Próximo Jogo

Próximo Jogo

01/10/2015

Notas Soltas: Beşiktaş JK - Sporting CP


. Entrada forte e afirmativa do Sporting CP no jogo , a dominar por completo os turcos , com uma reação à perda fortíssima : William e Aquilani mandavam no jogo , fruto da maior capacidade técnica em relação aos turcos , Ruiz em posição interior também foi um quebra cabeças , e terá porventura feito uma das suas melhores exibições ao serviço do Sporting CP , hoje mostrou que é a solução ideal para jogar nas costas do avançado e dar mais qualidade à ligação com os avançados.

A meio campo , o William Carvalho a abrilhantar os olhos de quem gosta de futebol, com um primeiro toque ousado e de muita qualidade , e provavelmente a puxar a língua a quem ultimamente tem menosprezado o seu nome , numa comparação sem nexo com Rúben Neves , afirmando que o sportinguista é apenas superior a nível defensivo. Neves com a idade que tem até pode chegar mais longe que o jogador do Sporting CP , mas mesmo com bola William é superior , ele desequilibra seja com o passe como vimos numa assistência para Teo seja em condução onde faz uso do seu porte físico, e na minha opinião o  jogador do Porto é forte e rápido a virar o jogo mas não é tão desequilibrador como William, . Umas 3 perdas de bola mas no geral muito boa exibição, nem parecia quem vinha de lesão.

Na defesa Jonathan Silva fez um bom jogo , pese embora continua a abusar dos carrinhos , e deu banco a um Jefferson que muito precisava. Destaco o critério das suas ações ofensivas e até mesmo a qualidade do seu tenso cruzamento , que ofereceram um golo ao Gelson Martins nos minutos finais do jogo. Naldo bom jogo , com vários cortes in extremis compensando um Tobias que parece algo perdido/desmotivado , e claro destaque para o excelente jogo de João Pereira a nível defensivo ao travar Quaresma durante grande parte do jogo , chegando mesmo a "humilhar" o colega de seleção com um belíssimo túnel , a nível ofensivo não foi famoso mas tal como  Ruiz terá feito também uma das melhores exibições neste regresso à Alvalade.

Em estreia , Matheus Pereira de apenas 19 anos , uma das jóias da academia , fez uma excelente exibição , muita qualidade técnica , procurando sempre jogar por dentro , demonstrou inteligência no lance de golo de Ruiz onde assistiu para trás e apanhou em contra-pé a defesa do Besiktas e Bryan fuzilou para o fundo das redes. Mostrou humildade para defender pese embora disponibilidade não seja qualidade , mas não foi por aí que o Sporting CP teve problemas. Do outro lado esteve Carlos Mané que foi intermitente na partida , muitas vezes desconcentrado e a pecar a níveis técnicos , mas depois claro aproveitando a sua velocidade e qualidade e capacidade na condução de bola , fez uma jogada onde explorou 40metros, procurou o meio , fixou e soltou para o espaço mas Gutiérrez estava numa noite bastante infeliz.

Em suma jogo positivo até ao golo sofrido , penso que a substituição não foi feliz porque Adrien não encaixou bem na equipa , e até acabou por tirar Ruiz do meio onde estava a ser preponderante , porventura algum desgaste de Matheus justificava a substituição , mas penso que não correu bem claramente , visto que Adrien aparecia tanto na ala como ao lado de Aquilani.

Nota final : O Sporting CP hoje jogou bem , pese embora na minha opinião em jogos anteriores não esteve tão mal como foi dito por muita gente , equipa foi organizada e hoje teve os 3Ds no último terço : decisão , desequilíbrio , definição. Faltou somente a finalização. Na minha opinião JJ deve persistir em Gutiérrez como 1.º avançado , hoje foi infeliz (bastante) , mas com as suas movimentações ajudou a criar ocasiões de golo (sem forçar a equipa a tender para um jogo de cruzamentos) , algo que tem faltado nos últimos jogos.

Partilhar:

3 comentários:

  1. Excelente análise, concordo a 100%

    Gostava que todos os sportinguistas conseguissem não só ver os erros de finalização do Teo, mas a grande qualidade com que se movimenta e aparece isolado nas costas da defesa. Agora é deixá-lo jogar a 9 com o Bryan por trás.

    Mais uma nota: Para mim o Mathes já é mais jogador que o Gelson. Muito mais inteligente na abordagem ao jogo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E então para mim era na frente Slimani, atrás o Bryan, na direita Gelson, na esquerda Matheus, no meio João e William. No banco Teo (ou Montero), Mane e Gauld. Isso sim seria uma máquina de criatividade.
      SL

      Eliminar
  2. Basicamente o Teo é um avançado muito bom a movimentar-se, porque isso faz-se sem bola. Infelizmente para ele, o futebol joga-se com uma bola.

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!