07/02/2016

O Sporting e as renovações

O jornal Record publicou uma lista com os ordenados mais altos do Sporting Clube de Portugal , vale o que vale , visto que estas informações são confidenciais e apenas aparecem no relatório da SAD , para aparecerem nos jornais ou é especulação ou então a SAD deixou fugir para os jornais uma informação destas. A maioria das vezes os jornalistas tentam descobrir logo quando os jogadores assinam contrato, portanto não assumo como total a precisão desta imagem , mas suponho que por estimativa não andará longe da verdade. Na lista está demonstrada o ordenado líquido dos jogadores que equivale aproximadamente a 40% dos encargos [ custo bruto ( bruto = líquido * 2.5 ) ] do Clube.

Dentro daquilo que são factos e é de conhecimento público , prefiro fazer uma análise pelas renovações de contrato que julgo ser o indicador mais preciso para se perceber quem são os jogadores que têm os seus contratos (des)atualizados.

Renovações/ Assinaturas de contrato sob a égide de Bruno de Carvalho:

2013: William Carvalho , Rúben Semedo , Ricardo Esgaio , Tobias Figueiredo.
2014: Paulo Oliveira
2015: Carlos Mané , João Mário , Ewerton , Slimani , Teo Gutiérrez , Bruno César , Bryan Ruiz , Naldo , Jefferson , João Pereira , Matheus Pereira , Gelson Martins , Hernán Barcos , Aquilani , Marvin Zeegelaar , Azbe Jug , Schelotto , Bruno César.

Contratos a cessar nos próximos 2 anos:

2016: André Martins
2017: Adrien , Rúben Semedo
2018: Patrício , William Carvalho


O que é possível perceber através destes dados , é que William Carvalho é o jogador com o contrato mais desatualizado entre os titulares do Sporting CP , sendo que quando rubricou a renovação o Clube estava em alta contenção financeira para cumprir os compromissos tanto da reestruturação financeira como do fair play da UEFA. Na minha opinião é o maior ativo do Sporting , sendo o jogador mais bem cotado a nível internacional, foi eleito o melhor jogador  do Europeu Sub-21 e jamais deveria estar num patamar salarial (muito) abaixo dos jogadores mais importantes da equipa , esta é a razão -a meu ver- pela qual o jogador tem estado muito abaixo do seu nível , que a bem da verdade diga-se viu-se muito pouco nos últimos 2 anos.


No futebol actual a posição 6 é a mais importante , e o modelo de Jorge Jesus não é nisso uma excepção. Assim sendo, acredito que William motivado e ao seu melhor nível poderá elevar a equipa leonina a outro patamar competitivo, e a ter mais sucesso no último terço do campeonato, principalmente na solidez defensiva. E não vamos fingir: um jogador que sabe que é dos melhores da equipa e o mais valioso, não pode deixar de sentir o facto da maioria dos seus colegas terem novos e bem remunerados contratos, sendo que o dele ainda está sem resolução à vista. No dia 30 de Novembro de 2015, William na flash interview  após o triunfo em casa com o CF "Os Belenenses" já demonstrava alguma impaciência pela renovação: " espero que se resolva o mais rapidamente possível ", atirou nessa altura o médio leonino.


Por uma questão de estratégia este devia ser o tema central em Alvalade e prioridade por parte da direcção, visto que estamos em ano de Europeu e essa montra é fundamental para a valorização dos activos do Sporting CPWilliam concorre com Danilo do FC Porto para titular da posição 6 na selecção, e até esta altura o portista tem apresentado maior rendimento que Sir William. Para além disso, é provável, mesmo com a lesão que sofreu, que Tiago receba o prémio de carreira e esteja dentro dos convocados, tal como o indiscutível João Moutinho. Já Adrien, pela incrível época que está a fazer dificilmente não será um dos eleitos, tal como João Mário, que é o melhor médio português da actualidade. O meio campo da selecção para o Euro 2016 está num verdadeiro "jogo das cadeiras" pelas 6 vagas que o seleccionador terá para os médios, e sendo William indiscutivelmente mais talentoso que Danilo, terá forçosamente de subir o seu rendimento nesta fase final da época. Se tal não acontecer corre o sério risco de falhar a competição, já que tenho sérias dúvidas que Fernando Santos leve 4 jogadores capazes de fazer a posição 6 (Tiago , William , Adrien , Danilo). É importante então que a direcção faça a sua parte, e caso os entraves à renovação sejam questões banais como a cláusula de rescisão, então deverá  abdicar, pois só tem a ganhar com isso, fazendo com que o médio esteja motivado e garanta um lugar não apenas nos convocados, mas no 11 titular da equipa das "Quinas".


Nota final: Depois do "caso Carrillo" , penso que o direcção deve entender que a 2 anos do fim de contrato, não pode estar nenhum jogador considerado importante, tanto a nível desportivo como a nível financeiro. Quando um jogador entra nos últimos 2 anos de contrato, ganhará sempre poder na mesa de negociações e o Clube perderá o controlo já que apenas terão de aguentar 4 janelas de transferências para poderem assinar a custo zero por quem bem entenderem. Considero que abaixo dos 2 últimos anos de contrato é uma "redline" que o Sporting CP não deve permitir ultrapassar , ou renovam ou são vendidos , e os contratos mais urgentes para resolver são André Martins , William , Adrien , Rúben Semedo e Rui Patrício.


Partilhar:

0 comentários:

Enviar um comentário

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!