Próximo Jogo

Próximo Jogo

28/09/2015

O Futuro É Deles #1 : Inverdade Na Formação


"os boatos sobre a minha morte foram largamente exagerados"

Muito tem sido debatido o tema formação na Era Bruno de Carvalho. Eu mesmo tenho sido um acérrimo crítico da gestão das camadas jovens, nos últimos 2 anos.
Discordo dos contratos profissionais "chapa 5" oferecidos aos juniores de 2º ano e de algumas decisões decorrentes dessas assinaturas. A não continuidade de Hugo Meira ou João Serrano, por exemplo.
Para além disso também defendi - e ainda defendo - um homem mais creditado em termos de futebol de formação para o cargo de diretor. Entendo a ideia da mística e de homem rígido que transporte os valores do Sporting Clube de Portugal para os miúdos, mas não acho que seja o essencial.
Um nome ? O regresso de Luís Martins que saiu recentemente do FC Zenit São Petersburgo.
O despedimento de Telmo Costa e José Lima também me desagradaram e ainda mais o nome dos seus sucessores.
Sei que a Academia vinha em processo de deterioração desde Godinho Lopes a nível do scouting e técnicos de formação que se mudaram para o Caixa Futebol Campus.
Não tenho a menor dúvida que falta sangue novo na Academia de Alcochete.

Não obstante, se há uma opinião generalizada com qual eu não concordo é a de que desde a geração de 96' há pouca qualidade na Academia.
Nada mais errado e que se olharmos em função do contexto de que falei em cima, de despedimentos ou scouting sem receber, estamos bastante bem servidos.

Acho que há 2 premissas que induzem os adeptos em erro:

  1. Comparação com as gerações de 93' e 94'. Estas 2 gerações não podem simplesmente servir de base de comparação para as próximas, porque na minha opinião foi só a melhor geração que apareceu em Portugal, desde a "geração de ouro" que foi campeã do mundo sub20 em Riade.
  2. Avaliar qualidade da formação nas convocatórias das seleções jovens. As convocatórias para os escalões jovens da seleção portuguesa, estão repletas de compadrios, favores a empresários e certos clubes. Basta ver como é que um jogador como Chico Geraldes nunca é seleccionado para os diferentes escalões ou o jogador mais talentoso de 97'- excluindo Rúben Neves -, o benfiquista João Carvalho. Não devemos ir na onda dos que constantemente noticiam as convocatórias para tentar provar alguma coisa, porque quando em 2014, o Sporting CP foi a equipa que mais jogadores colocou em La Manga já não interessou a esses paladinos noticiar as convocatórias.

Reafirmo que continuam a existir muitos jogadores talentosos nas mais recentes fornadas da formação e é por isso que inicio esta rubrica a dar a conhecer alguns desses jogadores.


Gil Santos (1998) 
Depois de muitos anos a conduzirem a questão pontas-de-lança em Portugal até à exaustão, eis que começam a aparecer avançados bastantes interessantes.
O Sporting CP naturalmente não é excepção e Gil Santos surge como figura de proa.
Forte nos apoios e bastante forte fisicamente, o jovem avançado de 17 anos também pode jogar nas alas.
De remate fácil, tem de melhorar a tomada de decisão.A nível técnico é talvez do melhor que saiu nos últimos anos na academia.
                                                      Goleador por natureza, no último ano marcou 29 golos em 30 jogos pelos Juvenis. Esta época tem estado intermitente devido à adaptação de Bruno Fernandes a ponta-de-lança e também à fase goleadora de Ronaldo Tavares.









Rúben Costa (2001)
O médio polivalente tem se assumido como destaque no excelente início de época da equipa de Iniciados A do Sporting CP.
Capaz de jogar tanto na posição 6, como na 8 ou na 10, Rúben destaca-se pela forte presença física que o permite ter um grande raio de ação no jogo.
No entanto não é só pelas qualidades físicas que é um jogador a seguir, o físico apenas serve de complemento às suas mais valias técnicas.
É muito bom em condução de bola, no passe longo e na meia distância.
Bastante agressivo no espaço, também é fundamental nas transições defensivas.
Neste momento, é o melhor marcador da equipa com 6 golos em apenas 4 jogos.
É um jogador a ter em atenção e que deve ser já "blindado".




Partilhar:

13 comentários:

  1. Parabéns pela crónica amigo , simplesmente excelente.

    ResponderEliminar
  2. Ruben Costa, é muito cedo falar. até porque nesta idade o fisico faz muita diferença, vamos ver quando ele chegar a junior... aposto em como este nao dá em nada quando saltar para os seniores.

    ResponderEliminar
  3. Excelente post, mas acredito que poderia aprofundar um pouco mais a nível de talentos na nossa academia, talvez criar um onze com os mais talentosos, sei que é difícil, pois nestas idades nada é garantido,e só vendo os poucos jogos que passam na Sporting TV a tarefa ainda se torna mais complicada, mas assim poderíamos ir acompanhando a evolução desses futuros "craques".
    Da época passada nos iniciados havia jogadores de boa qualidade individual, mas o seu colectivo era muito bom, equipa "liderada" pelo seu capitão Bavikson Biai e pelo talento de Bernardo Sousa e Diogo Brás.
    Só tenho pena que cada vez mais se olhe para a formação só a nível de resultados, quando se perde são todos maus, quando ganham são os futuros "Ronaldos", neste momento não há um meio termo, deixem os miúdos aprender com as vitorias mas também com derrotas.
    Coloca-se cada vez mais pressão sobre estes miúdos, seja por parte da comunicação social (como principal objectivo atingir BDC) ou mesmo das famílias.
    A nossa academia é um "património" valioso e nos sportinguistas não poderemos deixar "comer" pelo que a comunicação social quer vender e valorizar (Seixal e Olival).

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns pelo post, Ruben!
    Seguirei esta rubrica com atenção especial, até porque sou um leitor assíduo do blog.
    Como já havia dito aquando do anúncio da rubrica, muito já me haviam pedido para avançar com isto no GAG mas eu não tinha nem tempo nem bases suficientes para o fazer com a qualidade que gostaria.
    Ainda bem que pegaste nisto e o tornaste real. Mais uma vez, parabens para ti e para o SVPN.
    Quanto ao conteúdo deste primeiro post, concordo com quase tudo o que dizes sobre a gestão da Academia e do nosso futebol jovem.
    Joguei no nacional de Juniores e pude observar de perto o trabalho de alguns nomes que entretanto saíram (com alguns, tive oportunidade de privar em Alcochete, em treinos ou estágios de observação nos quais estive presente) e posso atestar a competência dos mesmos.
    Quanto aos dois jogadores referidos, conheço bem o Gil e desconheço por completo o Rúben.
    O Gil é tudo o que referes com a vantagem de ser um miúdo muito humilde e trabalhador. Espero que não desanime com um ano onde poderá ter menos oportunidades e espero que se mantenha forte mentalmente, até porque a época é muito longa.
    Abraço e SL

    ResponderEliminar
  5. Nuno Santos , concordo na generalidade com o que escreve e deixe-me dizer-lhe que isto é uma rubrica. Serão apresentados mais jogadores da formação que hoje está a ser desvalorizada por uma máquina de comunicação. O objetivo da rubrica é esse mesmo contrariar essa máquina , e sinalizar sobre os novos talentos.

    Hoje foram estes 2.

    ResponderEliminar
  6. O que acham de Bruno Fernandes?Já leva 6 golos em 7 jogos!É bom jogador?Este ano podemos ser campeões em juniores?

    ResponderEliminar
  7. Ruben, o Ronaldo dos juniores tem qualidade também, ou nem por isso?

    ResponderEliminar
  8. Mota, o Ruben não deve ser colocado no pacote de Agostinhos Cás e outros guineenses. Para já, ele nasceu em Lisboa, pelo que cai a tese do Catanado.
    Como referi, não é jogador pelo fisico. O fisico é o complemento das suas capacidades técnicas.

    Nuno Santos, como o saudoso MM1950 já lhe respondeu, eu vou fazer uma rubrica com vários jogadores, passando por vários escalores.
    De resto concordo perfeitamente, obrigado pelos comentários frequentes. Pode usar o chat para dar a sua opinião e acrescentar qualidade ao blog.

    Grandeartistagoleador, obrigado pelos elogios e por manter preferencia. Assim o farei no seu blog que também tem muita qualidade.
    Sendo ex jogador de nacional e ter passado pela Academia, deve ser ainda mais qualificado que eu no que diz respeito ao tema da formação.

    Gonçalo Duarte, o Bruno Fernandes tenho falado que pode ser uma boa adaptação a ponta-de-lança, como aconteceu com o André Silva que também era ala até a lesão do Paciencia, no 1o ano de junior.
    É um miudo possante fisicamente, muito bom tecnicamente (mesmo em espaços curtos) e que já anda a perceber melhor os movimentos de avançado, já o vi a aparecer a finalizar nas costas dos centrais junto ao 2º poste, por exemplo.
    Costumo te ver no vm, deixa me dizer-te, até porque pela foto deves ser gooner (gooner=adeptos / gunners= equipa) como eu eheheh, há espaços com muita mais qualidade e com melhor intenção.
    Tens uma blogosfera leonina muito boa.

    Anónimo, o Ronaldo Tavares quando apareceu há 2 épocas nos Juvenis parecia bastante bom, de tal maneira que o Jorge Mendes foi logo agenciar o miúdo. Nessa época "derreteu" várias defesas, incluindo a do Benfica.
    No entanto nos Juniores, apesar de goleador tem relevado algumas debilidades na definição dos lances e finalização.
    Ainda no jogo em que marcou 3 contra o Sacavenense, foi bastante perdulário.
    No entanto pode fazer uma boa carreira, mas é uma incógnita sinceramente.

    ResponderEliminar
  9. Ruben Ribeiro
    Sim costumo seguir a blogosfera leonina,sobretudo este espaço,a tasca do cherba e o leão de plástico,se me dissesses mais espaços bons agradecia,abraço

    ResponderEliminar
  10. Gonçalo tens alguns no blogroll do svpn.
    O Lateralesquerdo, Possedebola, dominiotactico, entredez ou planeta desportivo em relação a generalistas.
    No que diz respeito ao Sporting, para alem desses que citaste tens o a norte de alvalade, o sporting somos nos, grandeartistagoleador, cantinho do morais, és a nossa fé, mistica leonina, leoninamente ou o artista do dia.
    O vm desde que o presidente despediu os bufos que eles tinham no tempo do gl, tem sido um ataque constante e uma lavagem cerebral continua aos leitores.

    ResponderEliminar
  11. Gostava que por favor analissse o jogador Goncalo Araujo

    ResponderEliminar
  12. Obrigada mas já não é preciso responder ao pedido que lhe fiz

    ResponderEliminar
  13. Obrigada mas já não é preciso responder ao pedido que lhe fiz

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!