05/09/2015

Análise ao Lokomotiv Moscovo


Como é sabido, a queda para a Europa League ditou-nos confrontos com o FC Lokomotiv MosvkaBeşiktaş JK e KF Skënderbeu Korçë. Equipas que acredito que estejam um pouco longe do alcance da maioria dos sportinguistas.
Desta forma, procurei visionar alguns jogos e usar algum do meu conhecimento que tenho sobre os jogadores que compõem o plantel destas equipas, com o efeito de fazer uma breve análise para dar a conhecer aos leitores que tipo de equipas o Sporting CP vai encontrar.

Importante referir que uma análise tem em base os comportamentos padrão demonstrados pela equipa nos diversos jogos. Não vou, de forma alguma, mostrar se a equipa x é má ou boa ou se vamos perder/vencer, porque cada jogo tem a sua história e depende de várias condicionantes. Nem tampouco consigo prever as oscilações de forma de cada equipa.


O FC Lokomotiv Moskva - vulgo Lokomotiv - é orientado pelo jovem treinador de 41 anos, Igor Cherevchenko, que tem a particularidade de ter continuado no cargo depois de ter conquistado a Taça da Rússia como treinador interino. Foi o terceiro treinador da época, já que a equipa começou a época com Leonid Kuchuk, que deu lugar a Miodrag Bozovic.
A equipa russa, desdobra-se em um 4-2-3-1.
A baliza pertence ao brasileiro Guilherme, o quarto defensivo é sempre composto por Denisov na esquerda, Corluka e Pejcinovic no centro e na direita Shishkin.
No meio-campo Tarasov e Kolomeytsev tem lugar cativo, e o lugar de 3º médio roda entre Miranchuk, Ndinga ou Bossoufa.
Nas alas, o lateral/extremo esquerdo Kasaev e o luso-brasileiro Maicon "Bolt" Marques na direita, com o experiente Samedov a intrometer-se. A frente do ataque destina-se a Oumar Niasse, para mim o melhor jogador da equipa. Ocasionalmente Skuletic também costuma jogar, sendo um ponta-de-lança mais fixo, talhado para jogo directo.


Em organização defensiva, a equipa russa transforma-se num 4-4-2, já que os alas descem para a segunda linha e o médio mais ofensivo junta-se ao ponta-de-lança na pressão aos centrais adversários.
Os 2 centrais estão várias vezes mal, desligados do jogo e procuram, à imagem de Denisov, ter sempre como única referência o adversário. Por várias vezes vi estes defesas a perseguir o adversário a todo o campo.
A somar a isto, a nível individual, diversos erros de concentração/posicionamento, e a incapacidade de os jogadores de ajustarem à linha consoante as diversas situações do jogo.
Grande distância entre as duas linhas, também faz com que a linha defensiva ainda se torne mais exposta.





A linha intermédia também revela alguns problemas. Os jogadores que compõem o duplo-pivot saem sempre os dois "à queima", não respeitando as coberturas. Por dentro facilmente se bate a linha.



De salientar também a forte pressão exercida pelo portador da bola na 1ª fase de construção, a equipa russa, ainda que com limitações no que diz respeito a um pressing inteligente ou organizado, tem sempre o intuito de condicionar o jogo do adversário.

No que à organização ofensiva diz respeito, debruço-me na 1ª fase de construção. A defesa do Lokomotiv foi incapaz de sair a jogar num futebol apoiado/curto e o chamado "chutão" foi o meio recorrido para iniciar todas as jogadas. Adotando este comportamento, procura criar alguma vantagem espacial sobre a linha defensiva adversária, colocando sempre 3/4 jogadores na profundidade e alguns jogadores próximos para a 2ª bola.
Aí verifica-se um comportamento ofensivo bem padronizado, em que o avançado Omar Niasse é sistematicamente procurado no jogo directo para atrair o central adversário e, ao mesmo tempo, assiste-se à entrada de 2 jogadores nas costas (nº10 e ext.direito).
No entanto, quando pressionados os centrais equipa russa fartam-se de fazer asneiras, principalmente porque raramente têm apoios próximos e por esse motivo, simultaneamente se torna complicada a recuperação de bola. Acho que é uma das maneiras de contornar o bom jogo directo adversário.
Na criação de jogo nas fases mais avançadas tudo muda, a equipa privilegia um futebol mais apoiado, ainda que rápido, com várias linhas de passe próximas e com prioridade a jogar por dentro.





Destaques Individuais:
  • Miranchuk: É o maior criativo da equipa e um dos potenciais melhores jogadores russos no futuro. Procura receber a bola sempre dentro do bloco onde é forte no último passe, tem também alguns movimentos de rotura. Excelente pé esquerdo.
  • Maicon Marques: Os movimentos interiores de Maicon Marques são outros dos perigos dos moscovitas, à imagem do que acontecia com Musa, o explosivo jogador luso-brasileiro também possui uma grande liberdade deambulatória, aparecendo várias vezes nas costas dos centrais. (ver aqui)
  • Oumar Niasse: Como já disse, é o melhor jogador da equipa. Contribui bastante nas variadas fases do jogo sempre com alguma qualidade, forte nos movimentos sem bola, em progressão e condução. É por ele que passa grande parte do jogo ofensivo.
  • Tarasov: Forte na condução com bola, é o fio de ligação entre os setores da equipa.
  • Kasaev: Apesar de lateral de raiz joga como extremo. Apesar de não ser forte fisicamente ou tecnicamente é completo nos vários momentos do jogo, adquire uma grande tarefa tática no modelo do Lokomotiv já que Denisov fecha muito o meio e ele assume a posição de defesa-esquerdo.


Partilhar:

2 comentários:

  1. Tenho dificuldade em peceber a inclusão de Čorluka no duo de defesas centrais. Do que conheço dele, sempre foi lateral e parece-me que a intenção será emprestar experiência e talvez inegrar um jogador que poderá ser algo lento para que possa ocupar as linhas.
    Confio que seremos superiores aos russos e que saberemos fazer mossa na sua frágil defesa.
    Bom trabalho de análise.
    SL

    ResponderEliminar
  2. Eu desconhecia a equipa , excelente trabalho meu caro.

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!