16/10/2015

Os estrategas


Eis a minha visão sobre a a nova novela do futebol português.

O comentador Pedro Guerra apresentou em direto um draft do pré-contrato do Mitroglou com o Sporting Clube de Portugal no Programa "Prolongamento" ,  pela mesma altura também António Simões (tio de Luís Filipe Vieira) afirmou ter em sua posse um documento relativo ao Sporting CP no programa "Playoff" da SIC Notícias. Não houve nenhuma resposta oficial por parte do clube leonino sobre a veracidade dos documentos expostos pelos paineleiros afetos ao SL Benfica.

 Numa certa madrugada, o jornal Record lança na sua capa às 3:00 "Especial investidor no Sporting", às 5 da manhã surge o site "Football Leaks" com 32 documentos sobre o Sporting CP ( sendo que estavam incluídos os documentos apresentados pelos comentadores benfiquistas) , 7 de cada um dos seus rivais. O Record , bem esses , alteram rapidamente no seu site "Especial investidor no Sporting" para "Especial Football Leaks" , numa tentativa de demarcação evidente, pois era uma questão de tempo até isto se tornar um caso de polícia.

 É lançada uma "barulheira" sobre os documentos nesta "fuga de informação" , desde o contrato de Jesus , a documentos relacionados com a Doyen  , como se fossem os podres que iriam atirar a direção abaixo , muito alvoroço , mas quando a situação acalmou , percebemos que a montanha pariu um rato : a única revelação tinha sido feita era a parceria com António Mosquito que adquiriu Bruno Paulista e que se preparava para financiar a vinda de Cervi para Alvalade por 6M , mas perdeu a corrida ao jogador por uma proposta de 4.8M. E claro também podemos considerar as elevadas comissões no negócio do Teo Gutiérrez como "novidade explosiva". De resto confesso que fiquei satisfeito que ao fazer-se um streaptease ao Sporting CP apenas isto seja a informação relevante , não quero imaginar os outros , mas também nada tenho com isso. 


 Para concluir este ataque , o clube de Alvalade foi vítima dos pontas-de-lança do SL Benfica na comunicação social , que prontamente começaram a fazer o seu trabalho que era lançar pânico sobre o clube , pelo caminho recrutaram alguns "sportinguistas" da blogoesfera , que gostaram do ataque a Bruno de Carvalho esquecendo-se que era primeiro e acima de tudo um ataque ao clube.

 Bruno de Carvalho reage ao "aceitar" participar no programa "Prolongamento" sabendo que um confronto entre ele e Pedro Guerra teria mais audiência que muitos jogos de futebol , e seria o palco perfeito para o contra-ataque. Convencido de que o rival da Luz foi quem esteve por detrás deste ataque cerrado. Era a hora da retaliação ou até mais que isso.  Na TVI  não se intimidou , utilizou a figura presidencial para impor a sua a lei no programa , conseguindo assim lançar uma "ameaça de morte"- salvo seja- ao SL Benfica.  Mostrou o kit que o SL Benfica oferecia aos árbitros nos dias de jogo dentro de uma caixa com a figura de Eusébio , a caixa incluía camisolas , convites para o Museu Cosme Damião , e os famigerados vouchers para 4 jantares. Até aqui poderíamos estar a falar de mera cortesia , pese embora os valores excedam o permitido pela UFEA ,  mas a informação relevante que foi ocultada pela comunicação social , é o facto desses vouchers serem também oferecidos a delegados e observadores  isto pelas palavras de João Malheiro Depois mostrou que  o SL Benfica tinha pago dívidas a um clube fantasma , e por último afirmou que Vieira teve medo na resolução do caso Maxi Pereira. Este foi o último gancho, e aqui demonstrou que tinha informação interna sobre o SL Benfica com uma profundidade que apenas poderia ser Jorge Jesus a entregar essas informações à sua nova entidade patronal.

 O líder leonino ficou por ali e nos dias seguintes pediu-se a reação do SL Benfica por parte dos seus adeptos , mas acossado e amedrontado pela ameaça "entrelinhas" que o Presidente do Sporting CP poderia ter apenas levantado a ponta do véu , preferiu lançar para os seus avençados e papagaios na TV , jornais e blogues isentos uma ideia de desprezo pelo clube leonino e o Bruno de Carvalho , passando uma imagem de superioridade intelectual como se pode ver aqui na imagem. "Muito grandes para responder a coisas pequenas" é a legenda de comunicação/manipulação agressiva desta imagem , e são estes pequenos detalhes que eu gostaria que os sportinguistas tivessem mais atenção. O SL Benfica não respondeu porque tudo o que o Presidente do Sporting CP disse era verdade (segundo alguns elementos ligados à sua própria estrutura e também os próprios árbitros) , e ainda para mais demonstrou ter ainda mais informação do que comprometedora sobre o clube da Luz.

 Nos dias seguintes , Bruno de Carvalho desdobra-se em entrevistas para dentro , mas sempre deixando farpas ao rival da segunda circular. A reação do SL Benfica , passou por orientar a comunicação para fazer das palavras - sejam elas quais forem - de Bruno de Carvalho , o "rastilho" para um derby violento , responsabilizando-o por qualquer ato de violência gratuita que pudesse vir a ocorrer nesse jogo. E assim foi , montes e montes de corvos do sistema de comunicação a chamar incendiário ao Presidente do clube verde-e-branco, e como se não bastasse tivemos um ato "ultra"  reivindicado por supostos adeptos do Sporting CP , para dar ainda mais milho aos corvos para continuarem a colar as palavras de Bruno de Carvalho a um barril de pólvora para o derby.

Em jeito de antecipação , ontem Bruno de Carvalho referiu que só faltava o rival colocar um processo a Jorge Jesus antes do derby , e tiro na mosca do Presidente. O lançamento da nova campanha começou com Rui Pedro Braz no "Mais Tabaco" e depois os dados do processo na revista Sábado da Cofina. Ontem pela manhã tivemos a confirmação que era mais que um processo de intenções , sendo que o clube da Luz até marketing resolveu fazer com a campanha "cobramos 1 euro por adepto" , que rapidamente serviu para ser alvo de chacota por parte do país desportivo.

Nota Final: Estamos numa guerra de comunicação , e o SL Benfica tem muito mais armas que nós , Bruno de Carvalho "berra" porque a falar ninguém lhe vai ouvir , tendo em conta que o Sporting CP deixou perder todas as influências que tinha tanto no sistema de decisão do futebol como no sistema de comunicação , o que faz com uma luta destas seja "David contra Golias" , é simplesmente impressionante o domínio que o rival da 2.ª circular tem atualmente da comunicação social . O SL Benfica tem hoje provavelmente o maior sistema de comunicação/manipulação de imagem entre os clubes da Europa.

A minha opinião é que este processo não visa apenas desestabilizar o treinador leonino já que o processo é uma mão cheia de nada, penso que pretende acima de tudo  uma "prova dos 9"  para saber se Jesus levou mesmo software informático da Luz. E pergunto eu, porque é que o SL Benfica quer saber de Jesus tem software informático do clube ? Não estaremos aqui perante uma semi confissão de autoria do Football Leaks ? 
Partilhar:

8 comentários:

  1. Tudo dito!
    Eles estão enterrados até ao pescoço!
    Algo de muito mau se passa no interior desse clube!
    Veremos o que nos revela o processo "football leaks".

    ResponderEliminar
  2. Meu caro Fernando Reis ,

    Parece que teem muito medo de um "Benfica Leaks".

    ResponderEliminar
  3. Grande texto.

    Disseste tudo, mas lembremo-nos que esta situação é muito anterior ao rascunho do guerra, isso apenas acordou os responsáveis do Sporting para o facto de não poderem estar mais tempo calados.

    Já agora, onde é que as pinturas fora reivindicadas? Isso também me pareceu uma jogada para fazer parecer que a postura do Presidente tinha mesmo lançado o caos (como eles foram dizendo, mas sem acontecer nada até então).

    ResponderEliminar
  4. chegou-se ao ponto de meter os deputados a dizer patetices para a frente de câmaras de filmar

    ResponderEliminar
  5. Diogo Marques , já ouvi e li essa tese, concordo em parte mas discordo das razões do SCP , penso que o Sporting CP estava-se a marimbar para o Benfica que todos os dias desde que JJ saiu tem um avençado na comunicação social para dizer algo sobre o Sporting e o seu Presidente , esticaram a corda com o FootBall Leaks e o Sporting respondeu pela certa , mostrando que devem ter muito cuidadinho pois talvez o Sporting também tenha informações via Jorge Jesus. Agora querem saber o que sabe ou o que tem o Sporting nas suas mão sobre eles , daí este folclore.

    ResponderEliminar
  6. Eu não quero com isto dizer que foi o benfica que fez aquilo, mas é uma possibilidade, visto que não sei onde é que claque reivindicou aqueles actos, nem nunca vi nada relacionado com uma claque Sportinguista a anunciar, além dessas fotos publicadas no jornal

    ResponderEliminar
  7. ILLUMINATOR16/10/15 21:29

    Tudo dito e resumido! Claro que depois o que fica para os adeptos\comunicação social será também o resultado dentro das quatro linhas (apesar de BdC ter dito na entrevista que independentemente do resultado não o iam calar) a "verdade" é que todas as estratégias são boas quando se ganha e más quando se perde.
    PS: Se bem que qualquer que seja o resultado o Sporting sai do derby na frente da classificação (mas com o "nevoeiro" eles têm menos 1 jogo)

    ResponderEliminar
  8. ILLUMINATOR

    É verdade , mas penso que estas estratégias vão muito para além deste jogo , mas claro derby é derby joga-se muito nesta partida , e é muito importante na minha opinião que o Sporting saia vencedor , não sou apologista do "um bom resultado" , essa mentalidade tem de ficar para trás.

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!