Próximo Jogo

Próximo Jogo

24/02/2017

Blá Blá Land


Dúvidas houvessem e... permaneceram. Como havia dito anteriormente, aliás. Pelo menos na mente de todos quanto, na posse de todas as suas faculdades mentais, viram ontem, como eu, as duas horas e meia do único debate eleitoral entre os dois candidatos às eleições dos Órgãos Sociais do Sporting Clube de Portugal, agendadas para o próximo dia 4 de Março.

Surpreendentemente, para quem esperava um Bruno de Carvalho arrogante e beligerante e um Pedro Madeira Rodrigues defensivo mas acutilante, viu ontem dois protagonistas de guiões trocados. BdC apresentou-se sereno enquanto PMR foi desferindo ataques ao Presidente em funções, intervenção após intervenção. Nada faria prever, no entanto, que PMR se lembrasse de tecer considerações tais como a seguinte: «Há Sportinguistas que não interessa congregar». Exactamente o tipo de declarações que fui lendo e ouvindo que são fracturantes e indignas (com uma boa dose de razão).

Para quem durante estes anos, como eu, apontou a BdC um enorme defeito comunicativo, divisionista até, viu-se ontem na obrigação de o repensar pois, afinal, PMR, do outro lado da "barricada" apresenta-se nessa mesma índole. Em algumas situações, pior até, revisitando o paradigma dos Viscondes, quando afirma com a maior das naturalidades que "os Sportinguistas têm mais dinheiro que os outros". Deste proto-elitismo propalado pelo candidato que reúne em si a oposição estou eu mais que farto! A julgar por este tipo de alusões, terá muito poucas hipóteses de poder sequer disputar estas eleições "taco-a-taco" - expressão que resolveu incluir no seu leque de chavões, devido a uma sondagem ridícula levada a cabo pelo inenarrável Correio da Manhã.

Em suma, espremido todo o sumo, do debate, vimos só um BdC a querer expôr o seu projecto e as suas ideias, , o que conseguiu a espaços, perante um PMR que virava qualquer tema para o Futebol, Futebol, Futebol, Futebol, László Bölöni, Futebol, Futebol (já perceberam a ideia?), fugindo de tudo o resto - especialmente do tema-Modalidades - como o Diabo da Cruz. E quando não falava em (guess what?) Futebol, por se fartar ou por mero tédio, Pedro Madeira Rodrigues desferia ataques pessoais velados a Bruno de Carvalho, dissimuladamente, como quem não quer a coisa, mas não deixando de mandar as boquinhas, os mesmos soundbites que tem debitado ao longo destes já quase 3 meses que leva de campanha.

Não admira, portanto, que José Maria Ricciardi decida processar Pedro Madeira Rodrigues, quando confrontado com declarações deste último sobre si, acusando-o de receber comissões do Clube ou, pior, tecendo considerações pessoais/profissionais acerca da sua actuação no BES, desconhecendo que Ricciardi foi um dos denunciantes e que a sucursal a que presidia (BES Investimentos) foi a única a safar-se de ser atirada para os "activos tóxicos" daquele Grupo - goste-se ou não do personagem, admita-se ou não a influência que teve na escolha de várias Direcções que presidiram o Clube (e teve muita!). Em pleno 2017, há Pedros Madeiras Rodrigues que ainda acham que a Liberdade é um valor adquirido, lato, absoluto até, e que portanto se pode dizer alarvidades avulsas e não esperar consequências.

Esta táctica de Guerra, não sei se de Pedro Guerra ou de Fernando Guerra, só leva a isto mesmo...

Concluindo: quero acreditar que não estarei sozinho se disser que, mal por mal, estabelecendo os cruciais princípios programáticos de ambos os candidatos, prefiro o mal que conheço, concordando que Bruno de Carvalho tem alguns defeitos que roçam o infatil - nos quais terá que melhorar. Há uma semana, como hoje, mantenho que  «a diferença entre um estadista e um demagogo é que este decide pensando nas próximas eleições, enquanto aquele decide pensando nas próximas gerações». Honestamente, fazia melhor ideia de Pedro Madeira Rodrigues que aquela que o mesmo vinha cultivando há meses e que culminou no debate de ontem. Não me lembro de ver, de há muitos anos a esta parte, um candidato tão desinformado e tão desinformador como PMR, no intervalo dos últimos 7 Presidentes do Clube (aqueles que a minha idade me permitiu conhecer). A rábula do alegado convite de renovação de BdC ao então Treinador Jesualdo Ferreira (ou Manager, ou "Treinador dos Treinadores"? Seria um Coordenador?!) é disso reveladora e grandemente elucidativa (e mais exemplos há).

Cada um é livre de e responsável pela sua opinião e pelo seu sentido de voto. Não é, aliás, minha intenção convencer ou converter ninguém. Peço simplesmente que deixem de me atirar areia para os olhos, fazendo de mim um mero sócio de um Futebol Clube, elitista, que renega um Passado ecléctico de 1001 Modalidades e milhentas conquistas, e que a mim me são muito mas mesmo muito caras.

Não quero ao leme do Clube que amo um "vendedor de banha da cobra" (para usar uma expressão querida do City Lion) que em pleno debate diz que o Clube Naval, uma das medidas programáticas do próprio, "é uma piada". Não brinquem comigo, por favor, e não brinquem com o Sporting Clube de Portugal! Pode ser?

Abaixo, o debate completo, para quem não teve oportunidade de o ver em directo ou tenha tendências masoquistas e o queira rever. E já agora, para uma leitura mais leve mas igualmente assertiva, façam questão de ler o Grande Artista & Goleador no seu Sobre o encontro de ontem... (LINK).

Partilhar:

8 comentários:

  1. Mesmo com alguns defeitos q BC tem é de longe o melhor Presidente q tivemos desde há MT tempo. PMR é um flop sem QQ conteúdo é deveras insultuoso ... Divisionista...Mgu voto já tá a caminho...No Rumo Certo!

    ResponderEliminar
  2. o debate de ontem foi vergonhoso e PMR desrespeitou as modalidades por completo e sempre disse a mesma coisa temos o boloni e mais n sei quem para o futebol não ouvi mais ideias nenhumas da parte dele foi só atacar BDC que devia mostrar respeito porque se dia 4 nós sportinguistas vamos decidir o futuro do sporting é muito graças ao presidente BDC e a sua equipa por isso digo o meu voto dia 4 será para BDC

    ResponderEliminar
  3. setaverde24/2/17 20:15

    Boa noite, só venho "parabenizar" o autor do post pelo magnífico título do post.
    Abraços leoninos.

    ResponderEliminar
  4. Concordo com a essência do texto, no fundo que o debate de ontem foi esclarecedor num único ponto: o de que Pedro Madeira Rodrigues não tem o mínimo perfil nem projecto para ser um presidente do Sporting digno desse nome.

    Chegou ao ponto de mostrar o reles carácter que tem, fruto da difamação duma pessoa que me é muito cara, apenas no intuito de denegrir o actual presidente associando-o ao "croquette". Uma vergonha perfeitamente escusada, nem acho que ajude o candidato sequer.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Revejo-me no seu post, Mauro. Eu queria um BdC mais aguerrido, mas a postura institucional, foi a melhor, foi a mais inteligente. Não vejo Boloni (apesar de ter consideração por ele) a trazer algo de positivo para o Sporting, pois há muito tempo que está fora dos principais palcos (nem sei se treina neste momento ou está desempregado) nem Delfim, que não pertence à nossa formação, esteve apenas 2 anos no clube e nunca desempenhou as funções que MR pretende para ele. São dois tiros ao lado. Penso que se os sportinguistas forem votar BdC ganha de goleada. Os sportinguistas não são ingratos e sabem quem SALVOU o Sporting, quem o dinamizou, quem trouxe o orgulho de ser sportinguista. Ainda hoje RS (que passa a maior parte dos jogos do Bayern no banco de suplentes) no Oficioso a bola, diz que se o Benfica não for campeão que seja o Porto. Ou seja o principal rival do Benfica, o clube temido, os jogos de "parar o país" (no futebol e em todas as outras modalidades) voltou a ser o Grande Sporting Clube de Portugal! E isso deve-se muito a Bruno de Carvalho e aos sportinguistas. Os sportinguistas têm memória, não esquecem o passado recente e são gratos. O Sporting precisa de manter as modalidades, crescer e sermos campeões no futebol (a época passada lutámos até ao último minuto do último jogo), e isso só é possível, na minha opinião, com BdC.

    ResponderEliminar
  6. Para mim perdeu toda a consideração quando disse que nos os Sportinguistas temos maior poder de compra e os outros não! Com este senhor teremos de volta aquele elitismo todo que rodeou o Sporting estes anos todos e originou a nossa grave crise financeira. Neste debate ficou claro que PMR e um boneco que vai trazer de volta os tempos de Godinho Lopes, onde toda gente fazia o queria, dizia o queria e aproveitava se do clube como queria. Ideias para Futebol zero!! Passou o tempo todo a referir Boloni e Delfim, o que me faz lembrar Godinho Lopes quando esteve em campanha e lançou os trunfos da campanha dele (Carlos Freitas e o administrador que não gosto de pronunciar o nome dele). Ate aparecer um candidato credível continuarei a apoiar Bruno de Carvalho!

    ResponderEliminar
  7. bom e continuar com o jj,pagar lhe 8milhoes e ganhar bola,bom e contratar schelotto,douglas,balada,castaignos,alan ruiz(craque mesmo..custou 8milhoes nao e,sera q iuri medeiros ou carlos mane faziam menos que ele...menos duvido)zegalaar,joao pereira(e deixar ir cedric por tostoes,sera q schelotto esse craque nao ganha mais q o cedric pedia..duvido)petrovic,elias,bryan ruiz(e jogador de futebol este..q intensidade q o mestre da tatica ve nele)enfim o sporting sempre se orgulhou da sua formaçao ,agora estar este treinador la q ignora iuri,podence,chico geraldes,matheus,mane,paulo oliveira(sim ignora coloca o agora q esta tudo perdido)palhinha(batam palmas a este treinador q quando perde e culpa da formaçao sporting)esgaio(pior q schelotto ou jefferson nao e)gauld..meu deus saiam do sporting estes mais riquicho,empis,pedro marques,g. dala etc...vao para os rivais q la apostam em voces,e bom um presidente nao dormir pensar num so rival e o outro passar nos a perna..pois para mim tanto e rival benfica como porto par bdc so benfica enquanto isso o porto vai la em cima ..muito bem bela gestao de comunicaçao..o porto agradece...tambe olha para o nosso director de comunicaçao a cara diz tudo o bdc foi buscs lo s caxias...octavio(socio do porto?)..ei e cada um,,e criticar o boloni o delfim...e pa e demais,clubes inimigos,benfica,braga,maritimo,arouca,setubal,porto incrivel depois admiram se de jogar contra nos como se fosse jogos de morte,defendi ja muito bdc mas chega tenho olhos e futebol miseria,formaçao zero de aposta(nao me venham com gelson,e semedo quando se tem geraldes,iuri,mane,podence,matheus,isto nas maos do vitoria ate cantavam,falem mal do guedes do nelson semedo mas jogam e bem por sao aposta)e melhor ter o iluminado sr 8 milhoes(q apostou forte em benardo silva,andre gomes,cancelo,lindelof,r, sanches e um senhor o jj)e uma pequena refleçao par quem ama o sporting,bdc disse no fim do jogo no bernabeu q jj era um artista fazia obras de arte em campo(o ego dele ja era pequeno quando um cego diz isto e ainda pra mais e presidente da instituiçao SCP,esta tudo dito,o SCP nao e de ninguem e de todos socios e adpetos)depois jj responde a um jornalista mais ou menos isto:"nao interessa os jogadores,nem quem entra nem quem sai..interessa e o cerebro"isto e jj e o maior,o william,o adrien todos os jogadores devem ter amado isto,logo aseguir 3a1 do rio ave de capucho..barcelona vai buscar o capucho q deu 3 ao mestre...continuem a bater palmas ao jj ao bdc eu ate jj sair do sporting nao vejo mais um jogo e doentio ver futebol fio de jogo de distritais,trabalhar ano passado com equipa montada foi facil,(sim patricio ja la estava,paulo oliveira,jefferson,william,adrien,j.mario,carrillo,slimani.. mais(os fracos a. martins.montero etc..)agora a esta altura eu nao saber o 11 tipo do sporting e de mestre e de mister e de grande presidente. eu Amo o sporting a nossa formaçao portugueses e ja agora sou do norte e nao ando a ganhar nenhum a conta do sporting,mas irei morrer sempre sporting a mim nomes nao me dizem nada,SPORTING DIZ ME E É TUDO PRA MIM COMO A MINHA FAMILIA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, Filipe, o Sporting não é só Futebol. Lamento ser eu, a 26 de Fevereiro de 2017 (!!!) a dar-te essa novidade. A sério, lamento. Profundamente... e acrescentar que são 50 modalidades e que o Futebol nem sequer foi a 1.ª delas no Sporting. Não agradeça, é de borla.

      Já agora: criticar Boloni e Delfim, eu? Diga-me onde, por favor...

      Bela exercício de non-sense que o Filipe aqui fez. Parabéns. Genuínos...

      Eliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!