01/08/2016

Quem será o ponta-de-lança na primeira jornada?

O panorama actual no plantel de futebol do Sporting Clube de Portugal motiva-me uma dúvida preocupante, já explicitada no título deste post. É que, como todos sabemos, o nosso "9" titular, Islam Slimani, estará indisponível devido a castigo. O lituano Lukas Spalvis estará ausente durante pelo menos 6 meses devido a lesão. Teófilo Gutiérrez, outro avançado do plantel que poderia fazer essa posição, está ausente ao serviço da sua selecção nos Jogos Olímpicos, e aparentemente de malas aviadas para jogar na Argentina, ao serviço do Club Atlético Rosario Central, na temporada que se avizinha. Adicionalmente, e ao que tudo indica, o argentino Hérnan Barcos também está de saída do Sporting, e também para a Argentina neste caso para o Club Atlético Vélez Sarsfield. Resumindo, o cenário neste momento é o de ausência de alternativas no plantel principal para a posição de ponta-de-lança, no jogo da primeira jornada em Alvalade frente ao C. S. Marítimo. Sendo assim, qual será a estratégia de ataque ao primeiro jogo oficial da época? aqui ficam algumas possibilidades:


  • Iniciar o jogo sem ponta-de-lança "puro". Uma dupla de ataque móvel e criativo composta por Alan Ruiz-Daniel Podence ou Alan Ruiz-Bryan Ruiz poderá ser a alternativa, tendo a primeira dupla até sido testada durante a pré-época. Um ponta-de-lança puro recém contratado ou proveniente da equipa B poderá estar no banco de suplentes. O aspecto menos positivo desta opção será a ausência duma verdadeira referência no eixo do ataque, o que poderá diminuir a capacidade goleadora da equipa.

  • Jogar de início com um ponta-de-lança recém contratado. Terá forçosamente de ser contratado pelo menos um "9" nos próximos dias, e esse jogador poderá ser mesmo o titular no dia 14. Deverá ser um atleta de qualidade suficiente para se impor no ataque desta equipa de Jorge Jesus. Esta opção tem como principal problema o facto deste jogador forçosamente ainda não estar entrosado, nem com os colegas e ainda menos com o modelo de jogo, pelo pouco treino que terá com a equipa.

  • Jogar de início com um ponta-de-lança da equipa B. Tanto Ronaldo Tavares como Leonardo Ruiz demonstraram na formação que são jogadores com bastante potencial para a posição 9, e poderão ser a alternativa circunstancial nesta primeira jornada. No banco poderá(ão) estar o(s) avançado(s) contratado(s) pelo Sporting nos próximos dias. No entanto, a falta de experiência a um nível mais elevado (e até sénior) de qualquer um destes atletas, poderá contra-indicar a sua utilização nesta partida.

O que vos parece, Sportinguistas? qual destas opções (ou alguma outra alternativa) vocês tomariam para resolver o problema? qual é que acham que Jorge Jesus vai tomar?

um abraço e Saudações Leoninas

Partilhar:

16 comentários:

  1. Diria que seria "os Ruiz" a fazer dupla

    ResponderEliminar
  2. Ruiz&Ruiz, ou Ruiz^2 eheheeh

    ResponderEliminar
  3. não ha muita escolha, é prioridade contratar um ou dois avançados, mas essa semana é URGENTE chegar um nº9 a Alvalade para ir se identificando com o clube e jogar o ultimo jogo antes da 1ª jornada

    ResponderEliminar
  4. Depende de quem chegar. Se nos aparecer aí um craque, será esse.

    No entanto, o cenário mais real, e mais competitivo, será B. Ruiz e A. Ruiz.

    ResponderEliminar
  5. Chamar dupla móvel a um duo onde consta Alan Ruiz é algo muito ambicioso.

    Acredito que virá alguém, mas o tempo para se preparar para titular vai encurtando.
    Se Barcos ainda cá estiver e jogar na 5ª/6ª, então será ele. Senão, proponho isto:
    Patrício
    Pereira; Coates; Semedo; B. César
    William; Adrien
    João Mário; B. Ruiz
    Iuri e Podence

    ResponderEliminar
  6. o Iuri não está a carburar como na época passada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/8/16 18:19

      O Sporting não é o Moreirense embora este seja o mesmo Iuri. Um jogador especial, com uma capacidade para decidir no último passe rara. Um craque. tem quer ter mais tempo de jogo e JJ vai-lhe dando esse tempo na dose adequada, segundo a sua sábia opinião. Vai valer muitos pontos e resolver jogos que de outra forma estariam encravados.

      Eliminar
  7. Anónimo1/8/16 17:20

    Com a saída de Teo,lesão de Spalvis e eminente saida do Barcos, creio que é óbvio que irão chegar ao Sporting mais dois PL. Um terá de ser de inegável categoria para mostrar ao Slimani que não é a ultima coca-cola do deserto e outro para precaver lesões/castigos ou até mesmo para dar concorrência pelo lugar! Não me conformo que o Sporting se apresente na 1ª jornada da Liga com a dupla Ruiz & Ruiz ou Iuri e Podence! Os miudos é para crescerem na equipa e não para terem logo a responsabilidade de carregar a equipa. No campeonato cada vitória vale 3 pontos, seja na 1ª jornada ou na ultima, portanto, é para ganhar desde o 1º jogo!! Há que arranjar soluções ainda esta semana, sai Zé tem que entrar logo Manuel, para isso é que há dirigentes profissionais na SAD!

    ResponderEliminar
  8. 1o o Sporting entrava em acordo com o Velez que só soltaria o Barcos após a 1a jornada.
    Caso não seja possível, a dupla Pondence a 2o e Alan mais a frente, deram belas combinações na pré época, o Alan fixa e solta inteligente, e o Pondence aparece sempre em velocidade. O Leonardo no banco para entrar na 2a parte caso seja necessário um ponta de raiz 'para resolver'.
    A dupla Alan e Bryan é técnica pura no entanto pouco móvel logo será mais fácil anular pelos adversários. Embora ver o Alan, Pondence e Bryan trocar posições ao longo da 1a parte aí sim pode dar um tridente mágico de avançados capaz de tudo.
    SL

    ResponderEliminar
  9. Jarvalho1/8/16 18:11

    Nos dois próximos e últimos jogos de preparação, contra Real Betis e Nice, iremos encontrar a resposta a esta questão.
    JJ já disse que esses dois jogos servirão para afinar a equipa que iniciará o campeonato, pelo que penso que, nesses jogos, veremos as ideias do treinador para formar o duo da frente conta o Maritimo.
    Na minha opinião, e a confirmar-se a saída de Barcos antes da 1ª jornada, creio que os atacantes serão Allan Ruiz e Podence.

    ResponderEliminar
  10. E que tal dar uma oportunidade ao Ronaldo Tavares como 3º avançado, alguém já pensou nisso?

    O puto apesar de mal ter jogado pela b é uma força da natureza e marca muito fácilmente.

    Para mim seria Slimani, contratação e o Ronaldo

    ResponderEliminar
  11. Miguel Borja do Atl. Nacional da Colômbia (vencedor da Libertadores) - 25 jogos, 23 golos
    Também gosto do paolo guerrero, marco gaston, lucas pratto.
    Caso contrario apostava no puto ronaldo. Tem nome de craque e tudo

    ResponderEliminar
  12. Sou o único que acho o R.Tavares banal?É o tipico avançado que marca muitos golos nas camadas jovens pelo seu fisico, tecnicamente é muito fraco, fraco poder de desmarcação e péssima finalização, apesar de ter marcado bastantes golos também falhou imensos(alguns deles escandalosos.Espero estar redondamente enganado mas na minha opinião aquele jogo onde marca 3 golos ao Porto deixou as pessoas com demasiadas expectativas.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo3/8/16 15:02

    Independentemente de quem venha a ser o PL,uma coisa é certa,o Bruno César vai ser o lateral esquerdo e o Brian Ruiz não vai jogar no centro.no centro atrás do PL vai jogar o Alan Ruiz.é nessa posição que ele vai ser fundamental.no 1º jogo até admito que jogue na frente + o podence.mas depois,vai jogar no centro atrás do Pl seja ele quem for.

    Anibal777

    ResponderEliminar
  14. Anónimo9/8/16 21:00

    o sporting precisa de ter 2 avançados matadores haller do utrech da Holanda era excelente e acessível de comprar,marco ruben tb era bom. Slimani não me parece com motivação para continuar no Sporting.

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!