30/03/2016

Utopia versus Distopia: algures no meio estará a virtude!

Na minha ronda de leitura diária, num daqueles "sítios" indisfarçáveis com algo como isto:
Acredito que haverá um candidato na oposição que faça sonhar os sportinguistas, que os entusiasme e os mobilize. Agora já é tarde para recuar. Pode demorar a surgir porque não se trata de lugares e de prebendas no Sporting, mas de um projecto para o Clube. Lugares e prebendas distribuem-se rapidamente, as bases de um projecto demoram mais a construir.
Por entre o uso excessivo de citações do escriba em apreço - que não interessa quem; é este como podia ser outro - e a sua notória contraposição para com os desígnios actuais do Clube, não consegui conter uma breve gargalhada ao ler tal parágrafo. Fazendo uso de um dos muitos adjectivos ternos com que tenho sido brindado nos últimos largos meses, com certeza não serei o único "garoto" a lembrar-me imediatamente dos "vendedores de sonhos" que nos foram sendo impingidos sucessivamente, como que numa monarquia sem Rei nem roque, cujos resultados, a todos os níveis, não precisarei de invocar.

E por falar em monarquias sem Rei nem roque, deparamo-nos com as prebendas - palavra bonita, ahn?!. Não será preciso recuar muitos anos para constatarmos um rol de oferendas ritualísticas, cadeiras a que só alguns teriam direito, consagrados de uma praça só deles. Ainda não sofremos todos da síndrome de Alzheimer, e a esquizofrenia paranóica não é algo que se tenha por opção. Embora, infelizmente, para muitos, seja cada vez mais isso, uma opção inconsciente tomada por uma consciência colectiva de quem subitamente se viu privado da ribalta que tomavam por garantida.

Alguns, inclusive, na ténue esperança de reconquistar a chama eterna, vendem-se a jornais claramente oposicionistas, tomando a sua opinião, tão singular como insignificante, como a voz da consciência, qual grilo falante. Ou escritor, neste caso...

Num devaneio fugaz, quase que dou por mim num futuro distópico, olhando estes 3 anos, então Passado, como os piores da História centenária do meu Clube, tal é a compulsão destes tidos seres superiores que, mesmo perante as óbvias evidências, conseguem vender uma história macabra, ao género dos irmãos Grimm mas ao contrário - já que as suas histórias foram sofrendo, abusivamente, ao longo dos anos, sucessivas maquilhagens para que se tornassem mais românticas e menos sinistras.

Sim, actualmente tenho-me dedicado muito mais à leitura que à escrita e, confirmo, há uma certa desilusão em mim. Não pelo trilho do Clube, mas pelo trilho de muitos dos nossos associados que, quais insectos (perdoem-me a analogia infeliz) são compelidos para a luz que mais brilha, desconhecedores do destino que os espera. E lá voltamos aos eclesiásticos vendedores de sonhos, os tais seres superiores, os summa cum laude da Etiqueta e dos bons costumes sociais que, no fundo, não passam de meros hipócritas. Com uma diferença que, aos olhos da plebe, significa tudo: vestem mais caro.

Há uns largos anos prometi-me vincadamente que não mais teria disponibilidade para fazer o que há quase 6 anos faço, continuadamente, caso determinado volte-face aconteça. Não será por mim que com quase toda a certeza não terei votos na matéria - portanto, confiarei na consciência de todos e de cada um até lá. Por agora, prefiro acreditar que as falinhas mansas e os cafés com açúcar em excesso não serão suficientes para que todo um trabalho de base seja desmoronado em função de um "estilo".

Nas conversas de café costuma ouvir-se muitas vezes que "prefiro jogar mal e ganhar do que jogar bem e perder". O primeiro passo está dado, saibamos nós trilhar o caminho que se segue ou... não caminharemos, de todo.

Há dias revi isto e relembrei algumas coisas do Passado leonino, mais próximo e mais distante. Que vos sirva da mesma forma que me serviu:

Partilhar:

10 comentários:

  1. setaverde30/3/16 18:39

    - Sinto-me enganado pelo Mauro. Fora de brincadeiras, porque é que a Rádio Renascença, uma rádio com história, dá voz a qualquer um que diga "ah e tal, vou arranjar um opositor ao Bruno de Carvalho que concorra à presidência do Sporting". Já agora, podiam dar a palavra a qualquer pessoa que diga "ah e tal, eu apoio a continuidade de Bruno de Carvalho como presidente do Sporting Clube de Portugal".

    PS: João Vieira Pinto, vive-presidente da FPF, vem refrear as expetativas daqueles que esperam ver Renato "Deus" Sanches nos 23 eleitos da Seleção Portuguesa para o Europeu de Futebol 2016, mas também vem defender...Éder(zito), ex-ponta de lança do Sporting Clube de Braga. Saudações Leoninas ao SVPN.

    ResponderEliminar
  2. Grande texto Mauro, até tenho medo das próximas eleições...

    ResponderEliminar
  3. julio silva30/3/16 20:33

    parabens mauro

    ResponderEliminar
  4. Mais um bom post. A única coisa que estraga o texto é o idiota que está na fotografia.

    ResponderEliminar
  5. Esta pseudo-oposição não passa de meia dúzia de ranhosos revoltados e roídos de inveja por terem sido corridos dos cargos do SCP.
    Serão esmagados caso se apresentem a eleições contra Bruno de Carvalho.

    Os sportinguistas não são cegos e sabem ver bem a diferença entre estes três anos de gestão da actual direcção e o que foi o passado recente, que ia acabando com o clube.

    ResponderEliminar
  6. Excelente meu caro.

    A minha única preocupação é ver que o núcleo duro do BdC se vai desintegrando , é algo que ele tem de pensar e melhorar.

    Não me parece que haja muita história à volta destas eleições , sou da opinião que a melhor campanha de BdC seria o silêncio , os sportinguistas saberiam perfeitamente perceber quem é quem.

    Note na frase: "complexo de inferioridade"... Já todos os sportinguistas ouviram isto na boca de... fica a interpretação de cada um.

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde a todos.
    Continua a ser com grande prazer que leio os textos do MS.sempre gostei da forma clara e da verticalidade com que o Mauro escreve acerca do sporting,e sempre com total independência.nunca lho disse mas digo agora porque o Sporting merece e agradece toda a qualidade e isenção com que o Mauro escreve sobre o Sporting:parabéns ao Mauro.

    Em relação ao tema do post,só tenho a dizer que é de lamentar que seja dada voz a pessoas como o sr.Barreiro,que tiveram infelizmente uma "mão cheia" de oportunidades para "abrir o bico" durante as direções anteriores á actual e que eu me recorde não o fizeram...!e o SPORTING tinha agradecido que o fizessem,mas não fizeram e eu não consigo perceber porquê!!!!também lamento imenso que os órgãos de comunicação social que tão ávidamente dão tempo de antena aos Barreiros e não só,que não tenham no mínimo a capacidade jornalistica de perguntar aos barreiros "deste mundo",se acham que o Sporting estava melhor gerido pelas anteriores direções ou pela actual???!!!!no mínimo,essa seria sempre a questão obrigatória a colocar se quisermos ser sérios e profissionais.Meu caro m1950,percebe porque motivo o actual presidente do Sporting tem por "hábito" falar "tanto"?é que presidentes "silenciosos",tivemos por exemplo num passado recente,JEB e GL,e todos sabemos até onde se afundou o sporting durante essas duas presidências "silenciosas".também está bem a vista de todos que a máquina de merda do slbosta,controla com coca ou com vouchers, não importa,toda a comunicação social deste país(vá se lá saber como,porquê e para quê)e que se continuassemos a ser geridos de forma "silenciosa",já nos tinham feito o funeral há muito...mas claro,quem é que vai acreditar numa "teoria" destas!?
    Falando do complexo de inferioridade,foda-se,estive a refletir e cheguei á conclusão que esta época o Sporting ganhou duas vezes ás galinhas e ao porco porque se sentia inferior...foi a esta conclusão fantástica a que cheguei.

    grande abraço a todos

    Anibal777

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anibal777:
      Duas não.
      Três.
      O SCP ganhou três vezes às galinhas e apesar de ter perdido o 4º jogo, deu-lhes um banho de futebol.
      É mesmo um complexo de inferioridade do catano.

      Eliminar
  8. Anónimo1/4/16 14:57

    Boa tarde jarvalho,
    Tens razão,enganei-me e ainda bem que me corrigiste porque dessa forma até realça ainda mais o carácter anedótico da afirmação do barreiro.em relação ao barreiro e outros semelhantes,digo que é inútil perder tempo a comentar o que dizem!!!prefiro ver um filme do chaplin.
    Manda um abraço ao sapintista do Acostista,ehehehehe.

    Abraço

    Anibal777

    ResponderEliminar
  9. Anónimo3/4/16 09:17

    Off topic: Alan Ruiz será o 1o tiro nos pés da direcção do Bruno de Carvalho. Gastar 5 milhões em um talento que apenas tem bom drible e controle de bola, no entanto só joga com esquerda, não é um finalizador por aí além, não tem tanto acerto nem em passes rasgados nem em cruzamentos e mais o seu jogo é mais virado para si do que para a equipe. Ou vai se comprar um jogador firmado, ou então apostamos em quem se não é melhor é igual a ele, falo dos nossos pupilos Iuri ou Gauld.
    SL

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!