22/09/2015

Ricardo Esgaio em mais um episódio da saga : Quando os adeptos são os maiores rivais

É paradigmático.
Aconteceu com Nani, Daniel Carriço, Bruno Pereirinha, André Martins ou até com o tão propalado Carrillo.
Os adeptos do Sporting Clube de Portugal tem por hábito assobiar os jogadores que escolhem "a dedo" sempre que estes não tomam a decisão que o adepto vê como mais indicada.São os chamados patinhos-feios.

Fundamentalmente é uma questão de impaciência, exigem que o jogador seja objetivo e prático nas suas ações. Tudo o que fuja da "bolha", que são as ideias de jogo de combinações dinâmicas laterais que acabem em cruzamentos ou jogo interior que não tenha como finalidade um remate de meia distância, é logo motivo para assobiar.
Exemplo disso foram as inúmeras vezes que dei por mim a ouvir no estádio, sportinguistas a criticarem/assobiarem/insultarem Nani quando este temporizava e procurava segurar a bola. Pedirem para passar depressa, mas não atingiam a finalidade daqueles movimentos para o coletivo. Não percebiam o que passava na cabeça do internacional português, que tentava atrair o máximo de jogadores adversários para depois soltar em colegas, de forma a criar um dos princípios mais importantes em organização ofensiva: a superioridade numérica.

Para estes adeptos a capacidade física, entrega e o sportinguismo, estão no topo da hierarquia do que deve ser tido como avaliação da qualidade de um jogador do clube. Talvez por isso, é que os mesmos adeptos que assobiam constantemente os jogadores citados. também cometeram a proeza de idolatrar Fábian Rinaudo, Douala, Capel ou Fábio Rochemback.
Como qualquer um, estes adeptos podem/devem ter as suas preferências como jogador.
Eu próprio assumo-me crítico de alguns jogadores em que não vejo qualidade, ou pelo menos, tanta qualidade quanto lhes apregoam.
No entanto, nunca os critiquei nem assobiei durante um jogo, já que para além de poder influenciar o estado anímico e o rendimento do coletivo,  retira confiança ao jogador no próprio jogo.


Ricardo Esgaio é o caso mais recente de patinho-feio em Alvalade.
Incapazes de perceber o real talento do miúdo, os adeptos têm como definição de talento alguém que se destaque na vertente física ou técnica. Falando na posição de lateral, gostavam que ele fosse um jogador capaz de fazer a linha a velocidade estonteante vezes sem conta e que cruzasse infinitamente para Slimani.
Não valorizam a competência do miúdo em jogar todos os momentos do jogo com igual qualidade, nem a inteligência na tomada de decisão ou cultura tática na ocupação dos espaços.
Nem de maneira nenhuma, a capacidade de dar outras soluções ofensivas, a jogar por dentro, que mais nenhum lateral no plantel dá.
Os preconceitos de que os jogadores tem funções pré-definidas em cada posição continuam a prevalecer.

Mas como referi anteriormente, cada adepto tem direito de preferir jogador x em relação a y.
Não compreendo é a postura de assobiarem constantemente os mesmos jogadores.
Será que acham que por assobiarem mais, os jogadores vão melhorar o seu rendimento ? Não me parece.

Nem todos os jogadores - diria muito poucos - são dotados de um caráter carregado de resiliência, que lhes permita responder aos assobios dos próprios adeptos com golos ou lances espetaculares.
Esgaio pareceu-me bastante afectado pelos apupos sofridos, falhando passes fáceis ou aliviando a bola sempre que pressionado.
Transcende-me ainda mais quando estes assobios são direccionados a jovens - nem se trata por serem da formação ou não - que naturalmente precisam de um contexto positivo e propício para o seu entrosamento na equipa.
Neste momento - e infelizmente - não tenho grandes dúvidas que jogadores como Esgaio, preferem os jogos fora-de-casa do que em Alvalade XXI.

É triste e lamentável que alguns adeptos não tenham a mínima consciência que no meio de assobios e insultos ficam todas as partes a perder.
Talvez depois não se admirem das opções de carreira tomadas por João Moutinho ou André Carrillo, desconhecendo totalmente o desfecho deste último, mas que também foi vitima dos "assobiadores".





Partilhar:

15 comentários:

  1. O Esgaio não joga nada e um gajo tem de lhe bater palmas?
    Olha que nem todos os que assobiam percebem pouco de futebol, e se o Nani era assobiado é porque efectivamente parava muitos ataques da equipa.
    Ontem a jogar contra 10 e fazemos aquela vergonha de jogo? Eu não sou a favor de assobiar a equipa por tudo e por nada mas ontem foi mais que justificado, depois do jogo miserável para a LE ainda conseguimos fazer pior para o campeonato..

    ResponderEliminar
  2. Sem querer rebater demasiado , tenho alguns pontos.

    Os adeptos do Sporting não devem nunca individualizar o descontentamento , sob pena de marcarem os atletas negativamente e em corrente a equipa.

    Nani de facto temporizava o jogo , e conseguia melhores opções do que o jogar rápido , dou como exemplo o lance anulado ao Capel no Sporting- Marítimo que acabou 4-2 em Alvalade , ele na área faz 2 simulações , e depois mete a bola só que o Capel estava em fora de jogo.

    Mas também é fácil perceber , e quase todos nós conhecemos jogadores assim , o Nani é o estilo de jogador que enquanto não finta não consegue entrar no jogo , pois é uma questão de confiança. Faltou isto ao Nani para ser regular na carreira , entender que por vezes passar para trás e para o lado ou entregar logo é a melhor opção. Na segunda volta chegou a fazer jogos penosos , pois as coisas começavam a sair mal , e ele persistia sem sucesso , deteriorando por completo a sua confiança.

    Sim , os assobiadores não entendem um parágrafo nem outro , foi assobiado mesmo quando jogava bem , aliás ele foi assobiado em todos os jogos em Alvalade , embora a CS não tenha notado.

    Quanto ao Esgaio e etc. Como você sabe , eu também sou da ala que dá importância ao físico no jogo, mas não chego ao ponto de idolatrar jogadores medíocres.

    Posso dizer que Esgaio é um dos meninos queridos dos sócios do SCP , quando a equipa B jogou em Alvalade , fui a todos os jogos , e aquilo era Esgaio e Iuri uns verdadeiros faróis em campo , Esgaio jogava a ala toda e era uma locomotiva.

    Sendo que este último ano , confesso estar a ver uma quebra de qualidade em Esgaio. Este jogador que para mim era fantástico , hoje não parece que não tem capacidade para progredir com a bola , a nível defensivo está muito tremido.

    Lembro-me de há um ano atrás ter feito um excelente jogo na Luz.

    Espero que seja apenas uma má fase e uma questão de confiança , sendo um jogador muito inteligente acredito que ultrapasse isto.

    ResponderEliminar
  3. Não vale a pena entender porque não faz sentido nenhum. São os mesmos adeptos que dizem que o Jefferson cruza bem mas que está em má forma ou a precisar de descanso.

    O André Martins também sofre da mesma "doença". Ruiz para lá caminha e Montero, quando não marca golos, também tem uma recaída.

    Depois, estes adeptos queixam-se que nunca ganhamos campeonatos...

    Cumps

    ResponderEliminar
  4. Anónimo, desculpe-me mas é por opiniões como a sua que dão origem a este post.
    Se na sua opinião o Esgaio não joga nada, só tem de o criticar no momento certo à hora certa. Não vale de nada fazê-lo num jogo importante pelas razões já conhecidas.
    Também não disse para bater palmas, isso é só para o Capel quando é substituído...

    Não percebi a parte do Nani parar muitos ataques da equipa, está a induzir que os ataques tem de ser feitos com velocidade ou está a falar de transições ?
    Porque atacar bem não é sinónimo de atacar rápido, pelo menos para mim.


    Efectivamente o Sporting teve uma exibição um pouco cinzenta, mas fez o suficiente para ganhar.
    Continuo é sem perceber onde é que assobiar a equipa mudaria a exibição para melhor.
    Talvez sou eu que tenho o conceito errado de adepto que para mim é apoiar incondicionalmente a equipa e servir de empurrão quando as coisas estão mais dificeis, mas talvez esteja enganado.

    ResponderEliminar
  5. Foi graças ao 25 de abril que é possivel dar a opinião e ao criticar alguns jogadores que na tua/vossa opinião têm de ser defendidos faz-me lembrar a maxima que se nao estão comigo estão contra mim! possivelmente alguns que aqui vêm ao chat/blog estão sempre a criticar e a OFENDER o adrien... eu gosto dele e entao? podia fazer um post sobre o mal amado adrien! uns viam apoiar outros criticar. E ler algumas respostas a posts como algo do tipo critiquem à hora certa no momento certo... enfim, frases feitas.
    O esgaio ontem não jogou nada, assim como o resto da equipa.

    Assim é a vida, não se armem é em virgens ofendidas...

    ze carioca

    ResponderEliminar
  6. Tem toda a razão em condenar os assobios seja a Esgaio ou a outro qualquer jogador do Sporting, mas quando mim, nem com ovações sucessivas Esgaio se tornará um dia, um lateral direito com capacidades para ser titular no Sporting

    POdemos debater se é aquela a posiçao ideal para o jogador (eu acho que não) mas a lateral não dá

    ResponderEliminar
  7. O assobio fácil. Esgaio é a melhor opção para LD!

    ResponderEliminar
  8. M1950, o fisíco devia ser sempre olhado como um complemento e não como a base. Isto é, o Pirlo sem capacidades físicas será sempre top, já o Pogba duvido muito. O mais importante é o cerebro, é essa a mais valência.
    Quanto ao Esgaio, ninguém desaprende de um momento para o outro, especialmente quando digo que os seus atributos principais não sao os fisicos (o que explica a desvalorização), deve-se avaliar as 2 épocas em comparação em função do contexto.

    RMSCP, obrigado pelos comentários que tem feito sempre proveituosos.
    Concordo totalmente, não tarda está o Ruiz a ser queimado pela velocidade e o Montero faz a diferença, marcando ou não, mas para eles só quando marca é que deve jogar. É uma pequena diferença entre ser ele a marcar e ele permitir à equipa qualidade para fazer mais golos.

    zecarioca, o 25 de abril apesar de tudo não lhe deve ter trazido uma visão apurada. Trata-se de assobiar/apupar no ESTÁDIO durante o jogo, veja o video ao menos.
    Quanto ao Adrien, nunca fiz posts dele a criticar o rapaz. Deve me ter confundido com outro escriba. No entanto nunca fui pra o estádio insultar o homem, mas também não daqueles q andavam a fazer vénias nos festejos do Jamor em Alvalade.
    No que acha Adrien bom ? vai-me dizer raça e sportinguismo ? Só vai sustentar o post.

    Jorge Alemão, concordo também.
    Talvez seja o 8 que está a faltar no Sporting, até porque o jogo interior tem estado muito mau.

    ResponderEliminar
  9. Já o ano passado diziam cobras e lagartos do Cedric, que era vendê-lo já que tinhamos lá bem melhores e este ano já têm saudades.
    No euro sub 21 o Esgaio era rotulado como o pior defesa e esteve bem melhor que o Guerreiro, já para não falar que sentou no banco um dos putos de 15M da treta.
    Esgaio é um jogador inteligente e equilibrado (olá Jefferson!) e tal como é dito no post não vai andar a fazer sprints à Saber para a frente e para trás porque percebe o que é melhor para o colectivo. Ontem esteve visivelmente nervoso, assim como toda a equipa - até o Paulo Oliveira e o Naldo que começaram muito bem a época têm aumentado exponencialmente o número de paragens cerebrais - e não é com certeza com assobios e insultos que a coisa vai melhorar.
    Parece-me que bem pior que o Esgaio tem estado o Jefferson - decisões geralmente pouco inteligentes e péssimo posicionamento que minam o comportamento defensivo da equipa - e que Jonathan já merecia uma oportunidade.

    ResponderEliminar
  10. Obrigado pelo post, acho que devia ficar afixado à porta do estádio. Incrível como conseguimos ser tantas vezes os nossos principais adversários.

    Não tenho dúvidas de que o SLB conseguiu 2 vitórias caseiras com jogos miseráveis (Estoril e Moreirense) muito graças à bancada. Em Alvalade passa-se o oposto. A juntar a isso a gritante falta de cultura futebolística, temos os resultados que se conhecem.

    Um jogador pode passar um jogo inteiro a estragar ataques que se, num momento de adrenalina, se atirar pra linha de fundo a fazer de conta que vai chegar a uma bola que todos vêem que é impossível chegar, é muita bom. Capel, o extremo mais previsível do mundo, passou anos a ouvir palminhas quando nem é capaz de se virar como um bípede normal. Sobre Nani o ano passado, sem comentários. Tive pena dele e desejei que tivesse mais sorte, estes adeptos merecem continuar com os Capeis e João Pereira desta vida.

    Esgaio é mais um desses jogadores, que ainda agora chegou à equipa e já está queimado pelos espertos do costume, que acham que um gajo que não faz 50 dribles por jogo, corre à toa ou vira o boneco o jogo todo (quantas expulsões do JP vamos ter de aturar?) é muito mau. Esgaio esteve muito bem - há um lance de 3 pra 3, se não me engano, em que não cai na tentação de ir à queima e cobre o espaço, ajudando a matar a jogada antes de ela sequer dar perigo - e pode melhorar, assim o deixem fazê-lo em paz, coisa que duvido que aconteça.

    Um abraço e obrigado por levantares a questão, estamos todos a querer o mesmo, por que não remar para o mesmo lado? É uma coisa que me ultrapassa.

    ResponderEliminar
  11. setaverde23/9/15 00:50

    Se colocármos a hipótese absurda do Esgaio ter um grau de surdez elevado, ou, de usar tampões para os ouvidos, já o fenómeno dos assobios é reduzido numa grande percentagem. Depois, poderíamos alegar que os adeptos gesticulam muito e que isso perturba o rendimento do jogador. Falando um bocadinho mais a sério, os adeptos do Sporting esperam ver um Cafú, antigo lateral direito do escrete, mas, têm que perceber que é impossível a qualquer clube português ter um jogador desse nível. Ricardo Esgaio é um excelente jogador, fez um excelente europeu sub-21 como lateral direito, ele, que nunca foi lateral direito ao longo da sua formação. Mostra uma evolução notável e tem um potencial enorme. Não é um caceteiro e não é um fã do desarme em carrinho, mas tem inteligência, robustez física e velocidade para o lugar. No futuro, como o acho um excelente atacante, espero que ele venha a fazer golos, quando se incorporar melhor no ataque. Quanto a João Pereira, o João Pereira foi considerado pela prestigiada "Gazzetta dello Sport", mais concretamente pelo seu suplemento "Extra Time", como o quarto melhor lateral-direito da Europa, apenas superado por Phillipe Lahm (Bayern), Dani Alves (Barcelona) e Ivanovic (Chelsea), isto, em 2013. Portanto, podemos concluir o quão rápido um jogador passa de bestial a besta e vice-versa. No entanto, nós, adeptos do Sporting Clube de Portugal, convém-nos ter memória de Leão.

    Over and OUT

    ResponderEliminar
  12. Só tenho a dizer que tanto o video do post como tudo o que é descrito no mesmo e como o primeiro comentario me envergonham e enojam enquanto Sportinguista que sou.
    E é só!

    ResponderEliminar
  13. elpipiRomagnoli23/9/15 02:06

    Bom post, vai de encontro com o meu comentário no post do Honoris (http://dominiotactico.blogspot.pt/2015/09/andre-martins.html).
    Ora bem, nem sei por onde começar. Aqui vai... Melhores adeptos do mundo? Garra? Sportinguismo? Crença? Tudo isso acaba quando os nossos adeptos decidem que para a equipa ir para a frente, só mesmo assobiando. É incrível e frustrante! Não sei se repararam mas na conferência de imprensa, o JJ salienta o apoio das claques e não dos adeptos em geral, porque será? Será ele surdo? Hmm.. não me parece. Ai aquela bancada central, nem quero imaginar... Se já no 2º anel é o que é. Eu percebo, os adeptos estão um pouco fartos de promessas e tudo mais, mas têm de perceber que esse comportamento de nada serve para melhorar o rendimento da equipa dentro de campo. João Moutinho? Carriço? Carrillo? O que têm estes rapazes em comum? Pois é... E vai nos custar muito caro no futuro. Não é pelos jogadores em si, mas fica o exemplo. Será que vamos ter estes episódios com o Gelson, Matheus Pereira, Rafael Barbosa, Podence e Gauld? Para ser sincero, eu NUNCA vi uma equipa que vai em primeiro no campeoanto e que ganhou um troféu frente ao seu maior rival, ser assobiada durante 50/60 minutos em casa.
    Termino assim o meu desabafo. SL

    ResponderEliminar
  14. É verdade que Esgaio não esteve tão bem neste jogo, mas Jefferson já não está bem há alguns jogos e não vejo os mesmos assobios para ele. É triste que o próprio publico de Alvalade assobie os seus jogadores. A única coisa que conseguem com isso é enervar ainda mais o jogador e o resto da equipa, prejudicando o rendimento da mesma. Estão lá para ajudar ou prejudicar?

    ResponderEliminar
  15. Na mouche!!

    Se jogadores como Carriço, Nani, Moutinho, Quaresma jamais voltarão a Alvalade, havia um outro que estava disponível e caía muito bem neste plantel: Bruno Pereirinha.

    É outro "patinho feio" da massa adepta leonina. Nem sabem explicar bem porquê. Talvez porque não fosse de correr e centrar à maluca.
    Foi dos jogadores mais inteligentes que a nossa formação gerou. Um 1º toque/recepção excelente, sempre orientada e de frente para o jogo.
    Foi sempre excelente como lateral direito (jogos com o Porto, em Manchester) e podia, hoje, ser a opção (com Esgaio) desse lugar, trazendo mais experiência e "tarimba". Tem 27 anos e está perdido no Paranaense (Brasil).
    Uma oportunidade perdida..

    ps: vejam a forma como A. Martins festeja o golo de Montero contra o Nacional; aquilo não é só profissionalismo.

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!