Próximo Jogo

Próximo Jogo

20/12/2015

O Sporting e os autocarros : Mudança de velocidade ou qualidade na definição

Mais um jogo do Sporting CP contra um autocarro , um jogo iguais a muitos desta época , com uma simples diferença , hoje a eficácia esteve do outro lado. O União da Madeira fez 2 remates e um golo contra várias oportunidades do Sporting que os avançados não foram capazes de concretizar , nomeadamente e mais em foco na segunda parte.
A dificuldade da equipa de Jesus em penetrar estas equipas que cerram fileiras à frente da sua baliza tem sido uma constante neste campeonato.

Na minha opinião o timoneiro leonino ainda não percebeu que não está no seu clube anterior e que aqui tem jogadores muito diferentes e é impossível que tenha sucesso a jogar da mesma forma. O Sporting CP é uma equipa lenta com um futebol de procura incessante e apressada pela baliza do adversário , ou seja corre mais do que as suas pernas, como se viu em Braga quando o jogo partiu , as perdas de bolas eram autênticas piscinas para os jogadores  que no prolongamento foram fisicamente inferiores ao adversário. Mas isto não quer dizer que falte qualidade à equipa leonina , que será hoje o pensamento mais fácil para muita gente. Simplesmente um futebol mais paciente na procura da baliza beneficiaria e muito a equipa , e digo isto mesmo sendo um fã assumido de Jorge Jesus e da seu jogo. Ter jogadores de posse e pausa no jogo como William , Adrien , Bryan Ruiz e João Mário a meio campo , não é a mesma coisa que ter Matic , Enzo , Salvio e Gaitan ,  jogadores muito fortes na condução de bola e acima de tudo verticais com capacidade para rasgar e bater linhas dos adversários.

A ideia de jogo mantém-se , sendo que Jesus percebe os jogadores que tem , e na minha visão este Sporting CP procura ainda mais o jogo interior que a equipa anterior do técnico leonino. O que vemos é o filme do costume , a equipa procura sempre jogar por dentro mas dificilmente consegue combinações de sucesso pelo meio , seja por falta de criatividade ou até mesmo mobilidade e técnica.

Não tendo nenhum "Carrillo" que com a sua mudança de velocidade possa num pique deixar ou 1 ou 2 para trás e criar situações de vantagem numérica para a equipa do Sporting CP , a opção terá de ser escolher os mais tecnicistas e os mais capazes de definir com qualidade  no corredor central e em espaços curtos , temos jogadores com qualidade mais suficiente para esse jogo : William , João Mário , Aquilani, Montero , Bryan Ruiz , Matheus Pereira são mais que suficientes para desmontar com a qualidade técnica e criatividade inventar espaço onde eles parecem não existir. E se faltarem , existem na equipa B , Ryan Gauld e Francisco Geraldes também eles fortíssimo em espaços curtos , sendo que o primeiro oferece a verticalidade que Jesus tanto gosta , ou até mesmo Wallyson Mallmann que eu apelido de médio perfeito que foi dispensado , que é o único jogador que oferece físico , critério , verticalidade e meia distância.

Não se compreende também a razão pela qual Slimani participa na construção de jogo ofensivo da equipa , baixando para servir de apoio , um treinador tem de ter um modelo que exponencie as qualidades dos seus jogadores e esconda os defeitos. Slimani é um finalizador e apesar de não ser fã do argelino reconheço que é provavelmente o jogador mais importante da turma verde-e-branca por tudo aquilo que dá no jogo sem bola.

Quem não tem cão caça com gato , se não tem mudança de velocidade deve jogar com os que melhor definem , mesmo estes sendo mais fracos na reação à perda de bola que me parece ser o problema de Jesus em colocar estes jogadores , mas quando se joga uma equipa de 30 metros , essa mesma equipa está a 70 metros da nossa baliza , terão capacidade/pernas para sair umas 3 ou 4 vezes e não mais que isso , e o Sporting CP tem de ter a capacidade de os controlar jogue quem jogar , tem de ser agressivo nesse momento em que a equipa perde a bola , agora se jogarem os mais tecnicistas a equipa irá certamente perder menos vezes a bola em terrenos proibidos.

Espero que a chegada de Bruno César e destes 2 médios-ala , vá oferecer mais qualidade e desequilíbrio ao jogo exterior da turma de Alvalade que é francamente pobre.
Partilhar:

6 comentários:

  1. O Sporting teve hoje o jogo controlado, criou 6/7 oportunidades de golo ao U da Madeira. Este começou por jogar com um Autocarro, depois acrescentou a frota do metro e por último ainda pediu reforço à CP!!! Como é que esta """"""""equipa"""""""""ganhou ao Sporting? será pergunta para 1 milhão de dólares? Não! A equipa do Sporting demonstrou que só tem 8 jogadores de +- qualidade no 11 titular, os outros 3 servem como os pés de uma cadeira, ou seja para que esta não caia! Já vimos por diversas vezes, particularmente em Braga que o nosso lado esquerdo era um passador, não podemos ter um jogador a titular que defende mal só porque é o melhor a cruzar para Slimani...É pouco. Espero uma limpeza GERAL no plantel. Ainda estou em estado de choque! Perder com o U. Madeira que fez uma única jogada ofensiva e que deu golo! Não marcamos um golo de bola parada com uma equipa alta (o Carriço é que não podia jogar a central, pois era baixo, há anos que é titular no Sevilha e duplo campeão europeu...) nos livres directos nem vale a pena falar. Enfim. Isto não é nada de novo, de agora, mas é natural quando se vai ganhando ninguém quer falar para não desestabilizar a equipa. Mas agora é hora dos responsáveis analisarem bem o que se passa e esclarecerem os sócios. Está na altura de uma limpeza geral no plantel! Nada disto me afasta (mais os meus familiares) de no no jogo contra o porto lá estaremos em Alvalade a apoiar o nosso grande amor Sporting Clube de Portugal! Saudações leoninas.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com muita coisa, mas creio que deixaste de fora o destaque pela negativa, que foi a falta de eficácia dos nossos avançados nas múltiplas oportunidades que tiveram. Depois, sem um avançado razoável no banco, torna-se difícil fazer muito mais no capítulo da finalização durante um jogo, caso seja necessário.

    ResponderEliminar
  3. Estou muito desiludido com esta derrota. Esperava um jogo muito difícil, claro que uma equipa limitadíssima como o União da Madeira ia estacionar 3 autocarros, mais um terminal rodoviário inteiro dentro da baliza, mas perder nunca foi uma possibilidade na minha cabeça.

    O nosso futebol é lento e previsível. E isto já é uma imagem de marca do Sporting. Nos jogos taco-a-taco conseguimos jogar em velocidade nas transições, mas contra equipas que escolhem não jogar futebol (nem tentar sequer, mas percebe-se, faltam argumentos) pura e simplesmente somos previsíveis (eu já sei de antemão a como vai ser a jogada, a bola ainda nem saiu dos pés do Patrício).

    Enfim, estou aziado e muito desiludido. Mas não vou da euforia à depressão em 4 dias. Continuo reservado quanto à nossa candidatura ao título. Agora já se fala de crise, se ganharmos ao Porto, volta tudo a estar em êxtase e não pode ser. Temos de manter a cabeça levantada, independentemente do resultado.

    ResponderEliminar
  4. Perfeita análise, aquilo que me parece estar "mal" é isto mesmo.

    Somos ridículos nas alas, a capacidade de acelerar o jogo é inferior a ZERO.
    No plantel do Sporting capazes de acelerar o jogo com qualidade vejo apenas o Jefferson e o... Carrillo. Um está num momento deprimente de forma e o outro é o que se sabe.

    Não percebo como se pode dizer(Jesus dixit) que temos muitas soluções ofensivas, nós temos um défice das alas desde de trás até à frente. Zeegalaar e Schelotto acredito que pelo menos venham oferecer capacidade de aceleração e transporte à equipa. Rezo para que o Jefferson suba de forma, se não o fizer cheira-me que o Zeegalaar entra directo na equipa.

    Bruno César vai dar algo mais(tenho a certeza), é um jogador com boa técnica, bom remate e que é o chamado falso lento. Vai ser muito importante!

    O que o Sporting precisa na minha opinião e sendo os jogadores o que espero:

    -Rui Patrício
    -Paulo Oliveira
    -Naldo(Ewerton sem índices físicos)
    -Schelotto
    -Jefferson(o verdadeiro)
    -William
    -Adrien
    -João Mário
    -Extremo/Bryan Ruiz
    -Bryan Ruiz/Teo
    -Slimani

    ResponderEliminar
  5. Anónimo 21/12/15 01:46

    Sim criámos , e até podia dizer que é daqueles jogos em que podiamos ter lá passado a noite que não marcávamos , quando assim é temos de criar mais e melhores oportunidades , certamente já vimos os 2 , o Sporting ganhar com menos oportunidades.

    Setaverde tem razão , houve 2 falhanços inadmissíveis em alta competição.

    Concordo , dependemos de nós , sendo que o 1.º confronto direto é no próximo jogo , mas é mais uma oportunidade que nos assombra tendo em conta a história do clube muito propensa ao "vacilo".

    Jonas6.

    Também acredito que os reforços consigam acrescentar algo ao nosso jogo exterior , sendo que acho que a forma de jogar vai-se manter , a largura é para os laterais , e estes laterais veem para trazer velocidade e desequilíbrio nas alas que não temos.

    Na sua tabela faltou o Bruno César.

    ResponderEliminar
  6. sem Mané e Carrillo,os 2 principais desequilibradores do sporting,ficaram bem á mostra as "necessidades" do nosso plantel.a juntar á falta desses 2 jogadores,tivemos ainda de levar com a ausência do Teo que não sendo "idolatrado" por uma grande parte de nós sportinguistas,é um jogador com muita experiência na área.Montero já demonstrou bastas vezes que dificilmente é solução...

    Loyd

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!