Próximo Jogo

Próximo Jogo

11/02/2016

Hóquei: Novidades para 2016/2017

O Treinador Guillem Perez e os jogadores Caio, Sergi Miras e Pedro Gil são reforços confirmados no Sporting CP para a próxima época.

Enquanto o Sporting CP, sob o comando de Nuno Lopes, se aproxima paulatinamente dos lugares cimeiros, estando agora a apenas 1 ponto dos lugares de acesso à Euroleague Cup, a próxima temporada está a ser tranquila e atempadamente preparada. Guillem Perez já assinou e os jogadores supracitados terão também já rubricado os respectivos contratos.

Os rumores já tinham chegado à Comunicação Social e passam agora a certezas. Guillem Perez, ex-Seleccionador espanhol de Sub-20 – sagrou-se Vice-Campeão Europeu e Mundial - e actual treinador do CE Vendrell, assumirá o comando técnico dos leões. Pese este ser o primeiro ano do técnico à frente de uma equipa sénior, a estrutura leonina entende que, aos 33 anos – completa 34 este mês de Fevereiro – tem o perfil ideal para um projecto que se quer vencedor, e Guillem já assinou um compromisso por duas temporadas.

Com a chegada do catalão Guillem Perez na próxima temporada, o actual Treinador da equipa principal, Nuno Lopes, assume outro papel mas não sai do Sporting CP. Orientará a equipa de Sub-20.
À frente do Sporting CP desde Fevereiro de 2014, Nuno Lopes não continuará à frente da equipa principal, mas merece a confiança da estrutura para regressar ao comando técnico dos Sub-20. O treinador já esteve à frente do escalão anteriormente, acumulando funções, e assumirá um papel importante num projecto em que os jovens leões serão aposta para reforçar os seniores de forma progressiva nos próximos anos.
Nuno Lopes é um apaixonado pelo Sporting CP e nunca o escondeu. Confrontado em Viana do Castelo sobre a sua continuidade após a quinta derrota (última até ao momento) no Campeonato Nacional, o treinador declarou que tinha “contrato vitalício” com o Sporting CP. Nasceu leão e morrerá leão.
Natural de Estremoz e radicado na Marinha Grande, Nuno Lopes soma até ao momento 73 jogos oficiais na sua “cadeira de sonho”, contabilizando 45 vitórias, oito empates e 20 derrotas. Sob a sua batuta, os leões marcaram 314 golos e sofreram 242, tendo conquistado a CERS Cup e a Supertaça António Livramento.
Pese o mau arranque de Campeonato, a afastar precocemente os leões da luta pelo título, o Sporting CP parece recuperar e tem ainda muito em jogo nesta temporada. Para já vive a melhor série de resultados às ordens de Nuno Lopes – 9 vitórias consecutivas – e está no quinto lugar a 1 ponto da UD Oliveirense, que fecha o lote de equipas que se apurarão para a próxima Euroleague Cup. Na Taça de Portugal, os verde-e-brancos ainda não entraram em prova e na CERS Cup, em que defendem o título, estão novamente à beira da Final-Four, após derrotarem os italianos do Hockey Sarzana por 2-8 na 1.ª-Mão dos Quartos-de-Final da prova.
Os Sub-20 leoninos, já apurados para o Nacional do escalão, estão actualmente a cargo de João Baltazar e perderam recentemente o título regional para o SL Benfica.

Também de Vendrell chega Sergi Miras. Alvo do interesse do SL Benfica no passado e associado ao FC Porto, em particular depois da chegada de Cabestany ao comando técnico dos dragões, seu ex-treinador no CE Vendrell, o defensor, que já representou o HC Liceo e o FC Barcelona, ruma enfim a Portugal à beira de completar 30 anos. Miras chegou ao CE Vendrell em 2013 e não tardou a afirmar-se como o seu jogador “franquicia” (referência de equipa), assumindo mesmo o posto de capitão.

Outro catalão a caminho dos verde-e-brancos é Pedro Gil. Dispensando apresentações em Portugal, o competitivo capitão da Selecção espanhola e do HC Forte dei Marmi não dá sinais de abrandamento, mesmo à beira de completar 36 anos. Na última jornada realizada para a Euroleague Cup, precisamente em Vendrell, apontou cinco dos seis golos da sua equipa, numa impressionante demonstração de vontade, força e técnica. O HC Forte dei Marmi está apurado para os Quartos-de-Final da mais importante prova europeia de Clubes.

Este será o quarto capítulo da história de Gil em Portugal. Aos 20 anos estreou-se no principal Campeonato português pelo Clube Infante de Sagres, saltando daí para o FC Porto aos 22 anos para cinco temporadas de sucesso. Regressaria ao FC Porto, que considera a sua segunda casa, em 2009, depois de duas épocas ao serviço do Reus Deportiu. Deixou Portugal pela última vez em 2012, resistindo – até agora – aos apelos de UD Oliveirense e Sporting CP para regressar ao Campeonato português.

De mais perto chega Caio. O internacional português completou 34 anos e já no último defeso foi falado para um Sporting CP onde actualmente joga o irmão, Daniel Oliveira (“Poka”). No entanto, acabaria por rumar a Oliveira de Azeméis com os ex-colegas dragões, Pedro Moreira e Ricardo Barreiros, para além do técnico Tó Neves.

Caio é um tecnicista de créditos firmados e o compromisso de três épocas com o Sporting CP torná-lo-á um caso raro – no passado recente haverá apenas memória do caso de Filipe Gaidão – a vestir a camisola dos denominados “três grandes do futebol” no contexto do Hóquei em Patins. Na sua carreira, o atacante representou o FC Porto em três momentos distintos, os dois últimos intercalados por duas épocas ao serviço do SL Benfica.

Casa composta? Estes três reforços certos – havendo interesse em Henrique Magalhães e Vieirinha – obrigarão a mexidas no plantel actual. Poka poderá ser cedido por empréstimo e são certas as saídas de Ricardo Figueira – que deverá abandonar – e Tiago Losna, ambos a terminarem o vínculo com os leões. Perfila-se assim – e para já - um elenco constituído por Ângelo Girão e Zé Diogo Macedo (guarda-redes), Estebán Abalos "Tuco", André Centeno, Sergi Miras, João Pinto "Mustang", Caio, Pedro Gil, Cacau e Luís Viana "Zorro". Mas, mesmo com contrato em vigor para a próxima temporada, poderão ainda registar-se mais alterações. 
Partilhar:

2 comentários:

  1. Lamento por Nuno Lopes mas o seu jogo não se adequa aos jogadores que temos , temos muitos jogadores de ataque e podemos jogar um Hóquei mais agressivo , espero que este Espanhol seja bom.

    Agradeço a Nuno Lopes o título europeu de Hóquei que me fez relembrar grandes tempos da grandeza Europeia de Hóquei no nosso Clube.

    ResponderEliminar
  2. Pelo que li,salvo erro no Jogo,tanto o Vieirinha como o Magalhães já se comprometeram com o recreativo do clube de bairro.Inicialmente esse jornal deu em 1º.mão o interesse do Sporting em todos estes hoquistas,para uns dias depois dar como certa a assinatura dos dois mais jovens pelo carnide.

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!