Próximo Jogo

Próximo Jogo

04/10/2015

Matheus Pereira: O mais talentoso que Jesus já teve nas mãos

 Jorge Jesus como ontem tive oportunidade de responder ao leitor Gonçalo Duarte , é um treinador que aprecia os jogadores pelas características que pretende do jogo. Confesso que penso o futebol de forma muito semelhante a Jesus , principalmente na questão da importância do físico no jogo. Para mim o talento tem de ser o primeiro critério na avaliação de um jogador , mas a agressividade e a competitividade que emprestam ao jogo vêm logo a seguir.

 Eis o que Jesus pediu a Matheus no último jogo , e passo a citar:  "Jorge Jesus disse-me para fazer o meu trabalho, para jogar como tenho jogado na equipa B. Disse para fazer o que melhor sei: ir para cima, driblar, fazer golo, dar passe...". 

 Eu quase apostaria que Matheus até citou pela ordem que Jesus lhe disse.

 Para o timoneiro dos leões percebe-se que é muito importante que do meio campo para à frente , os jogadores  tenham as características citadas : ir para cima , dribble , golo ,  passe , e de preferência que joguem em alta-rotação.
 Este ano no Sporting CP deu indicações de pensar diferente , com as apostas em Bryan Ruiz e Aquilani , jogadores fora do perfil que Jesus tem demonstrado nos últimos 6 anos que esteve no rival da segunda circular , e dispensou jogadores como por exemplo Wallyson Mallmann que tem tudo o parece pretender num médio : dimensão física , uma rotação que nunca mais acaba , remate exterior , forte no transporte de bola , visão de jogo , agressivo e eficaz na reação à perda.

 Esta pequena mudança em Jesus iludiu por instantes alguns que acreditaram que jogadores como Ryan Gauld teriam chances , mas a verdade é que Aquilani e Bryan Ruiz são jogadores consolidados e com estatuto , se tivessem 19 anos não teriam a mínima hipótese com ele , que na avaliação aos jovens privilegia sempre a bagagem competitiva dos mesmos.

 Houve sim um jovem da formação do Sporting Clube de Portugal , que lhe encheu as medidas , o jogador que cai para cima , dribbla , e marca golo , falo de Gelson Martins , a quem se referiu como o mais talentoso jovem da formação com quem já trabalhou. Pese embora também goste muito do luso-caboverdiano pelas mesmas razões de Jesus  - acredito que vai mostrar muito mais do que fez até aqui (uma questão de tempo) -, discordo perentoriamente da sua afirmação.
 Matheus Pereira é na minha opinião o jovem da formação -no mínimo - com mais talento que Jesus já teve nas suas mãos , pese embora este pelas características que pretende não o reconheça , pelo menos por enquanto.

O Presidente do Sporting conseguiu segurar Matheus no clube quando já ninguém esperava e a sua saída para o Mónaco a custo zero era quase certa. Ganham os adeptos do Sporting e o próprio Matheus que vai conquistar o seu espaço com Jesus (não é para todos) e sem o azar das lesões certamente fará uma carreira muito acima de clubes como o Mónaco.


Partilhar:

19 comentários:

  1. Bom post. Também considero o Matheus um talento que nos vai dar muitas alegrias mas..

    "Para mim o talento tem de ser o primeiro critério na avaliação de um jogador , mas a agressividade e a competitividade que emprestam ao jogo vêm logo a seguir."

    Nunca a agressividade vai ser uma característica mais importante do que o conhecimento do jogo. Um jogador pode ser forte tecnicamente e agressivo, e não conseguir perceber a cada momento o que a equipa precisa, e com isso tomar más decisões atrás de más decisões.

    "Para o timoneiro dos leões percebe-se que é muito importante que do meio campo para à frente , os joga dores as tenham características citadas : ir para cima , dribble , golo , passe , e de preferência que joguem em alta-rotação."

    Tudo verdade, excepto o passe. Claro que todos os treinadores gostam de jogadores que tenham qualidade no passe mas o JJ não tem a qualidade do passe/visão de jogo como um aspecto fundamental que o jogador deve ter. Se assim fosse nunca ia preferir um Adrien a um André Martins, um Talisca e um Bernardo, etc etc etc

    Por ultimo, apesar do Matheus ter um potencial enorme, o Bernardo Silva continua a ser, de longe, o jovem com mais qualidade que o JJ treinou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Discordo o Matheus tem mais potencial e mais novo

      Eliminar
  2. "Por ultimo, apesar do Matheus ter um potencial enorme, o Bernardo Silva continua a ser, de longe, o jovem com mais qualidade que o JJ treinou."

    mas o que continuam a fazer os lampioes mascarados de adeptos do sporting nos vários blogs do nosso clube??? só para minar e causar o separatismo constante! já conhecemos esse velha táctica! desaparecam daqui e vão para o blog geraçao benfica ou outro qualquer

    Peninha

    ResponderEliminar
  3. Ainda não tive oportunidadade de ler o post, pois estou a trabalhar, por isso mais logo caso tenha disponibilidade o farei, mas quanto ao titulo e ao jogador em questãao deixo já um.

    Matheus Pereira é muito bom(bastante melhor que Gelson) e tem tudo para vingar no Sporting, espero que continue a ser aposta, por mim já seria titular com Mané na outra ala(pena Iuri estar emprestado) mas Ryan Gauld(não é formado no Sporting) e Bernardo Silva(formado nos rivais) tem mais qualidade que o brasileiro, uma pena o escocês não contar.

    ResponderEliminar
  4. Peninha Mas o mundo do futebol é só o sporting?
    Mas o Honoris deixou de ser menos Sportinguista que tu?
    J.Gomes

    ResponderEliminar
  5. O Matheus é um grande talento mas não o comecem a endeusar.
    Ainda está a dar os primeiros passos por isso vamos com calma.
    J.Gomes

    ResponderEliminar
  6. Honoris, vamos concordar em discordar :) apesar de gostar muito do Bernardo, acho que o Matheus tem mais potencial que ele. O Bernardo é muito inteligente é muito forte tecnicamente, mas o Matheus é excepcional (com a idade do brasileiro, o Bernardo andava a dar os primeiros passos na equipa B). O Matheus faz coisas com a bola que o Bernardo nunca vai ser capaz de fazer. Para fazer um paralelismo, vejo no Bernardo um David Silva, mas não um Messi. No Matheus, acho que bem trabalhado vai andar a disputar grandes troféus individuais nos próximos tempos.

    Mas acho que no geral ambos discordamos de Jesus. Gelson é bom, mas não chega a Bernardo nem Matheus. E, na minha opinião, nem a Iuri ou Gauld, por exemplo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. So nao concordo com o Gelson tem um talento tremendo tem uma qualidade tecnica,dribble,velocidade muito acima da media ainda esta verde concordo mas tem tempo para evoluir , e na equipa B ainda temos Geraldes,R.Barbosa,Ivanildo e o craque Gauld que belo medio que esta se a tornar apesar sua qualidade tecnica e grande visao de jogo e a medio centro que se tem afirmado ,visao de jogo,tecnica,qualidade de passe, transporte,e a maneira como recupera as bolas e ate no fisico evoluiu tem tudo para ser top.

      SL

      Eliminar
  7. m1950 excelente post. Matheus possui aquelas caracteristicas que JJ detetou como em falta em Gelson: capacidade de choque e capacidade de decisão, para além do golo que lhe advém de ser um extremo com jogo interior. Não concordo com uma certa descaracterização de Gelson, ou seja sempre foi um jogador de corredor onde até jogou a lateral com excelentes resultados, hoje em dia procura insistentemente o corredor central onde lhe falta um pé esquerdo em condições e a leitura de jogo, coisas que a Matheus sobram. Gelson deve procurar ganhar a linha de fundo e acertar um centro, coisas que deixou de fazer. Para JJ o talento não é um valor absoluto: A discussão Bernardo/Gauld/Matheus/Gelson, quem tem mais talento é inócua. Bernardo e Gauld até poderiam ter mais talento mas o facto de iniciarem o jogo pelo centro (posição 10) faz com que não contem para JJ. Bernardo só recentemente revelou a faceta de poder jogar a partir da linha (Gauld poderá não revelar essa capacidade e assim estará riscado).
    SL
    Miguelito75

    ResponderEliminar
  8. Antes de mais agradeço os vossos comentários.

    Honoris e Carlos ,

    Bernardo tem potencial para ser um grande jogador , Matheus tem potencial para ser um fora-de-série.

    No fundo concordo com o DM , e acrescento que não é justa a desvalorização sendo que é constantemente comparado a outros que porventura são mais talentosos com ele , devido à frase de Jesus. O Gelson quando calçou pela primeira vez na equipa B jogava o que joga este Gelson , depois acabou por ser o jogador mais influente do ataque do SCP , acima de Gauld inclusive. É um estilo de jogo diferente , mas nem por isso deve ser menosprezado , estou convicto que é mesmo uma questão de tempo .

    Miguelito75 , muito obrigado.

    Você complementou o post, Matheus não é um levezinho , e tem a capacidade para jogar por dentro , no jogo com o Besiktas esteve sempre a solicitar a bola dentro tal e qual como Carrillo andou a fazer neste início de época.

    A questão que acrescentou também é excelente , pois desde que JJ chegou que temi pelos médios ofensivos do SCP e diga-se que temos uma panóplia de grande qualidade : Matheus , Chico Geraldes , Gauld , Rafael Barbosa , Iuri Medeiros. Pensei para mim que a solução para eles seria , ou tinham muita capacidade/velocidade para jogar nas alas ou teriam de se transformar em 8s.

    Tenho esperança por Chico Geraldes que é um jogador que tem um transporte de bola similar ao António Oliveira, quem lhe disse para deixar crescer o bigode não o fez por acaso. A passada é a mesma sendo que um era um avançado. Gostava de o ver ter oportunidades , pese embora para 2 médios , o Sporting tem muitas opções o que torna complicado que apareça , mas é um jogador que se entrar no gosto de Jesus , superará em tudo o protótipo do Enzo Perez.

    Tem sido diferente , vemos um Bryan a jogar nas alas , e vimos Matheus e muito bem , penso que na esquerda até jogaria melhor fazendo uso do seu incrível pé esquerdo.

    ResponderEliminar
  9. Bom post. Estou de acordo com o que diz em relação ao Matheus. Não estou de acordo com a opinião de Honoris. aliás nunca estou de acordo com as suas opiniões. Mas, isto é pluralidade. Cumps.

    ResponderEliminar
  10. Acho que na B existe uma inversão de posições entre Geraldes e Gauld. Deveria ser aproveitada a magia e capacidade de explosão em curtos espaços do escocês, devendo ser 10/2ºavançado, espécie de Aimar para JJ. Gauld por ter explosão curta deve estar perto da baliza. Pelo contrário Geraldes tem visão e passe longo, comendo metros devido á passada larga, boa comparação com Enzo falta ganhar massa muscular sem isso dificilmente contará para JJ. portanto Geraldes a 8 e Gauld como 9.5
    Miguelito75

    ResponderEliminar
  11. M1950
    Concordo com tudo o que disse e acho que se Matheus tivesse lançado 2 jogos antes chegava já á Luz em condições de fazer um grande jogo de certeza,sendo assim não sei,mas acredito que seja uma das figuras da nossa equipa já este campeonato.Quando a agressividade e competitividade acho que Gauld neste momento tem as 2, e está um excelente 8,mas será que não tinha caraterísticas para desempenhar a função que Ruiz tem desempenhado?
    O ano passado vi um comentário teu que dizia que não acreditavas num Sporting Campeão e este ano achas que temos mais hipoteses?
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  12. Miguelito75

    Penso que Chico Geraldes é um jogador mais explosivo , Gauld de facto quando sobe mostra uma capacidade de resolver com um passe daqueles mortais , Chico não tendo este aspeto tão apurado , oferece tal como Gauld quando chegou desequilíbrio em condução e uma maior capacidade para surgir a partir de alas. Mas bem apontado , pese embora ache que qualquer 1 deles pode fazer ambas as posições.

    É por essa última frase , que quero pegar e responder ao Gonçalo Duarte , não creio que Gauld possa jogar numa ala , embora o tenha feito nos sub21 da Escócia , o Bryan Ruiz não é lento , ele não tem é bateria para estar a fazer vaivéns , quando acaba a bateria sim começa a ser lento tanto a nível motor como na decisão. Gauld na ala precisa da velocidade motora , no meio precisa apenas da velocidade do seu cérebro.

    Sem querer ser cruel com os seus fãs , Gauld dificilmente calça com Jesus , só mesmo um milagre para ele hipóteses. Reparem no caso de André Martins , é o médio que melhor defende no Sporting , tem capacidade de pressão e é o mais forte no transporte de bola , e não tem hipótese porque Jesus quer no corredor central jogadores com capacidade de choque. Gauld ao baixar no terreno ficou mais médio , mais jogador , não ganhou apenas disponibilidade como aprendeu a defender mesmo sem ter um grande treinador , ele é muito inteligente , e quando sobe no terreno mostra que é um predestinado. Infelizmente o futebol é assim.

    Em relação ao título nacional , teremos outras oportunidades para falar sobre isso.

    ResponderEliminar
  13. Pois fico á espera do milagre então,para mim é um fenómeno,um excelente jogador mesmo.
    Mas fisicamente qual é a diferença entre Gauld e Geraldes?

    ResponderEliminar
  14. ILLUMINATOR3/10/15 23:22

    Gelson >>> Matheus. Apesar de reconhecer que no momento ofensivo o Matheus é mais perigoso e tem mais recursos Gelson é mais jogador e vai certamente subir a sua produção (juntamente com o resto da equipa) tem também de deixar de jogar tão colado à linha e ser mais objetivo ("partir para cima deles"). Amanhã marca um... :D

    ResponderEliminar
  15. ILLUMINATOR3/10/15 23:42

    O empréstimo do Wallyson (ainda por cima com a cláusula dos 15M€) é algo que não consigo perceber...

    ResponderEliminar
  16. Gonçalo Duarte , Chico Geraldes tem maior margem para crescer fisicamente sem perder qualidade técnica/velocidade de execução.

    iLLUMINATOR,

    Costumo dizer que onde há dinheiro , há disparate . Penso que encaixa perfeitamente na situação do Wallyson. Dou-lhe a boa nova que Wallyson já fez os 90min pelo Nice pela primeira vez no último jogo , vai começar a impor a sua qualidade e vamos ver até onde vai.

    ResponderEliminar
  17. Penso que ninguém acredita que Gauld possa chegar à equipa A, pois não é o estilo de jogador que JJ gosta, tal como Bernardo Silva.

    No entanto concordo com alguns dos comentarios feitos acima, Bernardo Silva e Gauld tem potencial para jogar em qualquer equipa do mundo(se o vao fazer ou não, é outra coisa) no Matheus Pereira poderá fazer uma grande carreira, mas não o vejo a ter lugar nos maiores da europa.

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!