Próximo Jogo

Próximo Jogo

20/10/2017

Revolução Bruno de Carvalho (ou o terramoto que o Futebol português precisava)

Faz cerca de quatro anos e meio que Bruno de Carvalho venceu as eleições para Presidente do Sporting CP, concorrendo à altura com José Couceiro, num sufrágio que se revelou dos mais importantes da História do Clube, por todos os motivos e pelas circunstâncias que levaram à demissão da anterior Direcção do Clube.

Começou nesse dia o futuro do Sporting Clube de Portugal, então a viver uma crise terrível, quer de resultados quer de ordem financeira e, acima de tudo, uma crise existencial, em risco de refundação (pois não acredito que a extinção plena pudesse acontecer).

Uma página negra na História do maior e mais ecléctico Clube português (a grandeza de um Clube não de vê exclusivamente pelos títulos de Futebol, como é óbvio) e um dos maiores da Europa, circunstância que serviu para aprendermos que uma má gestão poderá colocar em sérios riscos a sustentabilidade de qualquer empresa, Clube ou entidade.

Nessa altura o novo Presidente arregaçou as mangas e começou a inteirar-se dos problemas primários do Clube, deparando-se com dossiers dos quais não estava à espera, como ordenados em atraso a jogadores, a fornecedores e etc.. Aos poucos foi reunindo com as partes interessadas e íam-se resolvendo os casos, um a um.

Depois das "mobílias" serem rearranjadas, vieram as preocupações maiores; a reestruturação financeira e o contrato de publicidade com a empresa que oferecesse melhores condições. Ora, foi aqui que se começou a ver que a capacidade negocial de Bruno de Carvalho e seus parceiros de direcção. destacando-se aqui Carlos Vieira, um homem de créditos firmados na área das finanças.

As reuniões com a banca foram muitas, com avanços e recuos, mas o pulso firme do Presidente do Sporting CP fez com que a reestruturação fosse um sucesso, tanto para o Clube - que ficou com melhores condições de pagamento da sua dívida - como para a banca - que sabe que os pagamentos do Sporting Clube de Portugal são finalmente uma realidade (caso o Clube se extinguisse não receberia absolutamente nada).

O contrato de publicidade com a NOS foi o passo seguinte. Quando ninguém estava à espera, e depois do rival da Luz ter anunciado com "pompa e circunstância" o seu acordo com a mesma empresa de telecomunicações, eis que surge a "bomba": o Sporting CP conseguiu um acordo global com a NOS por valores superiores ao eterno rival, uns incríveis 515M € (ler informação adicional aqui).

Os Sportinguistas constataram que escolheram a pessoa ideal para recolocar o Sporting Clube de Portugal no patamar que lhe é devido, e esse factor motivacional deu lugar ao apelo que o Presidente fez: que os adeptos se transformassem em sócios e que se mobilizassem em torno de um ideal, o Sporting Clube de Portugal. A resposta foi dada de tal forma que hoje o Clube é o terceiro com mais sócios no Mundo com mais de 160 mil associados (número atingido em Agosto de 2017).

Pelo meio muitas lutas válidas, umas mais que outras, Tais como a denúncia pública contra a forma de operação dos Fundos de Investimento (particularizada na figura da Doyen Sports), contra arbitragens no mínimo dúbias, a favor do projecto d Vídeo-Árbitro, contra os vouchers que o SL Benfica oferecia às equipas de arbitragem, e etc..

Foi aqui que o "terramoto" de que falo começou a acontecer, pois as entidades mencionadas não estavam habituadas a que fossem postas em causa as suas zonas de conforto e os "joguinhos" de poder nos quais reinavam a seu bel-prazer. Bruno de Carvalho estava a ser a "pedra no sapato" dos poderes instituídos.

Para ajudar nesses casos e para difundir a sua mensagem, o Sporting CP precisava de um meio de comunicação próprio, e a Sporting TV, inaugurada a 17 de Junho de 2014, passou de um projecto ambicioso para uma realidade inolvidável, munindo o Clube e os seus adeptos de um canal que propaga diariamente o quotidiano do Clube.

Entretanto foi anunciado (na altura em que Marcos Rojo foi vendido ao Manchester United FC, e em que foi conseguido o empréstimo de Nani) que o Pavilhão iria ser uma realidade, que o Sporting Clube de Portugal iria finalmente voltar a dispor de um Pavilhão para que as suas modalidades jogassem em casa definitivamente, e fazendo jus ao seu ecletismo centenário. Esse Pavilhão, cujo nome homenageia grandemente o ex-Presidente João Rocha, está construído e foi inaugurado a 21 de Junho de 2017, constituindo a delícia de todos os Sportinguistas. O orgulho voltou a Alvalade, a satisfação de podermos passar um "dia à Sporting" com jogos no Pavilhão João Rocha e depois passarmos para o Estádio José Alvalade é uma realidade brutal!

De época para época a equipa profissional de Futebol foi sendo melhorada com o objectivo de lutar por títulos e ser capaz de os vencer, assim como todas as modalidades tiveram um forte investimento - já com reflexos de sucesso tanto a nível interno como externo (casos do Andebol, Hóquei em Patins, Atletismo). No caso do Futebol, uma Supertaça Cândido de Oliveira e uma Taça de Portugal são um magro pecúlio para o investimento já feito, mas todos nós sabemos algumas das razões que motivam esse registo...

O Sporting Clube de Portugal passou a ser respeitado, tanto em Portugal como no estrangeiro, e consegue definitivamente ombrear com outros grandes nomes da Europa do Futebol, jogando o jogo pelo jogo seja contra quem for, enfim... jogando "à Sporting"!

Bruno de Carvalho é uma figura controversa, defende o seu Clube e ataca quem lhe quer fazer mal, e é essa atitude que os Sportinguistas querem na defesa do Sporting CP, um Presidente com um P maiúsculo, que apesar dos defeitos, tem muitas virtudes que, com a garra e o afinco que lhe são conhecidos, têm feito com que o Clube renasça das cinzas para onde foi atirado durante anos sucessivos de gestões dolosas e pouco dignas, para um Clube com a História centenária do Sporting Clube de Portugal.

Os sócios comprovaram-no aquando das últimas eleições do Clube, fazendo do sufrágio o mais participado de sempre na História do Sporting CP, dando a Bruno de Carvalho uma das vitórias mais esmagadoras na História das eleições do Clube, com 86,13% da votação contra os 9,46% de Pedro Madeira Rodrigues.

O que é facto insofismável é que desde que Bruno de Carvalho entrou no mundo do dirigismo desportivo, nada ficou como antes, Os Fundos foram proibidos pela FIFA, o vídeo-árbitro é uma realidade, e uma prova cabal e actual do que digo é a investigação que começou no dia de hoje ao SL Benfica e seus dirigentes por parte do Ministério Público e da Policia Judiciária.
Partilhar:

26 comentários:

  1. Tudo dito.
    Saudades da tua escrita. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Você anda desaparecida do Tasco...

      Eliminar
    2. Hás-de ter muito a ver com isso. Assina o que escreves pelo menos.

      Eliminar
  2. Muito bom... divulgue-se como eu já divulguei...

    ResponderEliminar
  3. Excelente balanço desta presidência, ponderado, justo, sem expressão de seguidismo. Independentemente da opinião que se tenha sobre a pessoa do BdC (que é, na realidade, uma "persona" pública), é impossível contestar o progresso notável do Sporting neste período, em todos os aspectos que importam. O BdC trouxe organização para o clube (que nunca existiu propriamente no meu tempo de vida) e uma visão clara do que este deve e pode ser no futuro. O projecto do BdC é o de hegemonia total do Sporting no plano desportivo e, pelo exemplo das modalidades, percebe-se que é atingível, seguindo-se o caminho actual. Parabéns pelo texto!

    ResponderEliminar
  4. Excelente comentário mostrando estar por dentro dos assuntos atuais do Sporting. Falando desde o investimento que esta a ser feito nas modalidades, ate ao enorme esforço do Presidente na recuperação do clube. Nota final para o apontamento sobre o VAR, e as buscas no clube SL Benfica, para apuramento da verdade desportiva.
    JOMASO43

    ResponderEliminar
  5. excelente post pois desde que entrou o bruno de carvalho tudo mudou no sporting para melhor
    so tem uma uma coisa que o bc podia fazer ser mais comedido nas afirmaçoes dele mas tb o compreendo se ve atacado por todo o lado ate por sportinguista e se custuma dizer quem cala consente e pelo que vejo ele nao quer ficar calado

    ResponderEliminar
  6. alfredo pereira20/10/17 16:26

    Quem espera sempre alcança, ate que enfim surgiu um texto simples e objetivo.
    Tudo dito, e se alguem escrever mais alguma palavra, estará inventando. Parabens.

    ResponderEliminar
  7. Nem mais, se o autor mo permitir "assino por baixo"...

    É claro que BC tem defeitos...mas quem os não tem...?

    Mas uma coisa ele já demonstrou, nunca tivemos um Presidente que "defendesse desta maneira..." os interesses do Sporting (desculpem...mas "parece mesmo uma mãe na defesa do seu filhote"...contra tudo e contra todos...)...

    Obrigado "Mãos de Ferro", por assim de uma maneira tão simples (...que nem foi necessário fazer um desenho...), nos mostrar por A + B...que não é necessário "ser um presidente corrupto...para cumprir o seu dever"...

    Abr e SL

    ResponderEliminar
  8. Nuno Rocha20/10/17 20:23

    Grande "posta"!
    Subscrevo tudo que que aqui está escrito!

    Verdade que a nível da comunicação poderia ser melhor... mas por mim, pode falhar a comunicação à vontade, se continuar a fazer crescer o SCP como tem feito!

    SL

    ResponderEliminar
  9. O mais impressionante é que tudo isto foi conseguido sem o título de campeão nacional no futebol... Quando o conseguirmos vai ser um tsunami...
    SL

    ResponderEliminar
  10. Grande posta, amigo Schemeichel. :-)
    Abraço
    SL
    Pafan

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seja bem aparecido amigo Pafan. ;)

      Eliminar
    2. Um beijinho para a a Alexia...!

      Eliminar
    3. Um beijinho para o Amigo Max. 🙂

      Eliminar
  11. Quando aparecem aqueles sportinguistas que se ofendem muito porque o BdC disse em off para uns jornaleiros "puta da gala", ou porque antecipou um dia a gala honoris para se casar no dia do Sporting, ou porque passou um video no estádio a anunciar o nascimento do filho, ou porque fez meia-dúzia de caretas numa entrevista, para esses que se incomodam muito com essas minhoquices e se esquecem do essencial, do que conta realmente, é esfregar-lhes este texto na cara.

    ResponderEliminar
  12. Mário, bem-vindo de volta à tua condição de sportinguista interventivo.

    Bem hajas, porque o Presidente Bruno de Carvalho merece sem duvida que o defendamos.
    Saudações leoninas, e viva o Sporting, Sempre!

    ResponderEliminar
  13. plenamente de acordo!
    grande schmeichel!
    abraço!

    Paulinho Cascavel

    ResponderEliminar
  14. Completamente de acordo, é exactamente o que penso e que sempre que posso vou escrevendo.

    Se o pior de BdC são as criticas que vamos ouvindo e lendo, subscrevo sem hesitar mais 20 anos deste Presidente. Com todos os problemas de comunicação ou linguagem, só desejo que BdC continue a fazer aquilo que é mais importante, defender com a garra de um leão os superiores interesses do Sporting e nisso ele tem sido um verdadeiro mestre.

    ResponderEliminar
  15. Grande fazia falta a tua opinião, a tua assertividade não se pode limitar a responder por meia duzia de bagaços.

    Pescoço para baixo é canela, aquele abraço

    ResponderEliminar
  16. Eu não o diria melhor. Excelente síntese!

    Com todos os defeitos e virtudes, foi uma sorte incrivel ter aparecido o BdC num dos momentos mais dificeis da nossa historia.

    Força Presidente!

    ResponderEliminar
  17. Excelente post de um grande sportinguista que não conheço mas que sigo há muito tempo (assim como outro grande sportinguista que também não conheço, mas admiro o seu sportinguismo, o seu equilíbrio e o seu bom-senso, pelo que vou lendo, Mauro Silva). Um aparte: um individuo dizer que é sportinguista, não faz dele um sportinguista. O que define um sportinguista são as suas acções e as suas palavras em defesa do Clube (!) o resto é treta! Continuando no tema. Para além da enormidade de realizações de Bruno de Carvalho e restante conselho directivo (em especial, concordo, Carlos vieira) há uma que parece de menos importância, mas é muito importante e esclarecedora da mudança radical no Clube: não só a introdução de novas Modalidades, mas também o reforço e a grande competitividade de todas elas. Eu ainda sou do tempo (os últimos 20 anos) em que o Sporting era o Supermercado do Slb (vinham cá buscar dezenas de atletas de Futsal, Andebol, Atletismo, Etc. e a revolta interior e a impotência que causavam aos sportinguistas), agora os papéis inverteram-se. Só este "pormaior" mostra a grande mudança operada. E tenho esperança que com a ajuda dos sportinguistas que ainda não são sócios (provavelmente, ainda não se aperceberam que só apoiando economicamente o Clube, poderemos ter melhores equipas em todas as Modalidades, o tempo dos mecenas já acabou...), no futuro próximo teremos ainda equipas mais competitivas. JR SL

    ResponderEliminar
  18. Caros amigos (uns que conheço pessoalmente outros ainda não) quero agradecer os excelentes comentários que até este momento fizeram ao post.
    Quero também agradecer ao MS que me convidou para escrever aqui no blog e me deu a liberdade de expôr as minhas ideias sobre o clube que amo desde que nasci.
    Em principio farei um post por semana de tema livre sobre o Sporting, espero que leiam e comentem, pois os comentários são o que dão vida a um blog.

    Saudações Leoninas para todos(as)

    ResponderEliminar
  19. Bom resumo Mário.

    Ainda assim, curto!!!
    SL

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!