Próximo Jogo

Próximo Jogo

06/02/2016

Carrillo e Bruno de Carvalho

Esta semana fomos informados pelo próprio Clube que André Carrillo é mais um jogador do Sporting Clube de Portugal que decidiu seguir a sua carreira num rival. Obviamente, não foi a primeira vez e nem será a última que isto acontece.

Alguma desilusão do universo leonino, principalmente pela forma como o caso foi conduzido, mas nunca pelo que a Comunicação Social quis fazer passar: equiparar esta saída de Carrillo para SL Benfica com a saída de Jesus para o Sporting CPJorge Jesus é um dos melhores treinadores da História do Clube da Luz e o mais titulado de sempre; já o extremo peruano não tem nem fez História no Clube, e não era - na minha opinião - o melhor jogador. Porém, ao que já li, se estivesse distraído, quase poderia pensar que estamos a falar do Yazalde, Travassos ou Manuel Fernandes.

O peruano foi sempre desvalorizado em Alvalade, primeiro pelos adeptos e ultimamente pelos dirigentes. Só alguns lhe foram reconhecendo talento para alcançar um nível de classe mundial, tendo em conta as suas características únicas  - como a "explosão" e o dribble em velocidade, La Culebra é acima de tudo um jogador muito inteligente e demonstrava isso quando percorria terrenos mais interiores. Mas, a verdade é que Carrillo não é nenhum Paulo Sousa ou, muito menos, nenhum João Pinto. Só começou a ter rendimento com Marco Silva (na época passada) e, já este ano, com Jesus, que tentou fazer dele o dínamo da equipa. O jogador demonstrou ser muito acima da média e confirmou o seu talento. Depois esse processo de crescimento foi interrompido pelos problemas com a renovação que o afastaram da competição.

A verdade é que no Sporting CP, os adeptos (na sua esmagadora maioria) e dirigentes, inclusive, nunca deram grande valor a Carrillo (pese embora a Comunicação Social, que quer colocar os Sportinguistas de "luto" para maximizar o golpe do SL Benfica), e esta desvalorização do jogador terá sido, porventura, a razão pela qual este processo teve este desfecho.

La Culebra levou a maior assobiadela que eu já presenciei a um jogador, no novo Estádio José Alvalade, no último jogo da época 2013/2014, com Leonardo Jardim, que castigou a sua má exibição com uma saída aos 30 minutos e - claro - foi vilipendiado pelo "tribunal de Alvalade". No final da época passada, na Final da Taça de Portugal no Jamor , foi outra vez substituído - embora já na 2.ª-Parte, após um jogo muito fraco e, novamente, levou assobiadelas como se de um adversário se tratasse. Nem quero lembrar os tempos em que Diego Capel era ídolo para os adeptos e o peruano assim que perdia uma bola era rapidamente assobiado.

Uma coisa é certa: a Direção não está isenta de responsabilidades. De todo. Visto que entrou a 23 de Março de 2013 e o peruano só assinou pelo SL Benfica em Janeiro de 2016.

A informação que tenho é que, desde a pré-época com Marco Silva, Bruno de Carvalho tinha vindo a tentar renovar com Carrillo , mas a sua primeira proposta indignou o jogador, visto que lhe ofereceu o mesmo salário e um aumento da cláusula de rescisão  - e é isto que o empresário está a desafiar que se apresente!

Durante esse ano, as seguintes tentativas para renovar foram infrutíferas. A Direcção foi aumentado gradualmente a proposta salarial e Carrillo foi recusando. Isto porque Bruno de Carvalho, tal como a maioria dos adeptos, olhou para o rendimento do jogador e não para o seu talento e margem de progressão. Para, ele o extremo era tudo menos fundamental à equipa, já que o jogador sempre foi inconstante. Foi traído pela forma emocional com que vive o Clube e o jogo em si, pelo menos até à chegada de Jorge Jesus, que "avisou" sobre o quão fundamental podia vir a ser o peruano e que podia vir a dar trabalhando com ele.

Aí sim o Sporting CP teve seriedade nas negociações, mas já era tarde demais. Após falhar o "teste da caneta" e enveredar por algumas "fintas", de modo a procrastinar a renovação - o peruano certamente já estaria "calçado" noutro Clube e, quiçá, preso a um adiantamento de prémio de assinatura (já que uma operação destas dá suspensão do jogador, caso seja denunciada).  Na minha opinião. La Culebra optou pela vingança, na altura que foi aproveitado pelo SL Benfica, pois penso que jamais dispensaria o protagonismo que o timoneiro leonino lhe deu neste início de época, e até o reconhecimento dos adeptos nesta última fase, caso não estivesse já "amarrado".

Nota Final: Há aqui um erro de análise que Bruno de Carvalho deve reconhecer, o de não ter percebido a diferença entre o rendimento, o talento e a margem de progressão de André Carrillo a tempo útil para a renovação (que, na minha opinião, 90% dos Sportinguistas teria cometido). Deve deixar-se de bate-bocas com o jogador (e, principalmente, com a sua entourage) que, como se sabe, é ainda influente no plantel do Sporting CP - ainda não há muito tempo, foi visto a almoçar com Cédric Soares e André Martins, sendo que Bryan Ruíz já se confessou seu amigo pessoal e também já teve a defesa pública de Freddy Montero. O Presidente deve perceber que os jogadores se relacionam pessoalmente uns com os outros - já teve declarações que certamente não lhes caíram bem enquanto colegas. Este é um tema que tem de acabar em Alvalade...

O Sporting CP tem sim de mostrar a Carrillo que ele errou, vencendo o campeonato, e tentar que saia sempre derrotado quando enfrentar o nosso Clube, que é e será sempre maior que qualquer jogador, empresário ou dirigente. Não vale a pena tentar humilhar o jogador convocando-o ou andar atrás dele com processos... Estamos em 1.º lugar sem o seu contributo (ou com um contributo insignificante), é para deixar passar para não desestabilizar ou fracturar o balneário, num momento em que temos de estar todos unidos. Os jogadores têm tendência para sentir as dores uns dos outros, pois sabem que um dia pode acontecer com qualquer um deles. Muito cuidado na gestão desta matéria!

A André Carrillo desejo o dobro do que ele deseja para o Sporting Clube de Portugal!

ADENDA: Como no SVPN todos podem participar , achei interessante anexar o link de uma entrevista de Bruno de Carvalho ao Observador a esclarecer esta situação , a partir do comentário do estimado leitor AC1906.

Podem ver [aqui]
Partilhar:

12 comentários:

  1. Anónimo6/2/16 16:52

    Falta explicar o essencial!
    Os interesses do empresário, que exigiu ao Benfica 2 milhões de euros!
    Se Bruno de Carvalho também oferecesse uma verba equivalente, Carrillo teria ficado. Tão simples quanto isso!
    Os empresários e os fundos estão ricos e os clubes cada vez mais endividados.
    O nosso Presidente faz muito bem em enfrentar os (empresários?) e os fundos, ou não?
    DUARTE




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que haja aqui mais do que um acordo.

      http://svpn.blogspot.pt/2015/09/carrillo-verdade-ou-consequencia-e-o.html 

      Pelo que se percebe em o "o outro player" , o Benfica há muito tempo que tem o jogador controlado.

      Logo não acredito que tenham oferecido o ordenado de 5M , ainda no ano passado , mas teriam certamente um princípio de acordo forte com pelo menos o empresário do jogador.

      Em relação às guerras , nem todas são nossas , esses agentes do futebol não desaparecem de um dia para o outro , e o Sporting utiliza-os quando pretende a seu favor , um empresário ganha com as transferências de jogadores , é o seu ganha-pão , hoje em dia há uma ideia criada que estigmatizou os empresários como bandidos, e não é bem assim.

      Temos sim um grupo poderoso que tem relações privilegiadas com os nossos rivais e tendem a menorizar-nos e desfavorecer-nos , Jorge Mendes , Doyens , Zahavi e etc.

      Sou mais adepto de definirmos os nossos alvos em concreto , e atacar 1 por 1.

      Eliminar
  2. Caro MM

    O post está tão bem elaborado que só posso dizer que está perfeito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado meu caro , mas também tive a sempre pronta ajuda do Mauro Silva.

      Eliminar
  3. Anónimo6/2/16 18:24

    Bom post. Penso que é altura do presidente deixar de falar neste caso, e se o de departamento jurídico achar que que tem bases para intentar uma acção judicial, deve fazê-lo. A mim, e pelos vistos, à equipa do Sporting, Carrilho já não faz falta há 4 meses. S. L.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado meu caro.

      Concordo consigo , não falar nele é desvalorizá-lo , temos sim de acreditar em quem está connosco e quer ajudar o Clube a concretizar os seus objetivos.

      Eliminar
  4. Perfeito Post!!!
    Gosto pessoalmente de Sportinguistas com boa memória e aqui foi bem o caso!
    Eu acrescento mais... Os jogos em que precisávamos mesmo de Carrilho, aqueles jogos em que temos de ganhar com as individualidades ele raramente foi esse jogador.

    Para terminar... 4 milhões ano??? Limpos 2 milhões para este jogador? É preciso querer mesmo muito vingar o Jesus!!! Nem metade de ordenado vale!!! E todos nós sabemos disso! Mesmo com a margem de progressao.

    Feliz pelo Gelson e Matheus ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ludgero Bruno.

      Na verdade Carrillo vai ganhar 2M limpos mas vai custar ao Benfica 5M de euros ( brutos ) , tanto e quanto Jesus recebe no Sporting , com a pequena diferença que nunca vi o ordenado de Jesus ser anunciado como líquido , eles andam a ver se acalmam o balneário já que Carrillo vai ser o jogador mais bem pago da história do Benfica.

      Eliminar
  5. O mais importante em todo este processo Carrillo resume-se ao facto de o jogador não querer continuar em Alvalade com BdC dada a forma como foi por ele tratado. O resto são acessórios que têm um interesse muito relativo.

    ResponderEliminar
  6. MM

    http://observador.pt/especiais/bruno-carvalho-na-unica-vez-falei-carrillo-cheguei-acordo-cinco-minutos/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro muito obrigado , eu anexei esse link à entrevista , obrigado pela sua participação.

      Eliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!