Próximo Jogo

Próximo Jogo

27/07/2016

Não deixes cair Mané, Jesus - por Gonçalo Seco

Na última época, assisti a um apagão de Carlos Mané ao serviço do Sporting Clube de Portugal e é algo que que me preocupa. Com o aparecimento de um rapidíssimo Gelson Martins, de um Matheus Pereira com um belíssimo pé esquerdo e de um Iuri Medeiros que também tem um bom pé esquerdo e que esteve em óptimo plano ao serviço do Moreirense FC, penso que o mais fácil será dispensar Carlos Mané ou metê-lo a "rodar" numa equipa qualquer. Venho eu pedir que não o façam, que acreditem nele, e vou tentar explanar os meus motivos.

  • Carlos Mané tem golo
Vou relembrar que Carlos Mané marcou 15 golos em 3 épocas (bem... 2 épocas e meia, pois só começou a jogar em 2014) e que, por comparação directa, André Carrillo marcou 16 golos em 5 épocas (sendo que na época passada quase não jogou). Carlos Mané finaliza assim tão mal?
  • Carlos Mané não é bem um extremo (embora cumpra)
Acredito que Carlos Mané saiba muito bem ir à linha, tirar um defesa da frente e colocar a "redondinha" na cabeça de Islam Slimani - mas acho que esse não é o seu ponto forte. A meu ver, o forte dele é o jogo entrelinhas, aproveitar espaços, finalizar, desmarcar jogadores, assistir. Não sou nenhum "mestre" do Futebol, mas acho que Carlos Mané deveria ser aposta numa zona central pois acrescentaria mobilidade ao ataque, com a sua velocidade e repentismo.
  • Carlos Mané pode decidir jogos
Acho que todos os Sportinguistas deveriam recordar que Carlos Mané chegou a decidir jogos - alguns sem completar os 90 minutos:
  • Sporting 1-0 Olhanense (15-02-2014)
  • Rio Ave 1-2 Sporting (22-02-2014 - marcou o golo da vitória)
  • Sporting 1-0 Arouca (23-08-2014)
  • Vizela 2-3 Sporting (17-12-2014 - marcou o golo da vitória)
  • Nacional 0-1 Sporting (21-12-2014)
  • Belenenses 1-1 Sporting (14-02-2015 - evitou a derrota)
  • Nacional 2-2 Sporting (05-03-2015 - evitou a derrota)
  • Setúbal 1-2 Sporting (12-04-2015 - marcou o primeiro golo)
Basta recordar que Carlos Mané fez grande parte da sua formação como avançado, conhece os movimentos na área e, longe de ser um "pinheiro", pode aproveitar muitas bolas perdidas para concretizar. Porque é bom finalizador.
  • Carlos Mané merece mais oportunidades
Todos os Sportinguistas estão descontentes com a última época de Carlos Mané, e eu não sou excepção mas, antes de deixar cair um filho da casa, por que não dar as oportunidades que deram a Téofilo Gutiérrez? Vou recordar que Teó dá provas todas as semanas de não estar nem querer estar minimamente comprometido com o Sporting CP e que só está cá para encaixar dinheiro e enervar os Sportinguistas. Reconheço qualidade a Téo Gutiérrez, mas quantos maus jogos ele realizou na época passada, apesar da qualidade que demonstrou no final da temporada?

Sem certezas, creio que Carlos Mané teve, como outros, um plano físico de fortalecimento muscular e sabemos que muitas vezes não é fácil conciliar isso com boas exibições. André Carrillo, por exemplo, não é hoje o "magricelas" que chegou ao Clube em 2011 mas, na altura que se começou a fortalecer fisicamente, quebrou bastante... Também me parece que Carlos Mané não se encontra no auge, em termos anímico-psicológicos, mas não caberá ao Sporting Clube de Portugal e a toda a sua equipa técnica recuperar o jogador?

Para finalizar quero apenas dizer que não estou a contestar ninguém que está no Sporting CP pois estou a 100% com o Clube e os seus intervenientes. Independentemente da boa ou má prestação dele nos Jogos Olímpicos que se aproximam, recuperem o Carlos Mané que conhecemos. E o Clube só terá a ganhar com isso.

  • Autor: Gonçalo Seco
Partilhar:

11 comentários:

  1. Parece que Jorge Jesus não é fã de Carlos Mané. O mesmo esteve uns furos abaixo do esperado nalguns jogos. Mas tem qualidade, e poderia encaixar no 11 do Sporting na posição de segundo avançado no esquema preferencialmente utilizado pelo treinador.

    Mané, ai sim, podia ter uma palavra a dizer nessa posição, mas ao que parece, é carta fora do baralho.
    Qual a melhor solução? Talvez um empréstimo...

    ResponderEliminar
  2. Bom texto, Gonçalo, concordo em boa medida com ele, mas temo que o JJ já o tenha deixado cair.

    Parece-me até que já nem conta com ele, e que a permissão que teve para participar nos JO terá a ver com a pouca relevância que JJ atribui à participação de Carlos Mané no plantel 2016/17.

    De qualquer forma, também gostava de o ver actuar no modelo do JJ mas como 2º avançado, algo que penso nunca terá ocorrido.

    SL

    ResponderEliminar
  3. O problema de Carlos mané com JJ é que a ideia que o treinador tem sobre as potencialidades do jogador está errada. Carlos Mané, como defende o Gonçalo, é um avançado móvel, que joga bem em espaços reduzidos, que aparece a concluir e que é capaz de jogar entre linhas, porque é rápido e dotado tecnicamente. Como extremo é vulgar. Parece-me, não o conheço, que acusou muito a nitida desconfiança do treinador nas suas qualidades. Uma lástima a sua eventual saída, por meia dúzia de tostões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo.O perito jj não tem especial merito de apoiar certo tipo de jogadores. Mané é especial.

      Eliminar
  4. abreosolhosóvasco27/7/16 17:21

    o Mané nem nos sub-21 era titular

    ResponderEliminar
  5. O Mané é um jogadores muito especial (por isso é que subiu à equipa principal sem empréstimos), com características muito raras, e com um dom raro e muito caro no futebol: golo (grande oportunismo em espaços curtos e até de cabeça é bom).

    No entanto, JJ vê-o apenas como um ala/extremo, e para extremo falta-lhe capacidade de drible e de cruzamento, além de algo muito importante para qualquer jogador de um grande clube: resistência mental à adversidade...

    A concorrência é feroz (até de outros meninos do covil de Alcochete)e o destino será inevitavelmente um empréstimo, espero que salvaguardando sempre financeiramente o seu ainda enorme potencial.

    Acredito que dentro de 2/3 anos o Mané será um jogador de créditos firmados a nível europeu (na posição de segundo avançado), mas infelizmente não no Sporting...

    ResponderEliminar
  6. Mané já caiu para jj. Pena não ter ido ter com o jardim, agora tinha mercado, ou estava valorizado. É o melhor para ele

    ResponderEliminar
  7. A meu ver, o problema do Mané é ser manso. Falta-lhe intensidade ofensiva, agressividade. Potencial existe, mas precisa de ser acompanhado de maior compromisso competitivo.

    ResponderEliminar
  8. Concordo em parte com este artigo, mas temos também de respeitar o tipo de jogador que o nosso treinador necessita para montar uma equipa à sua imagem.
    Nem sempre um bom jogador se enquadra no perfil desejado por Jesus.
    O nosso treinador gosta de jogadores altos e, sobretudo, muito combativos, embora, como é óbvio, não se possa dispensar jogadores mais baixos, desde que combativos, como está a ser o caso de Podence.
    Também não concordo que o Sporting deixe sair Mané, pelo que seria razoável o seu empréstimo a uma equipa da 1ª Liga, a fim de não continuar sem competir.
    DUARTE


    ResponderEliminar
  9. Excelente a forma "sóbria" como o autor do post se refere a Mané.o Mané pode até ser facilmente "desprezado" por jj,mas a verdade é que as qualidades que o Mané tem e que são descritas pelo autor do post,são REAIS.assim e perante tanto jogador que vai indo e vindo do sporting,perante a instabilidade que Teo gutierrez representa(permanentemente) e perante a qualidade que nem Barcos nem Spalvis,embora por motivos diferentes,não demosntraram ainda,aliando tudo isto á dificuldade em muitos jogos que o sporting mesmo na época anterior demosntrou em fazer golos,perante isto tudo eu tambem me pergunto,se não estamos a criar condições para que o Mané acabe por ir brilhar de "borla",para outro clube!?
    Nesta altura e do que já se viu,não há no nosso plantel quem chegue perto do Mané a transportar e criar oportunidades de golo pelo centro e entre linhas.se se falar de dinâmica e poder de arranque,só mesmo Gelson e mesmo Gelson não o faz com o "faro" de golo com que Mané o faz.mas...o "mestre" é que sabe e com tanta gente a "marcar" golos,compreende-se a facilidade com que o Mané é.."desprezado".

    Anibal777

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!