Próximo Jogo

Próximo Jogo

02/10/2015

O dia seguinte: Uma guerra de comunicação

 Num dos meus primeiros textos aqui no SVPN (ver aqui) , falei sobre Bruno de Carvalho e a comunicação , um texto que teve uma reação agressiva por parte da blogoesfera e pelos restantes sítios leoninos, principalmente por parte daqueles que desconhecem o meu pensamento.

 Criticava eu a debilidade de Bruno de Carvalho neste aspeto , sendo que eu mesmo ouvi dele que comunicação é a arma maior do séc.XXI. A comunicação não é apenas falar bem , é conseguir que as ideias transmitidas cheguem como pretende o orador ao auditório , e isto nos dias de hoje não depende apenas da dicção ou da qualidade do orador  , mas sobretudo do meio de comunicação utilizado para tal prédica. Quem tiver influência sobre o meio de comunicação consegue passar a imagem que quiser sobre qualquer prédica - inclusivamente as que não lhe pertencem.

 É aqui que entra o Sporting CP , um clube dentro de um país com uma imprensa desportiva bipolarizada por 2 clubes que não o próprio. E este é um dos maiores problemas do clube leonino , porque apesar de isto parecer uma questão menor é por aqui que se dita a imagem tanto do clube como de quem o dirige. Até é possível que os presidentes de SL Benfica e FC Porto não sejam melhores comunicadores que Bruno de Carvalho (não acho) , mas conseguem através do domínio dos meios que a sua mensagem atinja da forma como pretendem ao público alvo , e pior não se ficam apenas pela sua mensagem mas como a dos outros e neste caso o Sporting CP é a vítima mais evidente , principalmente quando ameaça no terreno desportivo - e não só - estes 2 pólos do poder no futebol português.

 Há dias tivemos o novo rico "Football Leaks" a revelar informação privilegiada do clube de Alvalade como documentos e comprovativos de contratos , um site que até então tinha nos seus registos 90% de informação sobre apenas um clube, embora nos últimos dias tenha tentado aligeirar o evidente. Naturalmente a informação com soundbyte , e apenas uma revelação que foi o acordo com António Mosquito, teve enorme impacto no universo leonino , o timing foi o ideal podia tapar uma derrota de uma equipa que ia jogar nesse dia , e seria depois da Assembleia geral do clube. Pelo meio tivemos aquele que é considerado o "nosso jornal" a mostrar um jogo de rins muito interessante , visto que lançou na sua capa às 3 da matina o "Especial investidor no Sporting" , e depois da informação ser divulgada pelo "Football leaks" às 5 da matina alterou na sua página online para "Especial Football Leaks" de modo e desmarcar-se de ter de prestar quaisquer esclarecimentos sobre como conseguiram esses documentos , que pelo menos um deles , e falo do "draft" já foi visto anteriormente na mão de Pedro Guerra.

Estamos perante um vil ataque sem precedentes ao Sporting Clube de Portugal a nível de comunicação, com meios como a devassa informática ou mesmo a espionagem. Infelizmente alguns confundem isto com um ataque a Bruno de Carvalho e ficam satisfeitos com a situação , outros porque a bola não entra questionam os alicerces do mandato do Presidente. Da minha parte merece o benefício da dúvida por todo o bom trabalho realizado até agora, porque compreendo o terreno que pisamos e sei que está minado prefiro aguardar com serenidade e assim evitar dar armas aos adversários nesta "Guerra de comunicação".
´
Um exemplo sobre soundbytes usados nesta Guerra de comunicação e manipulação:

"Bruno de Carvalho rasgou o contrato com a Doyen"

- Falso , se o Sporting CP rasgasse o contrato , não teria devolvido o investimento da Doyen . Há diferença entre rescindir um contrato e acionar a sua resolução que foi o que o Sporting CP fez , um contrato tem nas suas cláusulas uma resolução , que pode ser acionada unilateralmente caso se violem os termos pré-definidos nesse mesmo contrato. Rescindir unilateralmente sim é o famoso "rasgou contrato".

O objetivo  é associar Vale de Azevedo a Bruno de Carvalho , não é inocência , é uma arma de comunicação.


Partilhar:

15 comentários:

  1. ainda o mesmo tema?????????

    O que se passa não é novidade nenhuma! os nossos inimigos estão fora do sporting... ou tambem la dentro??

    Bruno carvalho deve continuar a sua luta! e os nossos adeptos devem continuar a apoiar e nao a dividir o clube! SEMPRE em guerrilhas!

    scpalways

    ResponderEliminar
  2. M1950

    Tudo dito! Subscrevo palavra por palavra!
    O pior de tudo é que há "Sportinguistas" que vão na cantiga dos nossos inimigos...mas ou muito me engano ou vai sair-lhes o tiro pela culatra.
    O objectivo desta campanha asquerosa não é mais nem menos que virar os SPORTINGUISTAS contra BdC, tentando tira-lo do SCP! No que toca a mim não conseguiram!

    ResponderEliminar
  3. Não me espantaria que na origem destes ataques ao SCP estivessem elementos ligados a anteriores direcções que se sentem apertados pelas auditorias levados a cabo...

    ResponderEliminar
  4. Jarvalho ou de anteriores direções ou mesmo infiltrados nesta.

    Fernando Reis , agradeço o seu comentário.

    O scpalways provavelmente não chegou a ler o post e precipitou-se.

    ResponderEliminar
  5. m1950;

    Nem estava a colocar essa hipótese.
    Custa-me muito acreditar que continuem a existir inimigos do SCP dentro do clube.
    Mas tudo é possível.

    ResponderEliminar
  6. Inimigos não sei mas que há gente a comer gelados com a testa não tenho dúvida nenhuma.

    ResponderEliminar
  7. Jarvalho , não é uma hipótese a considerar , na minha opinião é mesmo a hipótese mais forte.

    ResponderEliminar
  8. Off Topic

    M1950

    Já viste a vergonha em que se transformou o VM?!
    É claramente anti SCP e anti BdC!
    Tudo o que sejam comentários a denegrir o SCP e BdC são aprovados...já a defender são inúmeras vezes barrados!

    ResponderEliminar
  9. Fernando Reis , penso que um dos administradores do VM é sportinguista e porventura pode ter sido despachado por BdC no despedimento coletivo. Já não comento esse espaço desde que JJ chegou ao SCP , onde vi um adepto do Braga (ainda estava a ver a vida andar para trás) chamou sacana ao JJ , e eu pedi que removessem o comentário. Não só não o fizeram , como ainda me bloquearam o comentário , sendo que já me tinham uma vez bloqueado um comentário sem qualquer razão. Sendo assim sou leitor mas não vou lá escrever mais.

    ResponderEliminar
  10. M1950

    Sendo leitor apercebes-te facilmente que aquilo transpira anti SCP por todos os poros!
    Eu também já só lá vou ler...comentar está fora de questão...mas agonia-me a pseudo imparcialidade desse blog que em tempos foi uma referencia!
    Espero que não leves a mal tratar por tu!
    É uma questão de habito e não de falta de respeito.

    ResponderEliminar
  11. setaverde2/10/15 21:32

    100% de acordo. É importante manter os olhos dos sportinguistas bem abertos e focados no que realmente interessa, ESTARMOS TODOS AO LADO DO NOSSO PRESIDENTE, PARA O BEM E PARA O MAL. Ontém, ao longo de toda a a transmissão do jogo da liga europa, Besiktas - Sporting Clube de Portugal, com comentadores a emitirem opiniões a roçarem o ridículo, tão obscenamente negativas, facciosas e irrealistas que eram. Sempre com tom crítico, mesmo antes do jogo começar. Sempre a criticarem o Teo Gutiérrez, que fez um bom jogo, sempre a lutar, sempre na procura do golo, pena ter pecado na finalização em algumas ocasiões (outras por mérito do Guarda-Redes), fruto de alguma ansiedade pela pressão que tem sofrido ultimamente pela ausência de golos. Mostraram-se surpreendidos pelo rendimento constante e consistente do William nos 90 minutos (até parecia que o Jorge Jesus era um treinador amador e incompetente, que é essa a imagem que nos têm vindo a impingir, com a desculpa de que, para Jorge Jesus, só o campeonato interessa). Isto é só um dos exemplos, entre muitos, do tratamento que a comunicação social dá a tudo o que envolve o universo Sporting Clube de Portugal.

    Saudações leoninas

    ResponderEliminar
  12. M1950
    Pelo que escreves tens muitos conhecimentos da academia e percebes muito do futbeol jovem em geral,achas que Gauld chegará a equipa principal esta época?JJ está de olho nele ou não?

    ResponderEliminar
  13. Gonçalo Duarte,

    Sem me querer prolongar porque estamos em offtopic.

    Jesus avalia os jogadores não pela sua qualidade mas sim pelas características que gosta/pretende. E penso que Gauld pela dimensão física , e o facto de ainda não ter bagagem competitiva que lhe dê estatuto como por exemplo o André Martins- que nem lhe vale de muito e merecia mais minutos -, e Jorge Jesus tem muito em conta o fator físico na sua ideia de jogo. Acho que Gauld nem na pré-época participou , logo vejo a sua situação muito complicada no Sporting, dificilmente será aposta de Jesus.

    É um jogador com um talento invulgar , mete um passe pelo buraco de uma agulha , e no geral dos plantéis é o médio mais criativo do SCP pois pode desbloquear através do passe qualquer jogo. Desejo que saia do Sporting pois tem jogar ao mais alto nível e que tenha uma carreira de grande sucesso.

    ResponderEliminar
  14. Sim,eu sei desculpa pelo off,pois tenho pena,sou muito fã dele
    Em relação ao texto subscrevo,e isto da comunicação temo que nao acabe antes de sermos campeões,ou pelo menos acalme

    ResponderEliminar
  15. Vêm ataques ao Sporting Clube de Portugal de todos os lados. Dos mais leves aos mais vis, baixos e cobardes. Espero que tal tenha o efeito contrário ao que pretendem, e sirva para unir cada vez mais os verdadeiros sportinguistas na defesa incondicional do Clube.Eu não frequento blogs ou sites que ataquem o Sporting, como tal sugiro que façam o mesmo. O desprezo também é uma arma. SL

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!