Próximo Jogo

Próximo Jogo

05/10/2015

O dia seguinte: Sporting À Frente!

O Sporting CP ganhou ontem um jogo , provavelmente no momento mais complicado da época , onde a equipa , os reforços , o treinador e o próprio Presidente vinham a perder crédito , como é costume neste clube quando a bola não entra.  Jesus justificou o que disse na conferência de imprensa: " Carrillo é um bom jogador , mas comecei a época sem 2 grandes jogadores - William e Ewerton - e não me queixei. Vou arranjar soluções como sempre tenho feito, por isso é que o Sporting me foi buscar".

Em conversa com um amigo meu da blogoesfera , disse eu que Jesus construiu a equipa para ofensivamente girar à volta do Carrillo , ao qual ele acrescentou:

 " O problema de Carrillo derrapou no tempo , foi subindo fases, e nas derradeiras utilizou-se exactamente essa estratégia de JJ dar mais importância a Carrillo, fazê-lo crer que era imprescindível e que iria ser super importante na manobra da equipa , que iria evoluir imenso com essas novas e inesperadas funções/responsabilidades, para quê?? Pois precisamente para renovar!!"

Este raciocínio , ainda não me tenha chegado , mas mostra toda a inteligência de Jesus a ser verdade. Carrillo com Jesus era um médio direito , recebia sempre por dentro e cabia-lhe sempre a ele transportar o jogo para à frente e criar ocasiões , com a sua capacidade de dribble e disponibilidade física acabou por ganhar a preponderância de ser o elemento mais importante do ataque leonino.

Saiu da equipa , e sejamos honestos , a equipa sentiu e de que maneira a sua saída , mas a razão principal não foi a sua qualidade - que é indubitável- mas sim a forma como a equipa foi construída. Ontem Jesus mostrou-nos a solução João Mário , que havia sido infeliz a jogar à esquerda , mas mostrou à direita muita qualidade a definir , e enquanto médio direito não ficou a dever ao Carrillo , visto que tem maior qualidade de definição/decisão e penso que fez ontem 3 passes para ocasião , defensivamente também fez um bom jogo. A qualidade que o Sporting CP teve ontem nunca a teve com Carrillo , pois João Mário foi desequilibrador os 90 minutos de jogo pois desequilibrar não é apenas fintar , e a equipa com o seu novo "ÁS de ouro" foi perigosa e criativa durante jogo o todo , não piscou ardentemente mas não desapareceu como acontecia quando o dínamo era o peruano.  Em bom português podemos dizer que o Sporting perdeu um jogador e ganhou uma equipa.

 Melhor que isto , é o proveito que temos feito da Liga Europa , onde estamos claramente a ganhar jogadores e até acertos , vimos Matheus  , Jonathan , e até o ressurgimento de João Pereira. Todos jogadores ( e mais vão aparecer) que vão crescer na fase de grupos e oferecer soluções para o nosso grande objetivo que é o campeonato nacional. Para já o Sporting está À frente do campeonato , e a encontrar soluções num chão que parecer dar uvas.

Deixo aqui um vídeo curioso que acredito que é a resposta a algumas dúvidas sobre um dos próximos jogos que se avizinha , e também claro a mostrar qualidade do médio direito - João Mário Eduardo.


Partilhar:

6 comentários:

  1. Subscrevo. Solução joão.

    ResponderEliminar
  2. Gostei da equipa do SCP ontem, nomeadamente da prestação do João Mário naquela posição, mas fiquei na dúvida se a exibição positiva da nossa equipa se deveu mais a mérito nosso ou às evidentes fraquezas do Guimarães.

    Ou dito de outro modo: o Guimarães é tão fraco como pareceu ontem ou foi o SCP que jogou tão bem que os fez parecer uma equipa pior do que é efectivamente?

    ResponderEliminar
  3. Jarvalho , meu caro.

    Eles andam mal, mas arrebitaram contra o Braga , e sinceramente achei mesmo que foram vulgarizados pela pressão altíssima do SCP para o qual não estavam preparados , vamos ver jogos semelhantes em Alvalade e assim temos a prova dos 9.

    ResponderEliminar
  4. ILLUMINATOR5/10/15 19:52

    A verdade é que a jogar com dois falsos extremos que são médios nota-se que a equipa procura mais o jogo interior (o que é muito benéfico!) e com os laterais muito ofensivos ainda melhor... O Esgaio precisa de cruzar, especialmente de primeira, mas não sei se não o faz por indicações específicas, menos qualidade ou ambas...
    Próxima jornada: Sporting vs slb e fcp vs braga. Uma possível oportunidade de nos isolarmos!

    ResponderEliminar
  5. ILLUMINATOR , já com Carrillo isso acontecia ... ele jogava com médio direito , e a equipa no ataque procurava sempre o espaço interior , tanto ele como Ruiz recebem sempre por dentro , e deixavam a largura para os laterais.

    Em relação ao Esgaio , tenho uma apreciação semelhante , falta-lhe algum arranque , e por vezes parece curto quando é preciso dar profundidade ao flanco , mas neste último jogo vi as suas valências nomeadamente a jogar em apoios , sempre muito inteligente e defensivamente esteve melhor.

    Tendo nós um lateral flanqueador , talvez não seja preciso 2 flanqueadores.

    É no corredor central que está a baliza , quanto mais jogo interior melhor e Esgaio que até aqui não me impressionava contribuiu e muito para esse jogo interior , pois é forte no capítulo da decisão , agora duvido que algum dia venha a ser um flanqueador , não tem características para isso. Por mim desde que aprenda a defender e a abordar o 1x1 tudo bem , pode continuar a atacar por dentro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ILLUMINATOR5/10/15 21:54

      Exato mas com o passar dos jogos fomos perdendo essa característica e no Sporting vs Nacional por exemplo, tivémos o Gelson e o Esgaio muito colados à linha sendo que com bola o Gelson às vezes levava o jogo para o meio.
      Agora é esperar para ver se o Ruiz recupera a tempo do derby. Curiosamente desta vez foi o Gelson que jogou à esquerda e não o Mané como tem sido hábito (talvez por estar mais fresco...)

      Eliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!