martins 2.ºav). Wallyson teria sempre lugar no banco do SCP no mínimo , mas JJ é quem sabe.

    Estou também muito curioso para ver como vai evoluir Slimani. Se eu pudesse metia-lhe os pés do Montero.

    ResponderEliminar
  6. Ahah sem dúvida que o SLIMANI com os pés do Montero era algo optimo!

    Quanto ao mais, sem dúvida. Não tenho por hábito entrar em picardias, nem desvalorizar os rivais. O que disse é apenas a minha análise ao que vi, que coincide com o q achava que seria o slb de rui vitória. Não diria o mesmo se visse competência a quem lá está... Mas posso estar enganado!

    Sl

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!