04/10/2015

Notas Soltas : Sporting CP - Vitória SC


Primeira parte muito forte do Sporting CP , e Jesus a mostrar porque é de facto um dos melhores do mundo , jogue quem jogar a equipa apresenta qualidade e entende perfeitamente o que ele pretende. Num 11  sem 5 jogadores que jogaram contra o Besiktas JK (  Jonathan , Matheus , Mané , João Pereira , Aquilani ) , a equipa deu sequência à excelente exibição que fez nos primeiros 45min na Turquia , e fez hoje os melhores 45' da época. Fortíssimos na pressão , os pupilos de Jesus arrendaram o seu meio campo , e invadiram os conquistadores , que não conseguiam sair nunca com qualidade da primeira fase de construção, devido ao condicionamento efetuado por Slimani e Gutiérrez que foram incansáveis. Muitas oportunidades de golo , e o resultado ao intervalo a pecar por escasso. Na segunda parte o Vitória a entrar mais agressivo e ameaçar mais o Sporting CP , mas um erro de Saré , levou a equipa a ficar com 10 , e a partir daqui , a turma verde-e-branca controlou o jogo a seu bel prazer avançado para uma goleada , que ficou curta tal foram as oportunidades desperdiçadas pelos leões. 

Bryan Ruiz a dar sempre qualidade com bola , e a mostrar dotes defensivos de fazer invejar aos seus colegas laterais , muita inteligência em progressão , e critério no passe, até à lesão num grande lance individual estava a ser um dos melhores em campo . Tivemos um João Mário que apareceu à direita , mas sempre a procura do espaço interior , a dar sempre sequência às jogadas com enorme qualidade juntamente com Esgaio , que cada vez impressiona mais pela capacidade de decisão no momento ofensivo , onde procura sempre o espaço interior de cabeça levantada e mostra muita capacidade para jogar em apoios , a dupla com João Mário hoje foi de luxo.

William é William , quando corre é um dos melhores médios do mundo , e neste ritmo acaba a época e vai escolher a equipa onde quer jogar. Exibição fantástica com bola , cada mais desequilibrador e rápido a soltar a redondinha , nunca se limitou a apenas girar o centro do jogo. Adrien fez uma exibição positiva , muito agressivo na pressão , e foi premiado com um golo de livre.

Na defesa , jogo seguro dos centrais , Tobias continua algo tremido e precisa de ganhar confiança , Naldo foi essencial no jogo aéreo , algumas dificuldades na saída de bola sem a ajuda do William , mas nunca comprometeram com a bola no pé. Jefferson entrou desconcentrado no jogo , já o vimos fazer melhor , mas ainda assim fez 2 assistências e teve um lance em que deu a bola a Teo num cruzamento e este atirou à barra.

Na frente de ataque , Islam Slimani fez hoje o primeiro hatrick da carreira numa excelente exibição , onde sem bola foi a carraça do costume e deu muita profundidade ao ataque leonino, segurou bem a bola , mas alguma falta de noção das suas limitações técnicas levaram-no a abusar dos "bonitos". Teo Gutiérrez hoje redimiu-se com um belo golo , e mais 2 ocasiões , uma onde atirou uma bola à barra e outro lance em que simula oferecendo o golo a Ruiz que acabou por desperdiçar , excelente exibição do colombiano , depois de uma semana algo complicada com a revelação do seu contrato e o desperdício na Turquia , seguido de uma declaração infeliz. Hoje os dribbles saíram melhor , parecia mais veloz e mais eficaz na definição dos lances.

Gelson , Montero e Aquilani entraram e mantiveram a toada de qualidade do jogo , sendo que todos ainda tiveram oportunidades de golo, mas não concretizaram , Aquilani pautou , Gelson agitou , e Montero voltou a ser muito forte no capítulo da decisão.
Partilhar:

5 comentários:

  1. Por mim Adrien não jogava mais! Teo teria dificuldades em calçar e jefferson só seria selecionavel se Jonathan estivesse lesionado.

    No entanto fizemos um bom jogo, excelente na pressão ao portador da bola, talvez por culpa da segurança que William oferece à equipa a segurar a bola, uma vez que é quase perfeito a segurá-la e só a perde no caso de tentativa de passe. E depois há que realçar que mesmo com slimani, adrien e jeff em campo, basta William para haver muito mais tentativas de jogar pelo corredor central. É fabuloso! William daqui a 1/2 mêses saberá perfeitamente o que fazer sem bola. Quando isso acontecer, ficarei menos chateado quando vir tobias ou jefferson atrás dele ou adrien e teo à frente.

    ResponderEliminar
  2. Bom post. muito boa analise do jogo. Hoje o Sporting fez uma grande 1º parte e um bom jogo na sua totalidade. PS- Antes a pasquinagem e os programas dos paineleiros na TV, diziam que o Sporting não marcava golos por que o carrilho não jogava. Hoje também não jogou e o Sporting marcou 5. O que é que vão inventar agora? Que foi por BdC não estar no banco? ehheeh. Old Lion.

    ResponderEliminar
  3. Excelente comentário, concordo com quase tudo; você vê melhor o jogo, e analisa melhor os jogadores, que muitos comentadores da rádio e da tevê. Ainda mantém as desconfianças em relação ao argelino?

    ResponderEliminar
  4. Agradeço os vossos comentários.

    hra ,

    Mas note que jogue quem jogar , a equipa sabe o que fazer. Foram 5 jogadores do que saíram do 11 , e a equipa teve qualidade. Quando as ideias são claras os jogadores estão esclarecidos e até parecem melhores. A nível de qualidade individual também creio que não é o melhor 11 do Sporting ainda.

    OldLion ,

    É muito possível que algum iluminado associe a saída de BdC no banco com a exibição , agora vão tentar abafar as declarações de William , que disse não ter nada a ver com o caso do Carrillo , e que apoiava o Presidente na luta deste em não ir ao estádio. Pode ser que consigam ver assim: " William diz que ainda bem que o Presidente não vai mais ao estádio" ehehe.

    JMF,

    Obrigado ,

    O caso não é propriamente a desconfiança. Eu acho que Slimani se tivesse técnica era um dos melhores avançados de Europa , vejo melhorias nomeadamente na condução de bola , e já faz a recepção de bola a 2 tempos. O que vai acontecer é que Slimani vai melhorar , se for jogador para jogar no SCP até aos 30 anos , vai acabar por ser um matador no clube.

    A questão é que até ao momento , a sua falta de qualidade técnica tem sido prejudicial à equipa , nomeadamente quando baixa para servir de apoio , a bola vai ao pé dele e anda 2 metros para à frente em vez de ter sequência quando jogam ao primeiro toque. Os lances de finalização para ele são os cruzamentos , ou seja ele condiciona logo a equipa a jogar para o seu melhor momento ofensivo .

    Nos últimos 3 jogos , nota-se que tem vindo a baixar mais do que é costume , e vimos também mais vezes o Teo na zona de finalização , penso que o Jesus tenta que permutem na área consoante o momento do jogo. Quando o Sporting está em ataque posicional , Slimani está na área e Teo surge na esquerda , quando é para lançar para a profundidade é Slimani quem se encarrega e Teo vai para a zona de finalização.

    A verdade é que se continuarem assim a ganhar automatismos vão marcar ambos muitos golos.

    Eu fico é feliz , por serem golos do Sporting ,

    Sporting à Frente!!!

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha é ver o Esgaio a jogar, apenas William esteve melhor na minha opinião, grande jogo do sub-21 português. Com tempo quando JJ o ensinar o que é defender bem, vai ainda ser melhor.

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!