04/02/2016

Haja limites!

Há declarações que não se devem fazer. Ou, pelo menos, não publicamente... mas Bruno de Carvalho teima em dar lenha aos jornalistas, já de si ávidos em vê-lo arder vivo atado a uma estaca no meio da Praça.

Bem sei que tolerar algum jornalismo em Portugal, especialmente o desportivo, não é tarefa fácil. Esta imagem à esquerda, retirada da 1.ª Página do Jornal de Notícias, é em si mesma um exemplo do que é expectável. Não bastava incluírem uma "notícia" cor-de-rosa, sem qualquer interesse, na secção de Desporto; ainda fizeram disso chamada de 1.ª Página, o que é, de todas as formas, um fabuloso exemplo de jornalismo de primeira água!

Os Sportinguistas são inteligentes o suficiente para perceber que o JN, outrora um jornal de referência, há muito se vendeu a outros interesses que não o jornalismo. E quem diz o Jornal de Notícias, diz o jornal O Jogo: estes dois andam sempre a par, qual casal de pombinhos.

O jornal oficioso do FC Porto traz hoje à liça o valor acumulado dos jogadores emprestados pelo Sporting CP: 11M €. Bem, comecemos pela matemática:

Imagens retiradas da 1.ª Página (Lisboa) e infografia do Jornal O Jogo

Ora, portanto, ficamos a saber que o rigor daquele jornal é de uma ordem tal que... se arredonda ao milhão. Não bastando, "esquecem-se", convenientemente, de fazer uma análise comparativa - porque, nestes exercícios, o rigor jornalístico exigiria que se fizesse a comparação com os rivais, FC Porto e SL Benfica - mas... reparemos na imagem abaixo e constatemos os valores.

Imagem retirada do blog O Artista do Dia

Aqui para nós, alguém me consegue dizer que não há aqui uma estratégia consertada para descredibilizar, apoucar, rebaixar Bruno de Carvalho? E já nem relevo muito, referindo, a diferença de tratamento com que tratam os Presidentes dos 3 maiores Clubes: enquanto que ao SL Benfica preside Luís Filipe Vieira, Filipe Vieira ou simplesmente Vieira e ao FC Porto preside Jorge Nuno Pinto da Costa ou simplesmente Pinto da Costa, ao Sporting CP preside, por norma, "o Bruno", ao invés de Bruno de Carvalho.

Retirem as vossas próprias conclusões.

Dito isto, devo voltar ao 1.º parágrafo: se é verdade que o jornalismo - repito, especialmente o jornalismo desportivo - há muito deixou de ter limites para o ridículo, comprovando dia-após-dia o seu sectarismo faccioso, Bruno de Carvalho não deve sucumbir a estas redes que os jornais lançam e deixar-se levar no arrastão. Especialmente enquanto Presidente desta grande e centenária Instituição que é o Sporting Clube de Portugal!

Posso compreender que, como eu, o cidadão se sinta atacado e no direito de se defender. Porém, os termos que utiliza, boçal e até mesmo insultuosamente, só lhe degradam ainda mais a imagem. Também entre nós, Sportinguistas... Há limites que não devem ser ultrapassados. Declarações ou comentários como os que lhe vi escritos, entre ontem e (particularmente) hoje não devem ser feitos publicamente. Como Presidente do Clube, o que não falta a Bruno de Carvalho são meios com que responder a estes constantes cotuques da imprensa. Tomá-los como ataques pessoais - ainda que também o sejam - e responder conforme tal, e através das redes sociais, afecta-o tanto a ele como ao Clube. E se há limites que devem estar sempre presentes, este é um deles...
Partilhar:

9 comentários:

  1. Queria "sol na eira e chuva no nabal"?
    Querias um "Croquette" com classe, estilo, refinamento, polidura, excepcional compostura, discurso impecável, grande personalidade, espírito de luta, e intransigência na defesa do Sporting?
    Não houve, não há, nem nunca haverá!
    O que temos, o que tens, o que tenho, é o actual presidente, com as suas virtudes e os seus defeitos...
    Queres tentar mudá-lo? Queres que deixe de escrever o que escreve, de defender como se defende, de ser ele próprio?
    Boa sorte!
    As pessoas são como são, e eu aguento bem um bocadinho de casca grossa na capa de um dos melhores presidentes da História centenária do SCP!
    E olha que eu conheço bem a História do SCP, e posso garantir-te que nem João Rocha fez tanto, e tão rápido, pelo SCP...
    Tão bom como BdC apenas o presidente dos Cinco Violinos, Ribeiro Ferreira, e mesmo esse provocou a reforma antecipada do melhor jogador da História do SCP, Peyroteo, aos 30 anos, no auge da carreira...
    Jaques

    ResponderEliminar
  2. Jarvalho4/2/16 17:59

    Já passou o tempo da luva branca e do verniz.
    Agora é o momento do pau de marmeleiro e da voz grossa, que é a única linguagem que esta gente entende.
    E a prova disso é o incómodo que se nota em todos os sectores ligados ao futebol, em todos os comentadores, em todos os analistas...
    Porque é que de repente só se fala no SCP, e de preferência a dizer mentiras ou meias verdades (como essa dos valor dos jogadores emprestados que muito bem é denunciada aqui no post)?
    A imagem que BdC pretende passar e passa mesmo é que "este gajo é meio doido e não tem medo de chamar os bois pelos nomes".
    E, para mim, não há outra forma de lidar com esta gente.
    É a linguagem deles, é a linguagem que percebem, é a linguagem que lhes pode meter medo.
    Farto de salamaleques e de ver o meu clube a ser violentado e achincalhado por toda a gente ando eu.
    Força Bdc!

    ResponderEliminar
  3. A diferença de tratamento é igual ao discurso de uns e outros. O que me deixa mais apreensivo, é que por detrás do comportamento do presidente estejam outras razões.
    Quero sol na eira e chuva no naval, acho que não é pedir muito do presidente do meu clube.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo4/2/16 19:51

    O que seria do Sporting sem Bruno de Carvalho?
    Estamos em primeiro lugar na liga de futebol.
    As modalidades estão pujantes.
    Um pavilhão em construção.
    O que está mal?
    DUARTE

    ResponderEliminar
  5. Discordo completamente. Espero que Bruno de Carvalho continue assim. Sem dar tréguas, a responder a cada ataque, a ser corrosivo. Enquanto houver diferença de tratamento entre os clubes e os presidentes. Cada ataque a BdC é um ataque ao Sporting. Cada ataque ao Sporting é um ataque a BdC. Foram anos a mais a ouvir e calar.

    ResponderEliminar
  6. Vistos os comentários, vou responder genericamente, já que todos giram à volta da mesma opinião, mais coisa menos coisa:

    Admito perfeitamente que é, antes do conteúdo, uma questão de estilo. Dito isto, percebo que muitos percebam os ataques pessoais a BdC como ataques também ao Sporting CP. Ou vice-versa. E é aí mesmo que está o problema de que falo: o véu que separa o cidadão BdC do Presidente do Sporting Clube de Portugal é muito ténue. Mas existe e deve ser respeitado. Por ambas as partes em apreço.

    Se os jornalistas não a respeitam, Bruno de Carvalho tem o dever e a obrigação de o saber discernir, na minha modesta opinião.

    Pessoalmente, gosto do estilo de Bruno de Carvalho (e quando em comparação com muitos dos Presidentes "bananas" que tivemos antes, mais ainda), mas não gosto destes "excessos de linguagem". E já o escrevo entre comas porque, a meu ver, já se começa a tornar um eufemismo rotulá-lo como tal...

    Agressividade é uma coisa. Isto é outra...

    ResponderEliminar
  7. Finalmente um presidente com bolas!

    O ex-presidente era chamado de mentiroso e este respondia que estava no futebol para elevar o mesmo. Chega de pouca vergonha e humilhação.

    Notem como a comunicação social e os bois do apito estão aflitos. Estamos no bom caminho. Força Sporting! Força BdC!

    O futebol precisava de um Sporting forte diziam os falsos. Agora que estamos em primeiro parecem todos umas marias malucas. São ataques por todo lado. O meu desejo é que BdC nunca desista. É o meu presidente e terá sempre os meus votos.

    EU QUERO O SPORTING CAMPEÃO!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo4/2/16 22:59

    Concordo plenamente com o post do Mauro Silva e também com a atitude e postura do dr Bruno de Carvalho. Elas não são antagónicas. Vejo que em "alguns" OCS o "jornalismo" está pelas horas da morte. O que é de lamentar. Mas, não deve valer tudo! Concordo em quase tudo com o nosso presidente, ele e o clube estão constantemente a ser criticados, por quase tudo e quase todos, desde, empresários, comentadeiros, cantores, economisteiros, jornalistas, cineastas, cronistas... Mas ele não pode desgastar-se a responder a tudo e a todos, alguém deve fazer esse trabalho. Se não qualquer dia está a responder a roupeiros. Penso que por vezes as bicadas que atira aos nossos inimigos, não servem para nada apenas irritam e criam anticorpos para ele e para o clube. BdC deve resguardar-se e apenas responder a quem tiver importância e estiver ao seu nível hierárquico. Apoio esta direcção e presidente que SALVARAM o Sporting Clube de portugal. PS- Devido a alguma CS querer apequenar, apoucar e rebaixar BdC e como tal o Sporting, chamei-lhe dr. Bruno de Carvalho e penso que seria a forma correcta que todos os sportinguistas deveriam tratá-lo na Televisão, Rádio, nos Jornais e até em posts, assim como em comentários efectuados em sites e blogues fora do Universo Sporting! Seria uma forma de compensar o rebaixamento e desrespeito e assim elevarmos o nosso presidente e como tal o Sporting Clube de Portugal. SL

    ResponderEliminar
  9. Linhas negras foram ultrapassadas no decorrer dos anos (100 milhões de prejuízo, 7º lugar, negócios ruinosos, etc) sem que houvesse manifestações de repúdio adequadas. Os bons modos dos croquetes eram elogiados pelos dirigentes adversários, com quem confraternizavam e com quem se sentavam nos camarotes (onde é que eu já vi isto?), mesmo depois de serem enganados, burlados, rebaixados e menosprezados. Esse tempo acabou e convém que os verdadeiros sportinguistas tenham a noção que estamos em guerra, sob ataque constante e rodeados de inimigos. E, na guerra, não se limpam as espingardas, e todos os ataques têm a resposta bélica adequada. Cabe aos VERDADEIROS sportinguistas apoiar o Presidente e defender o clube. Incondicionalmente!

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!