30/09/2015

O que se passa Bruno? A preocupação dum simples adepto

É com bastante preocupação que o digo, mas já poucas dúvidas me restam de que Bruno de Carvalho vive a sua fase mais complicada enquanto presidente do Sporting Clube de Portugal. O que para além de ser infeliz é totalmente inesperado, para mim pelo menos. A época até começou auspiciosa, com um treinador forte e a ganhar um troféu ao grande rival, o bi-campeão nacional. Mas aos poucos tem-se vindo a perceber que a mesma não teve um planeamento bem feito. Tanto ao nível desportivo, como até aparentemente a outros níveis.

Por um lado, os reforços pouco parecem acrescentar: João Pereira, Teo Gutierrez e Bryan Ruiz apesar de terem entrado directamente no 11 inicial, não têm demonstrado a razão pela qual foram contratados. Por outro lado, André Carrilo, pelas razões que todos conhecemos e não vale a pena repisar, saiu da equipa. Como consequência, o Sporting CP apresenta bem menos qualidade individual na equipa do que na época anterior, sobretudo ao nível ofensivo, onde parece não apresentar soluções para derrubar os famosos "autocarros" da liga portuguesa.  E temos visto isso mesmo, uma equipa com exibições pobres, apesar do primeiro lugar partilhado da liga, que tendo em conta o número de jogos e os adversários me diz muito pouco.

Parece-me que a responsabilidade desta gestão desportiva, e falo no caso particular das contratações, terá de ser partilhada, nomeadamente entre treinador e Presidente. No entanto, e como é sempre o caso, o responsável máximo será sempre o líder do Clube e da SAD. A opção de dar liberdade a Jorge Jesus para contratar jogadores é legítima, mas não consigo concordar com ela. Ele é um excelente treinador, repito treinador. Não tem de decidir os jogadores a contratar, quanto a mim. Terá, isso sim, de traçar um perfil e depois o departamento de scouting do Clube que faça o seu trabalho, ficando o treinador com a possibilidade de aceitar ou rejeitar os jogadores propostos. Já conhecemos as várias asneiras que Jorge Jesus já cometeu a este nível nos últimos anos e também todos sabemos que o Sporting CP não se pode dar ao luxo de contratar para depois "ver se dá", simplesmente não temos essa margem financeira. 

Na questão da novela em torno de André Carrillo, não consigo deixar de atribuir responsabilidades a Bruno de Carvalho, tanto por não ter renovado há mais de dois anos atrás o seu contrato, como por não ter sabido remediar a situação antes de 31 de Agosto de 2015. Ou não criticámos todos Godinho Lopes por ter feito uma asneira semelhante com Bruma?

Tenho de encarar os falhanços nas aquisições de Danilo Pereira, Franco Cervi e Kostas Mitroglou como normais e até bastante previsíveis, uma vez que foram contratados por clubes com outros argumentos, tanto ao nível financeiro como ao nível das ligações pouco claras com mundo dos empresários e fundos. Estes episódios não deixam no entanto de causar algum amargo de boca aos Sportinguistas, sobretudo se estes jogadores forem casos de sucesso nos nossos rivais.

A questão de eventuais esquemas envolvendo dinheiros angolanos na aquisição de Bruno Paulista e na proposta por Franco Cervi é demasiado recente está por provar definitivamente, para que me possa sobre ela pronunciar. De qualquer forma, conjugar este rumor com a inesperada ausência da habitual "tabela de transferências" no primeiro Jornal Sporting de Setembro é um exercício que não me traz boas sensações. 

As minhas preocupações infelizmente não se cingem à esfera desportiva, antes fosse. Financeiramente também tenho muitas dúvidas. Falhámos a champions, não transferimos nenhum jogador por uma verba substancial, não temos patrocinador nas camisolas e o Presidente já fala em eventual derrota no diferendo com a Doyen. Que impacto terão estes dissabores nas contas? qual ou quais os planos de contingência para um eventual "worst case scenario"?

Para completar o ramalhete, a forma de comunicar de Bruno de Carvalho preocupa-me. Aquele discurso na última AG foi muito pouco agregador, motivante ou até mesmo esclarecedor. Atacar um eventual "governo sombra", blogues e páginas do facebook não faz quanto a mim grande sentido. Tentar justificar falhanços do mercado de transferências também me parece mais uma perda de tempo, sem qualquer efeito prático positivo para o Clube. São perdas de tempo e energia como estas que nosso Presidente quanto a mim devia evitar na sua política de comunicação. Porque se desgasta a si e ao Sporting CP e porque, que como todos sabemos, tem muito mais com que se preocupar. Pensava que com o passar do tempo e constantes alterações do departamento de comunicação do Clube, o rumo nesse aspecto estabilizaria. Aparente e infelizmente, enganei-me. 

Há muito para esclarecer, e estou certo que nem tudo o será. Mas espero e confio que muitas destas minhas preocupações se revelarão meros alarmismos/exageros da minha parte ou serão apenas lapsos rapidamente corrigidos.

O que vos parece Sportinguistas? há motivos para estarmos preocupados ou será apenas o meu pessimismo a falar?

Um abraço e saudações leoninas.

P.S. - "O Sporting Clube de Portugal não se pronuncia sobre a autenticidade dos "documentos" que circulam na internet. No entanto, e porque os referidos documentos conterão assinaturas de Administradores e/ou funcionários do Clube, o assunto será esta tarde entregue às autoridades policiais para investigação."
Partilhar:

32 comentários:

  1. Os ratos são os primeiros a abandonar o navio.

    ResponderEliminar
  2. Ou a não dar a cara nos comentários, Anónimo das 13:41.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Quanto às noticias publicadas hj pelo jornal record aconselho vos a procurar pelo site que dizem ser a fonte visto que não o encontro em lado nenhum. Encontrei noutro blog sportinguista uma cronica sobre isso que também aconselho à leitura dos mais interessados. http://anortedealvalade.blogspot.pt/2015/09/esta-resolvido-o-misterio-dos.html
    Pinho

    ResponderEliminar
  4. Sugiro a leitura do blog.
    http://sporting.filtro.pt/

    ResponderEliminar
  5. José Miguel Mota Pinho

    O site que refere é este: http://football-leaks.livejournal.com/

    Curiosamente a grande maioria das revelações envolvem o nosso Sporting, será inocente?

    Porque não são abordadas as "vendas" de Ivan Cavaleiro e João Cancelo, assim só por exemplo?


    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso, agora que vi o site estou mais relutante. Tendo saído agora noticias que dizem respeito ao FCP.
      O que mais me preocupa não são os contratos em si mas a divulgação destes.
      Pinho

      Eliminar
  6. eu disse aqui no chat a uns meses que o BdC andava a se armar em "Chico esperto" em que fazia tudo a maneira dele e não olhava a meios, na altura foi criticado por dizer isso mas pelos visto tinha alguma razão, espero que as coisas não passem de simples fumaça.

    ResponderEliminar
  7. Estou bastante preocupado, o discurso de BDC mais me pareceu um discurso de quem está desesperado, as menções ao "governo sombra" quanto a mim são patéticas, o seu discurso devia unir e não fraturar.

    ResponderEliminar
  8. elpipiRomagnoli30/9/15 14:31

    Por amor de Deus, ainda dizem que somos os melhores adeptos do mundo? Cambada de gente falsa, agora já colocam o Bruno de Carvalho como o principal causador destas situações todas. Mas são burros ou quê? Não percebem que isto tudo é uma manobra para mandar abaixo o clube? O problema é que são os nossos adeptos que alimentam essa lixeira que se lê na comunicação social ao levantar a dúvida. Agora são os jogadores que foram para o benfica. E depois? Isso é algo que acontece no mundo do futebol, muitas vezes não é falta de empenho nas negociações mas sim de interesses e jogadas de bastidores. E quanto a ti Diogre, eu acho que devias parar com estes desabafos sinceramente, nós como seguidores deste blog não temos de estar a levar com as tuas dúvidas. Tenta fazê-los no Record ou A bola, lá vais ter mais protagonismo. Pois lá é que eles costumam levantar todas as dúvidas sobre o nosso clube. Preocupem-se com o que vos compete, que é apoiar o clube. Estas questões directivas de nada nos serve opinar, só causa mais dúvida na família sportinguista. Se é que ela existe nestes últimos tempos...

    ResponderEliminar
  9. elpipiRomagnoli

    Começa por falar por ti, e não pelos outros, já seria um progresso. Se estás farto das minhas dúvidas, não as leias, não é simples?

    Se tu tens assim tantas certezas, excelente para ti, é sempre bom ver pessoas cheias de certezas que não questionam quase nada. São mais felizes com toda a certeza.

    Escreverei aqui enquanto me apetecer e achar adequado, aliás comentários estapafúrdios como o teu só me motivam para o fazer mais vezes.

    SL

    ResponderEliminar
  10. De facto isto só não vê quem não quer...
    Eu partilho todas essas preocupações, como é óbvio. E quem não partilhar as mesmas é porque talvez tenha que rever o seu sportinguismo.
    A parte desportiva está ligada à financeira, e também eu gostava de saber se estamos preparados para todos os rombos que já sofremos e para os que aí estão a chegar.
    Falhamos a fase de grupos da champions, estamos há meses sem um patrocinador nas camisolas (isto é que devia ter sido explicado na assembleia), e temos um treinador pago a peso de ouro, e um presidente remunerado (surreal...) que ainda assim viu o seu ordenado duplicado.
    Este esquema (mais um...) que levou ao falhanço na contratação do Cervi, levanta-me uma questão: usar fundos para contratar jogadores não se pode, mas usar um clube qualquer dum país qualquer para contratar jogadores já se pode?

    ResponderEliminar
  11. Os Pseudo-piratas que publicaram isto, estão prestes a ser identificados (já falta pouco, muito pouco...) e depois serão acusados e responderão em tribunal por tais actos, vão-se rindo entretanto, porque os VOSSOS nomes estão prestes a sair também em praça publica, isso será muitooo mais engraçado. Aguardem.

    ResponderEliminar
  12. Os nossos nomes?

    Por fazermos o quê, já agora, posso saber?

    Os documentos do football leaks nem sequer são o tema central deste post, claramente o Nightwish, no meio de todo esse nervosismo, não leu o texto.

    Dá-me tristeza e mesmo alguma pena essa sua atitude bélica e entricheirada, é para chorar e não rir.

    SL

    ResponderEliminar
  13. Caro Diogo.
    Não me parece que o nightwish estivesse a falar de vocês... até porque vocês não divulgaram nenhums documentos.
    O vosso blog é muito bom, está sempre atual e presta um bom serviço sportinguista!
    Sou sincero... não interajo muito aqui porque cheguei a comentar em posts de quase todos (Honoris, Mauro, m1950 e alguns teus. Do Ruben nunca comentei.) e nunca tive uma única resposta... percebo que não se pode responder a quem diz frases feitas ou repete o que está no texto... mas às tantas cansei-me.
    Então pede-se a opinião, uma pessoa dá a opinião 7, 8, 9, 10 vezes... não tem um único "obrigado", ou "foi o que eu disse", ou "discordo mas não vou responder", ou "isso que disseste não tem nada a ver com o assunto"... esperam que haja interação?
    Em todo o caso passei só para deixar este link:
    http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_comunicadoclube_300915_155330.asp
    SL
    Basco "O Leão"

    ResponderEliminar
  14. Basco "O Leão"

    Obrigado pelo teu comentário. Peço desde já desculpa pela ausência de resposta aos teus comentários, penso que isso é algo que devemos e tentaremos certamente corrigir.

    Já tinha deixado um PS com o conteúdo desse link, mas obrigado na mesma.


    um abraço e SL

    ResponderEliminar
  15. "e o Presidente já fala em eventual derrota no diferendo com a Doyen."

    ISTO TANTAS VEZES DITO ACABA POR SE TORNAR UMA VERDADE COMO OS 6 MILHÕES DE BENFIQUISTAS.

    O que eu ouvi, e ouvi na sporting TV em directo não foi nada disso.

    O que ele referiu é que mesmo perdendo o pavilhão já estava pago. A conversa girou toda à volta do Pavilhão e não de uma possível derrota com a Doyen. Referir a Doyen só tinha esse objectivo, mas como existe pessoas a querer fazer passar outra mensagem é o que se diz.

    Se ouvindo directamente não percebem isso, não sei mais o que dizer porque não tenho pachorra para escrever aqui todo o discurso que ele disse, Vão ouvir... pois de certeza que existe em vários locais na net.

    ResponderEliminar
  16. Diogre então tu não tinhas dito que o JJ recebia 3,2 brutos mais x por prémios? Parece que afinal isso é mentira... Absurdo aquilo que ele realmente recebe, e para mim é um excelente treinador.

    Quanto ao post, concordo, Bruno de Carvalho não é deus e também comete erros, uns mais aceitaveis que outros, e apontar lhe os erros não é ser anti bdc, porque acima dele, está o Sporting clube de Portugal.

    ResponderEliminar
  17. Penso que não é altura de ter dúvidas. Dúvidas de que? Estamos em 1º lugar e já ganhámos o 1º e único troféu da época. Dúvidas e incertezas e até alguma tristeza, tinha eu quando ficámos em 7º lugar, tínhamos uma dívida de quase 500 milhões de euros e ainda por cima as modalidades pouco ou nada ganhavam (acabámos de ganhar a Supertaça em Hóquei em Patins ao Benfica). O Sporting Clube de Portugal está sobre um ataque bárbaro, brutal mesmo de pessoas sem escrúpulos (que não conheço) que espero que as autoridades os possam descobrir. E os documentos de contratos do Benfica ou Porto? (também não gostava que estivessem na praça pública) Esses não aparecem pois o único objectivo é destruir o Sporting, mas não o conseguirão!!! Já não bastavam os ataques diários massacrantes na CS agora temos ataques de outro nível. Perante estes ataques vis a obrigação de todo o sportinguista é unir-se e defender o Sporting Clube de Portugal! Compreendo algumas das preocupações de Diogre são legitimas e são de sportinguista. Mas coincidiram com este ataque baixo. Não acho que tenhamos um Deus como presidente, como tal comete erros. Assim como o treinador comete erros. Veremos como correm as coisas. Eu - por mim - estarei atento. SL

    ResponderEliminar
  18. Revejo-me totalmente neste post!

    Obrigado Diogo por mais um opinião sensata e sem palas nos olhos... quem não sabe lidar com a critica nunca conseguirá evoluir! Sou apoiante de BdC desde que se candidatou pela primeira vez a presidência do Sporting, mas estou cada vez mais desiludido, principalmente com o seu discurso,beo como, com o facto de parecer não aprender com as gafes dos passado. Estou também um pouco cansado com este espirito de guerrilha utilizado pelo nosso presidente, alimentando quezílias tanto interna com externamente, muitas delas sem qualquer sentido na minha opinião.

    SL

    Badeu

    ResponderEliminar
  19. elpipiRomagnoli30/9/15 19:28

    Estes adeptos metem-me nojo!!!!! Sempre a semear a dúvida, agora colocam em causa tudo o que foi feito até agora. Meu Deus! Diogre, adeptos como tu dispensamos. E não, não concordo cegamente com tudo o que o bruno de carvalho diz ou faz, só não arranjo problemas onde eles não existem e muito menos opino de coisas que não tenho 100% de certezas És jornaleiro agora? Trabalhas para o CM? Isto faz parte da minha educação. Não sei se a tens, mas pronto. Hoje é o presidente, amanhã é o treinador e depois de amanhã a culpa é do paulinho??? Já te disse e volto a dizer, se queres desabafar escreve num diário pessoal e deixa de vires para aqui instalar a confusão.

    ResponderEliminar

  20. elpipiRomagnoli

    Mais uma vez falas na primeira pessoa do plural, como que para sentires apoio numa opinião que é tua, ponto final.

    Repito, porque claramente não percebeste, não gostas não leias.

    E vou continuar a escrever a minha opinião sobre tudo o que me apetecer do Sporting, quer tu aproves ou não.

    É uma pena, mas tens de lidar com isso.

    SL

    ResponderEliminar
  21. Diogre revejo me completamente neste post!

    ResponderEliminar
  22. ... Oh pessoal... ainda não perceberam ou estão muito distraídos... eles são a Comunicação social, eles são os nossos adversários (estava tentado a dizer inimigos), eles são os bloguistas e eles são até os próprios sportinguistas (será q são mesmo?)
    que estão a colaborar numa autentica cabala não só contra o Presidente BdC mas principalmente contra o nosso amado SPORTING CLUBE DEPORTUGAL!!!!

    Tenham vergonha (falo p os Sportinguistas), estão a dar de bandeja os argumentos para os nossos "inimigos" nos atingirem!!!

    SL

    ResponderEliminar
  23. Vem mesmo a propósito do blog "És a nossa fé"

    O ódio
    Pedro Correia


    O padrão é sempre o mesmo. Na véspera de um jogo do Sporting, seja nacional seja internacional, surge sempre alguma "notícia" bombástica pronta a desestabilizar os jogadores e a equipa técnica. Tem sido assim desde que vencemos a Supertaça, a 9 de Agosto.

    Nada disto surpreende: a contratação de Jorge Jesus fez disparar inéditas torrentes de ódio contra o nosso clube, personificadas (como não?) no presidente.

    Mais surpreendente - ou talvez nem isso - seja a histeria de certas donzelas putativamente sportinguistas, que nestas ocasiões logo fazem coro afinado com os inimigos do clube. Essas donzelas pintalgadas à pressa de verde estão-se nas tintas para os êxitos desportivos do Sporting: o que as faz mover apenas é o ódio. Um ódio visceral a Bruno de Carvalho, o homem que pôs as contas em ordem no clube e nos devolveu ao caminho dos troféus.

    Um dia, com algum pormenor, haveremos de conhecer os motivos de tanto ódio. E quem é quem por detrás do cobarde anonimato em que tais donzelas hoje se ocultam.



    ResponderEliminar
  24. Respondendo diretamente à questão se nós sportinguistas deveriamos estar preocupados ou se era o teu pessimismo a falar, bom, acho que é mesmo isso. Os cães ladram e a caravana passa. O chefe deve chefiar e tomar as decisoes. daqui a 1,5 anos falaremos nas eleiçoes o que achámos. e está a fazer um grande trabalho de recuperação.
    Quanto ao facto de os anonimos nao darem a cara, como referes numa resposta, bom... vale o que vale. estar anonimo, ze carioca, diogre ou donald é igual. ninguem se conhece portanto é um não assunto


    Peninha

    ResponderEliminar
  25. "O primeiro lugar diz-me pouco", as aquisições não me dizem nada, e o "Carrillo é que me excita"...
    Ah grande sportinguista!
    Vai mas é inscrever-te no Carrillo Clube de Portugal!
    (uma vez que o Marco Silva Clube de Portugal agora joga no campeonato grego)
    Jaques Ferreira

    ResponderEliminar
  26. Quem escreveu isto bem podia arranjar mais uns defeitos para por no BC,ele tem mais uns tantos e já agora também ao JJ. Qualquer deles neste momento tão pacifico que o clube atravessa, é do que estão a precisar.Que tristeza de gente,tomem uns depressivos que isso passa.

    ResponderEliminar
  27. Concordo totalmente com este post, e manifestei idêntica ideia nos grupos do face, onde foi injuriado, como o editor aqui, estou preocupado como nunca desde Bruno. Temo que o efeito JJ, seja mais negativo e positivo nos rivais, como se vê. Vou continuar a seguir, Saudações.

    ResponderEliminar
  28. Rui Silva1/10/15 11:34

    Esta direção incomoda muita gente que não estava habituada a ser incomodada, fazendo frente a muitos poderes (obscuros) instituídos.
    Sportinguistas, é tempo de união... o SPORTING está sob ataque!

    ResponderEliminar
  29. Estes ditadorzinhos que acham que quem está de olhos abertos está contra o Sporting ainda vão aprender da pior maneira o que é a força deste clube... O tempo em que "o chefe é que sabe" já acabou e correu muito mal. É bom que todos os sportinguistas estejam bem atentos e que estes idiotas que acham que criticar é estar contra, que querem calar todas as vozes de quem não gosta de ser enganada, se remetam à sua insignificância porque o grande Sporting é muito maior do que eles. Sempre que acontece alguma coisa, a culpa é dos "maus", da imprensa, dos inimigos, cultivados a casa esquina. E que todos se calem, não vá alguém reparar que o homem que combate "os poderes instituídos", que não fazia o jogo dos empresários, está a fazer o que ninguém faz: olhem para as propostas dos Mitroglous e dos Cervos... 10% de comissão numa compra?! Mais 10% de comissão sobre o salário?! Não existe! Mas tinham acabado as comissões em Alvalade...

    ResponderEliminar
  30. Nunca pensei que existisse tanta gente que acredita no pai natal. Santa ingenuidade. Desta vez não vai sobrar ninguém para culpar porque os sócios são e muito responsáveis pelo que se está a passar.

    ResponderEliminar
  31. Quem escreveu isto arranjou mais uns amigos,aqueles amigos que andam no Camarote e afins,muito gostam eles deste tipo de ajuda

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!